[Ajuda]Construir um palácio para a piri

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

domingo jul 05, 2009 9:43 pm

Boas a todos, caso tenham visto no meu primeiro topico encontrei uma tartaruga e chama-se piri :P
Hoje fui ao chines e comprei uma caixa de arrumaçao com 50Litros, a tarta tem 9 cms de carapaça portanto acho que deve chegar.
Vou utilizar a ideia que estava aqui no forum, utilizar as ditas caixas para fazer uma casinha para as nossas amigas.

Num outro forum vi como fazer um filtro caseiro e vou fazer um ja que isto anda dificil na carteira e ja gastei uns 50€ (que podia ser dispensavel se a mulher da loja de animais soubesse algo de tartarugas :roll: )

A minha ideia e utilizar o recinto que comprei na loja para alimentar a piri e colocar na varanda para amnha sol e contruir um sitio como deve de ser para estar em casa.

Nao queria deixar a zona de agua (os 50litros) sem nada, queria construir uns esconderijos para ela, talvez por algo no fundo mas nao sei o que por isso preciso de ajuda.

Ja agora elas comem os peixes mas será que a piri vai devorar um limpa fundos? O_O é que queria a agua bem limpinha e sem ser preciso muita manutençao porque... 50Litros de agua ui ui xD

Queria ajuda para isso e dicas para manter a agua em condiçoes (se bem que ela esta habituada a poluiçao, ja que o lago estava imundo por isso deve aguentar bem com a amuda por mudar durante um mes ou um pouco mais nao sei o.O
AndreLim
Membro
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

domingo jul 05, 2009 9:51 pm

Boas,
só te vou dar a minha opinião acerca do peixe:

-Nunca é aconselhado juntar espécies diferentes
-Um peixe de fundo NÃO come os cócós :lol:
-Um peixe de fundo precisa de no minimo 4-5 da mesma espécie para formar cardume
-Um peixe de cardume també precisa de comer (pastilhas de fundo)

Por isso não te aconselho um peixe para ai :wink: by the way, ele não te ia ajudar na manutenção do aqua e 50 litros rapidamente se torna pouco aos teus olhos xD

Cump
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo jul 05, 2009 10:42 pm

Com 9cm de carapaça, ou ainda é jovem, ou é um adulto com problemas de saúde e que teve um crescimento deficiente...

Acho que fazes bem tentar o filtro caseiro, pois embora o outro que tinhas em mente talvez desse por enquanto, quando lhe arranjasses uma casa maior terias de gastar outro, pelo que se calhar não seria a melhor ideia comprar um filtro que só iria durar uns anitos...

Peixes juntos com ela, só se a quizeres alimentar.

Quanto ao por coisas no fundo, percebo que queiras ter as coisas bonitas. Mas realmente, uma tartaruga dessas não é o melhor animal para esse tipo de coisas, uma vez que se dão bem é com as coisas simples. Como por exemplo, sem substrato.

Se quizeres arranja uma pedras para por no fundo, talvez fique mais apelativo do que sem nada. Mas que ela ficava melhor sem nada ficava. As pedras vão-lhe tirar espaço para nada.
Se colocares as ditas, certefica-te que são suficientemente grandes, de forma a que ela não as consiga abocanhar.

Com as pedras também podes fazer uma gruta. Colas-as com silicone para aquários (certefica-te que tudo fica bem preso, para não teres nenhum incidente desagradável).

Na parte seca, podes por areão colado com silicone para aquários e esperar que ela não embirre com ele... Podes também por uma pedra grande ou outra a fazer de plataforma.

Enfim, isso é mais à tua imaginação.

Se tiveres na dúvida se uma das tuas ideias é ou não viável, posta aqui que o pessoal opina...

Boa sorte!
Ianarosh
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 11:08 pm

boas nhamnham, pois nao sei o sitio onde ela andava tinha bastante vegetaçao, o lago tinha peixes e provavelmente algas, muitas algas lol

Ja agora achas que devo colocar uma parte menos funda para ela andar e meter a cabeça de fora? ela parece gostar de fazer tal no outro, mas também é pequeno e nao da muito pa ela nadar.

Sim quando a parte seca ja tenho umas ideias que tenho de pensar bem.

Tens alguma dica para ajudar na manutençao da agua? para alem do filtro? E será que se deve por algo na agua para ajudar a tarta tb? o.O
NhamNham
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 11:24 pm

Só precisas de uma zona em que possa nadar à vontade, e de uma zona onde possa, se lhe apetecer, ficar completamente fora de água... :wink:
Ela gostava de fazer isso no outro aquário porque possivelmente não tinha espaço para mais (leia-se, nadar).

Para além do filtro não estou a ver o que possas fazer mais, a não ser trocar parcilmente a água de semana a semana, por exemplo.

Há certamente produtos para limpar a água, mas com a quantidade de porcaria que elas fazem, acho que vão ser inúteis e só te vão fazer gastar dinheiro... Como já disse com um filtro bom, consegues que a água dure umas semanas, elas não precisam de ter a água cristalina :wink: No entanto, convém que ainda seja liquida :lol:

Há aquelas pedras de cálcio, mas não acho que sejam grande coisa, pois o cálcio dissolvesse na água, e elas só o obtêm ao ingerir a água.
Com filtragens e mudanças de água, e pela lentidão com que aquilo se dissolve, acho que muito pouco entra na tartaruga.

Se tiver uma alimentação adequada e acesso a radiação UVB não acho que vás ter problemas. Se tiveres, então podes arranjar um suplemento vitaminico, mas não acho que vás ter necessidade disso se a alimentares como deve ser.

Já comeu sticks?
Ianarosh
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 11:36 pm

epah esqueci-me de referir a comida no outro post hoje de manha haha.
Bem troquei a agua hoje e enchi a parte azul ate quase a meio e depois puz agua quente e com o toque fui vendo mais ou menos uma temperatura nao morna mas fria, acho que acertei porque quando puz a piri la dentro ficou toda contente que até comeu os sticks que lhe deu :D

ja agora, nao sei se e normal e pelo que tenho lido ficou um pouco pe a tras, geralmente quando pego nela ela faz um barulho que parece estar a exalar ar pelo nariz, quando lhe dava de comer entre os sticks ela punha a cabeça de fora e fazia esse som (numa de "tao pa? mais!" haha)

Acho que se alimenta-la no outro lado a agua vai durar ainda mais tempo nao? E disses-te semanas, mas ja li algures por aqui alguem que tem um filtro bom e passa meses sem problemas com agua e fica limpa, so vai mudando parcialmente.

Ja agora as esponjas, ceramina e carvao para o filtro caseiro compra-se na loja de animais? E ja agora ha possibilidade de a bomba fazer curto circuito e fritar tudo o que tiver na agua? O_O Nao sei como funciona a bomba lol (o meu pai ajuda-me a montar que ele percebe disso)
NhamNham
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 11:55 pm

Se a alimentares noutro lado pelo menos a "nhanha" da comida não fica na água, é menos uma coisa que seja a água. Agora se vale ou não a pena... Ela deve comer os sticks bem rápido, possivelmente até os engole de uma vez (se os partir primeiro), pelo que não devem ter muito tempo para sujar a água. Não acho que valha muito a pena andar sempre a mudá-la de sitio para alimentar.

Como já disse várias vezes, elas não se importam de ter a água "suja" (atenção como se lê o que eu escrevi), ficas mais importado tu.... por isso sim, com um bom filtro é possivel fazer com que dure meses, apenas com trocas parciais....mas um bom filtro.
Nas trocas com um tubo e um cifão, removes a água mais suja, ou seja, a água e as particulas de "nhanha", fazendo com que a água base dure mais tempo.

Não faço ideia como vais montar as coisas, mas pelo projecto acho que facilmente vês se é ou não possivel passar a eletrecidade para a água.
Acho que se tens capacidade para montar um filtro caseiro, também vais estar apto a ver se pode ou não haver problemas de te queimar a tartaruga...

Água conduz eletrecidade, se onde se der o curto circuito estiver um fio de água continuo até ao aquário, então vais ter problemas...

Acho que analisas a situação facilmente....
Ianarosh
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 12:10 am

haha sim so fiquei preocupado porque ja li relatos mas foi do termoestato. Essa vai ser uma compra que tenho de fazer também ja que os 50Litros devem de arrefecer num instante lol.

Pronto porenquanto ta tudo agora e so preparar para fazer-lhe o palácio e se surgir duvidas eu coloco aqui.

Também a medida que for fazendo vou postando fotos do processo :P Quando tiver acabado acho que ela vai-se regalar haha

tive a pensar em comprar relva para por na parte seca mas ela provavelmente vai sujar a agua com isso ja pa nao falar em comer a relva :lol: mas tb a relva ate cresce rapido mas vou optar pela relva sintetica mesmo.

E ja tenho ideia para a gruta dela so tenho que achar o saco de pedras que devo ter la em cima na arrecadação lol
NhamNham
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 12:27 am

Isso problemas com o termostáto normalmente acontece é quando tartarugas adultas, já com um certo poder de mandibula, mordem o tesmostáto ao ponto de o partir... e depois, puff.... ficam fritas.
Por isso quando ela for adulta convém ter o termostáto protegido :wink:

Quanto à relva...

Relva natural, para além de ela ir ficar com terra e vir a chuvar a água muito mais rapidamente, era bem capaz de lhe dar uma trincas... não acho que fosse boa opção.

Relva sintética, também não sei se vai embirrar e por-se para lá a trincar...
Há também o risco de ficar com as unhas presas lá, e aleijar-se...
Limpa-lá e tirar lhe o cheiro que ganhará, também não sei se é muito comodo (não a coles, senão vai ser bem mais trabalhoso)

O melhor para ela, era não ter nada mesmo...
Mas percebo que queiras ter as coisas bonitas, toda a gente gosta mais delas assim... :wink:

Podes tentar a relva sintética se gostas... eu não usava porque não gosto dela, não acho que fique bonito (no meu ponto de vista claro, gostos são gostos), e depois por causa das desvantagens que te dei...

Eu ou colava areão, ou fazia um chão com pedras grandes, tipo xisto ou assim... mas como é para fazer numa caixa de plástico, pedras de xisto ou outras de grandes dimensões, talvez dessem um peso que tornasse a obra inviável...por isso a opção seria mesmo o areão...

Mas cada um faz como gosta e achar melhor.

Já te dei as desvantagens que vejo à primeira vista na relva sintética, o que não te proibe de exprimentar :wink:

Depois arranja uma fotos...
Ianarosh
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 1:20 am

Pois vou fazer isso tenho que arranjar a silicone de aquario e começar a fazer o esconderijo para ela ja que no azul que tenho ela tenta-se por dentro daquela "ilha" amarela mas nao cabe la, acho que fica frustrada xD

a agora quanto ao facto de ela fazer aquele barulho é normal ne? o.O
Ianarosh
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 9:47 am

Boas outra duvida e peço desculpa pelo post duplo.
A cola quente é toxica para elas? Se nao vou optar por isso nas pedras para o esconderijo dentro de agua, o meu pai tem carradas disso :P assim poupava-se
NhamNham
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 10:19 am

Se ela te parece saudável, activa, a comer a nadar bem, não acho que te devas preocupar...

Já reparaste se nada bem? (se não anda inclinada?)

Em principio não será mais que um barunho tipo "larga-me", quando lhe pegas...

Embora alguns ruídos possam ser sintoma de doença, outros não passam de isso mesmo, ruídos feitos pelo animal (não são completamente "mudos" :roll: )

A cola quente, segundo sei, sim, é tóxica...
Ianarosh
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 11:09 am

NhamNham Escreveu:Se ela te parece saudável, activa, a comer a nadar bem, não acho que te devas preocupar...

Já reparaste se nada bem? (se não anda inclinada?)

Em principio não será mais que um barunho tipo "larga-me", quando lhe pegas...

Embora alguns ruídos possam ser sintoma de doença, outros não passam de isso mesmo, ruídos feitos pelo animal (não são completamente "mudos" :roll: )

A cola quente, segundo sei, sim, é tóxica...
Entao ela ta bem porque hoje levei-a para a varanda para apanhar sol e quando a tirei do aquario ela nem disse nada e ontem fez mais quando lhe dava de comer portanto ta tudo bem com ela :D

Ela adorou o sol (obvio) mas depois pos-se a explorar a varanda e ja nem ligava nenhuma andava por todo o lado haha, ainda puz no aquario que estava metade a sombra e metade ao sol mas ela so teve na plataforma um minuto dps mandou-se para a agua e tentou saltar do aquario para ir explorar entao puz no chao e la tava toda contente ela :P e uma doida, tenho que arranjar essa silicone entao, ha a venda nas lojas de animais? ou nas de material de construção tb há?
NhamNham
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 11:13 am

Em lojas de animais és capaz de encontrar... não em todas, mas muitas já têm...

Mas deve ficar-te mais barato se comprares num sitio tipo AKI ou assim... :wink:
Ianarosh
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 11:22 am

que estupido nem me lembrei do aki xD
Ver se vou la esta semana quero começar a fazer o esconderijo dela, tambem preciso de mais uma caixa tenho que ir ao chines e ver mas se calhar vou a outro que etsa de 50Litros foi 13€ o.o bem caro pelo que tenho visto algum pessoal a pagar 9€ e menos lol
Mais uma vez obrigado nhamnham :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”