Mais Duvidas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
estrelinhaaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am

sexta jul 03, 2009 9:00 am

ola a todos,

O meu cão está a crescer, tem neste momento 7 meses, e vamos começar treinos em Setembro.

A questão é que ele tem "ouvido selectivo" e quando o chamo, nem sempre vem :x , sei que tem que ser educado por isso vamos para a escolinha, mas no entretanto, como faço para que ele venha ter comigo assim que o chamo? alguem tem umas dicas?

outra coisa que começou a fazer há coisa de umas 2 semanas é ladrar para a rua à janela, e também começou a roer coisas que não deve :twisted: ... preciso de dicas, experiencias...enfim ajuda..

agradeço a atenção.
MariaCaxuxa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 10:24 pm
Localização: Kerida, Nieta, Linda, Chico, Pitocas, Mustaffa e Mussulo

sexta jul 03, 2009 9:19 am

Os meus também são assim. Se eles não vêem, deixo-os ficar. Só os vou buscar quando eles já estiverem fartos de estar à porta a chiar :D

Uma vez deixei a minha cadela toda a noite na rua. Andava a fugir-me, não queria vir. Então eu desisti e ela ficou toda a noite na rua. De manhã quase se arrastou para a minha beira para eu a meter dentro de casa.

A partir daí nunca mais fugiu :)
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jul 03, 2009 9:26 am

Olá,
Se o seu cão gosta de brincadeira, brinque com ele quando ele vem depois de o chamar. Ele tem de ser premiado para perceber que mesmo que haja muitas distracções (outros cães, bolas, etc.) é sempre melhor vir ter consigo quando faz a chamada.

Se ele não vier imediatamente, não vá ter com ele, não deve correr na direcção dele porque a tendência do cão será fugir tipo brincadeira. Muitas vezes quando o cão não vem, o dono vai a correr atrás dele, o que é muito divertido para o cão mas a única coisa que o cão aprende é a fugir. Deve sim correr na direcção oposta e estimulá-lo a vir ter consigo.

Não lhe deve ralhar quando ele vier a si, mesmo que antes ele tenha ido dar uma voltinha e feito umas fitas, quando ele vem é para brincar com ele porque ele acaba de responder à chamada, se lhe ralhar ele vai pensar que não deveria ter vindo ter consigo.

Foi assim que eu ensinei o meu cão e com ele funcionou, aliás quando o chamo ele vem a correr numa tal euforia que às vezes tem dificuldade em travar. Se alguém tiver mais dicas, melhor!
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

sexta jul 03, 2009 9:36 am

Acena Escreveu: Se ele não vier imediatamente, não vá ter com ele, não deve correr na direcção dele porque a tendência do cão será fugir tipo brincadeira. Muitas vezes quando o cão não vem, o dono vai a correr atrás dele, o que é muito divertido para o cão mas a única coisa que o cão aprende é a fugir. Deve sim correr na direcção oposta e estimulá-lo a vir ter consigo.
quote]

com o meu tambem foi assim tal e qual..as vezes chamava.o e nada..la ficava a cheirar as flores..punha-me a correr em direcçao a casa e a chama-lo e ele la vinha e depois claro mega festa:)

ou entao mas isso é com o meu que funciona lindamente dizer... FOX COMER! esteja la onde estiver vem que nem um desalmado e depois la leva um grao de raçao ou biscoito para que nao pense que o chamei e depois nao lhe dou nada:)
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sábado jul 04, 2009 12:38 am

Realmente, quando chamar e o cão vier, mesmo demorando um pouco, deve recompensá-lo com carinho e elogios, ele precisa associar o chamado como uma coisa boa. Como foi dito, não deve correr atrás do cão, ele deve vir a você, não o contrário. :wink:

7 meses ele pode estar trocando os dentes, vai roer tudo, dê-lhe ossos, coco, ou algo duro para roer e morder. Com minha cadela funciona muito bem o coco, pego um facão, faço um corte e dou para ela. Fica uns dias a distrair-se. :wink: Passeie com o cão sempre, em horários diferenciados para que o mesmo possa acostumar-se com pessoas na rua e movimento, talvez ele melhore em relação aos latidos desnecessários.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
estrelinhaaa
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 7:58 am

Obrigada pelas respostas!! :)

o meu cão já mudou os dentes aos 4 meses de idade... e nessa altura não roeu nada :roll:

passeamos muito com ele, de manha, ao final do dia e á noite e ele adora outro animais e pessoas, esta sempre a pedir mimo ;) ... mas depois quando está em casa ouve os outros caes na rua e as vezes ladra!

obrigada! :)
7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

segunda jul 06, 2009 8:48 am

estrelinhaaa Escreveu:Obrigada pelas respostas!! :)

o meu cão já mudou os dentes aos 4 meses de idade... e nessa altura não roeu nada :roll:

passeamos muito com ele, de manha, ao final do dia e á noite e ele adora outro animais e pessoas, esta sempre a pedir mimo ;) ... mas depois quando está em casa ouve os outros caes na rua e as vezes ladra!

obrigada! :)
Sete meses....idade da Adolescência....deve andar «moira na costa».... :lol:
estrelinhaaa
Membro Veterano

quarta jul 08, 2009 8:01 am

a questão maior que coloco é ele roer as coisas.. é da idade e vai passar???... ou irá continuar a roer sempre????

por favor alguem me sabe tirar esta duvida e o que é melhor fazer?
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jul 08, 2009 9:22 am

Relativamente a roer as coisas, no meu caso, não consegui que ele parasse totalmente de roer o que não deve. Ainda ontem fui comprar uma catrefada de brinquedos para o entusiasmar com a novidade. Na minha presença, não rói nada, quando fica sozinho, se puder, desfaz a cama! O estendal era a perdição dele, até que um dia caiu e fez muito barulho, nunca mais olhou para o estendal…
Não lhe deixo absolutamente nada ao alcance que não queira ver estragado e deixo-lhe brinquedos (se tiver novidades, melhor).

Não sei de nada mais eficaz, aceitam-se sugestões…
estrelinhaaa
Membro Veterano

quarta jul 08, 2009 11:28 am

pois :evil: que xatice!!! o meu tambem não roi quando estou em casa, só quando não estou!!! já comprei um spray (amargo como tudo) para borrifar o que não quero que ele roa... Mas, para alem de ter que borrifar tudo e mais alguma coisa (na cozinha, que é onde ele fica durante o nosso horario de trabalho), depois basta eu tocar no que borrifei e meter a mao a boca ou perto... e enfim, está a ver o filme... também eu sofro com o amaego do spray :lol: ... e depois também tem que se repetir as borrifadelas, quase todos os dias, porque vai perdendo o efeito...

é uma opção, mas o ideal seria parar!!
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quinta jul 09, 2009 1:52 am

O spray funciona com meu cão, já com minha cadela, nem falo... :lol:

Não que o cão faça asneiras, mas como ele incomodava a cadela depois da esterilização, passei o spray na prensa, ele cheirou e sumiu, já a cadela começou a lamber para retirar aquele gosto da prensa... :lol:

Normalmente passa a fase de roer, mas pode ser que o cão por tédio ou solidão deixe de roer e comece a lamber as patas até ferí-las, ou comer terra, ou escavar (não o seu caso), enfim, existe uns conselhos sobre comportamento, procure que terá muitas respostas.

Existem raças que adaptam-se melhores a solidão... outras não... Difícil nós que não convivemos com o cão darmos uma resposta pontual.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quinta jul 09, 2009 3:05 am

Em relação ao responder à chamada, alguns já lhe deram respostas válidas, por esse motivo não vou responder a isso. No entanto, experimente falar com o treinador, para ele lhe dar umas dicas de como fazê-lo correctamente, mesmo que apenas vá para a escola nessa altura, se puder fale com ele antes disso, pois assim também pode ir praticando melhor nas férias.

Em relação ao facto de ele roer coisas, com a idade do seu cão, os passeios que costumava dar e continua a dar podem já não ser o suficiente para o cansar. Experimente exercitá-lo mais.
Para além da falta de estímulo físico também pode ter falta de estímulo mental, trabalhe também nesta área.
Deixe-lhe brinquedos apropriados e seguros para ele roer quando você não está em casa.
Em relação ao facto de ele ladrar para a rua, não se passará lá nada que você não tenha reparado, mas que chame a atenção do seu cão?

Sendo um bull terrier, esteja também atenta a determinados tipos de doenças que essa raça pode vir a desenvolver, porque mesmo que tenha LOP (não sei se tem ou não), isso não é garantia de nada.
estrelinhaaa
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 8:17 am

Obrigada mais uma vez pelas respostas...

Em relação às doenças que possa ter, deixou-me preocupada...

Tenho imenso cuidado com o sol (se for isso que refere, por ser bull terrier branco), todos os dias antes de sair de casa meu marido aplica-lhe protector da Mustela de Bebé, factor 50, porque ele fica durante o dia na cozinha com acesso á varanda que apanha sol. Que doenças se refere?...

Em relação ao exercicio, vou tentar dar-lhe mais, talvez passe por exercicios mentais, já que os fisicos ele costuma ter. Nós vamos á Rua com ele de manhã (á preesa claro, antes de ir para o trabalho, até o proprio cão está com sono, sendo que mal sai porta do predio deita-se no chão :lol: ), ao final da tarde, quando chegamos do trabalho vamos para o relvado correr e brincar com ele, caso nao haja outros caes. É costume haver outros caes, porque junta-se ali a malta apos o trabalho a passear os mesmo e eles brincam todos uns com os outros!!! (e até choram quando temos de ir embora!!). Á noite antes de deitar, junta-se a malta outra vez com os caes e há correria outra vez :wink: ... Penso que é suficiente, talvez não seja... Mas já agora se tiver algumas dicas de exercicios, estou aqui para aprender!!! :)

Obrigada
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta jul 10, 2009 11:57 am

Também não precisa de se preocupar assim tanto, apenas alertei para o facto de hoje em dia ser difícil encontrar um exemplar dessa raça 100% saudável física e psicologicamente. Isto claro falando naquilo que se pretende de um bull terrier como cão e não como objecto de exposição, que tem sido o que tem condenado um pouco esta e outras quantas raças, em especial no nosso pais onde se abre mão da vertente de desporto/trabalho dos animais em prol das exposições de beleza que criam cães pouco equilibrados.

Como estamos a falar de comportamento, tenha especial atenção se ele começar a desenvolver algum distúrbio compulsivo, coisa que já vi com bastante frequência.
Assim de momento, mais coisas que atinjam esta raça e que eu tenha conhecimento e visto em exemplares, sarna, alergias, e obesidade.
Mas pesquise um pouco em sites nacionais e estrangeiros (nestes não se fique só pelos brasileiros, veja sites de outros países, e quantas mais línguas entender melhor pois consegue obter mais informações) para ficar a conhecer não só este “lado” como também a saber mais sobre a raça e ver as opiniões de outros proprietários.

No que diz respeito ao exercício, penso que talvez tenham que passar a acordar mais cedo para o passearem sem ser à pressa, para aproveitarem e darem um longo passeio com ele logo de manhã, isto porque se depois ele vai passar o dia todo em casa, só lhe faria bem gastar logo uma boa dose de energia logo cedo para passar o dia mais calmo e a descansar, isto na minha opinião claro.

Em relação aos outros cães, sendo um bull terrier, eu aconselhava-a a estar sempre atenta e nunca desviar os olhares quando eles brincam.

Em relação a exercícios, ninguém melhor que você para saber a resposta, digo isto porque deve ser algo que o cão faça com gosto para não “desmotivar”.
Em todo o caso, quando ele responder um pouco melhor à chamada, experimente mandar um brinquedo para ele ir buscar e devolver, peça um senta ou deita antes de mandar o brinquedo ou a “ficar” antes de o deixar ir buscar o brinquedo, sempre que ele executar bem os exercícios deve ter muita recompensa e elogios.
Isto é apenas um exemplo, se houver outro exercício/brincadeira qualquer que ele goste mais, então deve optar por essa outra brincadeira.
Assim não só o exercita fisicamente, como também pratica obediência através de brincadeiras com ele.
Resumindo, tudo o que puder ser feito através de muita brincadeira com ele (exercício físico), juntando a obediência pelo meio, recompensando sempre o que é bem feito, é um bom começo para se ter um cão motivado, bem fisicamente, obediente, etc.

Não se esqueça também que é uma raça com níveis de energia um pouco elevados, talvez por este motivo muitos ficam obesos, devido ao facto de os donos não lhes proporcionarem exercício suficiente.
Em todo o caso, há que adaptar os exercícios a cada cão, e sendo um cachorro ainda se está a desenvolver, por isso, o que à 2 meses o cansava, hoje pode já não ser suficiente, e o mesmo se poderá passar daqui a outros meses. É caso para você ver se realmente ele fica melhor com mais um pouco de exercício ou não.
estrelinhaaa
Membro Veterano

sexta jul 10, 2009 12:14 pm

muito obrigada pela resposta e esclarecimentos! :D
Responder

Voltar para “Cães”