Penso que tenho uma tartaruga doente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda jul 06, 2009 6:00 pm

chelonia Escreveu:o que me esta a "assustar" são as carapaças achatadas(defeito) será MBD?
Pois, também já tinha reparado.... mas não sei se não será do ângulo como a foto foi tirada.... será? :roll:
incogniscivel
Membro Júnior
Registado: domingo out 08, 2006 7:46 pm

segunda jul 06, 2009 6:15 pm

Viva,

ela realmente tem uma carapaça mais achatada que a outra, as medidas dela são 5cm de comprimento por 5,5cm de largura.

A tartaruga que esta boa realmente tem uma carapaça bem mais alta e bonita, mas tirei fotos as 2s para verem

esta é a NEW a tartaruga doente, tirei esta foto com um plano de cima
Imagem

esta é a Cali a tartaruga boa
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço a todos
NhamNham
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 6:24 pm

Tira-lhe uma foto de lado... igual a uma que tiraste à que está de boa saúde...
Nessa da para ver a curvatura da carapaça...
Mostra da outra para podermos comparar, porque pelo plano de cima não dá para perceber quão achatada está... :roll:

Com esse tamanho não as devias ter deixado hibernar...
incogniscivel
Membro Júnior

segunda jul 06, 2009 7:03 pm

Viva,

Existe algum problema da carapaça ser mais achatada que a tartaruga que esta boa? Eu quando a comprei ela ja era assim. Qual a razão de eu não as ter deixado hibernar tem algum problema com o metabolismo delas? coitadinha das minhas tartarugas devem ter sofrido e eu a pensar que estava a tratar bem delas.

deixo aqui as fotos que me pedistes, desculpa o atraso mas fui a farmácia

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço a todos
NhamNham
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 7:16 pm

Com esse tamanho e idade, elas NÃO devem hibernar, pois não têm capacidade para aguentar uma hibernação em condições... podem muito bem não voltar a acordar.

Essa carapaça não está bonita realmente...e ela talvez já seja razão para veterinário.

Parece-me MBD (Metabolic Bone Disease), causada por má alimentação e falta de radiação UVB... basicamente foi mantida em más condições.

Trata-lhe dos olhos, e põe-na a comer. Oferece-lhe uma boa alimentação e radiação UVB.

MBD é dificil de tratar depois de aparecer, mas é possivel travar o avanço. Num animal desse tamanho..... :?
incogniscivel
Membro Júnior

segunda jul 06, 2009 7:37 pm

Viva,

então tive muita sorte de as ter acordadas nunca mais o voltarei a fazer, mas em relação a carapaça eu já comprei assim, realmente não achei a carapaça lá muito bonita mas era a mais enérgica que vi lá, e mesmo aqui em casa era assim mas depois hibernaram, a Cali a tartaruga com boa saúde esta com os mesmos comportamentos que tinha, mas esta a New que esta doente ela esta acordada mas não esta com a energia que tinha. Uma pergunta eu não tenho nenhuma luz UVB existe alguma em especial ou posso comprar uma qualquer? a comida que eu tenho é da marca sera é adequada? em relação as lâmpadas UVB quanto tempo deixo ligado? achas que devo voltar a por o aquecedor? é que tirei porque o mesmo senhor que me falou da comida de gato, disse que no verão poderia tirar para não ter a agua muito quente. Também acabo de tirar a Cali a tartaruga com boa saúde e esta aparte da NEW para não poder haver contagio de doenças. e já agora qual a temperatura adequada para elas? Eu acho que vou mesmo ter que a levar a um veterinário, eu só a quero salvar. Já sinto muito afecto por elas pois são os únicos animais que tenho.

Se tiverem mais algumas dicas digam me pois estou a ver que não percebo mesmo quase nada de tartarugas.

Abraço a todos e um muito obrigado pela ajuda
NhamNham
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 8:09 pm

A minha dica é, ires ao google, ou mesmo aqui no forúm, e pesquisares... vejo muita falta de pesquisa.
Se tens realmente interesse em salvá-las e mante-las em boas condições, então não te importarás em ler umas coisas na net e perder tempo a arranjar informação...

Encontras muito fácilmente resposta para todas as perguntas que fizeste... nem precisas sair do forúm...

(Temperatura da água deve ser por volta dos 25ºC mais coisa menos coisa, no Verão em principio consegues manter essa temperatura sem termostato, mas se o meteres mal também não faz, pois se tiver a essa temperatura o termostato simplesmente não liga...falo de termostatos daqueles de aquários que se usam no peixes de água quente)

Ahhh, e quando disse que a carapaça não esta bonita, não me referia à beleza no seu sentido literal... quis dizer que não me parece saudável. (penso que percebeste... :roll: )
incogniscivel
Membro Júnior

segunda jul 06, 2009 8:47 pm

Viva,

NhamNham claro que percebi, bem vou ter que mudar muita coisa aqui, eu tenho muito espaço sera que não seria melhor deixa las la fora apanhar sol? e a noite vinham para o aquario ou é melhor ficar assim como estão?

Abraço e um muito obrigado
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

segunda jul 06, 2009 9:01 pm

Agora o NhamNham falou e lembrei-me que as gotas que estava a usar eram o Clorocil, no meu caso não sei se melhorou, mas quando parei de dar uns meses depois a tartaruga apareceu curada, não sei se com o outro dono hibernou mas está comigo ha um ano ou dois e nunca hibernou.
<p><strong>
</strong></p>
NhamNham
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 9:09 pm

Ela devem ter acesso a radiação UVB.
Se não tens lampada tem de ser através do Sol.

Podes deixa-las ao Sol, mas não o dia todo.
1H ou 2H é suficiente, e sempre contigo a vigiar, acesso a sombra, e pelo menos 1 risco de água para não desidratarem...

O clorocil foi apenas um exemplo, há várias soluções com cloranfenicol capazes de tratar conjuntivites...
incogniscivel
Membro Júnior

terça jul 07, 2009 8:14 pm

Viva,

A NEW já abriu os olhos, voltou a comer mas não comeu o que comia, mas agora esta a dormir e voltou a fechar os olhos, espero que quando acordar ela volte a abrir os olhos, mas ainda se nota que esta com os olhos um bocadinho inchados, o melhor é continuar a dar o clorocil ne?

Abraço a todos
NhamNham
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 9:02 pm

Sim, continua por mais uns dias...
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

terça jul 07, 2009 9:38 pm

NhamNham Escreveu:Vai a uma farmácia e pede um medicamento à base de cloranfenicol para tratar as conjutivites...
Tenho aqui um em casa que é o "Clorocil"
No entanto, não precisa de ser o mesmo, desde que a composição seja idêntica...

Metes-lhe umas gotas nos olhos todos os dias e em principio melhora...
Convém que actues o quanto antes...
Eu acho um máximo que uma pessoa se auto medique sem saber, mas melhor ainda é medicar animais sem saber a posologia correcta dos medicamentos e ainda dar como ideia a um dono que deveria era ir com o animal ao vet, (já nem falo no «diagnóstico» feito por fotografia). Incrível.

Já agora, quando tiverem um bocadinho entre a vossa consulta, tentem ver as reacções adversas ao colírio ("O seu uso prolongado pode favorecer o aparecimento de infecções secundárias de origem bacteriana ou fúngica.")
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

terça jul 07, 2009 9:58 pm

Melhoras para a bixa, mas mesmo depois de ela abrir os olhos continua durante uns dias para que não volte a acontecer.
<p><strong>
</strong></p>
NhamNham
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 10:12 pm

Psynapse Escreveu:
NhamNham Escreveu:Vai a uma farmácia e pede um medicamento à base de cloranfenicol para tratar as conjutivites...
Tenho aqui um em casa que é o "Clorocil"
No entanto, não precisa de ser o mesmo, desde que a composição seja idêntica...

Metes-lhe umas gotas nos olhos todos os dias e em principio melhora...
Convém que actues o quanto antes...
Eu acho um máximo que uma pessoa se auto medique sem saber, mas melhor ainda é medicar animais sem saber a posologia correcta dos medicamentos e ainda dar como ideia a um dono que deveria era ir com o animal ao vet, (já nem falo no «diagnóstico» feito por fotografia). Incrível.

Já agora, quando tiverem um bocadinho entre a vossa consulta, tentem ver as reacções adversas ao colírio ("O seu uso prolongado pode favorecer o aparecimento de infecções secundárias de origem bacteriana ou fúngica.")
Penso ter deixado bem explícito que tudo o que disse foi baseado nas experiências que já tive...

Apresentou-se um problema, eu disse o que faria se o mesmo problema se passa-se com uma tartaruga minha... simples.

Eu não sou veterinário por isso a minha opinião face à de um profissional vale nada... Nem sequer estou a ver o animal, estou a basear-me nas fotos que postaste.
(Volto a dizer, todas estas indicações, são ideias e modos de agir MEUS, não estou a citar nenhum veterinário, e por isso mesmo, o que escrevi em cima, vale o que vale)
Mais explicito que isto, não consigo ser...

Ninguém se lembra disto ou daquilo, se actuei e voltaria a actuar desta ou daquela maneira é porque já pesquisei, li, fui informado, sobre o assunto...

As reacções adversas do colírio encontram-se explicitas no papel que vem com a solução, é só ler...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”