Tartaruga doente?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanitta
Registado: segunda jul 06, 2009 12:53 am

segunda jul 06, 2009 1:07 am

Olá :)
Tenho uma tartaruguinha ha alguns meses (não sei a raça da bichinha) e nunca foi muito activa, mas de ha algum tempo para cá que se tem movimentado cada vez menos e agora nem abre os olhos.
Reparei também que tem a carapaça bastante mole, e apesar de ter uma daquelas tartarugas de calcio no aquario ha algumas semanas não me parece estar a melhorar a consistencia.
Será que está doente? Ou é normal ela ser tão pouco activa e ter a carapaça mole?
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

segunda jul 06, 2009 2:07 am

Nanitta Escreveu:Olá :)
Tenho uma tartaruguinha ha alguns meses (não sei a raça da bichinha) e nunca foi muito activa, mas de ha algum tempo para cá que se tem movimentado cada vez menos e agora nem abre os olhos.
Reparei também que tem a carapaça bastante mole, e apesar de ter uma daquelas tartarugas de calcio no aquario ha algumas semanas não me parece estar a melhorar a consistencia.
Será que está doente? Ou é normal ela ser tão pouco activa e ter a carapaça mole?
Boas, nao tenho muita experiencia mas ja lia bastante sobre elas e diria que a carapaça mole nao e normal nem e normal ela estar tao parada e nao abrir os olhos.

ela come? E a carapaça mole pode significar falta de vitamina D ou seja luz solar(natural ou de lampada).

Se tens a bicha num balde com a ilha no meio aconcelho-te a investir num maior pois compensa é que ela nao sobrevive ai.

A tartaruga de calcio pelo que li faz bem mas nao faz milagres porque o calcio so é obsorvido quando a tarta bebe agua. Ja agora só lhe dás gamarao seco? Também pode ser disso, falta de nutrientes compra granulado(os sticks tanto falado aqui) comprei os meus a 11€ e aqui vai dar para uns bons belos meses :D

Quanto a tarta o melhor é leva-la ao veterinario o mais depressa possivel parece que esta nas ultimas O_O
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda jul 06, 2009 9:10 am

Ela pode ter todo o cálcio do mundo, mas se não tiver acesso a uma lâmpada UVB ou a sol directo pelo menos 15 minutos por dia, esse cálcio não vai ser absorvido pelo organismo.

Que idade ela tem? já hibernou alguma vez? tem aquecimento na água?
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda jul 06, 2009 10:35 am

NhamNham pensa:
Vou ter de arranjar um post padrão e meter num bloco de notas aqui no ambiente de trabalho 8)
Carapaça mole não é normal, significa que ou não lhe estás a oferecer uma alimentação correcta (está com falta de cálcio), ou não lhes estás a dar acesso a radiação UVB para que ela o possa fixar (cálcio). Ou então as 2 coisas ao mesmo tempo (que é o que me parece).

Faz uma pesquisa aqui no forúm que vais encontrar muita informação... e respostas para todas as tua dúvidas.
AlexRD
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 10:29 am

segunda jul 06, 2009 11:09 am

A espécie (e não raça) é: Tartaruga Ornamentada de Faces Rosadas. ;)
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

segunda jul 06, 2009 12:06 pm

AlexRD Escreveu:A espécie (e não raça) é: Tartaruga Ornamentada de Faces Rosadas. ;)
Isso não é espécie, é o nome comum, e pela foto não me parece uma scripta elegans, chutava para ou uma pseudemys conccina hieroglyphica ou uma trachemys scripta scripta.
AlexRD
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 10:29 am

segunda jul 06, 2009 8:18 pm

limao Escreveu:
AlexRD Escreveu:A espécie (e não raça) é: Tartaruga Ornamentada de Faces Rosadas. ;)
Isso não é espécie, é o nome comum, e pela foto não me parece uma scripta elegans, chutava para ou uma pseudemys conccina hieroglyphica ou uma trachemys scripta scripta.
Sim, tens razão. Ou é uma Trachemys scripta elegans ou uma Trachemys scripta scripta. Não dá para ver muito bem se tem faces rosadas ou não...

Em relação ao problema, tal como já foi dito convém ter uma lâmpada UVB, ou colocá-la uns minutos ao sol a ver se activa um bocado. Ter cálcio e mantê-la "no escuro" não adianta em nada... ;)
Nanitta
Registado: segunda jul 06, 2009 12:53 am

segunda jul 06, 2009 8:28 pm

Muito obrigada pelas respostas, mas infelizmente acho que a Guguinha morreu. :'(
Cheguei agora a casa e ela está exactamente no mesmo sitio que estava esta manhã, e sequinha, com os olhinhos muito encovados. Já tinha marcado consulta no verterinario para amanha, mas não foi a tempo :cry:
Ela estava num aquario grande, de plastico, com ilha e mudava-lhe a agua todos os dias. Ficava bem pertinho da janela para ter sol e tudo. Confesso que nunca a vi comer, acho k não era dada a exibicionismos. Mas comia, apesar de quase não comer nos ultimos dias.
Vou tentar arranjar outra rapidamente, pk já estava muito afeiçoada a ela.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda jul 06, 2009 8:47 pm

Antes de arranjares outra arranja mas é as condições para a teres.

lamento a perda da tartaruga, mas ela foi-se porque não a tinhas nas condições devidas.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda jul 06, 2009 9:13 pm

PedroC10 Escreveu:Antes de arranjares outra arranja mas é as condições para a teres.

lamento a perda da tartaruga, mas ela foi-se porque não a tinhas nas condições devidas.
Primeiro pesquisa, depois arranja as condições, e só depois a deves comprar...

Estas tartarguas têm o azar de ser baratas.
Morrem, arranja-se outra facilmente, e não se perde nada por aí além...

Se fossem 50€ não havia tanta gente a comprá-las sem saber as suas necessidades, pois ninguém queria correr o risco de queimar assim o dinheiro para o animal morrer ao fim de meia duzia de meses...

Agora assim a 10 euritos.... :roll:
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda jul 06, 2009 10:23 pm

Nanitta Escreveu:Muito obrigada pelas respostas, mas infelizmente acho que a Guguinha morreu. :'(
Cheguei agora a casa e ela está exactamente no mesmo sitio que estava esta manhã, e sequinha, com os olhinhos muito encovados. Já tinha marcado consulta no verterinario para amanha, mas não foi a tempo :cry:
Ela estava num aquario grande, de plastico, com ilha e mudava-lhe a agua todos os dias. Ficava bem pertinho da janela para ter sol e tudo. Confesso que nunca a vi comer, acho k não era dada a exibicionismos. Mas comia, apesar de quase não comer nos ultimos dias.
Vou tentar arranjar outra rapidamente, pk já estava muito afeiçoada a ela.[/quote]

Lamento a perda!
Mas estou com os outros foristas, pesquise mais e crie as devidas condições para ter uma outra tartaruga.
Um animal nunca deve vir para substituir o outro, porque nunca irá preencher esse lugar.
Afeiçoar é saber como tratar, para não lhe faltar nada, pense melhor, pesquise mais e boa sorte ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”