esterilização antes ou depois do primeiro cio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

domingo jul 05, 2009 7:31 pm

Bem, eu optei por não esterilizar a minha cadela, a veterinária deu-me a escolher, mas a opinião dela é de deixar as cadelas desenvolverem-se hormonalmente até serem adultas, ora no caso da minha cadela, que é de raça pequena, eu notei que até ao 2º cio ela "ganhou corpo", ou seja desenvolveu mais massa e só por volta dos 14-16 meses é que atingiu os 7kg, peso ideal para a raça, não sei se o desenvolvimento teria sido o mesmo se fosse esterilizada...

De qualquer forma esta situação coloca-me um problema: o risco de desenvolver tumores, pelo que tenciono cruzá-la e ter uma ninhada, segundo a vet, diminui o risco, mas não sei se igual forma que uma esterilização antes do 1º cio, e coloco-me a pergunta: uma criação é suficiente, será melhor fazer outra passado 1 ano ou 1,5 anos? Ainda não tive a oportunidade de colocar a questão à Vet, qual a vossa opinião e experiência?
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

domingo jul 05, 2009 7:35 pm

Xelele Escreveu:Bem, eu optei por não esterilizar a minha cadela, a veterinária deu-me a escolher, mas a opinião dela é de deixar as cadelas desenvolverem-se hormonalmente até serem adultas, ora no caso da minha cadela, que é de raça pequena, eu notei que até ao 2º cio ela "ganhou corpo", ou seja desenvolveu mais massa e só por volta dos 14-16 meses é que atingiu os 7kg, peso ideal para a raça, não sei se o desenvolvimento teria sido o mesmo se fosse esterilizada...

De qualquer forma esta situação coloca-me um problema: o risco de desenvolver tumores, pelo que tenciono cruzá-la e ter uma ninhada, segundo a vet, diminui o risco, mas não sei se igual forma que uma esterilização antes do 1º cio, e coloco-me a pergunta: uma criação é suficiente, será melhor fazer outra passado 1 ano ou 1,5 anos? Ainda não tive a oportunidade de colocar a questão à Vet, qual a vossa opinião e experiência?
:o
7. Não devem as fêmeas ter pelo menos uma ninhada? E não têm os machos necessidade de acasalar?

Não, tal trata-se apenas de um mito. Não há nenhuma vantagem para a saúde das fêmeas em serem esterilizadas após terem tido uma ninhada. Pelo contrário, há vantagens para a saúde em esterilizar as fêmeas antes do primeiro cio. A vida sexual dos animais segue ritmos biológicos e padrões instintivos, ou seja, o acasalamento é motivado por uma questão hormonal, e não psicológica.
Retirado de: http://www.esteriliza-me.org/questoes_frequentes#7

Dê uma (BOA) olhadela nesse site!
<p>Cumprimentos</p>
Xelele
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:01 pm

Em resposta a n3ka:

Não disse que ia esterilizar a cadela, pois sei que não interessa nada nesta idade dela. A questão é outra, ter criações durante 4 ou 5 anos, e não significa seguidos, é ou não benéfico para a saúde das cadelas?

Se eu quisesse mesmo esterilizar a cadela tinha-o feito aos 6 meses, como disse, a veterinária deu-me a escolher e tomei esta opção, só questiono se a incidência dos tumores diminuí se uma cadela tiver algumas ninhadas ao longo da vida, e por isso entenda-se até aos 7 anos de idade, mais coisa menos coisa.

Gostava ainda de saber se concordam que o desenvolvimento fisico das cadelas é mais completo se elas não forem esterilizadas antes do 1º cio? Isso, sim, parece-me uma questão pertinente a nível da saúde, que ainda não vi ninguém colocar.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

domingo jul 05, 2009 8:11 pm

Amigos, no seu caso eu ficaria com a cadela se o vet permitir, e quanto às mordidas, não se preocupe porque um vet está calejado de situações parecidas, por exemplo, após a cirurgia, eu levei a cadela para fazer uma limpeza no curativo, ainda estava meio dolorido, chegando lá eu disse que ela poderia morder, o vet simplesmente colocou uma focinheira de pano nela e pronto. :wink:

Quanto à saúde Xelele, não sou vet, irei abster de responder. Pessoalmente acho que fiz bem castrá-la antes do cio, e desconheço (não sou vet) que cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem-se normalmente, novamente vale a pena conversar com o dito cujo. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
n3ka
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:22 pm

Ok percebi mal, mas na mesma, ter uma ninhada não dará mais saúde à cadela.

Quanto a isso da esterilizarão antes do primeiro cio é como já disse, acho que quando um vet aconselha a esterilização depois da cadela ter o primeiro cio é para os casos dos cães de grande porte que ainda não tenham atingido maturidade suficiente!
<p>Cumprimentos</p>
Xelele
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:23 pm

Já agora, a minha opinião sobre a esterilização é: façam-na antes do 1º cio senão ficam com um grande dilema nas mãos, e neste momento debato-me com o problema de fazer ou não uma criação, por tudo o que isso implica. Infelizmente à ano e meio não sabia nem metade do que sei hoje.

Ter uma ninhada em casa dá muito trabalho, gasta-se uma porrada de dinheiro, há o problema de encontrar um macho adequado e verificar se existem doenças e elevado grau de consaguinidade, etc... e apesar de haver muitas pessoas interessadas em ficar com um cachorrinho igual à minha Becas, dói-me o coração só de pensar se essas pessoas vão ter pelo menos metade da paciência que eu tive para a educar e para lhe desculpar as asneiras, se vão ter cuidados com a alimentação, se o vão levar ao vet, licenciá-los e tudo o mais que implica ter um cão de forma responsável. Porque não chega gostar deles, é preciso cuidar.
Carpeju
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:27 pm

Penso o mesmo, não sou e nunca criei, mas caso num futuro muito, mas muito distante vir a ser, será difícil abdicar de cachorros, :)
n3ka
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:30 pm

Vamos lá a ver... quer prevenir o desenvolver tumores na sua cadela... então ainda vaia tempo de a esterilizar...
As fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio têm uma probabilidade praticamente nula de desenvolverem tumores mamários. As fêmeas esterilizadas depois do primeiro cio têm apenas 0,3% de probabilidade de desenvolverem tumores mamários e as esterilizadas após o segundo cio têm 0,9% de probabilidade de desenvolverem tumores mamários. Mesmo uma esterilização tão tardia como aos 9 anos, ainda reduz a incidência de tumores mamários.
Nas fêmeas, outra vantagem muito significativa deve-se ao facto de a esterilização evitar a piometra. A piometra é um processo inflamatório do útero que é bastante comum e com maior incidência em fêmeas de idade mais avançada. Embora exista tratamento para a piometra (o tratamento inclui a esterilização), se a doença não for detectada e tratada a tempo, poderá conduzir à morte do animal.
Nas fêmeas, a esterilização elimina a possibilidade de desenvolvimento de tumores no ovário ou no útero, uma vez que estes órgãos são retirados na ovariohisterectomia. Contudo, estes tipos de tumores são raros e, se forem detectados, a esterilização é normalmente curativa.
Como disse leia o que esta no link que lhe disse...
<p>Cumprimentos</p>
Carpeju
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:33 pm

Resumindo, esterilização é tudo de bom.
n3ka
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:37 pm

Carpeju Escreveu:Resumindo, esterilização é tudo de bom.
Exactamente, esterilizar é tudo de bom para quem não é criador e possua um excelente exemplar da raça que poderia vir a beneficiar para com a mesma! :lol:

Atenção que só poderá saber se a sua cadela é um bom exemplar da raça indo com ela a exposições e obter bons resultados ou melhor óptimos resultados... :wink:
<p>Cumprimentos</p>
Carpeju
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:40 pm

Sinceramente, eu pensei em colocar na frase "...para quem não é criador." :) Como ambas não o são...

Mas tá dado o recado. :wink:
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

domingo jul 05, 2009 10:28 pm

Carpeju Escreveu:Amigos, no seu caso eu ficaria com a cadela se o vet permitir, e quanto às mordidas, não se preocupe porque um vet está calejado de situações parecidas, por exemplo, após a cirurgia, eu levei a cadela para fazer uma limpeza no curativo, ainda estava meio dolorido, chegando lá eu disse que ela poderia morder, o vet simplesmente colocou uma focinheira de pano nela e pronto. :wink:
Obrigado Carpeju pelo seu testemunho! :wink:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jul 06, 2009 8:23 pm

Xelele Escreveu:
Gostava ainda de saber se concordam que o desenvolvimento fisico das cadelas é mais completo se elas não forem esterilizadas antes do 1º cio? Isso, sim, parece-me uma questão pertinente a nível da saúde, que ainda não vi ninguém colocar.
Foram elaborados já "muitos" estudos em que os riscos associados à esterilização antes do primeiro cio são muito poucos, mais na ordem de alguns problemas ósseos, pois as placas de crescimento cessam o crescimento mais tarde, sendo o risco de tumores mamários muito maior, por isso é que se prefere optar por esterilização antes do primeiro cio.
Os animais castrados antes do primeiro cio tendem a ser maiores e mais "gordos" que os não castrados, por isso essa da cadela "encorpar" é um bocado :roll:

Sabem que tipo de esterilização está a ser neste momento estudada a fundo? Cerca de 2 semanas de idade :o Isso sim é demasiado cedo, e o risco de incontinência nas cadelas é praticamente 100%, por isso nas cadelas não se tem praticado, só aos 3 meses, mas nos machos é logo :lol:
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda jul 06, 2009 9:20 pm

Essa é como a do Jack Sander que na ultima WVC defendeu que no futuro a esterilização seria in utero.
leoa_nova_ Escreveu: Sabem que tipo de esterilização está a ser neste momento estudada a fundo? Cerca de 2 semanas de idade :o Isso sim é demasiado cedo, e o risco de incontinência nas cadelas é praticamente 100%, por isso nas cadelas não se tem praticado, só aos 3 meses, mas nos machos é logo :lol:
cassildinha
Membro Júnior
Registado: segunda mai 18, 2009 9:04 pm

segunda jul 06, 2009 9:22 pm

Muito obrigada a todos pelas opiniões. para mim ficou bem claro que vou pedir à vet que esterilize a miki já, antes do primeiro cio. E fico muito contente por, finalmente, haver um tópico discutido com o intuito de ajudar e não de criticar e quase chamar nomes uns aos outros, como já vi muitos ;) um grande abraço :D
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”