Uma praga chamada "Gato domestico orgulhosa/ independente"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 06, 2009 10:51 pm

kitten Escreveu:Bem Fred, se querias alguém do teu lado acabaste de a perder. Deixar morrer um animal à fome sem nada se fazer? Isso é mais desumano que abandonar desculpa que te diga.

Eu por norma não alimento animais na rua, mas seria incapaz de o fazer se visse um animal a morrer por desnutrição, isso iria contra todos os meus principios mais básicos.
AlunoBioGeo Escreveu:
Kit, não é nesse sentido que eu falo... Eu também sou incapaz, mas não podemos estar a alimentar todos os animais, (...)
NINGUÉM alimenta TODOS os animais! Isso seria uma tarefa IMPOSSÍVEL! Há é pessoas que alimentam alguns animais. Ora, obviamente que sendo muitas pessoas, haverão muitos animais alimentados mas NUNCA TODOS... como se quer fazer parecer com este tópico, desde o seu início!
E, para que conste, a maioria dos gatos de colónias alimentadas..., dormem imenso durante o dia a aproveitarem o Sol e comem o que lhes dão, à noite! Estes, são os que menos caçam. Caçam até menos que os gatos de casa quando dão as suas passeatas e gostam de brincar "aos caçadores" para "matarem o stress" de quando estão enclausurados...!

Li algo sobre cães matarem galinhas, pela fome... mas a verdade é que nem sempre é pela fome! Já vi com os meus olhos, mais que uma vez ou duas ou até mesmo três, cães a matarem galinhas e ovelhas, pelo simples prazer de caçar ou brincar!
Por esta ordem de ideias... qualquer dia virá por cá outro aluno de Biologia adjectivá-los de "praga" :roll:

Eu, na minha pujança dos 25 aninhos (que saudades), por vezes, também gostava de dar nas vistas sendo do contra... 8)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pitest
Membro
Registado: segunda abr 27, 2009 4:42 pm

terça jul 07, 2009 7:15 am

AlunoBioGeo Escreveu:Ao longo dos anos, estes animais têm sido domesticados pelo Homem que alimentando-os, fez com que tivessem mais possibilidades de sobrevivência e mais dependentes da raça humana pela facilidade em conseguir alimento.

A inconsciência e falta de cuidado dos seus donos, ou melhor "semi-donos" uma vez que a culpa mora nos que têm os gatos mas dizem que precisam de "socializar"… soltando-os à noite, faz com que este animal traga consequências assustadoras, bem como da criação de colónias de gatos assilvestrados e ferais!

Consequências:

- Como são alimentados pelos donos, possuem maior hipótese de sobrevivência numa selecção que quase já não os afecta (a única selecção natural são os atropelamentos, doenças e por vezes algum miúdo que os mata por prazer) e reproduzem-se exponencialmente (e esses donos ajudam no parto, é incrível!);

- Mais que isso, são uma das principais causas de desequilíbrio ecológico e destruição de muitas espécies animais de várias classes, especialmente no que concerne a aves…

Como combater?

Chegamos a uma altura em que não nos resta outras opções, a não ser as seguintes:

- Legislar de forma a que todos os gatos com dono sejam registados e sejam esterilizados obrigatoriamente;

- Proibir soltar o animal doméstico fora de casa, sem qualquer controlo, e denunciar as pessoas que alimentam os gatos sem dono;

- Captura e esterilização dos gatos sem dono por parte das entidades veterinárias do município, e abate de todas as novas ninhadas selvagens durante uns anos, aprovando programas de esterilização e abate eficazes;

- Criação de locais de recolha que realmente tenham condições para acolher, domesticar e seleccionar animais aptos para adopção esterilizando-os previamente, preservando desta forma a espécie;

- Educação das entidades que recolhem e aplicam multas, deitando abaixo o mito popular que defende que gato é para andar na rua;

Sei que tudo isto pode parecer muito chocante, mas por vezes temos que ser racionais, por um bem comum… A preservação da biodiversidade que compete a todos!
Esterilizar os gatos será uma utopia, isso é um facto, muitas pessoas não o fazem, ora porque é muito caro e nos sitios onde é barato, há uma maior probabilidade das esterelizações serem mal sucedidas.

Quando dizes que não devemos alimentar gatos sem dono, isso não tem cabimento. É preferível deixa-los morrer á fome? Para isso seria melhor abater os gatos, ao menos não sofriam. Mas isso está fora de questão. Quem alimenta colónias acho que deve continuar a faze-lo, onde é que já se viu deixar animais a morrer à fome. Os teus estudos não te ensinaram a respeitar os direitos básicos da vida?

Abater novas ninhadas? Resposta dada no ponto acima.

Nunca ouvi o mito de que o gato é para andar na rua. O que eu ouvi é que os gatos, ao contrário dos caes, safam-se melhor na rua, não quer dizer que sejam animais para andarem na rua. Mas por serem vadios, não merecem viver?
Pitest
Membro
Registado: segunda abr 27, 2009 4:42 pm

terça jul 07, 2009 7:20 am

Suzana1 Escreveu:Concordo totalmente com a esterelização e castração dos gatos/as de rua, mesmo que leve 15 anos acho que seria a maneira mais correcta de tentar controlar a tal "praga", como lhe chamaram, agora deixar de alimentá-los....Assim mesmo é que vão caçar ainda mais.
Acho que deveria sim haver leis que punissem o abandono e que hovessem ajudas para que se começasse uma "campanha" de esterelização/castração em grande escala.

Acho que o ser humano peca exactamente por querer tudo à sua maneira. Os gatos não são totalmente domesticados, não perderam ainda todos os seus instintos naturais, e será isso mesmo que queremos? Tornar esta espécie completamente diferente? Num animal que se limite a comer, dormir e a ser simpático com as visitas? Pois eu prefiro ver a minha gata a caçar moscas, melgas e os meus próprios pés, do que dizer "senta" e ela sentar, não desfazendo é claro dos nossos amigos canideos.

O que quero dizer é que é a própria "felinidade" destes felinos que os faz animais espetaculares.
Nem mais, nem menos
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

terça jul 07, 2009 9:27 am

Concordo plenamente com o facto de os donos de animais domésticos terem que, cada vez mais assumir as responsabilidades de ter um animal de estimação. Agora daí a fazer do gato a causa de todos os males...
- Mais que isso, são uma das principais causas de desequilíbrio ecológico e destruição de muitas espécies animais de várias classes, especialmente no que concerne a aves…
Em que é que se baseia para dizer isto? Tem a certeza?

Não será o Homem, primeiro que o gato, uma maior causa de desiquilíbrio ecológico para várias espécies, com actividades como a caça, a agricultura, a ocupação dos espaços naturais, etc....

Se calhar, devíamos adoptar também o mesmo tipo de medidas para o Homem!
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

terça jul 07, 2009 10:16 am

Peço desculpa, tenho vindo todos os dias ao fórum e sinceramente têm sido aqui abordadas algumas questões sobre as quais nem quero tecer os meus comentários e outras a que não sei dar resposta.

Quando vi este tópico, pasmei! Mas pensei que talvez fosse melhor estar calada para não comprar guerras, uma vez que me parecia que todos estavam a apoiar quem o tópico e que até o felicitaram por ter tido coragem de o lançar num fórum de amantes destes bichinhos. Isto, sinceramente, deu-me a volta ao estômago, e hoje, quanto mais lia pior me sentia… cheguei ao ponto de sentir vontade de chorar por algumas palavras aqui proferidas.

Concordo com a esterilização, por factores de impedimento de propagação de animais esfomeados, mas para mim, principalmente, por questões de saúde do próprio animal.

Sendo que, e sabendo que é impossível esterilizar todos os animais ao cimo da terra, na sua opinião deveríamos matá-los???? Nunca vi atitude mais desumana na minha vida. Eu que em criança ralhava e puxava as saias da minha avó por ela matar gatos bebés. Dizia-lhe sempre “mais vale impedir a gata de ter bebés”. Mas não… a mentalidade Humana sempre foi a de que “somos fortes”, e temos a possibilidade de matar o que queremos.

Se olharmos para trás, esta vontade de caçar humana, com armas de fogo (coisa que os animais não possuem, pois até agora nunca vi a minha gata pegar numa pistola) já fomos capazes de exterminar, até hoje, 50 a 100 vezes mais espécies, quando comparado aos índices de extinção por causa natural. Sabemos que a eliminação ou alteração do habitat pelo homem é o principal factor da diminuição da biodiversidade. A eliminação de vegetação, local para construção de casas ou para actividades agropecuárias altera o meio ambiente. Em média, 90% das espécies extintas acabaram em consequência da destruição de seu habitat.

Então, como se isto não bastasse toca a matar gatos, porque não vamos à bola com eles…

É preciso ter consciência que se essas medidas “estapafúrdias” de matar todos os gatos não esterilizados e que vivam na rua, nem que seja à fome (que crueldade), se efectivamente fosse posta em prática, daqui a uns milhares de anos deixaríamos de ter o gato doméstico! Pelos vistos é isso que pretende… Ou então a sua outra opção de fazer a criação apenas em criadores profissionais ia fazer dos gatos um negócio, pior do que já existe hoje. Esqueceu-se do caso da senhora de Setúbal? Grande criadora…

E sinceramente: o gato é uma praga? Vá à Baixa de Lisboa ou a qualquer praça do País e não se esqueça de dar milho aos pombos… isso sim é uma praga. Além de transmitirem um sem número de doenças. Até nem há quem chame aos pombos “ratos do ar”. A esses deveriam ser aplicadas medidas de esterilização urgentes, e seria desses que deveríamos estar aqui a abordar como praga!!!

Só um ponto relativo ao facto do gato caçar: o gato caça, como qualquer bicho. Acho que existem pássaros em vias de extinção, não em consequência da caça dos gatos, mas sim da Mão Poderosa do Homem e das Câmaras de Ar…

Infelizmente, sei que me vão apontar o dedo porque não quero matar gatos, e porque acho que devemos castrar todos aqueles que pudermos, nunca podendo castrar todos para dar continuidade à espécie. Acho que o gato não fica bem nas listas dos animais extintos e muito menos no jardim zoológico.

Mas isto é a minha opinião, e não podia passar este tópico sem a exprimir.
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jul 07, 2009 11:06 am

Bem Haja Fanequita...

Eu também tenho vindo ao fórum todos os dias... mas verdade, verdadinha... nem me apetece participar! O que se tem lido por aqui tem-me dado volta ao estomago! Aqui... e não só! :roll:

Fanequita, faço minhas as tuas palavras e não o poderia ter dito melhor!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 07, 2009 12:20 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Eles andam soltos na rua durante a tarde? Suponho que assim sendo não controle assim tanto os seus gatos por observação... Eu não falei em comer esses animais (podem ocasionalmente comer mesmo), mas caçar pelo prazer de caçar...
Repare, quando falei de colónia, referia-me mesmo a uma colónia de gatos vadios. Os meus gatos estão em casa. Não são uma colónia. E no jardim é uma alegria vê-los atrás das osgas e lagartixas.

Esta colónia está extremamente bem localizada e protegida. Se matassem horrores de pássaros nós veríamos. Se os matam, consomem-nos.
Tenho muitas fotos deles a conviver com pombos. Já que como bons oportunistas que são, descobriram os horários de alimentação, a lanzeira dos gatos e a boa vontade de quem os alimenta e à hora marcada cá estão todos em fila à nossa espera.

Repare, os gatos não são uma praga. Praga é o Ser Humano. Quando tinha os meus 10 anos Rinchoa era um monte de casinhas no meio do pinhal e hoje de Lisboa a Sintra está tudo colado. O maior perigo para as espécies é o Homem.

Domesticou o gato, deu-lhe uma utilidade e hoje em dia considera essa utilidade uma praga. Abandonou-o, deixou-o à sua sorte e agora quer resolver o problema criado por si, matando os gatos, não alimentando os gatos, deixando-os morrer. É a forma interessante como o Ser Humano resolve os problemas criados por si. Mata. Faz desaparecer. Considera praga. A fauna que práticamente extinguiu é agora fonte de preocupação e bora acabar com a predação natural que só por si, não tería grande impacto se o Homem não a tivesse levado a espaços reduzidos a um decréscimo enorme das populações que passaram a ser ameaçadas pelos gatos.

Esterilizar. Estabelecer Colónias. Controlá-las. Abate em massa não. Essa é a solução barata e económica para colocar um penso na ferida, que vai continuar a sangrar com gatos ou sem gatos. Utilizamos quando dá jeito. Matamos quando há problemas. Já devíamos ter evoluído alguma coisa.

Educar as pessoas. Penalizar quem abandona! Penalizar quem maltrata. Evoluir!

Sinceramente, como amante de gatos. Dá-me a volta à tripa!

Nicas! A tua gata é uma gata! Caça :wink:
Esse Bzic tem de ser patenteado! 8)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 07, 2009 1:16 pm

Desde que li, num outro forum de animais, uma estudante de veterinaria, que acho que nunca vi por aqui, escrever que se deviam exterminar os pardais porque não tinham nenhuma função na Natureza, já nada me espanta.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

terça jul 07, 2009 1:41 pm

Acho que esta questão que agora acabámos por abordar é importante aqui para a Arca. O Ambiente e a nossa relação com ele.

Sinceramente já não me choca ver um aluno de biologia (ou então é só de nome) falar em exterminação de uma espécie, ou como a Lagu disse uma veterinária dizer que os pardais de nada servem ao mundo. Trabalho numa instituição de ensino superior, que tem uma unidade de investigação científica, que ganhou finaciamento do Estado para um projecto que, basicamente, se baseia em matar peixinhos de aquário...

Pode ser conversa feita de Ambientalista, mas sinceramente também não percebo o papel das moscas, e não é por isso que se proclama guerra às moscas. Para mim não servem para nada, mas se a natureza as criou, ou se se mutaram para ficar assim, não temos de encontrar razão lógica para isso. Vistas bem as coisas, o Homem também de nada serve, no ciclo da natureza... só para destruir...

Agora, um ponto que eu e a Lu apontámos foi o facto de criarmos condições no ambiente para as coisas se veicularem de uma forma, e depois, quando nos cansamos, acabamos com eles. Num banho de sangue...

Infelizmente, tenho pouco poder... mas faço a minha parte... quando vejo situações destas, consigo perceber que afinal nem todos temos um coração bom de partilha com todas as espécies...

Pode ser estúpido, mas isto só me faz lembrar aquela música do Michael Jackson, que agora anda nas bocas do mundo, mas que neste caso, diz muita coisa...

http://www.youtube.com/watch?v=VqeADZgjtpY
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 07, 2009 5:51 pm

Bom,

Na minha forma de estar se existimos é porque fazemos falta. As moscas devoram fezes por exemplo. Não me esqueço da resposta da minha veterinária sobre a minha raiva para com as pulgas. O que ela disse, é que ao certo, ninguém sabe para que servem. Mas o que ninguém sabe mesmo, é o impacto que o desaparecimento delas ía ter sobre o mundo em que vivemos.

Aqui fica um Link sobre gatos e pássaros

http://www.rspb.org.uk/advice/gardening ... /index.asp

Destaco esta parte pelos motivos obvios:
Domestic cats are protected by law and it is an offence to trap, injure or kill them.
The welfare of cats must not be ignored. Remember that cats, even if they are unwelcome in your garden, may be someone's much-loved pets, perhaps of a child or elderly person living alone.
Some people have called for legislation introduced to curb the freedom with which cats are allowed to roam. While we understand why people feel this way, we are not able to urge the government to introduce such legislation, as we have no scientific evidence of the impact of cat predation on bird populations that is strong enough to support such a call.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 6:28 pm

Fanequita Escreveu:Peço desculpa, tenho vindo todos os dias ao fórum e sinceramente têm sido aqui abordadas algumas questões sobre as quais nem quero tecer os meus comentários e outras a que não sei dar resposta.

Quando vi este tópico, pasmei! Mas pensei que talvez fosse melhor estar calada para não comprar guerras, uma vez que me parecia que todos estavam a apoiar quem o tópico e que até o felicitaram por ter tido coragem de o lançar num fórum de amantes destes bichinhos. Isto, sinceramente, deu-me a volta ao estômago, e hoje, quanto mais lia pior me sentia… cheguei ao ponto de sentir vontade de chorar por algumas palavras aqui proferidas.
Ainda pensei que era só o meu estômago a ressentir-se... mas afinal sempre existe mais gente (Graças a Deus) com a "tripalhada às voltas..."
Cheguei a pensar que era defeito meu :P e, com a falta de tempo e muita falta de vontade (já estou como a Pathelen) em participar nestes tópicos sem nexo, fiquei-me pelo mais singelo...!

“como assim”… segundo a linha de raciocínio deste aluno de Biologia [Editado pela moderação (zitapets)], o melhor é eu abater a minha colónia e telefonar para a Clínica para eutanasiarem o Obama em vez de o tratarem. Sempre poupo uma pipa de massa!

“Valham-nos os Deuses; qualquer um deles”

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 6:33 pm

Oh Leo chame o Sto Ambrosio que esse sempre trás Ferrero Rocher.
Por um lado ocupa-nos a boca para não dizermos o que pensamos e somos insultadas por isso e por outro, ficamos docinhas.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 6:48 pm

lagutrop Escreveu:Desde que li, num outro forum de animais, uma estudante de veterinaria, que acho que nunca vi por aqui, escrever que se deviam exterminar os pardais porque não tinham nenhuma função na Natureza, já nada me espanta.
Não me choca minimamente nada ouvir-se "non sense" de alguns Vets, porque muitos deles nem de animais gostam! Estão na profissão pelos motivos mais errados que se possam imaginar, infelizmente!
É! Mas, destes tópicos até o Stº Ambrosio foge a 7 pés! :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jul 07, 2009 7:01 pm

lagutrop Escreveu: E, embora até possa parecer, eu nem estou em desacordo com algumas coisas que escreveu no inicio.
Esta citação foi tirada da 1ª página... :o
Fui reler tudo desde o inicio , não fosse ter-me falhado alguma coisa e ter ficado com ideia errada...
Mas não , afinal estava certa. O que me tinha parecido antes e continua a parecer foi que se concordava que os donos devem ser responsabilizados e principalmente não vi ninguem advogar o exterminio dos gatos . Vi sim falar-se em colónias controladas.
E sim , disse, fui eu , que o Fred tem muita coragem em vir aqui colocar este tópico, mantenho.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
lagutrop
Membro Veterano

terça jul 07, 2009 7:17 pm

E porque é que se lembrou agora de me vir citar?

<p>&nbsp;</p>
Bloqueado

Voltar para “Gatos”