Urgente - Carraça
Moderador: mcerqueira
- 
				leoa_nova_
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Nunca experimentaram rodar a carraça???
Sai a carraça inteirinha para além de se destacar uma pequena escama de epiderme do animal onde ela ferrou.
E sim já tirei carraças de um carracento deste modo, é chato, mas prefiro fazer assim do que estar a colocar azeite em 30 carraças e elas todas libertarem agentes que possam, naquelas quantidades, provocar uma reacção anafilática!! (o que já aconteceu com a minha rott à noite, ainda a semana passada, uma vespa!!!)

Sai a carraça inteirinha para além de se destacar uma pequena escama de epiderme do animal onde ela ferrou.
E sim já tirei carraças de um carracento deste modo, é chato, mas prefiro fazer assim do que estar a colocar azeite em 30 carraças e elas todas libertarem agentes que possam, naquelas quantidades, provocar uma reacção anafilática!! (o que já aconteceu com a minha rott à noite, ainda a semana passada, uma vespa!!!)
- 
				jofelix
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
1ª questão - Nunca retirei.
2ª questão - Já disse. O animal "carraça" vai morrer e o animal "cão" vai ficar óptimo 

3º questão - Neste momento já podes ligar à FMV ou à tua veterinária 

Resumindo: Cada um tem a sua técnica. Só informei aquilo que é recomendado, e não imposto,pela FMV.
Um abraço

Respostas:Pergunta ao Jofelix, já tirou carraças a um carracento de rua com cachos nas orelhas e verdadeiros aglomerados de carraças entre dedos? Diga-me lá como procedo eu ao sistema de rotação? Só quero saber, até que ponto posso estar a prejudicar o animal. E como é obvio, não vou telefonar neste momento para a FMV ou para a minha veterinária a levantar esta questão...
1ª questão - Nunca retirei.
2ª questão - Já disse. O animal "carraça" vai morrer e o animal "cão" vai ficar óptimo

3º questão - Neste momento já podes ligar à FMV ou à tua veterinária

Resumindo: Cada um tem a sua técnica. Só informei aquilo que é recomendado, e não imposto,pela FMV.
Um abraço
Já li tanta informação distinta que até estou com os olhos em bico   

Scalibor - Aplicar gordura e aguardar. Rodar ligeiramente e arrancar.
Sites veterinários - Adormecer com alcool ou gordura, rodar um pouco e arrancar.
Sites de saúde humana - Aplicar gordura ou alcool e puxar verticalmente.
Ponto comum em todos os sites, não deixar o aparelho bucal na pele.
É verdade, não me atrevo a incomodar nem a FMV nem a minha médica veterinária por esta questão, mas já está na lista de perguntas para a proxima consulta

Sites veterinários - Adormecer com alcool ou gordura, rodar um pouco e arrancar.
É verdade, não me atrevo a incomodar nem a FMV nem a minha médica veterinária por esta questão, mas já está na lista de perguntas para a proxima consulta

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
						<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
- 
				jofelix
- Membro Veterano
Olá,LuMaria Escreveu:Já li tanta informação distinta que até estou com os olhos em bico
Por curiosidade voltei a este tópico para ver a que conclusão se havia chegado, mas está tudo na mesma, ou melhor, aqueles que lidam directamente com o fenómeno "carraça" recomendam que se retire rodando, e, aqueles que lidam com a saúde humana e que se calhar nunca viram uma carraça recomendam a sua retirada vertical.
Mas efectivamente aquilo que interessa é a saúde do hospedeiro e devemos evitar que lá fique a cabeça da carraça.
Transcrito do site da scalibor a recomendação completa:
"O que é que faço com as carraças que o meu cão já tem?
Em primeiro lugar, está contra-indicado arrancar a carraça, pois ao fazê-lo estaremos somente a eliminar o corpo da carraça, visto que a parte da boca manter-se-á agarrada à pele do cão, podendo causar reacções locais com a formação de granulomas.
O ideal é aplicar umas gotas de vaselina ou parafina líquida em volta da carraça, massajar suavemente com a ajuda de um pinça até que fique mais solta e depois removê-la com cuidado, fazendo movimentos circulares, como que a desaparafusar um parafuso. Peça ajuda ao médico-veterinário do seu cão antes de tentar aplicar esta técnica. Após remover a carraça, devemos mergulhá-la em álcool, para que se consiga eliminar também os ovos. É importante lavar bem as mãos após a remoção e manipulação das carraças. Também existem instrumentos especiais para a extracção do parasita, como pinças de carraças, que se podem adquirir em lojas especializadas."
Um abraço
- 
				Carpeju
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Algumas recomendações são engraçadas. Esperar um tempo e depois retirar. Desde já, digo que consigo fazer com meus dois cães, mas parece-me utópico fazer o procedimento em um cão com centenas de micuins (carraças minúsculas). A importância do prevenir em relação ao remediar pouco é falada. Do ambiente então nem se comenta. Está com o cão infectado? Dá-lhe um bom banho com produtos agressivos as carraças.

<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>
						- 
				leoa_nova_
- Membro Veterano
Para cães com centenas de carraças usam-se produtos para o efeito, tal como a pipeta ou a coleira, elas caem que nem tordos...

- 
				7Sansoni
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Nesta história das carraças, o que me preocupa é saber porque é que, mesmo colocando a pipeta ( com intervalos de 2 a 3 semanas) de vez em quando lá encontro uma carraça agarrada...e muitas vezes...viva.
Porquê, pergunto eu.

Porquê, pergunto eu.
- 
				leoa_nova_
- Membro Veterano
Chama-se a isso a sobrevivência do mais forte, existem sempre indivíduos com resistências que outros não possuem.

- 
				jofelix
- Membro Veterano
Olá,
Estamos a falar de recomendações para os nossos cães e não para um cão de rua, vulgo vira-lata, que recolhemos 

Para estes, eventualmente, se tiverem centenas de carraças, haverá (talvez!?) outro método, que eu desconheço e por isso não o discuto. 

Eu, (e vós também), nunca tive um cão com dezenas e muito menos com centenas de carraças Caso contrário antes de as detectar no cão já as tinha detectado em mim.
 Caso contrário antes de as detectar no cão já as tinha detectado em mim.
Um cão se for minimamente acompanhado na higiene e limpeza, jamais terá dezenas de carraças por muito tempo, ou porque as detectamos atempadamente ou por efeito de pipetas ou outro qualquer sistema anti-carraça.
Portanto carraças recheadas de cão doméstico é que é utopia.
Um abraço

Estamos a falar de recomendações para os nossos cães e não para um cão de rua, vulgo vira-lata, que recolhemos

Para estes, eventualmente, se tiverem centenas de carraças, haverá (talvez!?) outro método, que eu desconheço e por isso não o discuto.

Eu, (e vós também), nunca tive um cão com dezenas e muito menos com centenas de carraças
 Caso contrário antes de as detectar no cão já as tinha detectado em mim.
 Caso contrário antes de as detectar no cão já as tinha detectado em mim.Um cão se for minimamente acompanhado na higiene e limpeza, jamais terá dezenas de carraças por muito tempo, ou porque as detectamos atempadamente ou por efeito de pipetas ou outro qualquer sistema anti-carraça.
Um abraço
Leoa, por favor forneça-me o nome da coleira ou pipeta que atira as carraças ao chão como tordos, porque não conheço nenhuma que o faça.leoa_nova_ Escreveu:Para cães com centenas de carraças usam-se produtos para o efeito, tal como a pipeta ou a coleira, elas caem que nem tordos...
Tirando o Frontline que é excelente e mata depressa, mas que sem duvida deixa as carraças agitadissimas e cheias de stress, não é isso que queremos evitar? Carraças à beira de um ataque de nervos?
Os nossos cães podem apanhar uma carraça ou outra, porque não há produtos 100% eficazes.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
- 
				Carpeju
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Ah sim, você nunca recolheu um cão de rua. Há outros métodos, mas concordo contigo em não discutir porque não conhece.jofelix Escreveu:Olá,
Eu, (e vós também), nunca tive um cão com dezenas e muito menos com centenas de carraçasCaso contrário antes de as detectar no cão já as tinha detectado em mim.
Um cão se for minimamente acompanhado na higiene e limpeza, jamais terá dezenas de carraças por muito tempo, ou porque as detectamos atempadamente ou por efeito de pipetas ou outro qualquer sistema anti-carraça.
Um abraço

Não conhece uma pastagem muito menos uma raça bovina chamada Simental, então concordo que não imagina a hipótese de um cão tratado com Frontline voltar cheio de carraças (centenas).
 E realmente ele não as terá por muito tempo, trataremos.
  E realmente ele não as terá por muito tempo, trataremos.  Ah, se o cão não costuma passear ou exercitar-se em sítios desta natureza, não as terá, ainda que tenho dúvidas. Um cão urbano (não sendo vira-latas recolhido) dificilmente terá centenas.
  Ah, se o cão não costuma passear ou exercitar-se em sítios desta natureza, não as terá, ainda que tenho dúvidas. Um cão urbano (não sendo vira-latas recolhido) dificilmente terá centenas.Portanto não é utopia em vira-latas recolhidos nem cães em passeios ao campo.
Forte abraço!

<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>
						- 
				leoa_nova_
- Membro Veterano
Por acaso nunca reparei se elas loucas depois da pipeta, só as encontro no chão ou todas ressequidas escondidas no denso pêlo da minha collie, que é a única que as apanha esporadicamente...LuMaria Escreveu: Leoa, por favor forneça-me o nome da coleira ou pipeta que atira as carraças ao chão como tordos, porque não conheço nenhuma que o faça.
Tirando o Frontline que é excelente e mata depressa, mas que sem duvida deixa as carraças agitadissimas e cheias de stress, não é isso que queremos evitar? Carraças à beira de um ataque de nervos?
Os nossos cães podem apanhar uma carraça ou outra, porque não há produtos 100% eficazes.
Mas o Advantix é bom nisso, acho estranho
 será que encontrou uma super estirpe mutante de carraças
 será que encontrou uma super estirpe mutante de carraças  A LuMaria já experimentou os sprays? Pessoalmente nunca coloquei, tenho mais a mania do spot-on porque até agora não tenho razão para me queixar...
  A LuMaria já experimentou os sprays? Pessoalmente nunca coloquei, tenho mais a mania do spot-on porque até agora não tenho razão para me queixar...Era bom que inventassem um género de Capstar para carraças

leoa_nova_ Escreveu: Por acaso nunca reparei se elas loucas depois da pipeta, só as encontro no chão ou todas ressequidas escondidas no denso pêlo da minha collie, que é a única que as apanha esporadicamente...
Mas o Advantix é bom nisso, acho estranhoserá que encontrou uma super estirpe mutante de carraças
A LuMaria já experimentou os sprays? Pessoalmente nunca coloquei, tenho mais a mania do spot-on porque até agora não tenho razão para me queixar...
Era bom que inventassem um género de Capstar para carraças
 Leoa, isto parece a conversa do Manel das vacas, sinceramente... ultimo post que a paciência esgotou para as carraças. Onde é que eu disse que as carraças ficam loucas depois de colocar a pipeta?
 Leoa, isto parece a conversa do Manel das vacas, sinceramente... ultimo post que a paciência esgotou para as carraças. Onde é que eu disse que as carraças ficam loucas depois de colocar a pipeta?Se ler a bula das coleiras e pipetas vai ler que os parasitas podem levar até 48 horas a morrer. A Leo disse que as coleiras e pipetas matam parasitas como tordos. Não conheço nenhuma que o faça e ao fim de 48 horas às vezes ainda há parasitas que mexem.
Se eu já experimentei sprays? Oh senhora, leia o post acima. Falei-lhe no Frontline, esse sim, que mata a bicharada como tordos, mas... que deixa as carraças stressadas, coisa que a Leoa diz ser grave. As carraças não podem stressar.
Proximo vadio que encontre, tomo uma caixa de xanax antes de o aliviar dos bichos, porque vou ficar mais stressada que as carraças

- 
				leoa_nova_
- Membro Veterano
Peço imensa desculpa é que associei Frontline = Pipetas, esqueci-me dos SpraysLuMaria Escreveu: Onde é que eu disse que as carraças ficam loucas depois de colocar a pipeta?

- 
				claudiamendes
- Membro
- Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm
Olá a todos,
tudo o que diz respeito a tratar de um cão é novo para mim, sempre lidei apenas com psitacideos... mas ontem trouxe um novo amigo para casa;) e tenho estado a ler vários tópicos para ver se compenso as minhas lacunas;)
Ele tem apenas 5 semanas, é rafeiro e vai ser um cão de tamanho portátil por comparação com os pais. Está (ou estava) cheio de pulgas e carraças. A primeira coisa que fiz foi ir comprar uma pipeta apesar de ele ser ainda muito novo. Após por a pipeta da forma como me indicaram na loja comecei a ver as pulgas a saltar, entretanto não resisti e com uma escova comecei a espiolhar, tirei mais coisa menos coisa 25 carraças, e muitas pulgas saltaram moles, o desgraçado está minado, arranquei-as não da forma mais correcta pelo que li, mas tinha que fazer alguma coisa, o que é certo é que ele está menos letargico hoje mas ainda se coça. Estou a pensar passar-lhe óleo de amendoas em todo o corpo hoje, e amanhã dar-lhe um banho com água morna e um pouco de shampô para matar as pulgas e carraças também bastante diluido, não sei se faço bem; mas ele tem estado sempre na rua misturado com outros cães pelo que levá-lo de volta à mãe também para que cresça mais também não é boa ideia. Amanhã vou levá-lo ao vet...

tudo o que diz respeito a tratar de um cão é novo para mim, sempre lidei apenas com psitacideos... mas ontem trouxe um novo amigo para casa;) e tenho estado a ler vários tópicos para ver se compenso as minhas lacunas;)
Ele tem apenas 5 semanas, é rafeiro e vai ser um cão de tamanho portátil por comparação com os pais. Está (ou estava) cheio de pulgas e carraças. A primeira coisa que fiz foi ir comprar uma pipeta apesar de ele ser ainda muito novo. Após por a pipeta da forma como me indicaram na loja comecei a ver as pulgas a saltar, entretanto não resisti e com uma escova comecei a espiolhar, tirei mais coisa menos coisa 25 carraças, e muitas pulgas saltaram moles, o desgraçado está minado, arranquei-as não da forma mais correcta pelo que li, mas tinha que fazer alguma coisa, o que é certo é que ele está menos letargico hoje mas ainda se coça. Estou a pensar passar-lhe óleo de amendoas em todo o corpo hoje, e amanhã dar-lhe um banho com água morna e um pouco de shampô para matar as pulgas e carraças também bastante diluido, não sei se faço bem; mas ele tem estado sempre na rua misturado com outros cães pelo que levá-lo de volta à mãe também para que cresça mais também não é boa ideia. Amanhã vou levá-lo ao vet...