AlunoBioGeo Escreveu:Ao longo dos anos, estes animais têm sido domesticados pelo Homem que alimentando-os, fez com que tivessem mais possibilidades de sobrevivência e mais dependentes da raça humana pela facilidade em conseguir alimento.
A inconsciência e falta de cuidado dos seus donos, ou melhor "semi-donos" uma vez que a culpa mora nos que têm os gatos mas dizem que precisam de "socializar"… soltando-os à noite, faz com que este animal traga consequências assustadoras, bem como da criação de colónias de gatos assilvestrados e ferais!
Consequências:
- Como são alimentados pelos donos, possuem maior hipótese de sobrevivência numa selecção que quase já não os afecta (a única selecção natural são os atropelamentos, doenças e por vezes algum miúdo que os mata por prazer) e reproduzem-se exponencialmente (e esses donos ajudam no parto, é incrível!);
Como combater?
Chegamos a uma altura em que não nos resta outras opções, a não ser as seguintes:
- Legislar de forma a que todos os gatos com dono sejam registados e sejam esterilizados obrigatoriamente;
- Proibir soltar o animal doméstico fora de casa, sem qualquer controlo, e denunciar as pessoas que alimentam os gatos sem dono;
- Captura e esterilização dos gatos sem dono por parte das entidades veterinárias do município,
- Criação de locais de recolha que realmente tenham condições para acolher, domesticar e seleccionar animais aptos para adopção esterilizando-os previamente, preservando desta forma a espécie;
- Educação das entidades que recolhem e aplicam multas, deitando abaixo o mito popular que defende que gato é para andar na rua;
!
Uma praga chamada "Gato domestico orgulhosa/ independente"
Moderador: mcerqueira
Para que a Nicas não fique com duvidas eu vou citar as partes em que concordo pode ser?
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
Ora eu tambem fui ler tudo e :nicasxi Escreveu:Esta citação foi tirada da 1ª página...lagutrop Escreveu: E, embora até possa parecer, eu nem estou em desacordo com algumas coisas que escreveu no inicio.![]()
Fui reler tudo desde o inicio , não fosse ter-me falhado alguma coisa e ter ficado com ideia errada...
Mas não , afinal estava certa. O que me tinha parecido antes e continua a parecer foi que se concordava que os donos devem ser responsabilizados e principalmente não vi ninguem advogar o exterminio dos gatos . Vi sim falar-se em colónias controladas.
E sim , disse, fui eu , que o Fred tem muita coragem em vir aqui colocar este tópico, mantenho.
1º Eu propria do meu bolso, sem peditorios aqui, ali ou acolá, esterilizo
e castro colonias
2º Não faço ideia que é o Fred nem perguntei quem é que lhe deu os
parabens por ter aberto este topico.
3º Não mencionei em lado nenhum o exterminio dos gatos, embora seja
visceralmente contra isso, de facto.
Fico a pensar que a Niscaxi chegou aqui leu o ultimo post e como era meu assumiu que fui eu que escrevi tudo isso.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Pior que issonicasxi Escreveu: (...) e principalmente não vi ninguem advogar o exterminio dos gatos .

AlunoBioGeo Escreveu:
- Captura e esterilização dos gatos sem dono por parte das entidades veterinárias do município, e abate de todas as novas ninhadas selvagens durante uns anos, aprovando programas de esterilização e abate eficazes;
Castrar é o que se vem fazendo, mas sem a ajuda dos Municípios...logo, como não são TODOS castrados, porque é mesmo impossível sem a ajuda dos Municípios, a espécie continua a procriar porque não foram TODOS castrados! Mas, se fossem TODOS castrados e as ninhadas "TODAS abatidas durante Anos" como este "aluno de Biologia" tão libertinamente proclama que devia ser feito, o que é que acontecia à espécie?

Se a isto não se chama extermínio da espécie, então chama-se o quê?

Vejamos:
.Colónias de Gatos, alimentados por pessoas em que os Municípios os apanham para esterilizar e matar as ninhadas, por Anos.
.Gatos com dono, na obrigação de os esterilizar.
Até aqui e “so far”, TODOS são castrados em massa, com e sem dono, e as ninhadas abatidas, por Anos. Com “sorte”, alguns; os mais novos e castrados pela suposta obrigatoriedade..., com donos, já que os de rua têm uma menor duração de vida, durariam uns 15 Anos e depois extinguia-se a espécie, única e simplesmente! Mas como felizmente ainda existem Biólogos (mas Biólogos mesmo) com dois dedos de testa, isso nunca acontecerá e teremos felinos para deleite dos nossos "netos e netinhos" por mais umas quantas gerações!
AlunoBioGeo Escreveu:
- Criação de locais de recolha que realmente tenham condições para acolher, domesticar e seleccionar animais aptos para adopção esterilizando-os previamente, preservando desta forma a espécie;
Se são adoptados dum local de recolha em que é "Lei" saírem castrados, mais os de rua, castrados em massa e, os com donos na obrigatoriedade de serem castrados, preserva a espécie? Como?

O que é para si, preservar uma espécie?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
lagutrop Escreveu:Desde que li, num outro forum de animais, uma estudante de veterinaria, que acho que nunca vi por aqui, escrever que se deviam exterminar os pardais porque não tinham nenhuma função na Natureza, já nada me espanta.

<p align="center"><strong>“A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais” Ghandi</strong></p>
<p align="center"> </p>
<p align="center"> </p>
Não. Como deve ter visto quando releu o tópico, tenho acompanhado desde o inicio.lagutrop Escreveu: Fico a pensar que a Niscaxi chegou aqui leu o ultimo post e como era meu assumiu que fui eu que escrevi tudo isso.
Mas no inicio do tópico , volto a dizer, ninguem concordou com o exterminio dos gatos vadios. Falou-se em controle de colónias. Colónias controladas não necessitam de ser exterminadas.
Algures a meio do tópico alguem disse que estavam todos a concordar com o autor do tópico de tal maneira que até dava "volta às tripas". Fui lembrar-me de si e citei-a para dizer que não estávamos todos a apoiar o Fred ( na questão exterminio ) , coisíssima nenhuma....
E volto a dizer, todas as colónias deviam ser controladas, sim. E as nossas autarquias deveriam ser as primeiras a tomar conta destes assuntos.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Eu concordo com a castração de todos os animais de rua, isso sim, concordo, vai haver sempre quem os tenha em casa e os coloque na rua. Devia haver era uma lei que controlasse as ninhadas caseiras de gatos "Europeus Comuns", depois de uma acabou fecha a loja, mas quem controlaria isso? Só o FBI ou a CIA com os seus satélites espiões...
Já percebi Nicas.
Não foi neste topico que eu contei mas, fique sabendo que normalmente nas colonias de rua, quando são esterilizadas/castradas, marcam-se os gatos com um corte na orelha, precisamente para que o canil os reconheça como tal e bão os apanhe.
Tem ideia de quantos gatos entram nos canis municipais assim?
O inverno passado dei 2 gatos de uma colonia aqui proxima mas que não está dentro da minha autarquia e, já com os adoiptantes á espera foram caçados pelo canil e lá estiveram á espera os 8 dias para sair.
Há umas semanas atrás, na zona do Castelo de S. Jorge em Lisboa, passou-se um caso bem pior, que esteve nalguns foruns e penso que chegou até aos media.
Como não eram animais que eu alimentasse, sinceramente já não me lembro muito bem mas se quiserem até procuro o topico noutro forum.
Não foi neste topico que eu contei mas, fique sabendo que normalmente nas colonias de rua, quando são esterilizadas/castradas, marcam-se os gatos com um corte na orelha, precisamente para que o canil os reconheça como tal e bão os apanhe.
Tem ideia de quantos gatos entram nos canis municipais assim?
O inverno passado dei 2 gatos de uma colonia aqui proxima mas que não está dentro da minha autarquia e, já com os adoiptantes á espera foram caçados pelo canil e lá estiveram á espera os 8 dias para sair.
Há umas semanas atrás, na zona do Castelo de S. Jorge em Lisboa, passou-se um caso bem pior, que esteve nalguns foruns e penso que chegou até aos media.
Como não eram animais que eu alimentasse, sinceramente já não me lembro muito bem mas se quiserem até procuro o topico noutro forum.
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm
Fui eu que disse que o estavam a apoiar... e sinceramente não transcreveram as palavras dele, mas disseram que ele tinha razão. Não falo da Nicasxi, pois disse desde o início que apoiava as colónias e a castração, mas não o extermínio.
No entanto, quando o rapaz diz que se deviam matar gatos (primeiro diz que sim, depois diz que não, e depois diz que deviam era morrer à fome - "mas não digo isto com prazer", citando o senhor se poucas pessoas dissera: "isso não", e até começaram a acusar a Lagu, se só disseram:
No entanto, quando o rapaz diz que se deviam matar gatos (primeiro diz que sim, depois diz que não, e depois diz que deviam era morrer à fome - "mas não digo isto com prazer", citando o senhor se poucas pessoas dissera: "isso não", e até começaram a acusar a Lagu, se só disseram:
omega3876 Escreveu:se não for possivel esterelizar a mãe antes das crias nascerem, então tb concordo com o seu abate, desde que seja de uma forma rápida, e de preferencia assim que nascem!
kitten Escreveu:Vamos ver Bart, eu gosto de gatos e tu sabes bem que sim e no entanto concordo em absoluto com o aluno BioGeo. quote]
Tirem-me deste filme... Termino com uma frase "maravilhosa" deste "aluno de Biologia"...:
AlunoBioGeo Escreveu: Vão comendo para sobreviver, até morrerem alguns... Mas confesso que abater o excesso, será melhor ideia...quote]
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda set 01, 2008 4:46 pm
Não fazia intenção nenhuma de comentar este tópico... Mas venho só dizer-vos que inconscientemente fiquei tão perturbada com ele que hoje sonhei que tinha morto a minha wicca... que coisa tão estúpida! Tinha a morto com as minhas mãos, para que ela não tivesse filhotes... Uma coisa absurda!!
como é completamente absurdo o exterminio que este rapaz propõe fazer com os gatos, vadios ou não... porque acabar com uma espécie para proteger outra ou outras não me parece razoável... nem matar à fome nem exterminmar de que maneira seja.
Este tópico é RIDICULO!! E eu não vou voltar a lê-lo mais...

Boa tarde,
Pergunto ao Fred, autor do tópico, e nada tenho contra ele, aliás, acho muito bem que se abram tópicos onde o pessoal fale de coisas diferentes de Wcs e bufos de gato que até já enjoa, desculpem a sinceridade, já não há pachorra para tanto xixi fora de sitio...
Alguns comentários abantesmam-me, sinceramente, este tópico causa pesadêlos a quem lê? Valha-nos a Santa o que fará a visão de um sem abrigo a dormir na rua...
Absurdo mesmo!
Perguntando então, pode indicar-me um estudo cientifico resultado de observação continuada relacionado com gatos e aves em Portugal?
Pergunto ao Fred, autor do tópico, e nada tenho contra ele, aliás, acho muito bem que se abram tópicos onde o pessoal fale de coisas diferentes de Wcs e bufos de gato que até já enjoa, desculpem a sinceridade, já não há pachorra para tanto xixi fora de sitio...
Alguns comentários abantesmam-me, sinceramente, este tópico causa pesadêlos a quem lê? Valha-nos a Santa o que fará a visão de um sem abrigo a dormir na rua...

patmartins Escreveu: fiquei tão perturbada com ele que hoje sonhei que tinha morto a minha wicca... que coisa tão estúpida! Tinha a morto com as minhas mãos, para que ela não tivesse filhotes... Uma coisa absurda!!

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda set 01, 2008 4:46 pm
Não fazia intenção nenhuma de comentar este tópico... Mas venho só dizer-vos que inconscientemente fiquei tão perturbada com ele que hoje sonhei que tinha morto a minha wicca... que coisa tão estúpida! Tinha a morto com as minhas mãos, para que ela não tivesse filhotes... Uma coisa absurda!!
como é completamente absurdo o exterminio que este rapaz propõe fazer com os gatos, vadios ou não... porque acabar com uma espécie para proteger outra ou outras não me parece razoável... nem matar à fome nem exterminmar de que maneira seja.

Vai vir aqui para postar sempre o mesmo post? Acho que já se percebeu a ideiapatmartins Escreveu:Não fazia intenção nenhuma de comentar este tópico... Mas venho só dizer-vos que inconscientemente fiquei tão perturbada com ele que hoje sonhei que tinha morto a minha wicca... que coisa tão estúpida! Tinha a morto com as minhas mãos, para que ela não tivesse filhotes... Uma coisa absurda!!como é completamente absurdo o exterminio que este rapaz propõe fazer com os gatos, vadios ou não... porque acabar com uma espécie para proteger outra ou outras não me parece razoável... nem matar à fome nem exterminmar de que maneira seja.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata
Considero este tópico uma total falta de consideração para quem (a nivel particular, ou através de uma associação) dispõe do seu tempo e do seu dinheiro para a causa animal... neste caso, com os gatos!
Se bem entendi, para o autor do tópico, deve-se obrigar (a par dos donos de PP) todos os donos de gatos a esterilizar/castrar os seus gatos... Ora, se nem os cães PP eles castram, acha mesmo que as pessoas o vão fazer com os gatos? É mais fácil abandonar... ou então usa-los para treinar cães para as lutas!
Também para o autor deste tópico se deve denunciar as pessoas que alimentam os gatos... Ora, esquece-se que, salvo algumas excepções, são também estas pessoas que se preocupam em esterilizar as colónias! Sendo muitas vezes os custos de esterilizações/castrações suportados pelas pessoas que quer denunciar... Pode começar por mim...
Abate de ninhadas nos próximos anos? Ora isso, para além de ser cruel, não lhe resolverá nada... Haverá sempre um "querido" ou uma " querida", que é contra a esterilização "porque sim", que se cansará do gatuxo e o "chutará" para a rua...
Quanto aos locias de recolha, onde esterilizam/castram os gatos e os tentam encaminhar para donos idóneos, já existem! O que não existe é dinheiro para sustentar essas associações.
Quanto à educação já concordo... e isso deve-se começar nas escolas, para que as novas gerações não venham dizer num forum que temos de promover um abate em grande escala...
Se bem entendi, para o autor do tópico, deve-se obrigar (a par dos donos de PP) todos os donos de gatos a esterilizar/castrar os seus gatos... Ora, se nem os cães PP eles castram, acha mesmo que as pessoas o vão fazer com os gatos? É mais fácil abandonar... ou então usa-los para treinar cães para as lutas!
Também para o autor deste tópico se deve denunciar as pessoas que alimentam os gatos... Ora, esquece-se que, salvo algumas excepções, são também estas pessoas que se preocupam em esterilizar as colónias! Sendo muitas vezes os custos de esterilizações/castrações suportados pelas pessoas que quer denunciar... Pode começar por mim...
Abate de ninhadas nos próximos anos? Ora isso, para além de ser cruel, não lhe resolverá nada... Haverá sempre um "querido" ou uma " querida", que é contra a esterilização "porque sim", que se cansará do gatuxo e o "chutará" para a rua...
Quanto aos locias de recolha, onde esterilizam/castram os gatos e os tentam encaminhar para donos idóneos, já existem! O que não existe é dinheiro para sustentar essas associações.
Quanto à educação já concordo... e isso deve-se começar nas escolas, para que as novas gerações não venham dizer num forum que temos de promover um abate em grande escala...
Filipa Costa
Pois eu gostava mesmo era de ver esta questão respondida com um estudo cientifico válido e feito em Portugal.
O resto, são tretas de alguém que quis criar confusão nos gatos, e isso, é mais que obvio. Não é necessária coragem nenhuma para abrir seja que tópico for. É necessária coragem é para o continuar.- Mais que isso, são uma das principais causas de desequilíbrio ecológico e destruição de muitas espécies animais de várias classes, especialmente no que concerne a aves…