Socorro. O que fazer?
Moderador: mcerqueira
Bom dia a todos, abri este tópico para saber a vossa opinião e o que devo fazer. Como é do vosso conhecimento eu adoptei a ziggy que neste momento tem 3 meses. Nestas ultimas noites mal conseguimos dormir, pois a menina que antes , quando ficava fechada na cozinha durante a noite portava-se lindamente, agora mia desesperadamente. Se lhe abri-mos a porta ela vai direitinha ao meu quarto, e mesmo com a luz apagada ela não sossega, ora morde-nos, deita tudo ao chão enfim, nao pára.
Esta noite deixei ela miar ate se calar ( que foi por volta das 3 da manhã), acontece é que possivelmente os meus vizinhos ouvem e qualquer dia estão a reclamar. Mas hoje quando cheguei a cozinha fiquei parva, ela conseguiu subir para as prateleiras mais altas e deitou tudo ao chão, havia cacos por tudo o que era sitio. Eu sempre tive gatos mas nunca passei por tanta triquinice.
O que devo fazer?
Esta noite deixei ela miar ate se calar ( que foi por volta das 3 da manhã), acontece é que possivelmente os meus vizinhos ouvem e qualquer dia estão a reclamar. Mas hoje quando cheguei a cozinha fiquei parva, ela conseguiu subir para as prateleiras mais altas e deitou tudo ao chão, havia cacos por tudo o que era sitio. Eu sempre tive gatos mas nunca passei por tanta triquinice.
O que devo fazer?
-
- Membro
- Registado: segunda jul 06, 2009 7:58 am
Olá.
Como é de esperar ,e concerteza sabe isto que lhe vou mencionar,cada gato tem a sua própria personalidade. Essa gatinha tem 3 meses,ou seja é um bébé autêntico. O mais provável é que como sente falta da mãe do pai ou até mesmo dos irmãos, isto é ,alguém da sua espécie ,tenta recorrer aos humanos. Neste caso, à noite. Como não consegue a atenção,faz traquinices para poder chamar a atenção,até mesmo a ralhar eles sentem que lhe dá atenção. Mas não se zangue com ela a não ser que a apaanhe no momento certo, pois assim ela pode associar isso a qualquer outra coisa,pois a gatinha não se vai lembrar que lhe estão a ralhar por ter feitos coisas horas atrás.
Não pode fazer nada, a única coisa que pode fazer é ir dando-lhe muitos mimos e se possível pôr a caminha dela no seu quarto durante uns dias...e depois ir afastando, afastando até chegar ao ponto onde quer.
Espero ter ajudado.
Como é de esperar ,e concerteza sabe isto que lhe vou mencionar,cada gato tem a sua própria personalidade. Essa gatinha tem 3 meses,ou seja é um bébé autêntico. O mais provável é que como sente falta da mãe do pai ou até mesmo dos irmãos, isto é ,alguém da sua espécie ,tenta recorrer aos humanos. Neste caso, à noite. Como não consegue a atenção,faz traquinices para poder chamar a atenção,até mesmo a ralhar eles sentem que lhe dá atenção. Mas não se zangue com ela a não ser que a apaanhe no momento certo, pois assim ela pode associar isso a qualquer outra coisa,pois a gatinha não se vai lembrar que lhe estão a ralhar por ter feitos coisas horas atrás.
Não pode fazer nada, a única coisa que pode fazer é ir dando-lhe muitos mimos e se possível pôr a caminha dela no seu quarto durante uns dias...e depois ir afastando, afastando até chegar ao ponto onde quer.
Espero ter ajudado.
... Ter paciência...Sado Escreveu:Bom dia a todos, abri este tópico para saber a vossa opinião e o que devo fazer. Como é do vosso conhecimento eu adoptei a ziggy que neste momento tem 3 meses. Nestas ultimas noites mal conseguimos dormir, pois a menina que antes , quando ficava fechada na cozinha durante a noite portava-se lindamente, agora mia desesperadamente. Se lhe abri-mos a porta ela vai direitinha ao meu quarto, e mesmo com a luz apagada ela não sossega, ora morde-nos, deita tudo ao chão enfim, nao pára.
O que devo fazer?

Há gatos assim... e o mal foi ter permitido que ela dormisse 1 vez convosco! A minha também foi assim...
Vai ter que ter paciência e não lhe ligar! Ela vai querer continuar a morder os pés e as mãos... atirar-se para cima de vocês... e isso tudo que sabe que vos chama a atenção... e só vai parar quando for mais crescidinha!
Ficar fechada só vai originar mais traquinices e diabruras, porque os gatos são mais activos de noite e por isso essa energia toda... brinquem com ela antes de irem dormir, para a cansarem um pouco... não usem as mãos para brincar porque depois vai querer mais e aí atira-se para cima de vós!
E vão ter que ter mesmo paciência... até que ela entenda que de noite ninguém lhe liga!
A minha Rita... já não faz tropelias de noite... mas por volta das 6h30 da manhã começa a chamar-me com turrinhas e patinhas na cara, se eu não me levanto começa a fazer tudo para chamar a atenção... sobe para as mesas de cabeceira, pula para a cómoda... tenta trepar pelos cortinados... mas se me levanto e vou com ela à cozinha vai toda contente e depois volto para a cama e deixa-me em paz!
São truques que vamos aprendendo e eles também...

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm
A minha quando era pequenita e tinha a irmã, andavam a correr e a saltar a noite toda na sala, mas quando a Kafka morreu, eu deixei-a dormir no meu quarto... e ela sempre dormiu sossegada aos pés da cama...
Agora, desde que eu fui uma semana para o Algarve, e a deixei aos cuidados do meu namorado, agora passou a dormir em cima da minha almofada... já viram isto? LOL, mas eu acho piada, coitadinha... quer é miminho...
Agora, desde que eu fui uma semana para o Algarve, e a deixei aos cuidados do meu namorado, agora passou a dormir em cima da minha almofada... já viram isto? LOL, mas eu acho piada, coitadinha... quer é miminho...
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
Bem... eu quando digo "o mal foi ter deixado uma vez"... não é por achar mal... só é mau se realmente se se quer acostumar o animal a dormir fechado nalgum sítio...
eu até gosto que a minha ande por cima de mim...
Mas ela é muito engraçada... quando era pequenina também dormia na minha almofada e punha as patas na minha cara... um dia acordei com a pata dela mesmo em cima da boca e dei-lhe uma dentadinha..
fez ron-ron e foi lá para o fundo da cama...
Depois habituei-a a dormir ao fundo da cama em cima do meu robe... e ganhou esse costume... quando vem para a cama encosta-se às minhas pernas, mas depois para dormir vai para o robe... e agora que está calor substitui o robe por um bocado de um lençol e ela já sabe que é para ela e faz o mesmo...
Mas claro... que não foi sempre assim... Sado, vai ter que esperar a sua menina crescer mais um bocadinho, porque agora é um bébé autentico e só quer brincar...

Mas ela é muito engraçada... quando era pequenina também dormia na minha almofada e punha as patas na minha cara... um dia acordei com a pata dela mesmo em cima da boca e dei-lhe uma dentadinha..

Depois habituei-a a dormir ao fundo da cama em cima do meu robe... e ganhou esse costume... quando vem para a cama encosta-se às minhas pernas, mas depois para dormir vai para o robe... e agora que está calor substitui o robe por um bocado de um lençol e ela já sabe que é para ela e faz o mesmo...

Mas claro... que não foi sempre assim... Sado, vai ter que esperar a sua menina crescer mais um bocadinho, porque agora é um bébé autentico e só quer brincar...

-
- Membro Júnior
- Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
- Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)
O meu faz exactamente a mesma coisa, mas às vezes começa às 5 da manhã! Umas vezes volta para perto de mim e sossega, e noutras vezes tenho de andar atrás dele de meia em meia hora...pathelen Escreveu:A minha Rita... já não faz tropelias de noite... mas por volta das 6h30 da manhã começa a chamar-me com turrinhas e patinhas na cara, se eu não me levanto começa a fazer tudo para chamar a atenção... sobe para as mesas de cabeceira, pula para a cómoda... tenta trepar pelos cortinados... mas se me levanto e vou com ela à cozinha vai toda contente e depois volto para a cama e deixa-me em paz!
São truques que vamos aprendendo e eles também...
Mas a Ziggy, com 3 mesinhos ainda é uma bebé. Fica mais activa de noite e sendo tão novinha, quer é brincadeira.

Sempre pensei que essa passa-se a ser a rotina dela até ela descobrir que pode ir sozinha para a cozinha, mas afinal não, pois todas as noites tem-se portado cada vez pior.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Olá Sado,
No fim de semana passado deixámos o Osky dormir connosco. Enquanto não desligámos a TV andou num rodopio. Assim que ficou tudo às escuras, só se ouvia o silêncio e o fungar "de um gato"... Como não via nada, cheirava
Colocámo-lo aos pés da cama mas durante a noite veio várias dar patadinhas na minha cara e beijinhos (diga-se antes, cheirar-me o nariz
).
Numa das vezes em que despertei, estava de lado, enroscadinho no meu pescoço e com a cabecita na minha almofada
.Parecia mesmo o bébé de 2 mesinhos que é
Uma vez mais lá o tentei colocar aos pés, mas o pikeno não descansou enquanto não se aninhou no meu braço. Nessa 1º noite em que ficou no nosso quarto, nem deve ter dormido. Cada vez que despertava lá estava ele com o "motorzinho ligado": ronronronron... ronron...
No dia seguinte o meu maridinho disse-me que também despertou a meio da noite e que o cenário era este: Dormia eu para um lado e o Osky ronronava para o outro
Tal não era a felicidade do pikeno 
Durante a semana tem dormido na cozinha, na mantinha dele, como costume e até agora, mia um bocadinho, mas depois acaba com as fitas e vai dormir.
Felicidades para a traquina Ziggy que pelos vistos só quer é atenção dos donos.
Já reparámos numa coisa com o Osky:
Quanto mais mimo, brincadeira, conversa e atenção lhe damos, menos traquina ele fica... Pelo menos nota-se diferença na força que aplica nas mordidelas... Uiiii, em dias "difíceis" não há mão que lhe resista
No fim de semana passado deixámos o Osky dormir connosco. Enquanto não desligámos a TV andou num rodopio. Assim que ficou tudo às escuras, só se ouvia o silêncio e o fungar "de um gato"... Como não via nada, cheirava

Colocámo-lo aos pés da cama mas durante a noite veio várias dar patadinhas na minha cara e beijinhos (diga-se antes, cheirar-me o nariz

Numa das vezes em que despertei, estava de lado, enroscadinho no meu pescoço e com a cabecita na minha almofada

Uma vez mais lá o tentei colocar aos pés, mas o pikeno não descansou enquanto não se aninhou no meu braço. Nessa 1º noite em que ficou no nosso quarto, nem deve ter dormido. Cada vez que despertava lá estava ele com o "motorzinho ligado": ronronronron... ronron...
No dia seguinte o meu maridinho disse-me que também despertou a meio da noite e que o cenário era este: Dormia eu para um lado e o Osky ronronava para o outro

Durante a semana tem dormido na cozinha, na mantinha dele, como costume e até agora, mia um bocadinho, mas depois acaba com as fitas e vai dormir.
Felicidades para a traquina Ziggy que pelos vistos só quer é atenção dos donos.
Já reparámos numa coisa com o Osky:
Quanto mais mimo, brincadeira, conversa e atenção lhe damos, menos traquina ele fica... Pelo menos nota-se diferença na força que aplica nas mordidelas... Uiiii, em dias "difíceis" não há mão que lhe resista

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Eu só vejo uma solução...
Já que deixaram uma vez, deixar a gatinha dormir onde bem lhe apetecer...
Não dormem nas primeiras noites?? É normal... Só não podem cair no erro de lhe darem atenção, se ela fizer asneiras, ignorem, se tentar chamar a atenção, não lhe liguem... E ela acaba por sossegar e por perceber que não consegue nada, que são horas de dormir...
A minha porta-se bem durante a noite... E, de manhã, se vir que ninguém acorda, volta a dormir... Se durante a noite quiser brincar, brinca, mas não incomoda ninguém (esta noite acordei e ouvi-a a arranhar os sofás)...
Ela dorme onde quer, por vezes nem sabemos onde dormiu... Uma vez acordei com uma dor enorme nas costas, só depois me apercebi que ela estava lá a dormir, uma vez acordei com muita comichão no nariz, abri os olhos e ela tinha a cabeça pousada em cima do meu nariz, também já acordei com as pernas dormentes e descobri que ela tinha entrado para baixo dos lençóis e que estava em cima delas a dormir, o meu pai já acordou de manhã e viu que ela estava a dormir com cima do ombro dele, a minha mãe já acordou com ela a dormir em cima da barriga dela... Enfim... Ela é cuidadosa e nós já estamos tão habituados que nem damos por ela, só nos apercebemos das coisas quando acordamos todos doridos...
No inicio custa um pouco, mas depois torna-se normal...
A gatinha ainda é pequenina, traquina... mas há que os habituar assim de pequeninos
Já que deixaram uma vez, deixar a gatinha dormir onde bem lhe apetecer...
Não dormem nas primeiras noites?? É normal... Só não podem cair no erro de lhe darem atenção, se ela fizer asneiras, ignorem, se tentar chamar a atenção, não lhe liguem... E ela acaba por sossegar e por perceber que não consegue nada, que são horas de dormir...
A minha porta-se bem durante a noite... E, de manhã, se vir que ninguém acorda, volta a dormir... Se durante a noite quiser brincar, brinca, mas não incomoda ninguém (esta noite acordei e ouvi-a a arranhar os sofás)...
Ela dorme onde quer, por vezes nem sabemos onde dormiu... Uma vez acordei com uma dor enorme nas costas, só depois me apercebi que ela estava lá a dormir, uma vez acordei com muita comichão no nariz, abri os olhos e ela tinha a cabeça pousada em cima do meu nariz, também já acordei com as pernas dormentes e descobri que ela tinha entrado para baixo dos lençóis e que estava em cima delas a dormir, o meu pai já acordou de manhã e viu que ela estava a dormir com cima do ombro dele, a minha mãe já acordou com ela a dormir em cima da barriga dela... Enfim... Ela é cuidadosa e nós já estamos tão habituados que nem damos por ela, só nos apercebemos das coisas quando acordamos todos doridos...

No inicio custa um pouco, mas depois torna-se normal...

A gatinha ainda é pequenina, traquina... mas há que os habituar assim de pequeninos

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>

Eu sei que tudo isso é normal, a minha maior preocupação é com o facto de incomodar os vizinhos, dado que eu sou a unica no predio que tem animais.
Mas vou tendo paciencia, hoje vou mudar de tecnica, vamos lá ver se resulta.

Olá
eu tenho dois terroristinhas, e é sempre assim. O mal nao foi ter deixado uma vez, o mal foi nunca ter deixdado.
Já oiviu dizer que o fruto proibido é o mais apetecido..nao já?
Nao se preocupe..ela pode fazer isso, 1 noite, 2 noites, 3 noites...até se fartar por já achar normal ir ter consigo.
Isso passa, tenha paciencia, acredite....ainda vai ter saudades.
Cumps
eu tenho dois terroristinhas, e é sempre assim. O mal nao foi ter deixado uma vez, o mal foi nunca ter deixdado.
Já oiviu dizer que o fruto proibido é o mais apetecido..nao já?
Nao se preocupe..ela pode fazer isso, 1 noite, 2 noites, 3 noites...até se fartar por já achar normal ir ter consigo.
Isso passa, tenha paciencia, acredite....ainda vai ter saudades.
Cumps
bom dia, como vós disse ontem mudei de tecnica, ontem a hora de dormir, não a deixei fechada na cozinha, deixei-a a vontade.
Ala, corrida louca para o meu quarto, apaga-mos as luz, mordidelas nos pés, não lhe liga-mos e ela decidiu sossegar e dormir.
As 5h tive direito a lambidelas, falei com ela, telemovel para o chão, ninguem ligou, voltou a dormir até as 8h.
Parece que encontrei o caminho certo para ela acalmar, vamos ver como será as proximas noites.
Ala, corrida louca para o meu quarto, apaga-mos as luz, mordidelas nos pés, não lhe liga-mos e ela decidiu sossegar e dormir.
As 5h tive direito a lambidelas, falei com ela, telemovel para o chão, ninguem ligou, voltou a dormir até as 8h.
Parece que encontrei o caminho certo para ela acalmar, vamos ver como será as proximas noites.

É mesmo assim que tem que fazer... não ligar! Para ela ver que de noite ninguém lhe liga...
Sado, esta noite às 5 da manhã, cai-me uma bolinha de papel na cara e um focinhinho a fazer turrinhas com ron.ron... como quem diz: Anda... quero brincar!
Não liguei.. fiz uma festinha e nem liguei à bolinha de papel... a Rita apanhou-a com a boca e foi fazer correrias no corredor... mas ao fim de 5 minutos já estava deitada aos meus pés...

Sado, esta noite às 5 da manhã, cai-me uma bolinha de papel na cara e um focinhinho a fazer turrinhas com ron.ron... como quem diz: Anda... quero brincar!

Não liguei.. fiz uma festinha e nem liguei à bolinha de papel... a Rita apanhou-a com a boca e foi fazer correrias no corredor... mas ao fim de 5 minutos já estava deitada aos meus pés...

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm
A minha Ritinha também era assim, desde os seus 3 mesitos. Agora com um ano deixou de o fazer. Esporadicamente faz umas asneiritas deitando tudo o que está em cima dos móveis para o chão. No entanto, já não mia para me acordar, não me morde as pestanas(GRAÇAS A DEUS), e já não sinto aquele nariz gelado na minha cara, simplesmente deita-se ao meu lado e lá fica até eu me levantar, é que nem sai para comer nem nada. 

Eduarda Couto