DrCasa Escreveu:Muito elucidativo de facto. Não pelo que diz mas pelo que se facilmente conclui.
Diz que só se vende caro porque as despesas são milionárias e que há que fazer face as estas. Logo está a afirmar explicitamente que os rendimentos são milionários.
Não, não estou...estava a afirmar que se depois de tantos gastos com os reprodutores e com a ninhada alguem fosse oferecer os cachorros é porque certamente não precisava de dinheiro pois tinha muito...
DrCasa Escreveu:Aí encontramos, na minha modesta opinião, o principal motivo para esta actividade. Com a devida ressalva de que tenho noção que "milionários" peca por excesso.
Ok, de-me um exemplo de alguem que tenha enriguecido (de forma honesta) atraves da canicultura...
DrCasa Escreveu:Em relação as despesas:
c_saraiva Escreveu:é preciso ir onde há expos que nem sempre são perto do local de residencia dos criadores. drCasa, acha que isto sai barato?
Meros passeios de Fim de Semana todos nós os fazemos. Uns para fazer Surf outros para visitar a familia outros para irem aquele restaurante...
Cada uma destas actividades tem o seu retorno...
DrCasa Escreveu:c_saraiva Escreveu:levar os cães as provas, treina-los para essas mesmas provas
Relembrar a todos que frequentar provas não é condição "sine quo non" para fazer criação. Nem tão pouco acredito que o façam com todos os elementos da matilha.
Pois não, mas é um aspecto importante nas raças de trabalho e na minha opinião para reproduzir um cão de trabalho, este devia ter ser aprovado num teste de aptidões naturais, caso contrario não devia ser considerado apto para cria...
DrCasa Escreveu:c_saraiva Escreveu:é preciso fazer deslocações, as vezes até a espanha, frança, alemanha e por ai fora...
Aveiro, Setubal, Magoito, Rinchoa... Vamos falar do que é normal num ano de actividade e não do que já fizemos uma vez na vida quando ainda tínhamos aquela "pica".
Há que se contente com 50 e há quem queira chegar aos 5000
DrCasa Escreveu:c_saraiva Escreveu:Depois, o criador tem uma femea super espetacular, fazem-se os testes de doenças congenitas
Correcto. Fará uma vez na vida, por individuo.
E depois?Não são gastos?
DrCasa Escreveu:c_saraiva Escreveu:Cruza feita, femea prenhe...Ecografias, rações xpto, consultas no vet.
Depois vem o parto, alguma coisa pode correr mal...vem o vet de urgencia, eventuais tratamentos
Cachorros nascidos...raçoes, desparasitações, vet, vacinas, etc, etc, etc...
Tudo despesas banais, Todos nós as temos.
Eu não tenho estas despesas, não sou criador...e se tivesse obviamente ia tentar recuperar o dinheiro com a venda dos cachorros...Só não o faria se andasse a nadar em dinheiro...
DrCasa Escreveu:c_saraiva Escreveu:registos,anuncios da ninhada
Valores despreziveis.
Já dizia o velho ditado: "Grão a grão..."
DrCasa Escreveu:Ou seja um criador com uma fêmea super espectacular e tres ou quatro assim-assim, frequentador do meio talvez com umas fitinhas, prémios e demais certificados a adornar as paredes do escritório,com site na net reúne as condições para auferir de um belo rendimento extra. Mas, até aí é compreensível. Só não compreendo porque teimam em se tapar com um manto diafano de despojo material.
Vou ficar a espera que me de um exemplo de uma pessoa que tenha enriquecido de forma seria e honesta a custa dos cães...
DrCasa Escreveu:PS:
c_saraiva Escreveu:se todas as ninhadas fossem feitas as tres pancadas, sem expos, provas de trabalho, etc, dentro de pouco tempo, as raças que tanto gostamos estariam condenadas a desaparecer.
Não sou biólogo mas não creio que as idas a expos e provas façam parte dos elementos condicionantes na evolução ou extinção das especies.
Cumprimentos.
PauloC1 Escreveu:Deve ser mesmo por não sr biologo que estas suas conclusões se revelam algo limitadas. De facto o que o amigo não percebe é que, actualmente, evaziadas muitas raças da sua utilidade prática e do seu uso nas tarefas para as quais foram inicialmente criadas, restam as exposiçoes e provas diversas para manter essas características. Assim, fora as provas e as expos, de facto a especie não se extingue, mas muitas raças é provavel que sim.
Uma referência aos gastos milionários que pressupoem iguais rendimentos....duvida que os bons Criadores têm de tê-los! Não vão é de ceteza buscá-los apenas aos cães!
Já agora, nesta sua cruzada, sugiro, por exemplo que a alargue também a restaurantes, entre outras actividades....isto porque todos fazemos comida e gastamos dinheiro com isso e não ganhamos nada! Por isso eles que não venham dizer que têm despesas, que essas nós também fazemos, aquilo é tudo lucro!
Já agora diga-me, depois de todo este trabalho e todos estes gastos, porque é que um criador serio tem menos direito de obter lucro que qualquer outra pessoa em outro tipo de negocio?