Pela Raça, contra o negócio!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jul 09, 2009 9:23 am

Título bonito, não acham? :D

Hoje decidi comprar a revista Visão, e ao desfolhar, deparo-me com um artigo sobre uma Criadora de Cão de Água Português, que afirma exactamente o que escrevi no título. A Criadora em questão, e vou referir nomes pois basta comprar a revista para saber, é uma tal de Mercedes Geraldes, uma empresária com negócios em Angola e Moçambique, e que se apelida de Criadora, fazendo uma ninhada de 2 em 2 anos com os seus cães.

Esta Criadora afirma que nunca vende os cães, também não os oferece, diz apenas "Não gosta de dizer que dá cães; prefere falar em co-propriedade. E nunca perde o rasto aos animais, nem mesmo aos que estão no estrangeiro." Ela afirma também quem tem como "único objectivo conservar o património genético e recuperar a pureza da raça".

No artigo não fala sobre o que é que a dita criadora faz para saber se os cães que ela tem em casa, são assim tão bons como apregoa, não fala em exposições, não fala em questões de linhas de sangue, muito menos fala dos cuidados ou do que é que ela considera ser a "pureza da raça"... É portanto um artigo altamente tendencioso...

No entanto não há "bela sem senão"... 8)

Ela não dá os seus 'tesouros' a qualquer um que apareça... vejamos:

"Lembra-se de ter recusado a oferta de um cão a uma mulher, após descobrir que a senhora deixara fugir uma sua cadela, e que, quando a recuperou, não a levou ao veterinário"
"De outra vez, um casal de emigrantes nos EUA pediu-lhe uma fêmea - e já tinha um macho, enclausurado em casa o dia inteiro".

Agora em destaque vem:

"Requisitos impostos aos candidatos:
  • Boas referências de carácter, comprovadas por terceiros;
  • Provas de que são bons donos: basta ter no currículo a fuga de um animal para o veto estar garantido;
  • Espaço para o cão se sentir em liberdade;
  • Disponibilidade para passear e brincar com o animal;
  • Família constituída - o convívio com o cão é maior;
  • Não pensar em reprodução: amadores estragam a raça.

Claro que só se sujeita quem quer, ninguém é obrigado a ir ter com esta senhora, mas se me permitem vou rebater aqui os "Requisitos" da dita Criadora:

"Boas referências de carácter, comprovadas por terceiros"
Altamente subjectivo... Eu tenho pessoas que gostam muito de mim e se dão lindamente comigo, pois conhecem-me e aceitam-me como sou, e tenho outras que só não me chamam santa... 8) E agora, quem tem razão? (já sei, as segundas... 8) )

"Provas de que são bons donos: basta ter no currículo a fuga de um animal para o veto estar garantido"
A mim já me fugiram animais, and so what? Sou má dona porque me fugiram animais? Costuma-se dizer na gíria, que só não erra quem não faz nenhum, e com os animais é exactamente a mesma coisa, quem nunca teve um acidente com um animal, que atire a primeira pedra...

"Espaço para o cão se sentir em liberdade"
Então é preferível alguém com uma mega quinta, para mostrar que tem espaço, e deixar o cão na quinta porque "tem espaço para se sentir em liberdade", do que um apartamento onde o cão está no sofá com o dono e em constante contacto com o dono, será isso??? :roll:

"Disponibilidade para passear e brincar com o animal"
Isto é fundamental para quem queria ter cães, ponto.

"Família constituída - o convívio com o cão é maior"
Esta para mim é completamente ridícula... :roll: Então quem não fizer, errr... perdão, quem não tiver filhos, não é bom candidato... :roll: "Bora ali constituir família num instantinho... assim quando ela perguntar podemos dizer que temos uma família constituída bem recente, aí com uns 5 minutinhos... :twisted: "

Não pensar em reprodução: amadores estragam a raça
Concordo plenamente que não se ofereçam cães a pessoas com o objectivo de fazer uns trocos com uma criação de vão de escada, mas então há Criadores "profissionais"??? :o E esta Sra., auto intitula-se "criadora profissional"?
:roll:

Se tiveram paciência para ler este post até aqui, deixo-vos a pergunta que poderá servir de debate:

Quando as pessoas lerem este artigo, quem não está dentro do mundo da canicultura, não irá achar que os "outros" Criadores são todos uma cambada de capitalistas à espera de enriquecer à custa da venda de cães, pois afinal de contas, criar cães é apenas uma questão de "amor", sem custos inerentes?
Sendo um artigo tão genérico e tão superficial sobre o que é o mundo da Canicultura, não será altamente falacioso e enganoso?

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta jul 09, 2009 9:58 am

texuga Escreveu: No artigo não fala sobre o que é que a dita criadora faz para saber se os cães que ela tem em casa, são assim tão bons como apregoa, não fala em exposições, não fala em questões de linhas de sangue, muito menos fala dos cuidados ou do que é que ela considera ser a "pureza da raça"... É portanto um artigo altamente tendencioso...
Porque...? A referida senhora possui o bem conhecido afixo "Monte do Catula" e não penso que os leitores da Visão estejam interessados em saber tal coisa. E, se calhar, até falou ...

Quanto ao resto, cada um faz o que bem entender, e quando se faz uma ninhada de dois em dois anos com cães desta qualidade não me parece muito difícil colocar a fasquia alto.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jul 09, 2009 10:09 am

-Tambor- Escreveu:
texuga Escreveu: No artigo não fala sobre o que é que a dita criadora faz para saber se os cães que ela tem em casa, são assim tão bons como apregoa, não fala em exposições, não fala em questões de linhas de sangue, muito menos fala dos cuidados ou do que é que ela considera ser a "pureza da raça"... É portanto um artigo altamente tendencioso...
Porque...? A referida senhora possui o bem conhecido afixo "Monte do Catula" e não penso que os leitores da Visão estejam interessados em saber tal coisa. E, se calhar, até falou ...

Quanto ao resto, cada um faz o que bem entender, e quando se faz uma ninhada de dois em dois anos com cães desta qualidade não me parece muito difícil colocar a fasquia alto.
Não não falou, eu li o artigo todo. E se o afixo é bem conhecido, só se for para si, eu nunca tinha ouvido falar em tal nome...

Eu não disse que ninguém era obrigado a aceitar as condições:
Claro que só se sujeita quem quer, ninguém é obrigado a ir ter com esta senhora
O debate que lancei foi:
Quando as pessoas lerem este artigo, quem não está dentro do mundo da canicultura, não irá achar que os "outros" Criadores são todos uma cambada de capitalistas à espera de enriquecer à custa da venda de cães, pois afinal de contas, criar cães é apenas uma questão de "amor", sem custos inerentes?
Sendo um artigo tão genérico e tão superficial sobre o que é o mundo da Canicultura, não será altamente falacioso e enganoso?
Acho que não respondeu ao que solicitei... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 09, 2009 10:25 am

A moda dos cães de água vai começar e sabendo o que sei das anteriores modas de raças caninas, espero sinceramente que todos os criadores sejam muito exigentes em relação aos compradores.
Em relação às raças portuguesas eu gosto de consultar os centros "oficiais" de reprodução (alter do chão para os serra d'aires, ria formosa para os cães de água, etc).

Esta raça teve no seu passado episódios bem negros e merece ser mantida numa fasquia alta. Quem não tenha disponibilidade de tempo para tratar do pêlo, dinheiro para tosquias, e gente em casa, porque eles não suportam solidão, escolham outra raça.
E precisam de espaço, são cães de trabalho.

Quanto a mim, ela pode parecer falaciosa, mas se todos fossem assim, não se tinha passado o que se passou com os coker's, os PA, os rott's, e tantos outros que entraram e sairam de moda! E para trás ficaram os cruzamentos baratos, os animais com caracteristicas adulteradas, etc.

Correndo o risco de parecer presumida, acho que nem toda a gente pode ter um cão. É pena é que as pessoas não se convencem disso.
texuga
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 10:32 am

moslie Escreveu:A moda dos cães de água vai começar e sabendo o que sei das anteriores modas de raças caninas, espero sinceramente que todos os criadores sejam muito exigentes em relação aos compradores.
Em relação às raças portuguesas eu gosto de consultar os centros "oficiais" de reprodução (alter do chão para os serra d'aires, ria formosa para os cães de água, etc).

Esta raça teve no seu passado episódios bem negros e merece ser mantida numa fasquia alta. Quem não tenha disponibilidade de tempo para tratar do pêlo, dinheiro para tosquias, e gente em casa, porque eles não suportam solidão, escolham outra raça.
E precisam de espaço, são cães de trabalho.

Quanto a mim, ela pode parecer falaciosa, mas se todos fossem assim, não se tinha passado o que se passou com os coker's, os PA, os rott's, e tantos outros que entraram e sairam de moda! E para trás ficaram os cruzamentos baratos, os animais com caracteristicas adulteradas, etc.

Correndo o risco de parecer presumida, acho que nem toda a gente pode ter um cão. É pena é que as pessoas não se convencem disso.
Tudo isso é verdade, especialmente o que pus a bold, mas a minha questão continua sem resposta :wink:
moslie
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 10:42 am

Eu julgava ter respondido....
Não acho falacioso, acho talvez um pouco snob, mas com isso ela também se está a valorizar. É também uma estratégia de imagem.
E com isso demarca-se dos criadeiros e dos ganaciosos.

Por mim, acho bem "assustar" as pessoas em relação a pensarem que agora está na moda, se o obama tem, eu tembém quero.
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

quinta jul 09, 2009 10:49 am

texuga Escreveu:Esta Criadora afirma que nunca vende os cães, também não os oferece, diz apenas "Não gosta de dizer que dá cães; prefere falar em co-propriedade. E nunca perde o rasto aos animais, nem mesmo aos que estão no estrangeiro." Ela afirma também quem tem como "único objectivo conservar o património genético e recuperar a pureza da raça".
sera que nao vende? tenho ca para mim que faz tipo os "videntes"...cada um da o que quer..desde que nao seja 5eur:P
da questao do debate acho que anda no topico do boxer do norte shopping..a ver se vêm paki...
texuga
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 11:11 am

moslie Escreveu:Eu julgava ter respondido....
Não acho falacioso, acho talvez um pouco snob, mas com isso ela também se está a valorizar. É também uma estratégia de imagem.
E com isso demarca-se dos criadeiros e dos ganaciosos.

Por mim, acho bem "assustar" as pessoas em relação a pensarem que agora está na moda, se o obama tem, eu tembém quero.
Deduzo pela afirmação que pus a bold, que quem cria e vende, é ganancioso e criadeiro, é isso? Só é Criador aquele que segue o exemplo desta criadora, que cria e oferece... percebi bem?
texuga
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 11:14 am

marizacruz Escreveu:
texuga Escreveu:Esta Criadora afirma que nunca vende os cães, também não os oferece, diz apenas "Não gosta de dizer que dá cães; prefere falar em co-propriedade. E nunca perde o rasto aos animais, nem mesmo aos que estão no estrangeiro." Ela afirma também quem tem como "único objectivo conservar o património genético e recuperar a pureza da raça".
sera que nao vende? tenho ca para mim que faz tipo os "videntes"...cada um da o que quer..desde que nao seja 5eur:P
da questao do debate acho que anda no topico do boxer do norte shopping..a ver se vêm paki...
Eu acredito que ela ofereça, até porque ela é empresária com negócios em África, e acredito que com ninhadas de 2 em 2 anos, os ofereça. Agora o que eu acredito tb é que ela seja daquelas que não desgruda dos futuros donos... Para mim não dava, ou tem confiança a quem dá, ou então não dá...
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jul 09, 2009 12:07 pm

Pareceu-me que é de facto uma estratégia de imagem a procurar distanciar-se de criadeiros…
Será que não vende mesmo? Para referir a co-propriedade não deve vender, partilha. Quanto aos requisitos impostos aos candidatos, só se submete quem quer, mas ao ter esta atitude tão exagerada não estará a afastar bons candidatos que poderão escolher um caminho mais fácil?
Também acho que nem toda a gente pode ter cães, mas para mim o mais importante é a responsabilidade enquanto donos e não a espécide de família que têm e muito menos referências comprovadas por terceiros.

Resumindo, o artigo não me chocou, apesar de considerar que as palavras não foram bem escolhidas.
texuga
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 12:33 pm

Acena Escreveu:Pareceu-me que é de facto uma estratégia de imagem a procurar distanciar-se de criadeiros…
Será que não vende mesmo? Para referir a co-propriedade não deve vender, partilha. Quanto aos requisitos impostos aos candidatos, só se submete quem quer, mas ao ter esta atitude tão exagerada não estará a afastar bons candidatos que poderão escolher um caminho mais fácil?
Também acho que nem toda a gente pode ter cães, mas para mim o mais importante é a responsabilidade enquanto donos e não a espécide de família que têm e muito menos referências comprovadas por terceiros.

Resumindo, o artigo não me chocou, apesar de considerar que as palavras não foram bem escolhidas.
A mim não me choca o artigo, choca-me o resultado final do artigo, quando lido pela maioria das pessoas que gosta de cães, mas está longe de perceber de canicultura. Daí eu afirmar que muita gente, ao lê-lo, irá achar que os Criadores são todos uns capitalistas que apenas se interessam por dinheiro e não pelos animais. Também os há, mas felizmente não são todos :wink:
moslie
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 12:54 pm

Eu não acho que quem cria e vende é necessáriamente ganancioso, porque é impossivel investir em qualidade sem ter retorno, mas acho que ela quis aludir ao lucro fácil de quem faz por ex. ninhadas umas atrás das outras...
Para mim, o ponto negativo é mais a presunção com que ela se arvora em defensora da pureza genética da raça. Ficava-lhe melhor dizer isso de outra maneira. Que eu saiba não é ela que está a fazer os estudos genéticos sobre esta raça (que estão a ser efectivamente feitos).
É criadora, não é geneticista, nem representa o organismo oficial que os fez...
Todos os bons criadores, amantes de uma raça, é mesmo isso que devem querer, a pureza da raça e trabalhar para isso, mas ela tem um tom de um certo exagero....

Saber do paradeiro dos cães, penso que todos os bons criadores o fazem. Aliás, os próprios centros de reserva de raças nacionais o fazem.
Em Alter pelo menos é assim.
Oferecer, também é normal. Não o faz com todos concerteza.
O dizer que os dá em co-propriedade.. cada um diz o que quer....sabendo nós o que é um chip e um registo de propriedade, isto é conversa para ficar bem.
Didja
Membro
Registado: segunda jun 16, 2008 8:37 am

quinta jul 09, 2009 1:23 pm

Se toda a gente fosse como esta senhora então ninguém tinha cães.. Porque hoje em dia, para preencher todos os requisitos que ela pede para os "dar" é preciso ser uma pessoa abastada.. Concordo que seja feita uma selecção aos futuros donos dos cães porque há gente que não sabe cuidar dos animais e só os tem por piada ou para ganhar uns trocos á custa deles.. Mas também não exageremos.. Qualquer dia para adquirir um cão é preciso mais requisitos que para adoptar uma criança..
Esta reportagem para mim, não passa de publicidade á tal senhora com o apelido muito conhecido de que eu nunca ouvi falar.. :D
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta jul 09, 2009 1:32 pm

texuga Escreveu:Não não falou, eu li o artigo todo.
Como é que sabe que não falou? :o Acha mesmo que os repórteres usam toda a conversa que têm com os entrevistados? :roll:
texuga Escreveu:E se o afixo é bem conhecido, só se for para si, eu nunca tinha ouvido falar em tal nome...
Toda a gente sabe que a Texuga é um portento da Canicultura nacional e se a Texuga não conhece ponham-se a pau :lol:
texuga Escreveu:O debate que lancei foi:
Quem não está dentro da Canicultura é o Zezinho que acha que todos os cães de raça são iguais, e que quando se fala em defeitos, ou que os cães da mesma ninhada não são iguais, acha que os cães não são puros. Deve-lhes dar um abalo esta reportagem ... :lol:
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

quinta jul 09, 2009 1:40 pm

Se de facto o artigo é só isso...

Na minha opinião esse artigo vai induzir muita gente em erro.

Até tinha a dita revista em alta consideração, mas esse artigo n faz juz aos verdadeiros criadores :roll:
Responder

Voltar para “Cães”