Uma praga chamada "Gato domestico orgulhosa/ independente"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quarta jul 08, 2009 6:22 pm

LuMaria Escreveu:O resto, são tretas de alguém que quis criar confusão nos gatos, e isso, é mais que obvio. Não é necessária coragem nenhuma para abrir seja que tópico for. É necessária coragem é para o continuar.
Ora nem mais... era necessária tanta coragem para continuar que nunca cá mais apareceu...
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta jul 08, 2009 11:38 pm

Começo pelo fim, não foi por falta de coragem que nunca mais apareci aqui, mas por falta de tempo... Eu tenho a minha vida, o meu trabalho e o meu estudo, logo nem sempre tenho tempo disponível para cá aparecer, e apareço mais rápido no meu nicho que neste...

Continuando, e respondendo a não sei quem (não é por mal nem falta de consideração, mas li 3 páginas de argumentos e não posso estar a fazer citações de toda a gente): Sim, o Homem é a maior praga do planeta... Que não restem dúvidas em relação a isso, tanto mais que por vezes quando tenta consertar alguma coisa, faz borrada por outro lado. Mas não é por o Homem ser uma praga maior, que não existem outras pragas em certas regiões do mundo... Nós apenas olhamos para o nosso umbigo e para o umbigo dos animais que nos são queridos!

Eu não apoio nenhum extermínio como aqui parecem querer fazer crer, eu não sou nenhum nazi, ou qualquer seita dessas, apenas digo que há necessidade de se fazer alguma coisa para se controlar este problema emergente e sugeri algumas medidas e estou/estive sempre aberto a que me dessem outras soluções executáveis. É tão fácil dizer que o problema não está aqui, deixar as coisas andar desta forma como estão e assobiar para o ar!

Não nego que muita gente que alimenta os animais, não esterilizem e cuidem dos animais, eu próprio o fiz com 2 gatinhas, mas mantenho-as em casa, uma vez que sei como seria se estivessem livres o dia inteiro!

Quanto às crias, pergunto-vos uma coisa: preferem que elas nasçam e estejam numa colónia, mortas de fome e a caçarem para sobreviverem? Se isso vos agrada, deixem como está! Agora alimentá-las todas, aumentando assim a população destes animais não é solução para ninguém...

Alguém me diz como controlar as populações de crescimento exponencial de gatos sem ser por algumas das medidas que aqui enumerei? Eu abri este tópico para debater um problema e não comprar qualquer guerra! Não é por estarem aqui pessoas que pertencem a comissões e associações animais que o problema deixa de existir!

Quanto à lei britânica contra a matança de gatos: Apenas serve para não fomentar os sádicos que adoram matar animais, cujos gatos são alvos predilectos... Não porque os gatos são animais que estão em perigo...

LuMaria, esse estudo em Portugal não existe, assim como não existem imensos estudos necessários... Apenas porque não existem apoios para que se façam! Eu próprio gostava de entrar num estudo parecido, mas em Portugal não se comparticipam estudos que não tenham a ver com ECONOMIA, é só com isto que este país se preocupa... Mas existem estudos em pequena e média escala noutros países, onde se prova que uma pequeníssima colónia de gatos pode ser desastrosa para a FAUNA AUTÓCTONE!

Não se esqueçam da Fauna autóctone, como resolver este problema? São esses animais essenciais que estão a desaparecer a cada dia que passa!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quarta jul 08, 2009 11:47 pm

Acho que estão a centrar-se demasiado nos gatos e acabaram por se esquecer das espécies que os mesmos exterminam com a ajuda do ser humano, acabaram por ignora-las completamente, mas isso era de esperar visto estarmos no forúm que estamos...
É natural defender o animal adorado e há sempre pessoas que fazem ver muito bem o seu ponto de vista, tornando-o muito credivel, mesmo que o mesmo não seja o mais correcto.
Como já disse acho a reacção natural, mas procurem forcar-se nas espécies autoctones exterminadas... e não vale a pena referir o quão descontrolada está a população de gatos no nosso país e o que de mal isso trás, isso já o BioGeo disse.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta jul 09, 2009 12:17 am

O grande problema é que as pessoas não sabem debater ideias, ir de encontro a soluções, etc.
Do que li e foi dito N vezes, a questão passa por várias espécies que estão a desaparecer e com essas não estão preocupados em defender.
Talvez tenha sido infeliz ter colocado um tópico deste género no fórum de gatos, era previsivel alguns comentários, talvez num espaço neutro, mas por outro lado, nada como sensibilizar quem lida com eles diáriamente, está em associações, etc, melhor saberá o que está a acontecer, digo eu.

Vou dar um exemplo, pode ser descabido, mas também já li muito comentário descabido, porque não... eu adoro ratazanas, as cobras também, não é por isso que não durmo bem de noite, por saber que muitos que têm cobras alimentam-nas com as minhas adoradas ratazanas domésticas...isto é um exemplo para quem se fecha totalmente a abrir os seus horizontes e se deixa ir por uma mentalidade tão retrogada. Isto para explicar que ao tentarem ser tão politicamente correctos para os gatos, que tanto sofrem por aí sem ninguém lhes chegar, etc, etc, estão a ser politicamente incorrectos para outras espécies.

Não concordo com o exterminio, mas com um controlo de população, falaram em esterilizar, pois bem, com tanta gente tão capaz de argumentar a favor dos gatos esquecendo-se de outros animais, porque não unir as vozes para alguém lá de cima, dos poleiros grandes, ajudar nas medidas de controlo de população.
Não é descabido dar continuidade ao tópico, é descabido continuarem a querer fechar os olhos a uma problemática que tende a pôr fim a muitas outras espécies. Mas pronto, era de se esperar, com este tipo de mentalidade, pequenina e sem vontade de abrir os olhos.
Última edição por Kathamina em quinta jul 09, 2009 12:37 am, editado 2 vezes no total.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 12:25 am

Artigos sobre os problemas dos gatos:

http://www.tau.ac.il/lifesci/zoology/me ... l/cats.pdf

E este artigo mostra o quão preocupante é o problema da sobre-população de gatos (sejam ferais ou domésticos "libertinos"):

Landowners and cat predation across rural
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 09, 2009 12:43 am

AlunoBioGeo Escreveu:Artigos sobre os problemas dos gatos:

E este artigo mostra o quão preocupante é o problema da sobre-população de gatos (sejam ferais ou domésticos "libertinos"):

Não lhes chames libertinos. Orgulhosamente independentes, faz favor.... :lol:
Só gostaria de te lembrar que nem sempre acabar de raiz com um problema ajuda a resolver outros...
A titulo de exemplo, vi aqui há tempos um documentário ( não me lembro do canal :oops: ) sobre os álamos na Carolina do Norte.
Os álamos estavam a desaparecer. Não conseguiam compreender porquê.
As variações climáticas não eram assim tão radicais ao ponto de eles não sobreviverem, mas o certo é que estavam a desaparecer.Estudos para trás , estudos para a frente e descobriram que a causa do desaparecimento dos álamos era já não haver lobos na região. Ou seja como não havia lobos, os herbivoros cresciam à vontade sem predador e estavam a acabar com os álamos. Introduziram novamente lobos na região e os álamos agradeceram...
Moral da história :Na Natureza tudo tem um equilibrio e um papel a desempenhar....
Pronto, agora não me contraries que me senti inteligente... :evil:
:lol: :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 12:56 am

nicasxi Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Artigos sobre os problemas dos gatos:

Não lhes chames libertinos. Orgulhosamente independentes, faz favor.... :lol:
Só gostaria de te lembrar que nem sempre acabar de raiz com um problema ajuda a resolver outros...
A titulo de exemplo, vi aqui há tempos um documentário ( não me lembro do canal :oops: ) sobre os álamos na Carolina do Norte.
Os álamos estavam a desaparecer. Não conseguiam compreender porquê.
As variações climáticas não eram assim tão radicais ao ponto de eles não sobreviverem, mas o certo é que estavam a desaparecer.Estudos para trás , estudos para a frente e descobriram que a causa do desaparecimento dos álamos era já não haver lobos na região. Ou seja como não havia lobos, os herbivoros cresciam à vontade sem predador e estavam a acabar com os álamos. Introduziram novamente lobos na região e os álamos agradeceram...
Moral da história :Na Natureza tudo tem um equilibrio e um papel a desempenhar....
Pronto, agora não me contraries que me senti inteligente... :evil:
:lol: :lol: :lol: :lol:
Claro que nem sempre, e eu volto a referir que não pretendo nem as minhas ideias sugerem extermínio, mas já explico porquê porque há pessoas que aqui opinam que dão uma no cravo e outra na ferradura 8)

Esse caso dos Álamos é em Yellowstone, e deve-se que ao desaparecerem os lobos (caçados pelos humanos) os alces e outros ungulados cresceram demasiado em população, devastando as novas gerações de Álamo... Moral da história: Recolocas o predador e acabas com a praga de ungulados que estava a extinguir os Álamos;)

Mas sendo o gato, um predador não podes controlar o animal dessa forma.

Agora explico como não ocorre extermínio ou extinção da espécie Felis catus:

- Se dizem que é impossível (ou melhor muito improvável) alimentar todos os animais, também será impossível (ou muito improvável) conseguir capturar todos os gatos para se castrar um a um até não restar nenhum... Logo, existem alguns que se mantém a fazer gerar a prole e manter a espécie, mas em proporções mais comportáveis para os ecossistemas!

- É de todo recomendável que esses centros tenham o cuidado de manter algumas colónias activas, e controlando sempre o seu número, mantendo sempre alguns animais com total capacidade reprodutora...

- Capturando-se assim as ninhadas e castra-se a maior parte delas, mantendo alguns animais não castrados... Haverá uma altura em que a população tenha decaído para níveis aceitáveis, podendo aí ter-se um controlo menos apertado, mas sempre alerta para casos de aumento excessivo de população de indivíduos férteis!

Mas volto a dizer, é humanamente impossível capturar e castrar todos os gatos, logo não há extermínio nenhum da espécie!

P.S. dirigido: Estou licenciado para continuar a estudar, por acaso seguir Ecologia... mas só por acaso 8)

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 09, 2009 8:11 am

LuMaria Escreveu: ...
Não são uma colónia. E no jardim é uma alegria vê-los atrás das osgas e lagartixas.

Esta colónia está extremamente bem localizada e protegida. Se matassem horrores de pássaros nós veríamos. Se os matam, consomem-nos.
...
Por aqui se percebe qual o motivo porque em alguns Países os gatos são considerados pragas.
Para mim não é alegria nenhuma ver um gato a correr atrás duma lagartixa ou duma osga, assim como também não acho "natural" que eles matem ou destruam ninhos. Pressupõe-se que o gato é um animal doméstico, com donos responsáveis e que não os deixam andar no jardim a caçar animais que não têm forma de deles se defenderem.
O que diria a LuMaria, se eu dissesse que era para mim uma alegria ver a minha serra da estrela a perseguir gatos? Ela adoraria digo-lhe já, eu é que não lho permito.

Eu discordei do AlunoBioGeo (que para quem duvidou é um homem e não uma criança, com curso acabado) quando ele, talvez pelo calor da discussão falou em deixar morrer com fome, não concordo como é lógico com a exterminação de uma espécie, mas concordo com a esterilização de todos sem excepção dos muitos errantes que por aí andam, assim como concordo com a responsabilização dos donos daqueles que por aí andam soltos, na minha rua neste momento devem ser mais de 30 que por aqui andam e todos têm dono.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta jul 09, 2009 10:03 am

É certo que este é um problema que não se resume aos gatos. Trata-se do equilíbrio do ecossistema, o qual está em risco maioritariamente devido a outra praga, o ser humano, que até hoje, em apenas 200.000 anos, mais estragos conseguiu fazer ao ecossistema terrestre.

A minha pergunta, em tom de metáfora e de gracejo é: Até quando vamos continuar a assumir o papel de Deuses em prol do que, egoísticamente, consideramos ser o melhor?

Concordo com a prevenção, não com o extermínio. Concordo com a prevenção em todas as áreas mas esse exercício leva anos de educação a uma população que não quer meias medidas e prefere resultados rápidos, os quais denomina de eficazes.

Em minha opinião, há que ressalvar que a segunda atitude e iniciativa pertence ao poder político local. Falo e começo pela segunda porque a primeira terá que partir de todos nós, nas escolhas que fazemos, nas atitudes que tomamos, na consciênia que transparecemos e na vontade de presuadir os responsáveis pela segunda iniciativa, a tomá-la realmente.

Para que tenhamos o direito de optar, não nos esqueçamos que temos igualmente deveres... E, na minha opinião, o dever não é unir vozes apelando ao exterminío. É antes pensar em alternativas, apresentar solulções consrutivas, criar espaço para a mudança e, para tal é necessário, antes de mais, respeitar os animais e não colocar o bem-estar humano antes de tudo.
Extermínio, morte lenta por fome?!!! Realmente falando nestas opções, repito a ironia... Detesto que as férias da escola tenham 3 meses...

Para mim, não me chegam os ligeiros tópicos sobre as graçolas dos nossos animais... Venham esses como elogio da alegria com que os nossos amiginhos nos presenteiam e venham mais tópicos com substância, mas com substância ponderada e com respeito pelo próximo animal, seja ele humano ou não.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta jul 09, 2009 11:30 am

Já li e reli este tópico e não sei aonde estão "os comentários esperados dos amantes de gatos"!
Aqui todos sem excepção, estão de acordo ao facto da necessidade de esterelizar/castar os gatos de rua e informar (ou tentar) alguns donos de gatos para o fazer; aqui no forum dos gatos sabemos da importância de controlar a população felina, tanto pelos próprios gatos como por causa dos outros animais.
As medidas que o AlunoBioGeo sugere para controlar a população felina já está a ser feito, por grupos de particulares e associações, é claro que infelizmente ainda é insuficiente , por isso acho que se devia apostar em campanhas de sensibilização para o problema!
Não me choca em nada abater ninhadas de gatinhos acabados de nascer, ou mesmo quando ainda estão na barriga da gata, mais vale isso do que andarem para ai abandonados e com fome!
O que chocou as pessoas amantes dos gatos, foi a medida "do não alimentar os gatos vadios, para eles morrerem de fome"! Pelos menos a mim , esta parte chocou me, porque a verdade é que é impossivel alimentar todos os gatos vadios.

Quanto ás vitimas dos gatos, aqui o que deve ser feito é sensibilizar as pessoas para o facto de evitar que o gato mate os outros animais só porque quer brincar, para isso inventaram os brinquedos.

Ah e eu não gosto que os meus gatos cacem, primeiro porque não precisam; segundo porque matam só por matar, terceiro tenho pena e respeito os outros animais e eles merecem viver, e quarto porque esses animais podem transmitir alguma doença aos meus gatos.
Felizmente hoje em dia os interesses dos meus gatos passam por dormir, comer, e dormir em cima dos donos.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 09, 2009 11:47 am

Miboki Escreveu: ....
O que chocou as pessoas amantes dos gatos, foi a medida "do não alimentar os gatos vadios, para eles morrerem de fome"! Pelos menos a mim , esta parte chocou me, porque a verdade é que é impossivel alimentar todos os gatos vadios.
...
Amantes de gatos e não só, eu apesar de gostar estou muito mais virada para outro tipo de animais e apesar de saber que muitos morrem com fome, seria incapaz de passar por um animal, fosse ele qual fosse, e não tomar uma atitude, nem que fosse levá-lo para eutanaziar.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quinta jul 09, 2009 12:02 pm

Não querendo comentar, mas já comentando...

Primeiro vem o autor do tópico desdizer o que disse, acabando no fim a dizer exactamente o que tinha dito...

Depois vem alguém de 15 anos dar lições sobre espécies autóctones (que, por exemplo no caso das tartarugas de água doce estão a ser destruídas pelas tartarugas exóticas que as pessoas lançam nos rios depois de se fartarem delas)...

Dizem que eu e que alguns como eu que condenaram algumas palavras, devemos desconhecer a realidade, só porque estamos a falar com um licenciado.

Ora, para mim, além de estarem aqui a ser ditas as coisas mais bárbaras que já ouvi, senti algum tom de preconceito. Não sei de escolaridade (pois quando o tratei por aluno de biologia, entre aspas, tratei porque esse é o nome pelo qual se apresenta), se é por estarmos a falar de gatos (pois têm aqui aparecido pessoas que nunca vi neste fórum em específico)...

Não sei... a única coisa que tenho a certeza é de que amo todos os animais, não só gatos, não só cães, mas todos..

Mas uma coisa temos de aceitar: a lei da natureza. Se os gatos caçam é porque foram criados assim... são predadores... não os odeio por isso, tal como não odeio as baleias que se alimentam de outros peixes ou mesmo de outras baleias... (e os peixes são bonitos... eh eh eh)
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 09, 2009 12:19 pm

kitten Escreveu:
LuMaria Escreveu: ...
Não são uma colónia. E no jardim é uma alegria vê-los atrás das osgas e lagartixas.

Esta colónia está extremamente bem localizada e protegida. Se matassem horrores de pássaros nós veríamos. Se os matam, consomem-nos.
...
Por aqui se percebe qual o motivo porque em alguns Países os gatos são considerados pragas.
Para mim não é alegria nenhuma ver um gato a correr atrás duma lagartixa ou duma osga, assim como também não acho "natural" que eles matem ou destruam ninhos. Pressupõe-se que o gato é um animal doméstico, com donos responsáveis e que não os deixam andar no jardim a caçar animais que não têm forma de deles se defenderem.
O que diria a LuMaria, se eu dissesse que era para mim uma alegria ver a minha serra da estrela a perseguir gatos? Ela adoraria digo-lhe já, eu é que não lho permito.
Kitten, o jardim é meu. É um espaço que me pertence. Portanto, abençoados gatos que me afuguentam a enorme quantidade de osgas e lagartixas que por lá aparecem, por aqui não estão nitidamente em vias de extinção. Até já dentro de casa, penduradas nos cortinados as apanhei.
Quer que as agarre e as entregue a si? Ou acha que o meu quintalito deve ser casa de toda a bicharada? Quem sabe e até as deixo apanhar sol nos cortinados será?
Que mal há nos meus velhos a correr atrás das lagartixas? Algum problema? Mata-as do coração?

Fred, obrigada pelo link. Li por alto as várias páginas, terei de ler com mais atenção. Mas li o suficiente para ter detectado coisas como: Aparentemente atribui-se aos gatos. Poderá dever-se aos gatos... ainda não foi estudado... é dificil estudar...

Mas a minha pergunta não foi respondida. Fauna/flora portuguesa e gatos portugueses. Um estudo que mostre a o impacto brutal destes na vida selvagem. Que espécies já destruiram? Que espécies estão a colocar em perigo? Há um estudo? Está a ser levantado um estudo? What about?

A propósito e isto é mera reflexão da minha parte, como vizinhos da Cova da Moura, o que não falta é animais por aqui, nomeadamente gatos. Curiosamente a nossa população de aves tem vindo a crescer exponêncialmente de ano para ano. São dezenas de melros em todos os jardins e há coisa de dois anos tinhamos apenas 2 casais, sabe porquê? Porque os putos andavam aos ninhos, agora temos policiamento. Andorinhões com fartura, pardalitos aos pelotões e mais umas tantissimas aves que devido à minha ignorância não sei o que são, mas vou descobrir.
Não era suposto, com o numero elevadissimo de gatos em colónias os n/ pássaros estarem a sumir? Porque estão a aumentar?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 09, 2009 12:54 pm

Deixa, Lu, que quando vierem as moscas e as melgas logo vês a falta que as lagartixas e osgas te fazem... :twisted:

Resumindo, no essencial e lido na diagonal até parece que estamos todos de acordo.A solução passa pelo controle de colónias. A titulo particular ou comunitário, passa por aí.
Tambem , penso eu de que :oops: , concordamos que tudo tem de ter um equilibrio e ao quebrar uma peça da engrenagem desse equilibrio colocamos todo o resto em causa....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta jul 09, 2009 1:03 pm

Fanequita Escreveu:Não querendo comentar, mas já comentando...

Primeiro vem o autor do tópico desdizer o que disse, acabando no fim a dizer exactamente o que tinha dito...

Depois vem alguém de 15 anos dar lições sobre espécies autóctones (que, por exemplo no caso das tartarugas de água doce estão a ser destruídas pelas tartarugas exóticas que as pessoas lançam nos rios depois de se fartarem delas)...

Dizem que eu e que alguns como eu que condenaram algumas palavras, devemos desconhecer a realidade, só porque estamos a falar com um licenciado.

Ora, para mim, além de estarem aqui a ser ditas as coisas mais bárbaras que já ouvi, senti algum tom de preconceito. Não sei de escolaridade (pois quando o tratei por aluno de biologia, entre aspas, tratei porque esse é o nome pelo qual se apresenta), se é por estarmos a falar de gatos (pois têm aqui aparecido pessoas que nunca vi neste fórum em específico)...

Não sei... a única coisa que tenho a certeza é de que amo todos os animais, não só gatos, não só cães, mas todos..

Mas uma coisa temos de aceitar: a lei da natureza. Se os gatos caçam é porque foram criados assim... são predadores... não os odeio por isso, tal como não odeio as baleias que se alimentam de outros peixes ou mesmo de outras baleias... (e os peixes são bonitos... eh eh eh)
Desculpem o offtopic, mas, que feio minimizar os conhecimentos de alguém só porque tem 15 anos, secalhar sabe mais sobre espécies autoctones do que a Fanequita, e o que o forista Limão disse não é nenhum absurdo, por isso com 15 anos ou não deve ser respeitada a sua opinião, como a de todos que estão aqui a comentar.

Algumas medidas que foram descritas inicialmente talvez sejam extremistas, mas foram dadas como exemplos de como actuar, já respondemos que não concordamos com elas e que é preferível um controlo da população por meio da esterilização, etc, e que tal parar com a conversa de pescadinha de rabo na boca, se aqui todos vêm N gatos vadios, sabem de como a situação está a ficar descontrolada, para quê fazer citações rebuscadas e como se costuma dizer continuar a bater no ceguinho.

Alguns foristas com 15 anos parecem estar mais dispostos ao diálogo que alguns de vós e centrar-se no que realmente se quer debater.
;)
Bloqueado

Voltar para “Gatos”