Como dar comprimidos a gatos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quinta jul 09, 2009 12:11 pm

Bom dia, ou boa tarde caros foristas...

A minha questão baseia-se principalmente naquele inferno que é: dar comprimidos a gatos.

A minha gata tem de tomar agora uns anti-inflamatórios porque lhe incharam as maminhas depois de ter sido esterelizada.

Já tentei:
- Abrir-lhe a boca e enfiar-lhe o comprimido, fechar a boca durante um bocado - resultado: cospe.

- Enrolar em fiambre ou em queijo ou outro acepipe - resultado: abana a comida de maneira a cair o comprimido.

Alguém tem alguma outra dica para me ajudar neste dilema?
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta jul 09, 2009 12:57 pm

Eu uso um lança comprimidos que a vet me deu. Como sou FAT e alguns são bravuchos é o melhor quando não vai de outra maneira. Basicamente é como uma seringa, tem um embolo que se puxa pa trás, enfia-se o comprimido na ponta que é de borracha mole e ao fechar o embolo que tem uma vareta empurra o comprimido para o fundo da goela.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quinta jul 09, 2009 1:00 pm

- Colocar-lhe o comprimido o mais fundo possivel...

- Desfazer (ou esconder) o comprimido num bocadinho (pequeno) de paté e dar-lhe...

- Colocar o comprimido dentro da boca da gata, fecha-la e dar uma "assopradela" no focinho (eles lambem-se e por vezes... engolem o comprimido)...

assim de repente não me recordo de mais nada...
Filipa Costa
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 09, 2009 1:40 pm

A dica do paté é uma das melhores mas depende do comprimido.
Alguns são palatáveis e bem esmigalhados no almofariz quase nem se nota, outros é mais complicado.
Se usares o paté e ela gostar, aconselho-te a misturar apenas numa colher de sopa e só dar o resto, já sem remedio depois do 1º comido para ela não associar o gosto á comida e depois não querer deixar de comer.

O lança comprimidos costuma resultar muito bem
Há em quase todos os vets e custa pouco mais de 2 euros mas se comprares prefere o de plastico.
O de metal, acho que se torna frio e desagradável.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
TigrePantera
Registado: quarta jun 17, 2009 2:50 am

quinta jul 09, 2009 3:06 pm

Os neus são "enganados" com o belo do fiambre...
rafasm
Membro Veterano
Registado: sábado jul 21, 2007 1:50 am
Localização: Rafaela sempre no coração...e todos os outros k por cá passaram,cá estão, alem de todos k dormem na

quinta jul 09, 2009 3:28 pm

pois a garotada daqui estava mal habituada,eu com paciencia de "jó"esmagava o comprimido,diluia em mini água morna e depois vai de seringa,por vezes era a tragedia que se calcula tudo babado tudo para fora...enfim filmes...

agora vai o comprimido se for grande parto em pedaços,enfio na goelita depois sopro o focinho mas se lhes puser a mão a tapar o nariz eles são obrigados a respirar pela boca abrem,engolem a saliva e...lá vai o pobre comprimido embora para dentro... :roll:
<p>Os animais dividem connosco o privilegio de ter uma alma... - Pitagoras</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jul 09, 2009 4:21 pm

eu não sei como é o comprimido, não sei se é muito grande mas... a "técnica" que eu tenho, resulta muito bem com a minha gata...
eu até mudava de cor quando lhe tentava dar um comprimido... tentava de tudo e nada adiantava, tinhamos de ser sempre duas pessoas e só ao fim de várias tentativas é que a conseguiamos fazer engolir o comprimido... um dia estava sozinha com ela e queria dar-lhe um comprimido (desparazitante), eu nem abrir-lhe a boca eu conseguia... já num acto de desespero estiquei a mão com o comprimido, ela cheirou e engoliu-o e ainda procurou mais :o
pode parecer muito disparatado... mas já experimentou??
com a minha só funciona assim :lol: felizmente, é a forma mais simples... às vezes, quanta mais confusão fizermos, pior é...

senão...
uma pessoa agarra o gato com uma toalha... a outra abre-lhe a boca, atira o comprimido para o fundo da garganta e fecha a boca durante uns segundos para o obrigar a engolir... :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
monas
Registado: segunda abr 13, 2009 5:21 pm

quinta jul 09, 2009 6:22 pm

Com o meu gato eu meto o comprimidos enrolados num naco de fiambre.
Ele adora fiambre.
-.-
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 09, 2009 6:27 pm

Olá,

Muito fácil Fanequita, só requer prática. Abre a boca do gato com uma mão e mete o comprimido o mais fundo possivel. Fecha a boca do gato e faz umas festinhas no pescoço do gato. Quando o vir lamber a boca é porque engoliu o remédio.

Não conheço forma mais rápida e prática. O fiambre e os patés é tudo muito lindo, mas quando temos de tratar a sério e dar comprimidos aos montes e xaropes a coisa muda de figura e deixa de ter graça, para o gato e para nós. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

quinta jul 09, 2009 10:13 pm

Estes videos talvez ajudem:

http://www.youtube.com/watch?v=PTBa5d3h9hc

http://arcadenoe.sapo.pt/video.php?id=19

O texto abaixo é para se divertir:

http://sheilaleirner.blogspot.com/2005/ ... -gato.html

As melhoras e firmeza e paciência! :wink:
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta jul 09, 2009 10:22 pm

Eu também não uso truques... agarro na gata ou peço ajuda para a segurar... como comprimido entre o polegar e o indicador duma mão... abro-lhe a boca com a outra mão segurando por cima do nariz... pela parte lateral da boca meto o comprimido e deixo ir o mais fundo possivel na garganta... claro sem magoar... ela quer fechar a boca e eu deixo... seguro por uns momentos no focinho e dou miminhos... e já tá! :wink:

Ás vezes é mais complicado que outras mas resulta sempre...
CCoelho
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)

sexta jul 10, 2009 9:55 am

Eu até agora tenho usado sempre a técnica de esmagar o comprimido e misturar com um pouco de patê. Para ele não começar a estranhar o paté, dou-lhe também sempre um pouco no dia antes ou depois do comprimido :wink: .
Admiro aqueles entre vós que conseguem abrir a boca do gato. Eu não consigo :oops: . Ele começa a rodar o pescoço para todos os lados (parece saído d'O Exorcista) :twisted: não há maneira de o sossegar.
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

sexta jul 10, 2009 10:04 am

Muito obrigada a todos os que me deram dicas diferentes. Efectivamente desfazer o comprimido e misturar em paté também não dá, que experimentei ontem.

O vídeo da VET que a Mlusa deu foi muito esclarecedor. Logo vou experimentar dessa maneira, mas o que mais gostei foi deste texto:
A sério que me revi naquelas palavras...

eh eh eh
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jul 10, 2009 10:10 am

Para os meus 7 uso uma tecnica diferente para cada um.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

sexta jul 10, 2009 11:42 am

:D obrigada pelo endereço de como dar comprimido ao gato, já soltei umas boas gargalhadas. :P
Responder

Voltar para “Gatos”