É a primeira vez que digo alguma coisa no fórum dos cães (até porque não tenho cães), mas já agora quero contar a minha (pouca) experiência com estes animais e como lido com eles (e com outros animais).
Quando eu era pequena (não há muito tempo, visto que tenho apenas 21 anos) a minha vizinha do lado tinha um gato. Esse gato gostava muito de festas e ficava quietinho, até se fartar. Aí ele simplesmente dava uma arranhadela e ia embora. Quando ele me fez isso, eu dei-lhe uma palmada. Quando o fez de novo, levou outra palmada. Mais uma vez, mais uma palmada (e uma ralhete). Até que certo dia ele levantou a pata para me arranhar e... parou. Não me arranhou. Como ele não me arranhou, eu disse "muito bem, lindo menino" (ou algo do género) e deixei-o ir à vidinha dele. A partir daí ele nunca mais me arranhou. Já a família dele (os meus vizinhos)... nunca lhe bateram (eram contra isso) e nunca deixaram de ser arranhados. Isto é só um exemplo de quando umas palmadas no momento certo não fazem mal a ninguém, nem mesmo aos animais que tanto adoramos.
Agora passemos aos cães. Uma amiga minha tem um pit bull terrier. Um cão potencialmente perigoso (que de perigoso não tem nada). Ele tem uma mania de saltar para cima das pessoas assim que as vê (quer as conheça quer não). Da primeira vez que fui a casa dela, ele saltou-me para cima. Tudo bem, é ainda jovem, quer brincadeira. Mas eu ia passar lá o dia e a noite e o animal saltava sempre para cima de mim (chega ao ponto em que se torna irritante). A minha amiga dizia, em voz suave "Kury, senta". O animal, é lógico, não se sentava (qual é o animal que responde a uma voz não autoritária?). Passado algum tempo, eu fartei-me de ter um cão que pesa toneladas a saltar para cima de mim e mandei um berro "KURY! SENTA!" Ele sentou-se. Mandei-o ficar ali, quieto ele ficou. Durante o resto do dia, sempre que ele se "portava mal", eu mandava-o ficar quieto e ele ficava. Hoje em dia eu vou à casa dela, o cão salta-me para cima, eu brinco com ele durante algum tempo, mas depois quando digo para parar, ele fica quieto.
Como podem ver nos dois casos, umas palmadas e uma voz autoritária não fazem mal a ninguém e até ajudam bastante. Os animais são como as crianças. Gostam (sim, gostam) de ser educados. Tanto as crianças como os animais gostam que lhes estabeleçam limites, para que saibam o que podem e o que não podem fazer.
Já agora, eu amooooo tanto o gato da minha vizinha (que infelizmente já faleceu) quanto o cão da minha amiga. Gosto tanto deles quanto dos meus próprios animais. Amo animais. Às vezes sinto que prefiro estar com animais do que com pessoas. No entanto um pouco de respeito e boa vontade não faz mal a ninguém. Ninguém precisa de se mudar para o monte. É preciso é respeito. Para com os animais e para com as pessoas.
Quanto à forista que iniciou este tópico, os meus parabéns pelo seu comportamento durante este periodo turbulento. Espero que as cosias continuem a correr bem. Já agora... que cão lindo!