E Fred, está nas tuas mãos e de outros como tu, fazerem propostas a quem de direito. Propostas decentes , não de "exterminador implacavel"

Moderador: mcerqueira
Exactamente! Desenvolvimento consciente e sustentávelnicasxi Escreveu:Mas como o homem não se vai "autoexterminar"por acaso acho bem que tente corrigir os erros cometidos.
E Fred, está nas tuas mãos e de outros como tu, fazerem propostas a quem de direito. Propostas decentes , não de "exterminador implacavel"para obter os apoios e assim se fazerem os tais estudos para se chegar a conclusões concretas.
Relativamente ao estudo que aqui foi apresentado, estou completamente de acordo com a LuMaria, pois não se pode pegar num estudo, inclusivamente com alguns dados de 1970 e tais, realizado em países de contextos biológicos e sociais completamente diferentes, e extrapolá-lo para a nossa situação particular, e assumir o gato como uma ameaça iminente à extinção de algumas aves e mamíferos no nosso país. Até porque, tendo em conta a citação do nosso amigo Alunobiogeo, julgo que não é fácil encontrar por cá as espécies referidas (Eastern Bluebirds and Ruby-throated Hummingbirds). É claro que os "nossos" gatos não são diferentes dos outros. Mas, quais são as populações afectadas? Não podemos dizer só que eles caçam 500 pardais (p.e.), temos que indicar também qual a da população de pardais em termos de números, para verificar se realmente estão a ser afectadas ou não!AlunoBioGeo Escreveu: Mas é preciso dizer novamente que não existe estudo nenhum em Portugal? E que não existem apoios para tal, se arranjar apoios, formo uma equipa independente num instante... Desde que sejamos pagos pelo nosso trabalho e material necessários... Mas pergunto-lhe, acha que os gatos portugueses são mais educados que os do resto do globo?
Leia todo o artigo se faz favor, retirar uma hipotese aventada num resumo é redutor... já agora coloco uma parte desse artigo:On average a cat depredated between 0.7 and 1.4 birds per week. A total of 23+ species (12.5% of breeding species) were on the list of being killed,
including two species of conservation concern (Eastern Bluebirds and Ruby-throated Hummingbirds). Across the three landscapes there were 800 to 3100 cats, which kill between 16,000 and 47,000 birds during the breeding season, resulting in a minimum of 1 bird killed/km/day...
... Desenvolvimento consciente e sustentável...?!JaimeSousa Escreveu:Exactamente! Desenvolvimento consciente e sustentávelnicasxi Escreveu:Mas como o homem não se vai "autoexterminar"por acaso acho bem que tente corrigir os erros cometidos.
E Fred, está nas tuas mãos e de outros como tu, fazerem propostas a quem de direito. Propostas decentes , não de "exterminador implacavel"para obter os apoios e assim se fazerem os tais estudos para se chegar a conclusões concretas.
Com efeito, fiz esta pequena investigação, no site do ICNB, e suponho que a "lista do ICNB para as aves em perigo de extinção em Portugal" a que se refere seja o "Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal", onde constam as espécies (mamíferos, aves, anfíbios, repteis e peixes) em perigo de extinção.Mas como não sou tão tapado posso afirmar que existe um aumento de algumas aves, mas aconselho-a a ir à lista do ICNB para as aves em perigo de extinção em Portugal e depois verifique as listas de caracterização dessas espécies e veja quem são os maiores predadores... Faça essa pequena investigação!
Já agora, por curiosidade, podia indicar-nos qual o mamífero que estudou?E não estamos a falar só de aves, estamos a falar de mamíferos e répteis também! Eu estudei um mamífero e sabe qual um dos maiores perigos para a sua conservação? Sim, acertou... O gato doméstico... Incrível não é?
Tem razão. A conversa das lagartixas tomou a maior parte da minha atenção e não vi o que era importante. Obrigada, pode deixar o desenho para outra situação ainda mais complexa que esta, mas agradeço.AlunoBioGeo Escreveu:Eu vou explicar bem devagarinho que parece que não compreendeu o que eu escrevi... Não existem estudos em Portugal sobre o gato! Volto a dizer: Não existem estudos em Portugal sobre o gato! Acho que não deve querer que faça desenho! Estou farto de repetir o mesmo!
Acha então que o que se passa com a n/ população de melros é o mesmo que se passa em qualquer população de melros do país? Estudando a minha população de melros posso avançar uma resposta para todas as populações de melros do país? Mais uma vez, de cientifico, pouco tem o seu comentário.AlunoBioGeo Escreveu:O que se passa nos outros locais do mundo, é o mesmo que se passa cá... Acha que para todos os animais se faz estudos em todos os países? OU vai negar que existam gatos ferais ou sem controlo em Portugal?! Porque se disser isto, acho que entra numa no ridículo! Não caia nele! Porque maior cego é aquele que não quer ver!
Este aumento de aves não é baseado em estudo nenhum. É verificado por observação de anos. Sabe, aqui os carolas, para além dos gatos e afins, dedicam-se com enorme carinho às aves. Alimentamos os pássaros, arranjámos formas bonitas e discretas de lhes proporcionar água limpa no jardim. Cuidamos deles quando se ferem. E acabámos com a politica de roubo efectuada por crianças e não só. Portanto, somos apenas bem intencionados que gostamos das nossas aves e as observamos com carinho. Conforme disse, passámos de 2 casais de melros para uma quantidade que já nem sabemos precisar. Isso verificou-se com o fim da prática de assalto aos ninhos e roubo das crias no chão.AlunoBioGeo Escreveu:Mas esse aumento de aves é baseada em que estudo? Gostava que me mostrasse esse estudo em Portugal também... Mas como não sou tão tapado posso afirmar que existe um aumento de algumas aves, mas aconselho-a a ir à lista do ICNB para as aves em perigo de extinção em Portugal e depois verifique as listas de caracterização dessas espécies e veja quem são os maiores predadores... Faça essa pequena investigação!
Desculpe mas não acertei nada. Fez uma pergunta e respondeu por mim.AlunoBioGeo Escreveu:E não estamos a falar só de aves, estamos a falar de mamíferos e répteis também! Eu estudei um mamífero e sabe qual um dos maiores perigos para a sua conservação? Sim, acertou... O gato doméstico... Incrível não é?
Mais uma vez pergunta e responde por mim. Sabe, se é para gozar estamos a perder tempo. Se gato meu apanhar uma lagartixa retiro o animal da boca, tenho gatos em casa, não tenho Leões. O mais provável é o animal já estar morto, nesse caso, dirijo-me à esquadra de Policia mais próxima e entrego o meu gato, a vitima e uma acusação de homicídio em 1º grau. Parece-lhe bem?AlunoBioGeo Escreveu:Agora digo-lhe mais uma coisa, se lhe agrada ver os gatos atrás de um réptil, o que fará se ele o apanhar? Explique-me... Fará o mesmo que se fosse um cão a apanhar um gato? Quer parecer-me que não!
Não veio debater. Não veio informar. Não veio sensibilizar. Fez arremesso de peso.AlunoBioGeo Escreveu:Agora essa do pessoal dos répteis vir atacar os dos gatos, quem atacou quem? Eu. como biólogo e amante de animais, vim expor um problema às pessoas que mais gostam destes animais, para que juntos debatêssemos esse problema e formas de travar as consequências inerentes, mas prova-se desta forma como alguns "users" deste local reagem quando se fala deste problema, recorrendo à chacota, ao insulto e ao assobiar para o ar!
A responder da forma que responde dificilmente a discussão poderia ser séria. Que tal enveredarmos por um caminho mais pedagógico? Consegue?AlunoBioGeo Escreveu:E aqui acaba a minha participação neste tópico que tinha esperanças que fosse saudável, com uma discussão séria... Mas preferiu-se enveredar pelo caminho errado..
Um pequenito off-topic.AlunoBioGeo Escreveu:[Concordo com esse reporte! Mas deixe-me reportar tudo o que me disseram... E espero sanção igual para todos!
Primeiro, veja se tenho alguma afirmação que diga que a culpa é exclusiva dos gatos... Encontre-me uma! Digo que são um grave problema, mas para se justificar ou tentar o absurdo não deturpe as minhas palavras!LuMaria Escreveu:Tem razão. A conversa das lagartixas tomou a maior parte da minha atenção e não vi o que era importante. Obrigada, pode deixar o desenho para outra situação ainda mais complexa que esta, mas agradeço.AlunoBioGeo Escreveu:Eu vou explicar bem devagarinho que parece que não compreendeu o que eu escrevi... Não existem estudos em Portugal sobre o gato! Volto a dizer: Não existem estudos em Portugal sobre o gato! Acho que não deve querer que faça desenho! Estou farto de repetir o mesmo!
Não há então estudos, o que é frequente em Portugal, somos assim, mas afirma-se que a culpa é dos gatos. Não lhe parece ter pouco rigor científico? Dado que biologia é uma cadeira de vertente cientifica?
Acha então que o que se passa com a n/ população de melros é o mesmo que se passa em qualquer população de melros do país? Estudando a minha população de melros posso avançar uma resposta para todas as populações de melros do país? Mais uma vez, de cientifico, pouco tem o seu comentário.AlunoBioGeo Escreveu:O que se passa nos outros locais do mundo, é o mesmo que se passa cá... Acha que para todos os animais se faz estudos em todos os países? OU vai negar que existam gatos ferais ou sem controlo em Portugal?! Porque se disser isto, acho que entra numa no ridículo! Não caia nele! Porque maior cego é aquele que não quer ver!
Já agora, quem negou que existem gatos assilvestrados em Portugal? Foi uma oportunidade para me chamar “ridícula” e “zarolha”?
Este aumento de aves não é baseado em estudo nenhum. É verificado por observação de anos. Sabe, aqui os carolas, para além dos gatos e afins, dedicam-se com enorme carinho às aves. Alimentamos os pássaros, arranjámos formas bonitas e discretas de lhes proporcionar água limpa no jardim. Cuidamos deles quando se ferem. E acabámos com a politica de roubo efectuada por crianças e não só. Portanto, somos apenas bem intencionados que gostamos das nossas aves e as observamos com carinho. Conforme disse, passámos de 2 casais de melros para uma quantidade que já nem sabemos precisar. Isso verificou-se com o fim da prática de assalto aos ninhos e roubo das crias no chão.AlunoBioGeo Escreveu:Mas esse aumento de aves é baseada em que estudo? Gostava que me mostrasse esse estudo em Portugal também... Mas como não sou tão tapado posso afirmar que existe um aumento de algumas aves, mas aconselho-a a ir à lista do ICNB para as aves em perigo de extinção em Portugal e depois verifique as listas de caracterização dessas espécies e veja quem são os maiores predadores... Faça essa pequena investigação!
Vou ler então a lista do ICNB conforme aconselhou. E é aqui que falha redondamente a sua postura. Ao invés de utilizar os seus conhecimentos como alerta e como informação e sensibilização, utiliza-os como arma de arremesso.
Sabe, não sou bióloga, para encontrar alguma informação fidedigna, levarei provavelmente o triplo do tempo, que leva o Fred.
Desculpe mas não acertei nada. Fez uma pergunta e respondeu por mim.AlunoBioGeo Escreveu:E não estamos a falar só de aves, estamos a falar de mamíferos e répteis também! Eu estudei um mamífero e sabe qual um dos maiores perigos para a sua conservação? Sim, acertou... O gato doméstico... Incrível não é?
Mais uma vez pergunta e responde por mim. Sabe, se é para gozar estamos a perder tempo. Se gato meu apanhar uma lagartixa retiro o animal da boca, tenho gatos em casa, não tenho Leões. O mais provável é o animal já estar morto, nesse caso, dirijo-me à esquadra de Policia mais próxima e entrego o meu gato, a vitima e uma acusação de homicídio em 1º grau. Parece-lhe bem?AlunoBioGeo Escreveu:Agora digo-lhe mais uma coisa, se lhe agrada ver os gatos atrás de um réptil, o que fará se ele o apanhar? Explique-me... Fará o mesmo que se fosse um cão a apanhar um gato? Quer parecer-me que não!
Se o animal estiver ferido, faço-lhe limpeza de feridas e coloco num local sossegado, se estiver bem, solto-o.
Não veio debater. Não veio informar. Não veio sensibilizar. Fez arremesso de peso.AlunoBioGeo Escreveu:Agora essa do pessoal dos répteis vir atacar os dos gatos, quem atacou quem? Eu. como biólogo e amante de animais, vim expor um problema às pessoas que mais gostam destes animais, para que juntos debatêssemos esse problema e formas de travar as consequências inerentes, mas prova-se desta forma como alguns "users" deste local reagem quando se fala deste problema, recorrendo à chacota, ao insulto e ao assobiar para o ar!
Não se sensibilizam as pessoas da forma que fez. Quanto às respostas que recebeu, teria reportado algumas, se o Fred não o fez, foi uma escolha sua.
A responder da forma que responde dificilmente a discussão poderia ser séria. Que tal enveredarmos por um caminho mais pedagógico? Consegue?AlunoBioGeo Escreveu:E aqui acaba a minha participação neste tópico que tinha esperanças que fosse saudável, com uma discussão séria... Mas preferiu-se enveredar pelo caminho errado..
Desculpem o testamento. Eu própria odeio testamentos.