caturras - a melhor maneira de domesticar?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
109876543210
Membro
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm
Localização: Scooby, Nina e Polly

terça jul 07, 2009 6:10 pm

Olá. Queria saber como é que vocês domesticaram as vossas caturras e quanto tempo demorou. Tenho uma caturra à pouco tempo mas o vendedor não me soube dizer que idade ela tinha e como é a minha primeira caturra gostaria de saber as melhores maneiras de a domesticar e mais ou menos quanto tempo pode demorar. Já li sites sobre isso mas gostaria de saber o que é que vocês fizeram e o tempo que demorou. Obrigada :)
JoaoFran
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta abr 10, 2009 1:54 pm

terça jul 07, 2009 7:53 pm

Boa tarde, tenho uma caturra domesticada, penso que não seja muito difícil. o melhor é começar a falar com ela na gaiola, para ela ir perdendo o medo, depois vais reduzindo pouco a pouco a alimentação diária até ela vir comer à tua mão e a partir desse momento vai-se criando laços com ela, e vai perdendo o medo de ti, depois podes ensinar truques, etc....
O tempo que demora é muito relativo, se é bebé se não, o tempo que te dedicas a ela, etc. Depois tens que continuar regularmente, se não ela ganha medo de ti. Olha os meus primeiros rosicolers (as minhas primeiras aves quando comecei a querer dedicar-me ás aves e apaixonar-me pelos Psitacideos) em 3 dias eu chamava e eles vinham, subiam escadas, davam beijinhos na boca, a voltinha, e acho que era só, deixei de dar atenção, ja se esqueceram outra vez.... E como tenho muitos mais.... torna-se mais complicado, quando é só um indivíduo torna-se mais fácil, pois a ave vai dedicar a sua atenção toda a ti.
João Lourenço

http://cantinhodabicharada.blogspot.com/
pedroleite13
Mensagens: 2
Registado: terça jul 07, 2009 11:53 pm

quarta jul 08, 2009 12:01 am

Olá João Lourenço

Tive uma caturra domesticada, que foi resultado de uma criação particular, de uma familiar meu e que por habituação, logo à saída do ninho, tornou-se extremamente dócil.
Como infelizmente, já morreu, gostaria de adquirir uma nova, mas o referido familiar também já não tem. Será que comprando outra, numa loja de animais (onde eu as vejo em stress, todas a monte), é uma boa escolha para a poder domesticar, ou devo procurar uma outra situação?

Já agora...podes descrever rapidamente, como é esse processo de redução de alimento, para virem à mão?

Muito obrigado, Pedro Leite.
pedroleite13
Mensagens: 2
Registado: terça jul 07, 2009 11:53 pm

quarta jul 08, 2009 12:04 am

Só mais uma pequena perguntinha!

Quais tem maiores possibilidades, de se tornarem dóceis (domesticados)?
Piriquitos "comuns" ou Caturras?

Um abraço, Pedro Leite.
109876543210
Membro
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm
Localização: Scooby, Nina e Polly

quarta jul 08, 2009 10:33 pm

Obrigada por me ajudar :) .
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sexta jul 10, 2009 4:59 pm

Aves provenienentes de uma loja, na minha experiência e pelos conhecimentos que tenho, raramente dão bons resultados, a não ser que, a pessoa a queira colocar numa gaiola sem se chatear muito com isso. Mesmo assim, eu não aconselho, as lojas de animais são boas para se comprarem acessórios ou alimento, mas animais... nunca. Na maioria das vezes nem sequer estão bem tratados ou adequadamente tratados de acordo com aquilo de que necessitam e o pessoal raramente tem formação, principalmente nas espécies mais exóticas. As aves estão muitas vezes doentes (e isso já observei em diversas lojas) e completamente em stress, depois, muitas vezes, chegam a casa dos novos donos e morrem e claro, a culpa NUNCA é da loja. Um criador é sempre a melhor opção, se possível para acabar de criar à mão ou recém saída do ninho. Quanto a periquitos e caturras, para quem já teve diversos periquitos "domesticados", embora não criados à mão e 3 caturras (agora só tenho uma que me foi oferecida assim que saíu do ninho), de longe as caturras são bem mais interessantes e meigas.

Mas são opiniões, claro.

Boa sorte!
Cumprimentos
109876543210
Membro
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm
Localização: Scooby, Nina e Polly

sexta jul 10, 2009 7:25 pm

Kikas123, a minha caturra não foi comprada na loja, não pus essa informação peço desculpa. Mas comprei num sítio parecido, no mercado. O senhor que ma vendeu cria caturras, mas acho que não são caturras criadas à mão, a minha não me bica nem mostra agressividade alguma, apenas foge ela agora aproxima-se um pouco mais mas não nos deixa tocar nem dar comida à mão.
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sexta jul 10, 2009 9:32 pm

109876543210 Escreveu:Kikas123, a minha caturra não foi comprada na loja, não pus essa informação peço desculpa. Mas comprei num sítio parecido, no mercado. O senhor que ma vendeu cria caturras, mas acho que não são caturras criadas à mão, a minha não me bica nem mostra agressividade alguma, apenas foge ela agora aproxima-se um pouco mais mas não nos deixa tocar nem dar comida à mão.
Então é só ter um pouco de paciência, duvido que tenha sido criada à mão, e depende muito das condições em que o criador a tinha. Mas se não é agressiva tem de lhe dar apenas tempo para que se habitue ao contacto humano. Poderia estar num viveiro em que tivesse pouco ou nenhum contacto com humanos, por exemplo. Ou o criador poderá nunca lhe ter dado atenção sequer.

A minha não aceita comida das minhas mãos, apesar de ser completamente dócil e de adorar festas e andar solta, mas também só gosta de estar comigo, já com o resto da família é bastante refilona. Não foi criada à mão, mas foi-me oferecida com cerca de mês e meio a dois meses de idade, ou seja, recém saída do ninho. O que quer dizer que o que serve para umas aves não serve para outras, a minha foi conquistada com festas e paciência já que guloseimas, não a atraíram. Tem de descobrir o que funciona melhor com a sua. Boa sorte!
Cumprimentos
109876543210
Membro
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm
Localização: Scooby, Nina e Polly

sexta jul 10, 2009 10:11 pm

Pois. Eu já reparei que ela gosta muito de amendoins, mas como isso é mais para papagaios, não lhe dou muitos porque podem-lhe fazer mal. Ela também como está cá à pouco tempo não lhe vou mexer muito. Ela às vezes até se mete connosco :D
Obrigada pelas dicas
moba
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 17, 2007 10:18 pm

domingo jul 12, 2009 6:46 pm

eu tenho uma caturra que me ofereceram na terça(7/7/09) passada depois de saber que passei nos exames. e na quarta punha-lhe sementes entre as grades e ele vinha. quinta já metia a mão dentro com semente e tambem vinha e entre sexta e hoje tenho insistido tentar meter um dedito para fazer festinhas mas ainda se afasta quando é altura de festas.

gostava de saber a quem ja domesticou como começou para eles aceitarem festas.
tipo se eles é que vinham enroscar a cabeça na mão se eram vocês que la iam. coisas desse género.

obrigado :D
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda jul 13, 2009 9:22 am

Por isso falei em paciência, não se devem forçar as festas, quando as aves se sentem à vontade, elas próprias se chegam a nós. Umas levantam a asa, porque é aí que gostam de ser "coçadas", outras baixam o pescoço, porque preferem na nuca. Não se devem é forçar os contactos. A minha, foi por observação, ao observar as minhas outras aves, que foram criadas à mão, "convenceu-se" de que eu até podia ser uma boa amiga e começou a deixar que lhe tocasse. Agora não me larga :)

Mas, como disse, o que funciona para uns não funciona para outros. A minha caturra, apesar de ser um doce, não aceita comida das minhas mãos, logo, essa estratégia não funcionaria.

Deve ter cuidado com as guloseimas e procurar alternativas aos amendoins ( que não são só para papagaios, em geral, todos os psitacídeos, até periquitos, que também são papagaios, gostam), a minha adora feijão verde, agrião, couve, maçã. Por isso, são essas as "guloseimas" que lhe dou. Mesmo a mistura de sementes que lhe dou é sem girassol, para ter menos gorduras. Tentei habituá-la a granulado mas desisti, foi mais teimosa do que eu :).

Boa sorte!
Cumprimentos
Bfddone
Membro
Mensagens: 147
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm
Localização: De muitas especies

segunda jul 13, 2009 9:40 am

pedroleite13 Escreveu:Só mais uma pequena perguntinha!

Quais tem maiores possibilidades, de se tornarem dóceis (domesticados)?
Piriquitos "comuns" ou Caturras?

Um abraço, Pedro Leite.
As caturras sendo aves de maior porte terão a partida menos "medo" de ti que os periquitos. Ja consegui domesticar ambos e confirmo que as caturras são mais fáceis e apegadas aos donos.

Cumprimentos
Vicente20GT
Mensagens: 4
Registado: sexta jul 17, 2009 12:59 pm

sexta jul 17, 2009 1:09 pm

ora boas pessoal, eu nao queria tar a abrir um novo topico, e espero que o criador deste topico nao fique chateado de colocar aqui a minha duvida.

Eu vim trabalhar para coimbra, moro em lisboa.. vivo sozinho numa vivenda e estou a pensar em adquirir uma ave... mais especificamente uma caturra... escolhi a caturra porque tenho familiares que ja tiverem exemplares e adoro o passaro.
A minha duvida é a seguinte... a caturra aguenta-se bem durante o dia na rua e a noite dentro de casa ? ou é muito stress para ela andar sempre a trocar a gaiola de sitio ?

ja agora, e se nao for pedir de mais qual é a gaiola indicada para caturras e existe algum criador na zona de Sintra ?

cumpz. e fico a aguardar uma resposta.
bmvr
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: quinta jul 16, 2009 4:44 pm

sexta jul 17, 2009 3:32 pm

as caturras sao muito mais facil de habituares a ti du que um piriquito e muito mais meigas a caturra quando se pega a uma pessoa e dificil de se despegar quero dizer com isto que é amiga do seu amigo . quando ela ja tiver a cumer na tua mao , pegalhe com a mao devagarinho e sentate num sitio calmo pondo-a na tua barriga e a fazer lhe festas nao fassas nem deicches que ninguem fassa movimentos bruscos ...
´vai resultar de certeza boa sorte...!!
moba
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 17, 2007 10:18 pm

sexta jul 17, 2009 6:34 pm

pois mas a minha ja come na mão. ou seja meto a semente nos dedos e ela vem tirar meto na palma da mão e tambem tira mas nunca subindo para a mão, e se tento por o dedo nela ou por baixo da barriga para subir ela ou foge ou faz o movimento com a cabeça como tivesse a dar uma turra para tirar a mão.

sabe se é normal ou então a minha caturra apenas não esta para alinhar nisso?
Responder

Voltar para “Aves”