Olá a todos!!
Acabei de aderir ao vivapets, pois estou tão "apaixonada" pelas minhas chinchilas que pensei em partilha-las com todos:)
Tenho uma pergunta (ou duas vá..) para quem já possa ter feito criação de chinchilas. Acabei de comprar um macho bebé que deve ter cerca de 6 semanas. Por enquanto esta junto com as meninas (com cerca de 1 ano cada uma) pois dão-se muito bem. Gostava de fazer criação, mas queria que fosse controlado, só quando o macho tivesse maturidade física para isso, e quando achasse que era boa altura.
Qual será a melhor altura para o separar da fêmeas?
Quando acasalarem, como é que sei se a fêmea ficou prenhe?
E qualquer outra dica sobre filhotes e criação que possam dar, agradeço;)
Recém-chegada / chinchilas bebés
Antes de mais, BENVINDA =)
A partir dos 6-7 meses de vida, as chinchilas atingem a sua maturidade sexual e podem começar a procriar. Podem ter uma ou duas ninhadas por ano, sendo mais comum apenas uma. Podem nascer de 1 a 6 filhotes, embora a média seja de 2 por cria. O cio ocorre em média a cada 28 dias e a gestação dura, também em média, 111 dias.
Boa Sorte
A partir dos 6-7 meses de vida, as chinchilas atingem a sua maturidade sexual e podem começar a procriar. Podem ter uma ou duas ninhadas por ano, sendo mais comum apenas uma. Podem nascer de 1 a 6 filhotes, embora a média seja de 2 por cria. O cio ocorre em média a cada 28 dias e a gestação dura, também em média, 111 dias.
Boa Sorte
-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
- Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)
Eu tenho chinchilas mas não sei muito sobre a sua criação porque tenho duas fêmeas. Mas há uns tempos quis comprar um macho para juntar às minhas duas pimpolhas e uma amiga que é criadora desaconselhou-me a ter um trio junto na mesma gaiola, por isso desisti da ideia. Ela diz que já tinha experimentado trios e desistiu passado pouco tempo porque quando uma fêmea ficava gravida e a outra não, a fêmea que não tinha bebés tendia a matar os que nasciam da outra fêmea. Não sei se é comum, mas não é uma coisa que quisesse arriscar.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Nunca é demais acrescentar que como qualquer roedor a chinchila entra imediatamente em cio após o parto e que se deve separar o macho durante uns dias, antes do parto e a seguir.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
Sinceramente não aconselho a separar o macho da fêmea após o parto, pois corre o risco de a fêmea não o aceitar de volta quando os tentar juntar outra vez e, além disso, não é certo que a fêmea engravide outra vez de seguida!
À cerca dos trios não sei muito bem como funciona, pois sempre tive casais...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am
É o mais certo.jos8 Escreveu:Sinceramente não aconselho a separar o macho da fêmea após o parto, pois corre o risco de a fêmea não o aceitar de volta quando os tentar juntar outra vez e, além disso, não é certo que a fêmea engravide outra vez de seguida!
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p> Não me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
<p> Não me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Em cerca das 5 ninhadas que as minhas chinchilas tiveram apenas aconteceu uma vez a fêmea ter duas seguidas, e eu nunca separei o macho da fêmea. Mesmo no caso em que houve duas seguidas não houve qualquer problemas com as crias ou com a mãe!
E pelo que falei (na altura em que arranjei ass chinchilas) com o presidente do Clube Chinchila Portugal (que depois passou a pertencer a APROME) ele também me disse que não era certo que acontecesse; penso até que ele também não separava as suas chinchilas, mas como foi há alguns anitos já não me recordo muito bem.
E pelo que falei (na altura em que arranjei ass chinchilas) com o presidente do Clube Chinchila Portugal (que depois passou a pertencer a APROME) ele também me disse que não era certo que acontecesse; penso até que ele também não separava as suas chinchilas, mas como foi há alguns anitos já não me recordo muito bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
É tão certo como nós estarmos todos a responder ao tópico. Daí ser SEMPRE aconselhada a separação, aliás, o mesmo acontece em qualquer roedor, as fêmeas assim que parem entram de imediato em cio.jos8 Escreveu:Sinceramente não aconselho a separar o macho da fêmea após o parto, pois corre o risco de a fêmea não o aceitar de volta quando os tentar juntar outra vez e, além disso, não é certo que a fêmea engravide outra vez de seguida!
Quando se diz separar o macho da fêmea não é por um mês, é uns dias antes do parto e mais uns quantos a seguir. Muitas vezes não aceitam é um facto, mas antes ter 2 chinchilas separadas que ter uma fêmea a fazer ninhadas consecutivas.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
concordo a 100% com a kitten. as fêmeas devem estar um tempo separadas dos machos. não é aconselhável terem várias ninhadas seguidas porque há o risco de as crias terem problemas e das mães ficarem desgasatadas muito cedo...
quanto ao macho com 6 semanas... é errado estar separado da mae. devia ter aguardado até aos 2 meses, no minimo. nao o junte com as femeas. deixe passar uns meses antes de procriarem. saõ muito queridos, mas temos de, antes de mais nada, zelar pela saúde deles. deixe-o crescer. há problemas nos chins que surgem mais tarde... cuidado com decisoes precipitadas.
quanto ao macho com 6 semanas... é errado estar separado da mae. devia ter aguardado até aos 2 meses, no minimo. nao o junte com as femeas. deixe passar uns meses antes de procriarem. saõ muito queridos, mas temos de, antes de mais nada, zelar pela saúde deles. deixe-o crescer. há problemas nos chins que surgem mais tarde... cuidado com decisoes precipitadas.