Racao e comida normal...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nunomdl
Membro
Registado: segunda jul 21, 2003 10:49 am

segunda ago 11, 2003 2:18 pm

Queridos foristas,

Tenho um problema. Por motivo de ferias a minha cadela teve que ficar 2 semanas em casa dos meus Pais e 2 semanas em casa dos Pais da minha esposa. Acontece que antes de ir a cadela comia sempre muito satisfeita a sua racao (eu dou-lhe Hill's normalmente aquela que dizem que tem arroz e borrego, mas nao me pareceu nada disso), ate a mudanca de racao junior para Adulto correu sem qualquer problema. Agora depois de vir para casa outra vez nao toca na racao, ja desde Sabado que a cadela nao come e estou a ficar preocupado.

O problema foi que quem ficou com ela achou, apesar de eu ter deixado a racao, que o animal se sentia infeliz so com aquelas bolinhas secas e passou a dar-lhe na refeicao da noite comida cozinhada...

Ela tinha um pelo muito bonito e brilhante e agora esta sem brilho nenhum...
Podem dar-me alguns conselhos de como faze-la voltar a racao. Ja experimentei ontem juntar racao a comida cozinhada mas a cadela escolheu o que queria comer e a racao deixou para quem a quisesse... :(

Regards
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda ago 11, 2003 2:28 pm

Quando ela tiver fome vai comer... ;) Mas talvez fosse bom dar-lhe comida caseira de vez em quando (aos meus o dia da refição caseira é ao sábado). Para o pelo voltar a ter brilho dê-lhe banana, que dá brilho e força.
ANIFI
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 12:12 pm
Localização: Kaiser (rottweiler ), 2 pássaros ( Romeu e Julieta )

segunda ago 11, 2003 2:39 pm

Na minha opinião devia cortar completamente com qualquer tipo de comida que não a ração seca, é o indicado e tem tudo o que precisam, é claro que ela vai medir forças consigo mas há que resistir e deixá-la passar um pouquinho de fome, quando ela vir que não lhe fazem a vontade volta ao normal. Experimente juntar um pouco de água quente e misturar o cheiro puxa !!! Eu fiz isso com o meu numa situação semelhante e resultou, mas durante 3 dias não comeu nada, até que desistiu ! Boa Sorte !
Cumpts
Ana
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda ago 11, 2003 2:46 pm

ANIFI Escreveu:devia cortar completamente com qualquer tipo de comida que não a ração seca, é o indicado e tem tudo o que precisam
Porquê? A comida caseira faz-lhes muito bem: tem dose reforçada de gorduras e glícidos, que ajudam no inverno e dão mais energia e, sobretudo, tem vegetais frescos e fruta (que eu saiba a ração não tem). A veterinária até me recomendou que eu lhes desse esse tipo de comida de vez em quando, para variar e para reforçar os nutrientes fornecidos pela ração.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda ago 11, 2003 2:47 pm

Pois os cães são mesmo teimosos, o meu bubble já perdi a conta das vezes que lhe mudei a ração por causa da mania de não comer. Quando era mais novo comia ração, mas como trabalho em lisboa e vivo no barreiro deixava a chave da minha casa com a minha mãe para ela ir leva-lo á rua, ela achou que o bichinho não comia e passou a dar-lhe comida da nossa sempre que lá ia e via que ele não tinha comido....resultado acabou por ficar doente com uma grastroentrite e não morreu porque foi muito bem assistido, desde aí tem sido sempre um braço de ferro, ele passa dois três dias e acaba por ir comer, se vir que ele não come, mudo a marca da ração e ele começa outra vez a comer, até voltar a enjoar-se e não comer nada de nada. Faça como outros foristas já lhe disseram, não lhe dê nada, deixe passar fome que quando não aguentar come, ou então se vir que ele não cede, faça como eu troque a ração, mas não lhe dê comida cozinhada porque não lhe faz bem. Uma boa ração serve perfeitamente. ;)
ladyxzeus
Membro Veterano

segunda ago 11, 2003 2:55 pm

Esqueci-me de dizer que a comida a comida que lhes dou (feita por mim) não se parece em nada com comida de pessoas. Até cheira bem, mas é completamente diferente!!! (isto só para defender a minha causa de cozinheira... ;) )
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda ago 11, 2003 3:02 pm

Não tenho muito mais a acrescentar, relativamente ao que já foi dito.
Realmente existem pessoas que com a intenção de ajudar, só "estragam"! (onde é que eu também já assisti a isto? :roll: ).
Continue a dar a ração à sua cadela....nada de refeições caseiras, senão, nada feito! Ela quando tiver fome, irá outra vez para a ração; só está mais "persistente" agora pela goludice da comida caseira!
Não ceda!
;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda ago 11, 2003 3:08 pm

Porquê? A comida caseira faz-lhes muito bem: tem dose reforçada de gorduras e glícidos, que ajudam no inverno e dão mais energia e, sobretudo, tem vegetais frescos e fruta (que eu saiba a ração não tem).

:o :o :o :o sempre se ouve cada uma....
experimente colocar óleo de milho por cima da ração. acredite que faz milagres :D :D
Sweetcookie
Membro
Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm

segunda ago 11, 2003 3:20 pm

A Cookie só come ração mas claro que ela prefere um petisco...

Chega a estar 1 a 2 dias sem comer e por vezes cozo frango (sem sal) e com a água faço canja para ela com arroz ou massas. Depois ponho em cima da ração.

É uma limpeza!!! ;)
sandrobernardo
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 10:50 am
Localização: 3 Cães 1 castro laboreiro 1 Rhodesian Ridgeback 1 SRD; Caturras

segunda ago 11, 2003 3:28 pm

ladyxzeus Escreveu:
Porquê? A comida caseira faz-lhes muito bem: tem dose reforçada de gorduras e glícidos, que ajudam no inverno e dão mais energia e, sobretudo, tem vegetais frescos e fruta (que eu saiba a ração não tem). A veterinária até me recomendou que eu lhes desse esse tipo de comida de vez em quando, para variar e para reforçar os nutrientes fornecidos pela ração.
[/quote]

ladyxzeus, pode sempre abrir um negócio de comida caseira para cães. Quem sabe a moda pega? Se tiver sucesso quero a minha comissão, tá? As ideias não são de borla.
Falando sério, uma vez por outra, julgo que não existe problema, na comida caseira, agora sistematicamente e com esses argumentos de ser melhor a nivel de ingredientes...!!!!
A n~so ser que se tenha especializado em dietética canina!
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

segunda ago 11, 2003 3:28 pm

NADA A ACRESCENTAR...

DA-LHE A RAÇÃO ESPERA 20 MINUTOS, SE NÃO COMEU TIRA A RAÇÃO FORA ... ATE QUE O SEU CÃO HÁ-DE COMER
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda ago 11, 2003 3:37 pm

nunomdl,

Por causa do pelo com pouco brilho tenho uma experiência semelhante. A goldie não tinha muito brilho no pelo ( e só comia Royal Canin) e o veterinário aconselhou a por um fiozinho de azeite na ração. Funcionou maravilhosamente, o pelo está brilhante.
Em relação à comida... isso é um problema.
A Goldie teve problemas com parasitas enquanto era bebé, até aos 4 mese, não moriam... andava sempre com ela no veterinário. Ele dizia-me para dar franguinho cozido com arroz... pois!!!! Quem pega na ração depois???
Ela chega a passar 2, 3 dias sem comer...
É complicado. Experimente mudar e ração. A Hill's é boa, mas existem semelhantes.
A partir do momento em que se dá comida caseira é complicado voltar atrás... eles aperceberam-se de que existem coisas melhores e diferentes.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda ago 11, 2003 4:39 pm

Olá

Isto já aqui foi dito vezes sem conta, mas inevitavelmente lá terá que repetir-se.

Há meia dúzia de princípios que devem ser seguidos. São princípios reconhecidos pelos veterinários e confirmados pelos utilizadores.

1ª Uma boa ração é um alimento completo, não sendo necessário nem conveniente adicionar outros ingredientes.

2º Não se deve variar a comida ao cão. Se se optou por uma qualidade de ração, deve manter-se e, se for caso de mudar, a mudança deve ser gradual, misturando uma na outra lentamente. O organismo do cão é diferente do nosso. Enquanto nós necessitamos de variar a alimentação, com o cão acontece exactamente o contrário. Por isso é que a ração deve conter (se for boa contém mesmo) os nutrientes necessários e suficientes.
Quando se varia a comida o cão fica com diarreia e gazes e pode provocar-lhe problemas graves no aparelho digestivo.

3º Uma ração barata não garante uma boa alimentação (não se fazem omoletes sem ovos).

4º Se há o hábito de dar comida semelhante à nossa ao cão, embora não seja necessário, deve tomar-se as seguintes precauções:
a) Confeccionar de preferência carne magra de frango ou de bovino, sem sal, com um pouco de massa ou de arroz.
b) Misturar esta comida na ração, mas diariamente e não só de vez em quando.
c) Mas o ideal é dar mesmo só a ração.

5º Para o cão se habituar a comer a ração ou a tolerar melhor, adicionar um pouco de óleo de milho ou de soja a temperar. Ele come com mais satisfação e o óleo faz-lhe bem ao pêlo.

Isto e muito mais está aqui nesta página para quem quiser ler:
http://whippetp.no.sapo.pt/Alimentacao.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 11, 2003 7:28 pm

Quanto a mim, a ração se for boa é completa e por isso o cão não necessita de mais nada. Agora, á laia de mimo, podemos dar por vezes uns petiscos - só que há ter atenção ao que se dá e que nesses dias a ração deve ser diminuida.
A Shiva come maçã, laranja, ovo cozido, queijo extra magro, pão duro (com mais de 3 dias) , carne magra e peixe de vez em quando. Mas é só por premio. Normalmente de 15 em 15 dias e nem sempre. E só uma destas coisas, e não todas ;)

Experimente por uma pitada de levedura de cerveja na ração...costuma resultar quando eles perdem o apetite.

Boa sorte!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda ago 11, 2003 8:07 pm

[quote=sea]
nunomdl,

Por causa do pelo com pouco brilho tenho uma experiência semelhante. A goldie não tinha muito brilho no pelo ( e só comia Royal Canin) e o veterinário aconselhou a por um fiozinho de azeite na ração. Funcionou maravilhosamente, o pelo está brilhante.
[/quote]

Olá, sea. Se isso aconteceu, só podemos tirar uma conclusão - a ração que lhe dava não tinha ácidos gordos na quantidade necessária. Uma boa ração dispensa suplementos, a não ser por motivos de doença.

Eu partilho da opinião de vários foristas que responderam neste tópico: ponha-lhe a ração, espere 10/15 minutos e volte a tirar-lha. Só comerá na próxima refeição. O instinto de sobrevivencia fará o resto - e os cães têm um grande instinto de sobrevivência.

O que acontece é que normalmente o "tratamento" provoca mais sofrimento aos donos que aos bichos...

Boa sorte

José Carlos
Responder

Voltar para “Cães”