Publiquei um tópico referente a "Hotel para aves" a 14 de Junho, onde expûs dúvidas sobre viajar com a minha caturra Juanito de avião para São Miguel (Açores). O meu principal receio prendeu-se com o trauma que poderia advir desta viagem e que alternativas existiam para deixar Juanito em condições.
Assim, desde São Miguel retrato a aventura e adaptação do Juanito a esta viagem. Comprei uma transportadora de hamsters de dimensão suficiente para que fizesse uma viagem (minimamente) confortável. Provisionei comida e algodão embebido em água e lá partimos. É claro que Juanito econtrava-se um tanto assustado. Mas não tive qualquer solução, visto que nos mudamos permanentemente para a ilha. Os documentos que nos acompanharam foram o Boletim de identificação para animais exóticos (assinado por uma veterinária de aves) e uma declaração onde adquiri a ave. No check-in tomaram o seu peso (82 gr) e paguei um kilo de excesso de bagagem. Assinei um termo de responsabilidade previsto pelo regulamento de transporte de animais vivos. Ainda confirmei se o poderia levar comigo na cabine, mas tal não foi possivel. Quando aterramos, deram-me Juanito em mãos e encontrei muito mais calmo do que quando partiu. Ele adaptou-se gradualmente, nunca deixando de comer. Ao fim de dois dias começou a cantar a explorar a gaiola. Encontra-se agora em perfeita saúde. Canta divininamente a família Addams como sempre cantou.
Fico muito aliviada e contente por tudo ter corrido bem. Agora Juanito é um passarinho mais feliz, pois tem natureza e imensos passarinhos que acompanham as suas cantigas

Obrigada a todos os que se ofereceram para tomar conta dele, e as suas sugestões.
Um abraço
Zervana