Xisto para terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Stark
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

domingo jul 12, 2009 2:15 pm

Boas,

Estou a construir um terrário para gecko leopardo e gostaria de colocar algumas estruturas de xisto para criar um ambiente mais natural.

As minha perguntas são:

- Qual o material mais aconselhado para "colar" as estruturas de xisto? Algum tipo de silicone não tóxico, silicone de aquário, ...?

- Que tratamento deverei dar às pedras? (Água com sal a ferver chegará?)

Aproveito também para deixar algumas imagens do que já fiz, se virem algo de errado, pfv avisem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As dimensões são 80x45x50 (comp.*larg.*altura).

As placas são de madeira de pinho. Sei que com o aquecimento poderá libertar vapor tóxico, por isso é que o interior levou um tratamento de verniz incolor, inodoro e não tóxico e já tem estado a "arejar" há duas semanas e ainda ficará durante algum tempo (depois do qual ligarei a lâmpada de cerâmica, que chegará em breve, também durante um número considerável de dias). Durante esses dias aproveitarei para fazer testes ao aquecimento, termostato, termómetro e iluminação nocturna (night glo de 25W).

As "portas" serão duas placas de acrílico deslizantes (nas pequenas calhas brancas que se podem ver nas fotos) desmontáveis (para facilitar a limpeza).

Os respiradouros (com rede mosquiteira) têm uma dimensão de 20x20 e o substrato de fundo irá ser papel de cozinha.

Cumprimentos :wink:
C.R.
Fabluis
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:42 pm

domingo jul 12, 2009 2:21 pm

Boas, o silicone de aquário é uma boa hipótese, quanto ás pedras, fervendo-as com água e sal será suficiente, em relação ao terrário segundo consta o pinho deixará passar vapores na mesma independentemente do verniz, o melhor (visto que já construíste o terrario) é encontrares algo que nao deixe passar quaisquer vapores. Mas nao pe quero pronunciar muito mais devido à controversia deste assunto.

Cumprimentos e boa sorte :wink:
geckomorphs
Membro Veterano
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

domingo jul 12, 2009 2:28 pm

o verniz que usaste é com base de agua?
Stark
Membro

domingo jul 12, 2009 2:39 pm

O verniz de tratamento que usei não descasca e nem queimado liberta vapores tóxicos :wink:

Quanto à madeira de pinho, +/- dois meses a "arejar" com o tempo que está e ainda com aquecimento ligado, não vejo que haja grande problema quando receber o seu habitante (no início de Setembro)...

Obrigado
C.R.
geckomorphs
Membro Veterano

domingo jul 12, 2009 3:00 pm

eu vou-te dar um conselho, compra verniz com base de agua para isolares o terrário, porque o pinho liberta vapores mesmo com anos e para não correres riscos isola com o verniz que te indiquei...quanto as pedras de que pretendes colocar dentro do terrário lavas bem com agua e lixívia e depois passas por agua a ferver...quando dimensões do terrário na minha opinião acho ser um pouco grande para um exemplar...

cumps
Stark
Membro

domingo jul 12, 2009 3:27 pm

geckomorphs Escreveu:eu vou-te dar um conselho, compra verniz com base de agua para isolares o terrário, porque o pinho liberta vapores mesmo com anos e para não correres riscos isola com o verniz que te indiquei...
A madeira já está completamente envernizada e também já referi que o verniz não é tóxico :wink:
quando dimensões do terrário na minha opinião acho ser um pouco grande para um exemplar...
Aí as opiniões divergem muito, eu sou da opinião (baseada no que tenho lido e reforçada pela opinião de quem considero um bom criador de geckos leopardo) de que um terrário espaçoso não os stressa, antes pelo contrário.

Para além disso, as estruturas de xisto, embora dêem uma outra dimensão aos olhos do animal, também aumentarão a complexidade do terrário, beneficiando assim este de um espaço maior mas mais "natural", ao contrário de um eventual espaço mais pequeno e "estéril".

Quanto às rochas, penso que farei um tratamento conjunto das ideias já mencionadas, com uma lavagem inicial de água e lixívia seguida da água com sal a ferver.

Obrigado
C.R.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo jul 12, 2009 4:02 pm

Com uns bons esconderijos, e um ambiente bem arranjado, esse terrário é óptimo não só para um gecko como também para 2 ou até 3(sempre com os cuidados em relação aos sexos e etc)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Stark
Membro

domingo jul 12, 2009 4:10 pm

PedroC10 Escreveu:Com uns bons esconderijos, e um ambiente bem arranjado, esse terrário é óptimo não só para um gecko como também para 2 ou até 3(sempre com os cuidados em relação aos sexos e etc)
Daqui a algum tempo... :P

Para já é só um, não só por motivos financeiros mas também porque vou testar pela primeira vez a minha capacidade para tratar de um réptil (por isso quero começar só com um para ver como me saio, embora esteja com boas expectativas) :D
C.R.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo jul 12, 2009 4:20 pm

Vais ver que daqui a uns tempos, não vais ter só um 8) 8) 8)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo jul 12, 2009 4:54 pm

Stark Escreveu:
Para já é só um, não só por motivos financeiros mas também porque vou testar pela primeira vez a minha capacidade para tratar de um réptil (por isso quero começar só com um para ver como me saio, embora esteja com boas expectativas) :D
Acho essa atitude bastante responsável e nota-se que andaste a fazer o trabalho de casa, para além de retirares alguma coisa de útil do tópico dos terrários. A minha pergunta é: porquê ferver em água com sal? Eu costumo ferver tudo em água normal com um volume de lixívia muito pequeno para ficar bem diluído e depois meto no forno alguns minutos (faço isso desde as pedras ao substrato), lavando depois tudo de seguida e deixando secar.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Stark
Membro

domingo jul 12, 2009 5:17 pm

Obrigado Psynapse.

A água a ferver com sal é o que tenho lido em fóruns, penso que será para combater ao mesmo tempo micro-organismos hipertermófilos e halófilos extremos, embora não tenha conhecimento de nenhum em particular que cause algum malefício aos répteis.

Deve ser uma medida preventiva, destruição não só por temperatura como também por salinidade elevada.

Mas isto sou eu a conjecturar, de facto não faço ideia de qual a razão para a sugestão de tal "tratamento"...
C.R.
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

domingo jul 12, 2009 5:23 pm

Nao te posso ajudar muito so quero dizer que fico a espera de mais fotos quero ver como vai ficar a tua ideia e ja agora boa sorte para os geckos
Stark
Membro

domingo jul 12, 2009 5:28 pm

Obrigado, eu vou actualizando :wink:
C.R.
Stark
Membro

domingo jul 12, 2009 5:38 pm

PedroC10 Escreveu:Vais ver que daqui a uns tempos, não vais ter só um 8) 8) 8)
Só vi agora a sua mensagem, caro "colega" Pedro :D

Pois, é muito provável... Quem fica a ganhar é o Cal :P

(Tens PM)
C.R.
geckomorphs
Membro Veterano

domingo jul 12, 2009 5:40 pm

se tu dizes que o verniz não é tóxico, tu la sabes...tu dizes o que terrario está com as medidas ideias e que foi feito com base na opinião de alguém que consideras um bom criador, óptimo....espero que tenhas boa sorte com o gecko...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”