Teoria da "Dominância" facto ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jul 06, 2009 7:38 am

jcsousa Escreveu:O problema estará no "quanto baste"... o que admite é que é dominante o quanto baste em relação ao cão. E que, consoante o cão, terá necessidade de ser mais ou menos dominante. Se lhe quiser chamar outra coisa está no seu direito. Mas, nas suas próprias palavras, o doglover manda e o cão obedece, mesmo que não queira.
Se lhe chamo outra coisa ... é porque não lhe chamo dominância ... chamo-lhe liderança, por isso não faça das minhas palavras coisas que não são, cada palavra tem um significado, se lhe chamo outra coisa é por que acho que é outra coisa.

Eu não imponho as minhas ordens como você, negoceio o que quero em troca do que o cão quer ... e assim imponho o que quero a um cão de 5 Kgs ou de 50 Kgs, basta achar o que ele quer, e em vez de mim até pode ser uma criança de 8 anos, por exemplo a impor o que quer a um rott ou dogue argentino ou o que quiser.

Sim nós excluimos os métodos aversivos ... porque não precisamos deles só isso ... não é pra contrariar ... é por serem inuteis.
doglover80
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 7:53 am

PauloC1 Escreveu:
Bem, o jeito foi ficar distraindo o "menino" enquanto o veterinário não chegava.
Já agora, que dominância eu poderia ter sobre esse cão?
Obviamente que nenhuma! O cão não o conhecia de lado nenhum porque carga de água o deveria conhecer como superior? A não ser que estivesse disposto a confrontar-se com ele, o que de todo nao seria uma boa ideia.
Nem tudo ao mar e nem tudo à terra, porque 'os tradicionais' não excluem o uso de metodos positivos, o que parece é que os defensores dos metodos positivos é que excluem tudo o resto!
Então se o cão não o "reconhecia como dominante" porque é que respondia ao ser chamado e interrompia a agressão?

Há aqui outra explicação qualquer que está a escapar ... parece-me.
doglover80
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 8:03 am

PauloC1 Escreveu:
Cantarino Escreveu:
PauloC1 Escreveu:A não ser que estivesse disposto a confrontar-se com ele, o que de todo nao seria uma boa ideia.
Nem tudo ao mar e nem tudo à terra, porque 'os tradicionais' não excluem o uso de metodos positivos, o que parece é que os defensores dos metodos positivos é que excluem tudo o resto!
Seria uma péssima ideia, sim senhor. :lol:
Na verdade ele atacou treis pessoas, e em todas essas vezes ele acatou o meu chamado. Foi a razão da pergunta.
Já agora, o fato de que não usamos aversivos irrita vocês?
Eu não estou dizendo para pararem, apenas estou expondo um outro ponto de vista.
Eu falo por mim. O facto de nao usarem metodos aversivos não me irrita. Aliás, já estou como o Sousa, se se pudessem só usar metodos positivos era uma maravilha. O que 'irrita' é alguém dizer que a dominância é um mito e que a posição de alfa numa matilha se consegue apenas com diplomacia e bons laços familiares. E, pior, se use esses argumento para justificar que o treino deve ser EXCLUSIVAMENTE com metodos positivos eem NENHUMA CIRCUNSTANCIA recorrendo a metodos aversivos.
Dizer que na nossa opinião não existe dominancia entre pessoas e cães não é um argumento para usar o método de treino positivo.

Existem treinadores positivos que acreditam na dominancia e usam os métodos positivos na mesma. Uma coisa não impede a outra nem vice versa.

Este assunto vai muitas vezes cair na conversa acerca do método de treino porque os métodos aversivos são muitas vezes usados tendo como justificação a afirmação como alfa por parte do treinador de modo a que o cão siga as suas ordens ...
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jul 06, 2009 8:29 am

Se lhe chamo outra coisa ... é porque não lhe chamo dominância ... chamo-lhe liderança
Bem, se o cão cumpre uma ordem mesmo sem lhe apetecer, repito que você lidera a relação, ou domina a relação. Para mim é o mesmo, em termos práticos. Se atinge essa relação por métodos positivos ou não, isso é indiferente.
Existem treinadores positivos que acreditam na dominancia e usam os métodos positivos na mesma. Uma coisa não impede a outra nem vice versa.
Nisso estamos de acordo.
doglover80
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 9:17 am

jcsousa Escreveu:
Se lhe chamo outra coisa ... é porque não lhe chamo dominância ... chamo-lhe liderança
Bem, se o cão cumpre uma ordem mesmo sem lhe apetecer, repito que você lidera a relação, ou domina a relação. Para mim é o mesmo, em termos práticos.
Em termos práticos tem o mesmo resultado realmente mas se eu opto por não impor nada porque não acredito na dominancia então isso quer dizer que talvez ela não exista.

Quando digo que se eu lhe der uma ordem ele tem que a cumprir, não estou a dizer que imponho o seu cumprimento, estou a dizer que construo um comportamento desde o inicio de modo a que quando necessário isso aconteça ... e acontece mesmo.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 06, 2009 10:45 am

Em termos práticos tem o mesmo resultado realmente mas se eu opto por não impor nada porque não acredito na dominancia então isso quer dizer que talvez ela não exista.
O amigo diz que não impõe nenhum comando, mas há uns posts atrás dizia que o faz de uma forma "autoritária o quanto baste". Ora, conforme a sensibilidade do cão, a tom autoritário da voz ou a postura corporal podem ser, por si, estímulos aversivos...

Deixo uma questão à sua reflexão - a dominância intra específica, em que pelos vistos todos acreditamos, nem sempre é assumida pela força. Há casos esporádicos em que os melhores caçadores da matilha são aceites pela sua habilidade venatória, sendo portanto determinantes na obtenção de recursos.

Com isto dou por terminada a minha intervenção neste tópico, uma vez que já nos estamos a repetir.
doglover80
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 11:08 am

jcsousa Escreveu:
O amigo diz que não impõe nenhum comando, mas há uns posts atrás dizia que o faz de uma forma "autoritária o quanto baste". Ora, conforme a sensibilidade do cão, a tom autoritário da voz ou a postura corporal podem ser, por si, estímulos aversivos...

Deixo uma questão à sua reflexão - a dominância intra específica, em que pelos vistos todos acreditamos, nem sempre é assumida pela força. Há casos esporádicos em que os melhores caçadores da matilha são aceites pela sua habilidade venatória, sendo portanto determinantes na obtenção de recursos.

Com isto dou por terminada a minha intervenção neste tópico, uma vez que já nos estamos a repetir.
Se estou irritado por ele não vir quando o chamo, claro que na minha voz é transmitida essa minha irritação ... e ele percebe claro ... isto é dominância? Não me parece que milhares de anos de convivência fiquem só por ai.

Muito bem, você acredita ... eu não!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 06, 2009 11:12 am

Por isso mesmo é que o tópico se tornou redundante, nada tendo os últimos posts a adicionar à discussão. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

doglover80
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 11:42 am

dinodane Escreveu:Por isso mesmo é que o tópico se tornou redundante, nada tendo os últimos posts a adicionar à discussão. :wink:
Também acho que está esgotado o tema ... não vai evoluir mais do que o fez até aqui.

Dou também por terminada a minha participação neste tópico
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 13, 2009 7:16 pm

Apenas uma "actualização de dados" para o doglover...

Por indicação sua, comprei o livro "Schutzhund obedience", da Shela Booth, a tal do treino positivo.

Não sei se você atirou com o nome para o ar (e nesse caso e pouco sério) ou não sabia mesmo (e nesse caso devia ter ficado caladinho). O que sei é que a Sheila Booth defende as famigeradas correcções e, pasme-se!, com o colar de bicos!!!!

Ptrimeiro foi a Estanislau com os Starke Pfoten, agora foi o doglover com a Sheila Booth. Acham mesmo que assim credibilizam as vossas posições?

Cumprimentos e... para a próxima vejam se sabem do que estão a falar.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 13, 2009 8:29 pm

Busted... 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 13, 2009 8:35 pm

:mrgreen:
e... para a próxima vejam se sabem do que estão a falar.
OUCH!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

NunoCPNP
Membro Júnior
Registado: segunda out 20, 2008 7:39 am

segunda jul 13, 2009 10:30 pm

ia responder, mas o bom senso que é coisa que falta ao "sousa" apoderou-se de mim... enfim...

PS - e para a próxima compre o livro certo :roll:
Última edição por NunoCPNP em segunda jul 13, 2009 11:09 pm, editado 2 vezes no total.
doglover80
Membro Veterano

segunda jul 13, 2009 10:51 pm

Como lhe disse os grupos de discussão estão a começar, isso quer dizer que existem pessoas interessadas em falar acerca de treino positivo nos cães de protecção. Está no inicio, existe, discute-se, e vamos lá chegar ... não se preocupe que eu também não.

As suas descobertas não me causam nenhuma preocupação ... eu sei do que falo, embora às vezes não saiba escrever da melhor maneira.

Espero que para além de aprender a usar coleiras de bicos aprenda também tudo o resto ... e depois via a diferença ... :wink:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda jul 13, 2009 11:00 pm

E por falar em treinos positivos, negativos, etc...........

Como comentam vocês o tipo de treino da série da National Geographic "The Dog Whisperer" (o encantador de cães), treino esse baseado exclusivamente na aplicação da dominancia ao nivel da psicologia canina?
Bloqueado

Voltar para “Cães”