criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Marguij
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 3:10 pm

segunda jul 13, 2009 2:41 pm

Boa Tarde a todos,
Como forista assídua do Arca e vendo que a questão criadores com ou sem afixo é deveras debatida, gostaria de saber: afinal quem é que pode ser criador? :?
Esta questão faz parte de uma curiosidade que ganho cada vez que vejo tópicos relacionados!
Obrigado a todos
<p>"Aquele que conhece verdadeiramente os animais &eacute; por si mesmo capaz de compreender plenamente o car&aacute;cter &uacute;nico do Homem"&nbsp; (Konrad Lorenz)</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados" (Mahatma Gandhi)</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 13, 2009 3:07 pm

Definição de "criador" segundo o Clube Português de Canicultura:

PROPRIETÁRIO DA CADELA AQUANDO DO PARTO.

Isto responde à sua questão, penso eu.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

segunda jul 13, 2009 3:14 pm

Marguij Escreveu:Boa Tarde a todos,
Como forista assídua do Arca e vendo que a questão criadores com ou sem afixo é deveras debatida, gostaria de saber: afinal quem é que pode ser criador? :?
Esta questão faz parte de uma curiosidade que ganho cada vez que vejo tópicos relacionados!
Obrigado a todos
na minha humilde opiniao....basicamente qualquer um pode ser...o mais importante é ter a femea e o macho para estes fazerem aquilo que sabem na altura que eles sabem...

se esta certo?...cada um sabe de si..quem cria, quem vende e quem compra
Marguij
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 3:10 pm

segunda jul 13, 2009 3:47 pm

muito obrigado :)
<p>"Aquele que conhece verdadeiramente os animais &eacute; por si mesmo capaz de compreender plenamente o car&aacute;cter &uacute;nico do Homem"&nbsp; (Konrad Lorenz)</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados" (Mahatma Gandhi)</p>
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

segunda jul 13, 2009 4:24 pm

Ser criador é ter uma cadela e depois ter uma ou mais ninhadas!!e ter o macho ou arranjar.

Agora o importante é escolher ou por um criador bom ou um mau...
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jul 13, 2009 5:59 pm

Se a pergunta é quem é que pode ser criador, já foi respondida porque de facto qualquer um que tenha uma cadela e consiga arranjar um macho, pode sê-lo.
O caso já muda de figura se perguntar quem é que DEVE ser criador, porque aí já nao é qualquer um. No entanto penso que a resposta a essa questao encontra-a nos milhentos tópico sobre o tema, em que se fala sobre Criadores com 'C' grande ;)
dinodane
Membro Veterano

segunda jul 13, 2009 6:13 pm

Se tivesse perguntado "quem DEVE ser criador" eu teria respondido de outra forma.

Na MINHA opinião quem deve ser criador é:

- Quem vê a canicultura como um hobby e não depende dela para viver em termos financeiros;
- Quem conhece e gosta a fundo de uma raça e cujo objectivo é produzir bons exemplares, correctos segundo o estalão e de bom temperamento;
- Quem tem uma boa cadela, avaliada em expo, bom exemplar da raça e procura um macho que a complemente e não somente um cão da mesma raça qualquer, querendo que o seu bom exemplar contribua condignamente para o stock genético e continuidade da raça;
- Quem tem disponibilidade para acompanhar os futuros donos e o produto da sua criação, bem como receber ou resgatar qualquer cão da sua criação que já não seja querido pelos seus donos.

Para já, acho que isto é o essencial.

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda jul 13, 2009 8:39 pm

Bom criador é quem faz uma criação consciente e cuidada.

Mau criador é o oposto.

Se o fazem por hobby ou se ganham dinheiro não é relevante para a qualificação de "bom" ou "mau".

Há maus criadores que o fazem por hobby e há bons criadores que o fazem por dinheiro. E tudo o resto são tretas.

Afinal, o Michael Jackson fartou-se de ganhar dinheiro com a sua música e no entanto consideram-no o rei da pop.
dinodane
Membro Veterano

segunda jul 13, 2009 8:44 pm

Discordo em parte.

Quando uma pessoa faz criação por motivos económicos e baseia o seu modo de vida, entenda-se ganha-pão, nisso não é bom pela simples razão de mais tarde ou mais cedo acabar por vender indiscriminadamente porque a crise aperta e é preciso vender sem olhar a quem compra.

Mas se calhar sou eu que tenho uma visão muito romanceada do assunto... mas acontece conhecer alguns criadores assim e todos eles têm outros empregos ou rendimentos que lhes permitem sustentar a actividade.
Afinal, o Michael Jackson fartou-se de ganhar dinheiro com a sua música e no entanto consideram-no o rei da pop.
Comparação descabida. até porque o MJ e a sua família vivem da música há décadas, o pobre antes de nascer já o pai o tinha destinado a essa vida bem como os seus irmãos e nunca lhe conhecemos outra actividade senão gravar música, dar concertos e ser remunerado por isso.

patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

segunda jul 13, 2009 9:27 pm

dinodane Escreveu:Se tivesse perguntado "quem DEVE ser criador" eu teria respondido de outra forma.

- Quem vê a canicultura como um hobby e não depende dela para viver em termos financeiros;
- Quem conhece e gosta a fundo de uma raça e cujo objectivo é produzir bons exemplares, correctos segundo o estalão e de bom temperamento;
- Quem tem uma boa cadela, avaliada em expo, bom exemplar da raça e procura um macho que a complemente e não somente um cão da mesma raça qualquer, querendo que o seu bom exemplar contribua condignamente para o stock genético e continuidade da raça;
- Quem tem disponibilidade para acompanhar os futuros donos e o produto da sua criação, bem como receber ou resgatar qualquer cão da sua criação que já não seja querido pelos seus donos.

Não sou criadora mas é exactamente assim que vejo a coisa. Tenho um cão com 5 anos e ainda hoje a criadora me liga a perguntar como vai o tiquinho.
Parabéns pela sua mensagem.

patanisca
Musky
Membro Veterano

segunda jul 13, 2009 10:43 pm

Quando uma pessoa faz criação por motivos económicos e baseia o seu modo de vida, entenda-se ganha-pão, nisso
Eu não disse isso. Portanto aqui está a esticar-se.
vender sem olhar a quem compra
Tão arriscado como dar. É que quem vê caras não vê corações.
Comparação descabida. até porque o MJ e a sua família vivem da música há décadas, o pobre antes de nascer já o pai o tinha destinado a essa vida bem como os seus irmãos e nunca lhe conhecemos outra actividade senão gravar música, dar concertos e ser remunerado por isso.
Descabida? :lol: É óbvio que não conhece bem a vida dos irmãos mais velhos do Michael depois de terminarem os Jackson Five.... mas isso não interessa. Porque se esta comparação não lhe agrada posso mencionar o Elvis, os Beatles...

O que interessa é que é evidente que desconhece quantos criadores já nasceram netos de criadores... e só em Portugal existe pelo menos um canil com quase 100 anos! 8)
Musky
Membro Veterano

segunda jul 13, 2009 10:46 pm

patanisca123 Escreveu: Não sou criadora mas é exactamente assim que vejo a coisa. Tenho um cão com 5 anos e ainda hoje a criadora me liga a perguntar como vai o tiquinho.

patanisca
......... e depois aparece-lhe em sua casa sem avisar para ter a certeza que a menina não lhe está a mentir? :P
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

terça jul 14, 2009 7:09 am

Musky Escreveu:
patanisca123 Escreveu: Não sou criadora mas é exactamente assim que vejo a coisa. Tenho um cão com 5 anos e ainda hoje a criadora me liga a perguntar como vai o tiquinho.

patanisca
......... e depois aparece-lhe em sua casa sem avisar para ter a certeza que a menina não lhe está a mentir? :P
Está enganado(o)a o criador do meu cão está a milhares de Km de minha casa. É apenas porque se interessa pelos animais que vende e não o faz a qualquer um. E um criador com C grande.
patanisca
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

terça jul 14, 2009 8:11 am

dinodane Escreveu:Se tivesse perguntado "quem DEVE ser criador" eu teria respondido de outra forma.

E se eu tiver dois rafeiros com um comportamento exemplar, e os quiser cruzar, de forma consciente e cuidada? Será que não tenho direito? A criação só deve estar reservada às raças e a cães de exposição?
Tendo em conta que eu não iria cruzar o meu rafeiro com nenhuma raça, porque assim já não estaria a fazer uma criação consciente, não estaria a "estragar" raças. E se eu encontrar também donos conscientes das suas responsabilidades, estaria também a fazer criação consciente. Ou não?

Quais os vossos pontos de vista?
Deverá a criação ser vista do ponto de vista da raça (pressupondo uma criação responsável) ou, do ponto de vista da criação responsável, independentemente da raça?
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jul 14, 2009 8:15 am

Musky Escreveu:

patanisca
Conheço vários casos de criadores que fazem questão de estar regularmente informados sobre os cães das suas ninhadas. Principalmente para avaliar o resultado da descendencia das cruzas (sim, a descendencia tb é uma forma importante de avaliar os progenitores e o resultados de determinadas cruzas ), e para poderem resgatar cães que tenham sido mal colocados...
E sim, alguns gostam de ter possibilidade de ter contacto com os cães, onde está o mal nisso? Conheço alguns que inclusivamente afirmam que fazem amigos em cada cachorro que disponibilizam... e qual é o mal????
Nem todas as pessoas são mal formadas e aproveitam o facto de venderem cães para bisbilhotar a vida alheia... :roll:
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Responder

Voltar para “Cães”