HELP!!!!!! TORNADO FORTÍSSIMO Á SOLTA !!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

segunda ago 11, 2003 10:13 pm

nel Escreveu: Olá

Gostei muito sinceramente da intervenção do jcsousa.
Mas, noutra área, a nynf de cuja intervenção também gostei, referiu um aspecto que me deixou a pensar.
Contrariou um aspecto que eu tinha como dado adquirido, como uma verdade absoluta, que tem a ver com as coisas velhas que não se devem dar aos cães para eles brincarem por eles não terem a noção de serem velhas ou novas.
Quando se lhes dá um chinelo velho, será que eles "generalizam" mesmo? Isto é, em face de um sapato novo, será que eles classificam o sapato novo como um objecto da mesma categoria do chinelo? Não estará isso apenas na nossa cabeça? Estou a dar o exemplo do chinelo e do sapato, como poderia dar o exemplo da camisola nova e da camisola velha.
Olá Nel,

Atenção que é preciso mostrar-lhes o que é deles e o que é nosso com muita clareza e firmeza. Não é fácil nem de um dia para o outro, mas á custa da repetição e da paciência eles podem aprender sim :)
Bem, pelo menos a Shiva aprendeu, o que dá muito jeito quando se tem os cães dentro de casa. Mas eu investi muito tempo (e conto continuar a investir) a ensiná-la. Quando ela atacava os nossos sapatos era repreendida, o sapato era-lhe tirado, mas de seguida dáva-lhe o chinelo dela e brincava muito. Ela acabou por associar os nossos sapatos a confusão para o lado dela, e aquele chinelo a brincadeira com os donos ;)
O mesmo aconteceu com a ganga, com uma camisa velha, etc.
Penso que há cães que pura e simplesmente não acham grande piada aos brinquedos que lhes compramos...
Lembram-se da historia da cama, que o cão tinha medo? E que preferia continuar a dormir no chão?
Os cães não ligam se o brinquedo custou uma pipa de massa, ou se é a ultima novidade, ou se é muito giro - nós é que ligamos a essas coisas :lol:
Mas o que resulta com um pode não resultar com outro. No fundo cada um de nós é que conhece o seu cão, e há coisas que para resultarem exigem muito tempo e uma grande interacção dono/cão.
Só uma notinha...como sabem eu tenho gatos, os meus gatos não arranham os sofás. Eles têm um sofá no quarto deles, e não está arranhado... foi muito dificil ensiná-los a não o fazerem, mas a verdade é que consegui e sem bater :D
Só mais uma coisinha, eu daria especial atenção á intervenção do José Carlos - muito acertada no meu ponto de vista.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça ago 12, 2003 12:50 am

Nel, se você der um sapato velho com o SEU cheiro ao seu bobi, regra geral ele ficará felicíssimo da vida - tem algo onde exercitar a placa e ainda por cima o brinquedo tem o cheiro da pessoa de que ele mais gosta! Corremos o risco, portanto, de que, depois de desfazer o chinelo velho, procure as suas botas novas para continuar a diversão.
Eu por norma não dou nem sapatos velhos nem peças de roupa velhas aos cachorros para evitar esse risco.
Mas como disse a nynf cada cão é um caso. Que bom seria termos protocolos estabelecidos para cada situação, não era? Pegávamos no livrinho, aplicávamos a receita e caso arrumado... mas na verdade assim a coisa perdia toda a piada!

Um abraço

José Carlos
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

terça ago 12, 2003 9:07 am

nynf Escreveu: Os cães não ligam se o brinquedo custou uma pipa de massa, ou se é a ultima novidade, ou se é muito giro - nós é que ligamos a essas coisas :lol:
É verdade. Vou contar uma história muito breve para ilustrar isto. Um dos brinquedos de que os meus cães gostam mais é daqueles bonecos de peluche. O gozo deles é estriparem o boneco e retirarem o enchimento. Se estivermos atentos, não há perigo de maior.
Mas um dos bonecos tinha uma cauda, que entretanto foi arrancada naquelas brincadeiras "violentas" de ataque à "presa". Este bocadito do boneco já foi arrancado há bastantes meses, anda mais nojento do que um rato morto, mas continua a ser o brinquedo preferido de um deles, o Kiko.
E esta?´
jcsousa Escreveu:Mas como disse a nynf cada cão é um caso. Que bom seria termos protocolos estabelecidos para cada situação, não era? Pegávamos no livrinho, aplicávamos a receita e caso arrumado... mas na verdade assim a coisa perdia toda a piada!
É curiosa esta observação porque eu sempre gostei de assistir ao desenvolvimento do cão desde os primeiros meses. Nunca me fez confusão o xixi e o cócó fora do sítio e a tendência de roerem o que lhes aparece à frente. Isto não significa condescendência exagerada da minha parte. Acho que é um desafio que se pode encarar de forma criativa. De facto, qual seria o gozo se aplicássemos uma receita de manual?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça ago 12, 2003 11:29 am

[quote=nel]
[boneco já foi arrancado há bastantes meses, anda mais nojento do que um rato morto, mas continua a ser o brinquedo preferido de um deles, o Kiko.
E esta?´

Já tive um cão que se passava dos carretos quando eu lhe mostrava um velho fecho de uma porta de automóvel - escolheu-o como brinquedo favorito.

Um abraço

José Carlos
sea
Membro Veterano
Mensagens: 614
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Localização: Golden e Flat Coated Retriever

terça ago 12, 2003 11:42 am

Tal como cada pessoa, cada cão tem a sua própria personalidade, forma de ser e de estar.
Realmente, como já foi dito, cada dono é que tem de estudar a melhor forma de os fazer adquirir determinados comportamentos.
Acima de tudo se não faltar amor , pulso forte e ...paciência, tudo acaba bem.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

terça ago 12, 2003 12:02 pm

jcsousa Escreveu: Já tive um cão que se passava dos carretos quando eu lhe mostrava um velho fecho de uma porta de automóvel - escolheu-o como brinquedo favorito.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Lá vai mais um provérbio: "Gostos não se discutem."
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sojo
Membro Veterano
Mensagens: 1137
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Localização: Daysie, Bubble, Miau, Boris e Maria

terça ago 12, 2003 12:21 pm

Por falar em histórias curiosas, o meu bubble que era danado para estragar tudo, tinha e tem fixação por peluches, comprei um picachu de peluche porque achei piada ao boneco, apesar de nunca ter visto os desenhos, o boneco teve lá um dia, ele agarrou nele, arrancou-lhe as bochechas, o rabo abriu-o ao meio e tirou tudo de lá de dentro...pobre boneco!!!!!! :p , também me comeu o comando da televisão fez buracos em todos os tapetes que tinha na entrada da porta, roeu o fio do frigorífico, as pernas da cadeiras, as pontas da carpete, comeu três camas, estragou outras tantas coleiras (peitorais), o record foi duas horas!!!!! :o :o :o , comeu mais uns quantos bonecos, estragou a porta da cozinha de tanto a arranhar, sei lá mais o quê...era disparate atrás de disparate...agora tem 4 anos, está mais calmo, em compensação tenho a Daisy que também estraga tudo quanto apanha, tirar a corda da roupa é com ela!!!! isso passa, tem que se ter paciência, repreender, mas só a idade para mudarem...o Bubble ainda hoje agarra nos bonecos quando está eufórico, por exemplo quando entro em casa fica maluco, mas já não estraga, só anda com ele na boca... Tenha paciência mas também acho que o deve limitar a uma zona mais pequena e específica... :D
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça ago 12, 2003 1:40 pm

este max até o cimento arranca das paredes do quintal. imaginem o meu dedinho com uma dentadinha do pequrrucho :p :p
MagaPatalogika
Membro Veterano
Mensagens: 1577
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Localização: Cães (3 labradores) e 1 gato preto

terça ago 12, 2003 3:18 pm

ANIFI Escreveu: Anjaazul,

Ele já faz na rua, se estivermos em casa não faz nada em casa, só faz quando fica sózinho, por exemplo ao fim de semana não faz nada em casa e se um de nós estiver em casa durante a semana também não mas a partir do momento que saímos faz logo !
Cumpts Ana
Ana:

Há cerca de 4 meses adoptei/recolhi a Matilde, que é uma Labrador já com 5 anos.
O bicho estava sempre fechado num sotão pequeno, às escuras, sem uma manta no chão, água ou o que fosse. Para além disso, tenho a certeza que apanhava valentes sovas :x :x :evil: :evil:

Qdo a trouxe para minha casa...bem, passou do 8 para o 80, apesar de se tratar de um apartamento e de partilharmos o espaço com a Maga (outra Labrador de 10 anos) e com o Rubi (outro Labrador com 3 anos, mas q passa mais tempo de férias em S. Martinho ;)).

O que acontece é que a Matilde ficou completamente fixada em mim e não me larga nem por uns segundos (inclusive qdo estou no WC :oops: :oops: ).

Resultado: qdo estou em casa é um anjinho! Não destrói, não ataca comida, não faz xixis, NADA!

Mal saio, ainda não passei a porta do prédio, já a oiço a ladrar para me chamar.
Qdo chego...é uma autentica bósnia :o :o :o sobretudo na cozinha.
Sacos de plástico...enfim...até já descobriu como abrir o caixote do lixo de pedal :o
Chego a imaginá-la a colocar a pata no pedal e a cabeça a fuçar dentro do balde do lixo :p

Bem, está a ver o filme, não é? Familiar!
Tudo isto para dizer o seguinte:
O comportamento que o seu cão tem NÃO É VINGANÇA, mas sim ansiedade da separação, um comportamento sobejamente conhecido e diagnosticado por especialistas em comportamento animal.

Há uma série de truques para solucionar o problema, a aplicar conforme o caso (cão e donos), alguns deles recorrem à complementação terapeutica.

Como a solução varia de caso para caso, aconselho-a a dirigir-se a um veterinário especialista em comportamento animal.

Caso necessite de um contacto posso fornecer-lho por pm.
É só dizer, tá bom?

Boa sorte com a ferinha :p
ANIFI
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta mai 16, 2003 12:12 pm
Localização: Kaiser (rottweiler ), 2 pássaros ( Romeu e Julieta )

quarta ago 13, 2003 10:49 am

Caros foristas,

Gostaria de agradecer a todos pela vossa partilha de experiências, conselhos e tenho seguido alguns aos poucos e por enquanto está a dar resultado ( vou falar baixinho para o Kaiser não me ouvir, hehe...), ontem só tinha um cacho de bananas no chão... nada mais ( já é qualquer coisa...). Vou dobrar a fera :lol: ... É tudo ansiedade e há que dar a volta também para evitar ao máximo que o meu menino sofra...
Vou dando notícias do desenrolar da operação amansamento da ferinha... :lol: :lol: :lol:
Cumpts a todos e mais uma vez o meu obrigado
Ana
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quarta ago 13, 2003 11:16 am

anjaazul Escreveu: este max até o cimento arranca das paredes do quintal. imaginem o meu dedinho com uma dentadinha do pequrrucho :p :p
isso faz-me lembrar os primeiros dias do Ruby na sua casota de cimento, já com alguns anos (a casota ;) ) e descobri as pontas da casota roidas! :o

quando fui a ver, era o meu cachorro a roer a casota!

Eu sou uma das poucas pessoas que se deram ao luxo de não perder muita coisa em casa. apenas umas dentadinhas nas pernas dos bancos, e mesa pequena da sala (a "famosa" perna que partiu a pata ao Ruby em bébé), um bocadinha da minha cama, e a casota! há! e também umas dentadinhas pequeninas nos armários da cozinha, mas nada de mais.

Sou uma felizarda! :D
Responder

Voltar para “Cães”