dinodane Escreveu:Se tivesse perguntado "quem DEVE ser criador" eu teria respondido de outra forma.
Na MINHA opinião quem deve ser criador é:
- Quem conhece e gosta a fundo de uma raça e cujo objectivo é produzir bons exemplares, correctos segundo o estalão e de bom temperamento;
- Quem tem uma boa cadela, avaliada em expo, bom exemplar da raça e procura um macho que a complemente e não somente um cão da mesma raça qualquer, querendo que o seu bom exemplar contribua condignamente para o stock genético e continuidade da raça;
- Quem tem disponibilidade para acompanhar os futuros donos e o produto da sua criação, bem como receber ou resgatar qualquer cão da sua criação que já não seja querido pelos seus donos.
Para já, acho que isto é o essencial.
E se eu tiver dois rafeiros com um comportamento exemplar, e os quiser cruzar, de forma consciente e cuidada? Será que não tenho direito? A criação só deve estar reservada às raças e a cães de exposição?
Tendo em conta que eu não iria cruzar o meu rafeiro com nenhuma raça, porque assim já não estaria a fazer uma criação consciente, não estaria a "estragar" raças. E se eu encontrar também donos conscientes das suas responsabilidades, estaria também a fazer criação consciente. Ou não?
Quais os vossos pontos de vista?
Deverá a criação ser vista do ponto de vista da raça (pressupondo uma criação responsável) ou, do ponto de vista da criação responsável, independentemente da raça?