Sobre as suas perguntas a resposta é: não sei! Também não sei como se consegue fazer um hipopótamo dar o triplo mortal empranchado ou um caranguejo dançar o flamenco, seguramente será possível com o clicker, mas não são temas que me interessem. Fico-me pelo schutzhund, e foi sobre ele que coloquei questões às quais me responderam com exemplos falsos. Como disse, em termos de hõnestidade intelectual, estamos conversados.
Que não sabe já eu sei, por isso perguntei!
Mas olhe, não sei que interesse tem um hipopotamo dar um triplo mortal, mas para sua informação muitas vidas são salvas com o treino de cães que detectam carcinomas, ou epilepsias ou com abelhas que detectam bombas.
E não é com o clicker, é com reforço positivo e são tarefas muito importantes desempenhadas pelos nossos amigos cães e por outros animais, aproveitando as suas capacidades naturais, e não não usam coleiras estranguladoras nem de bicos nem nada disso. Queria ver o Sousa a treinar um golfinho a detectar minas no fundo do oceano com as suas coleiras de choques eléctricos.
E digo-lhe mais, e vou dizer-lhe claramente que acho um abuso que pessoas deêm choques eléctricos aos seus cães para poderem ganhar umas medalhas e medir testosterona num campo de treino porque o cão não senta deita ou morde uma manga da forma que nós queremos. Respeito pelos animais e pelo seu bem-estar é algo que eu acho demais. Usar uma coleira de choques para salvar a vida de um cão? Ok posso entender, mas para praticar Schutzhund para interesse único do ser humano? Não entendo e sinceramente acho degradante que o façam. O seu humano no seu melhor a explorar os outros animais.
E que o Sousa só se interessa por Schutzhund já todos nós sabemos, mas olhe humildade falta-lhe em admitir que sabe muito pouco acerca de treino de cães. Pelos visto nem sabe muito acerca de como funciona os métodos que aplica que nem consegue generalizá-los para outras situações que vão para além desse "desporto".
E aos donos de cães como a Mistik ou a Texuga por exemplo poucos lhes interessa se os seus cães com quem partilham as suas vidas, mordem uma manga com força x, façam apports com x rapidez, ou andem em heeling por 20 mnts às voltas num campo, por isso nem serve de nada os seus métodos para o treino de cães para pessoas reais na vida real que apenas querem viver felizes com os seus cães.
Quanto à honestidade intelectual (grande palavrão que você inventou agora) eu digo-lhe que de honesto você não tem nada que já chamou pessoas de mentirosas, intrujonas e outras. Que "diz" que quer aprender mas só quer denegrir da pior forma possível.
Cpts
Nuno Pereira