Porquinho da Índia - companheiro morreu e agora está sozinho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nimm
Membro Júnior
Registado: sábado jun 06, 2009 9:19 pm

quarta jul 15, 2009 5:34 pm

Um dos meus porquinhos da índia, o Atum, acabou por falecer apesar de todos os esforços (meus e da vet) para o salvar.
Agora o Salsicha, que sempre teve o companheiro na gaiola com ele, está sozinho, eu sinceramente não me sinto em condições para lhe procurar uma companhia, estou realmente muito triste e abalada com isto.
Ele está saudável segundo a vet e tem comido e brincado normalmente.

Ele é um macho com 8 meses. Não sei se a melhor opção para ele será dá-lo a alguém que saiba cuidar dele e que lhe dê um companheiro pois não sei até que ponto os porquinhos se apegam aos donos; ou se fico com ele e espero até conseguir trazer um novo amiguinho de quatro patas cá para casa, até porque não sei quanto tempo isso iria demorar ou o quão prejudicial é para ele estar sozinho.
Gospelman
Registado: segunda jul 13, 2009 11:34 am

quarta jul 15, 2009 6:45 pm

Olá!

Compreendo a tua situação e sei o que é, porque perdi, já dois porquinhos da India: Um morreu com um problema na coluna e outro, comprei-o e ao fim de dois dias, morreu pelo que o tobias ficou sozinho duas vezes, na sua curta infância. Penso que deves continuar a cuidar dele e não desanimes, pq essas coisas acontecem. Por acaso ofereceram-me a Bianca, uma porquinha adorável que se veio juntar ao Tobias, mas eles também passam bem sozinhos. Aconselho-te a dares mais atenção nestes próximos tempos, e vais ver que ele supera.
<strong>Telmo Neto</strong>
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

quinta jul 16, 2009 11:15 am

Ola

Não desanimes. Como o Gospelman disse, dá-lhe muita atenção nestes dias. Não o dês... não abdiques dele à primeira contrariedade, estas situação infelizmente fazem parte da vida e temos de as superar. Os porquinhos são chegados ao dono, não tenhas dúvidas... quando vou de férias deixo os meus com a minha mãe e eles coitados até ficam deprimidos :lol: quando chego, assim que ouvem a minha voz ficam histéricos e ficam doidos para vir para o meu colo (se calhar ainda não te apercebeste disto por os teres há pouco tempo). Quando te sentires preparada e recuperada, acho que lhe deves arranjar um novo amigo; eles vivem relativamente bem sozinhos, mas se já tinhas dois, um novo porquinho não vai transtornar a tua vida (em termos de espaço, etc) e o Salsicha vai ser mais feliz :D
nenuquita
Registado: quinta jul 16, 2009 7:01 am

quinta jul 16, 2009 12:49 pm

Eu tenho um porquinho da india há cerca de 3 semanas e ainda não noto a alegria dele quando chego embora lhe dê muitos mimos e sinta que ele adora andar ao colo :) mas também o acho muito triste e já falei com a criadora para ir buscar um amiguinho para ele no final do mês, porque acho que, por muita atenção que a gente lhes dê, eles gostam de ter companhia. Aconselho-te a ficar com ele e a tentar arranjar-lhe um amigo novo, mas se não puderes tenta dar-lhe muita atenção até ele se habituar novamente a estar sozinho. :idea:
É a primeira vez que tenho um porquinho da india e estou apaixonada por ele, são uns animais lindos e estou desejosa que chegue o dia para ir buscar o amiguinho dele :D só tenho pena que ele ainda fuja quando nos sente aproximar :(
Marguij
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 3:10 pm

quinta jul 16, 2009 12:57 pm

Não desanime...a morte tambem faz parte da vida. O melhor que tem a fazer, como ja aqui foi dito, é dar-lhe toda a atenção e carinho que ele necessitar e que voce poder. Quanto a arranjar uma companhia, penso que os porquinhos gostam mesmo muito de companhia.
Vai ver que vai ultrapassar essa situação mais cedo do que pensa, arranje la um companheiro para o menino :) só lhe fará bem ! :) e ás tantas voce tambem de distrai e tudo. :wink:
<p>"Aquele que conhece verdadeiramente os animais &eacute; por si mesmo capaz de compreender plenamente o car&aacute;cter &uacute;nico do Homem"&nbsp; (Konrad Lorenz)</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados" (Mahatma Gandhi)</p>
Carminhoss
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 10:17 pm

quinta jul 16, 2009 1:12 pm

Tenho uma porquinha da india, também mais ao menos a esse tempo. Ela ja faz o popcorning, já reage à minha chegada, e nao foge de mim, deixa-se pegar muito bem.
Contudo tenho receio que ela se sinta sozinha..Ainda é nova...Que sugerem?
railton
Registado: terça jul 14, 2009 4:34 pm

quinta jul 16, 2009 1:53 pm

sei como você está se sentindo, eu já perdi um porquinho, aconselho você a ficar com ele e esperar, pois o meu porquinho vive sozinho é muito brincalhão, mas quando poder pegue outro
bnsa
Membro Júnior
Registado: quarta abr 22, 2009 3:17 am

domingo jul 19, 2009 2:44 am

OLA,

TIVE NA MESMA SITUAÇAO QUE TU,TINHA DOIS PORQUINHOS QUE ESTAVAM SEMPRE JUNTOS,INFELIZMENTE UM MORREU DEIXANDO O OUTRO SOZINHO, EU OPTEI POR LHE COMPRAR UM COMPANHERIO POIS ELE JA ESTAVA HABITUADIO A TER COMPANHIA MAS O MAIS IMPORTANTE E LHE DARES ATNEÇAO,E COMO JA FOI REFERIDO NAO DESISTIRES DELE....
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

terça jul 21, 2009 4:13 am

Nimm Escreveu:Não sei se a melhor opção para ele será dá-lo a alguém que saiba cuidar dele e que lhe dê um companheiro pois não sei até que ponto os porquinhos se apegam aos donos; ou se fico com ele e espero até conseguir trazer um novo amiguinho de quatro patas cá para casa, até porque não sei quanto tempo isso iria demorar ou o quão prejudicial é para ele estar sozinho.
Os porquinhos são animais de sociedade, ou seja, devem co-habitar com outro exemplar do mesmo sexo (para evitar procriação descontrolada) ou em pequenos grupos do mesmo sexo.
Neste momento eu dar-lhe-ia atenção a dobrar, primeiro que tudo. Depois, acho que deves considerar seriamente a questão de lhe dar um companheiro, que deverá ser ainda bebé para que ele aceite melhor.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Responder

Voltar para “Exóticos”