Terrario para DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Puxa
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 10:39 am

quinta jul 16, 2009 10:53 am

Boas, já ha bastante tempo que frequento estes forums, dado que sempre fui uma apaixonada por animais. Agora que já atingi a maioridade e já convenci a minha mae a ter um reptil em casa, pensei em iniciar com um dragao barbudo, já sei de cor todas as care sheets e estou a fazer um projecto para o terrario que quero partilhar convosco.

Ora bem, estava a pensar em madeira de pinho (apesar de se falar que esta madeira liberta vapores toxicos, o animal nao vai ter qualquer contacto com a madeira) 120x60x50, com a face da frente com dois vidros numa calha dupla deslizante. Por dentro pensei em fazer do substracto e do background um so e trabalhar esferovite com gesso ou cimento cola, penso fazer tudo com base em placas de esferovite partidas e coladas, criar uma plataforma superior para maior proximidade da UV e onde se situara o basking spot e respectivo refugio sombrio por baixo. Para finalizar penso pintar toda a superficie interior com uma tinta anti toxica, talvez uma tinta escolar ou semelhante, cobrindo assim toda a superficie de gesso/cimento cola, criando um substracto nao solto e um background com um aspecto natural em tons de castanho, laranja, talvez lhe acrescente algumas verduras silk da exotika =P.

Gostava de saber se o gesso ou as tintas representam alguma ameaça para o DB e de forma geral o que pensam do terrario. Obviamente que tambem o vou envernizar por fora para ficar com um aspecto exterior bem bonito.

Tenho ainda uma offtopic duvida que diz respeito a monitorizaçao relacionada com a comida viva do animal, quem nao cria grillos/meal worms em casa, como faz? vai a loja compra e guarda num aquario pequeno ate dar ao animal, ou ate essa altura teem que continuar a ser alimentados e tratados? e possivel comprar se comida para 1 mes, ou e apenas aconselhado comprar comida para curtas duraçoes (dependendo de como se conservam os crickets/meal worms em casa)? e que a minha casa ainda e meio longe de Lisboa, onde tenciono comprar a comida viva..

Obrigado :D
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta jul 16, 2009 11:38 am

Eu compro comida num local próprio 8) e dura-me uns 2 e ás vezes 3 meses. Desde de que vás alimentando os insectos e os tenhas em locais com um mínimo de higiene, eles vivem bem até acabarem na boca do DB 8) 8) 8)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Puxa
Membro

quinta jul 16, 2009 11:54 am

Usas grilos maioritariamente? algumas giant e meal worms como doce de em em quando certo? como mantens o alimento vivo ate 'acabarem na boca do DB' :D ? As meals worms sei que devem ser misturadas com uma ração propria e uma fonte de humidade(um bocado de cenoura), agora em relaçao aos grilos não sei. Arranjas grilos de todos os tamanhos? Imagino que o DB que compre ainda seja bebe e so possa comer grilos bem pequenos.
SlipKnot
Membro
Registado: quinta mai 21, 2009 10:39 pm
2 Cães

quinta jul 16, 2009 11:57 am

Sim, existem varios tamanhos de grilos, eu também comprei o meu DB bébé e comprava grilos pequenos, tenho web-site para encomendares online e ja com a info dos tamanhos, se quiseres manda-me PM ;)
Costaa Chegou cá a casa, Feliz DB ! :D
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

quinta jul 16, 2009 12:33 pm

O animal não vai estar em contacto com a madeira??! Como assim? Só se não estiver dentro do terrário e mesmo que o background tape tudo, haverá sempre partes que vão ficar à mostra! Há boas alternativas ao pinho, como tal sugiro que penses noutro tipo de madeira, já que os DB's são dos repteis que mais calor precisam e o pinho acima dos 35 graus vai, certamente libertar vapores tóxicos! Em relação ao alimento vivo, a PM do Slipknot vai com certeza esclarecer a tua dúvida! Basta comprares duas ou tres caixas de arrumação para manteres a bicharada e ires mudando a comida a cada 2 ou 3 dias! Eu pessoalmente prefiro baratas...os grilos dão bem mais trabalho e fogem com muito mais facilidade. Eu apostava nas dúbias, para mim não há melhor, tendo uma colónia então, maravilha!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
SlipKnot
Membro
2 Cães

quinta jul 16, 2009 12:58 pm

Eu não estou muito dentro de madeiras, mas se vai ser toxica acima dos 35° mais vale optar por outra soluçao, tanta madeira por ai ideal ;)

Eu mandei PM mas ainda nao optive resposta, se serve ou nao :S
Costaa Chegou c&aacute; a casa, Feliz DB ! :D
MBocke
Membro
Registado: quarta out 29, 2008 11:17 pm

quinta jul 16, 2009 1:02 pm

Só uma pequena pergunta... onde é que viram que o pinho liberta vapores aos 35°?

Cumprimentos
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta jul 16, 2009 1:07 pm

Manuescrito Escreveu:O animal não vai estar em contacto com a madeira??! Como assim? Só se não estiver dentro do terrário e mesmo que o background tape tudo, haverá sempre partes que vão ficar à mostra!
Pode simplesmente cobrir as paredes do terrário com acrilico, por exemplo...

Tenho um terrário em aglomerado, que ainda leva umas humidades relativamente altas. Cobri as paredes todas com placas fininhas de acrilico e assim sempre que borrifo o terrário a água não entra em contacto com a madeira (caso contrário, já tinha aquilo podre à muito tempo :roll: )

Falei em acrilico como exemplo...

Os grilos vais buscar ou encomendas o tamanho adequado ao teu dragão e depois eles ficam numa caixa de arrumações ou algo do género. Vais ter de os alimentar e tratar deles para que não morram antes de servirem de alimento. Quando melhor os tratares e alimentares, melhor vai ficar o teu DB alimentado/tratado quando os ingerir...

O tempo que duram depende da quantidade inicial que compres e das condições em que os mantêns.

Consegues manter grilos em casa (de forma a não teres de ir constantemente à loja, ou onde for comprá-los), durante meses...
MBocke
Membro
Registado: quarta out 29, 2008 11:17 pm

quinta jul 16, 2009 1:24 pm

A meu ver n ha mal nenhum fazeres um terrario em pinho, pois acho q 35° é uma temperatura muito baixa pa libertar qq tipo de vapores... o vapor toxico que falam se não me engano é o vapor do Fenol...

Propriedades do Fenol:
Massa molecular 94,111 g/mol
Ponto de fusão 40,89 °C
Ponto de ebulição 181,87 °C
Densidade 1,0545 g/cm³
Índice de refração 1,5408

O ponto de ebulição é quando passa de liquido para gasoso... por isso acho q 35° é pouco... comparado com s 181,87°
Nem para ponto de fusão dá.... de solido para liquido.

Mas claro se poderes fazr noutra madeira, acho que o deves fazr sempre é mais seguro... nunca se sabe... mas tbm acho que n ha grande gravidade em fazer em pinho.

Se tiver engando corrijam.me

Cumprimentos
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quinta jul 16, 2009 1:46 pm

NhamNham Escreveu:
Manuescrito Escreveu:O animal não vai estar em contacto com a madeira??! Como assim? Só se não estiver dentro do terrário e mesmo que o background tape tudo, haverá sempre partes que vão ficar à mostra!
Pode simplesmente cobrir as paredes do terrário com acrilico, por exemplo...
Tenho um terrário em aglomerado, que ainda leva umas humidades relativamente altas. Cobri as paredes todas com placas fininhas de acrilico e assim sempre que borrifo o terrário a água não entra em contacto com a madeira (caso contrário, já tinha aquilo podre à muito tempo :roll: )

Falei em acrilico como exemplo...

Os grilos vais buscar ou encomendas o tamanho adequado ao teu dragão e depois eles ficam numa caixa de arrumações ou algo do género. Vais ter de os alimentar e tratar deles para que não morram antes de servirem de alimento. Quando melhor os tratares e alimentares, melhor vai ficar o teu DB alimentado/tratado quando os ingerir...

O tempo que duram depende da quantidade inicial que compres e das condições em que os mantêns.

Consegues manter grilos em casa (de forma a não teres de ir constantemente à loja, ou onde for comprá-los), durante meses...
ou forrar com aquele adesivo transparente plastificado
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta jul 16, 2009 1:50 pm

Para isso faz-se um terrario em acrilico, basicamente querem por um terrario de acrilico dentro de um de pinho, é só mais trabalho, ou entao façam-no em melamina ou contraplacado maritimo, barato e mais facil

:wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
NhamNham
Membro Veterano

quinta jul 16, 2009 2:12 pm

Contraplacado marítimo é mais caro.
Assim é apenas uma forma de manter o terrário em madeira, sem os problemas que a húmidade traz...
Puxa
Membro

quinta jul 16, 2009 4:37 pm

Eu disse que ele nao estaria em contacto com madeira porque o terrario seria forrado por dentro.
E em relaçao ao gesso? E a tinta? Nao ha qualquer tipo de problema com estes? Provavelmente vou fazelo em melamina, e so por que o pinho eu sei que e uma madeira resistente com a qual posso trabalhar a vontade sem grande minuncias dado que nao sou muito experiente com bricolage, suportes de lampada podem ser aparafusados directamente e as faces pregadas nao estalam, nem algo do genero, a minha pergunta entao e esta, a melamina e tao resistente como o pinho para estes efeitos?

Em relaçao a comida viva, adorei a PM, dado que me parecem profissionais e e bem mais barato que nos petstores! Podemos simplesmente subtituir os grilos por baratas nos DB? Em pequenos diz se que comem 80% grilos. Os grilos comem basicamente verduras, o que comem as baratas?

Obrigado mais uma vez e desculpem as perguntas tolas mas prefiro ter tudo 200% antes de o animal sequer pensar em estar aqui
SlipKnot
Membro
2 Cães

quinta jul 16, 2009 4:50 pm

é assim eu acho que o alimento (em termos de insectos) base é o grilo, depois podes usar as baratas como suplemento, mas de forma moderada, assim como nos primeiros tempos é ideal lhe dares alguns tenebrius para o engordares um pouco, mais tarde poderas dar zophobas, mas nao por enquanto pois contem quitina, cumps !!
Costaa Chegou c&aacute; a casa, Feliz DB ! :D
NhamNham
Membro Veterano

quinta jul 16, 2009 6:05 pm

Tanto grilos como baratas são um bom alimento base...

Podes trocar grilos por baratas se preferires :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”