Uma praga chamada "Gato domestico orgulhosa/ independente"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta jul 17, 2009 2:08 am

LuMaria Escreveu:É quase surreal imaginar um local sem gatos...
Imaginar um local onde desapareceram espécies por causa dos gatos, para além de surreal, acho extremamente grave.
Os gatos domésticos são alóctones, quer queiramos ou não. Embora estejam presentes na Europa desde a Idade média, actualmente já não são a mesma coisa, sobretudo em número. Actualmente, e devido a muitos outros factores causados por pressões humanas (directas ou indirectas, onde o "pet gato" também faz parte), os gatos em liberdade constituem um factor cumulativo bastante significativo e difícil de ignorar.
Eles estão bem é em nossas casas e sob nossa supervisão.
LuMaria Escreveu: Li um estudo aconselhado na página do ICNB feito em 1991 (em português e por portugueses, coisa mais fantástica) sobre o gato bravo. Interessante.
Existem mais, só que não estão publicados (é um problema crónico em Portugal...)
LuMaria Escreveu: No que me toca tenho dificuldade em distanciar-me do individúo. E por vezes não faço a equação simples, ao salvar um gato, estou provavelmente a matar uns quantos pássaros, umas tantas lagartixas, vários roedores. Uma vida salva por mim, equivale a mortande de outros.
Desde que essa "vida salva" não ande em liberdade e esteja à nossa responsabilidade, quer em termos de alimentação, quer em termos de confinamento, nada a apontar. Agora se for mais um "salvo" para tirar o lugar de um predador natural, ou fazer um efeito cumulativo na pressão sobre as presas, é uma estratégia errada e que só ajuda a dar cabo dos nossos ecossistemas, já fragilizados por motivos vários.
LuMaria Escreveu: Mas é um facto que isso nem me passa pela cabeça. Até porque essa é a Lei da vida.
Seria a lei da vida (natural) se o gato doméstico fosse uma espécie selvagem autóctone, fazendo parte do ecossistema sem a interferência de humanos. Mas não é! Trata-se de um animal alóctone que prolifera com ajuda humana, de um modo geral.
LuMaria Escreveu: Mas para mim o individuo é o que na cabeça aparece em primeiro lugar, ao contrário de um conservacionista em que a espécie está sempre em primeiro e o individúo em si não é nada de relevante muito menos no caso do gato que é prolifero.
Pois.. é esse o grande problema de muitos "amigos dos animais"... Pensa-se com o coração, mas não com a cabeça.
Neste momento já se está a pensar ao nível do indivíduo para salvaguardar a espécie. Veja-se o caso do Lince ibérico em que cada indivíduo conta para a salvaguarda da espécie. E porquê? Porque enquanto espécie está confinada a já reduzidos indivíduos...
Não é certamente o caso do gato doméstico (independentemente da raça).
Se se provar que (a título de exemplo) os gatos assilvestrados estão a causar dano numa espécie em perigo (como o Microtus cabrerae) sou o primeiro a defender a erradicação de todos os gatos dessa área geográfica, nem que seja a tiro!!
LuMaria Escreveu: A forma como este tópico foi aberto esteve incorrecta até porque não me pareceu que a intenção fosse sensibilizar mas sim sacar para fora as unhas do pessoal dos gatos que é de bufo fácil.
Talvez... Não sei se terá sido isso, se terá sido uma conjugação de intenções pertinentes com alguma imaturidade e leviandade.
Eu hoje dei-me ao "trabalho" de reler o tópico desde o início.
Se existem grandes gafes por parte do AlunoBioGeo, sobretudo quando preconiza deixar apenas a criação de gatos para Criadores, não dando hipóteses a gatos rafeiros, também não deixo de ficar perplexo com este comentário:
LuMaria Escreveu: Kitten, o jardim é meu. É um espaço que me pertence. Portanto, abençoados gatos que me afuguentam a enorme quantidade de osgas e lagartixas que por lá aparecem, por aqui não estão nitidamente em vias de extinção. Até já dentro de casa, penduradas nos cortinados as apanhei.
Quer que as agarre e as entregue a si? Ou acha que o meu quintalito deve ser casa de toda a bicharada? Quem sabe e até as deixo apanhar sol nos cortinados será?
Que mal há nos meus velhos a correr atrás das lagartixas? Algum problema?
Não reconheço aqui a Lu a que estou habituado... sinceramente… :?
Então nós humanos ocupamos o espaço destas espécies ( cada vez mais e sem lhes pedir autorização) e ainda por cima as tentamos excluir completamente??
Porquê?? Fazem-lhe algum mal... causam-lhe algum transtorno?? Não estou a ver qual o problema... sinceramente...
Somos "donos" do espaço e só lá queremos quem nos convèm??
Não! Segundo a lei, o facto da propriedade ser privada (e isto só tem valor relativamente apenas entre humanos) não dá qualquer direito a exclusão de animais da fauna silvestre!!
O DL 316/89 refere isto, sujeitando a coimas:
Art. 4.°
1—Com vista à protecção das espécies da fauna inscritas no anexo II da Convenção, e salvo licença, a emitir nos termos do artigo 8.°, são proibidas:

a) A sua captura, detenção e abate intencionais;

b) A deterioração ou destruição intencional dos respectivos habitats;

c) A sua venda, detenção para venda, oferta e transporte para venda e exposição com fins comerciais.

d) A sua perturbação intencional, designadamente
durante o período de reprodução, de dependência e de hibernação
;
As espécies que referiu estão englobadas no anexo II desta legislação.

Epá... serei eu um ET que aceita como benesse cada vez que estes animais entram na minha casa, sendo controladores naturais, me evitam recorrer a pesticidas contra insectos, o que torna tudo mais natural e ecológico?
Infelizmente não tenho osgas assiduamente como visita em casa, mas quando entram, não as forço a sair, pelo contrário, estimulo-as a ficar. Em contrapartida tenho a adega cheia de osgas e dou graças por elas lá estarem.

Isto choca-me enquanto defensor da biodiversidade e das nossas espécies nativas, mesmo que muitas delas apenas encontrem habitats artificializados... :?
Não sei se este comentário terá sido pelo "calor" da discussão, mas fiquei sinceramente desiludido...
LuMaria Escreveu: Obrigada Fang por colocar água na fervura com a intervenção moderada, até porque se mudou o tom de discurso a partir daí :wink:
De nada. Apenas tentei corrigir afirmações que estavam a ser proferidas e tentar discutir o assunto com base na realidade.
LuMaria Escreveu: PS - Alguém ainda quer salvar as minhas lagartixas atléticas que continuam a fugir dos meus gatos?... Troco por pipetas pás pulgas, se houver interesse claro!
Ironia aparte, se a Lu está assim tão incomodada com as osgas e lagartixas, sempre pode mudar para outro planeta.... porque neste elas existem ainda (felizmente!!)
No entanto, e "contornando" a lei, sempre posso recolhe-las, pois aqui são sempre bem-vindas para diminuir o nº de melgas, moscas, mosquitos e afins...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 17, 2009 12:20 pm

fang Escreveu:
LuMaria Escreveu:É quase surreal imaginar um local sem gatos...
Imaginar um local onde desapareceram espécies por causa dos gatos, para além de surreal, acho extremamente grave.
Os gatos domésticos são alóctones, quer queiramos ou não. Embora estejam presentes na Europa desde a Idade média, actualmente já não são a mesma coisa, sobretudo em número. Actualmente, e devido a muitos outros factores causados por pressões humanas (directas ou indirectas, onde o "pet gato" também faz parte), os gatos em liberdade constituem um factor cumulativo bastante significativo e difícil de ignorar.
E ninguém disse o contrário.
fang Escreveu:
LuMaria Escreveu:;]Li um estudo aconselhado na página do ICNB feito em 1991 (em português e por portugueses, coisa mais fantástica) sobre o gato bravo. Interessante.
Existem mais, só que não estão publicados (é um problema crónico em Portugal...)
Entre vários outros problemas crónicos. Como falta de informação. Se fossem efectuadas campanhas de sensibilização como se faz para a reciclagem do lixo doméstico as pessoas aprendiam, reflectiam, conversavam e mudavam atitudes.
fang Escreveu:
LuMaria Escreveu:;]No que me toca tenho dificuldade em distanciar-me do individúo. E por vezes não faço a equação simples, ao salvar um gato, estou provavelmente a matar uns quantos pássaros, umas tantas lagartixas, vários roedores. Uma vida salva por mim, equivale a mortande de outros.
Desde que essa "vida salva" não ande em liberdade e esteja à nossa responsabilidade, quer em termos de alimentação, quer em termos de confinamento, nada a apontar. Agora se for mais um "salvo" para tirar o lugar de um predador natural, ou fazer um efeito cumulativo na pressão sobre as presas, é uma estratégia errada e que só ajuda a dar cabo dos nossos ecossistemas, já fragilizados por motivos vários.
Falava mesmo das colónias de gatos. Participo numa e ainda ontem já esterilizámos mais uma gata. Na próxima semana já estão marcadas mais duas.
fang Escreveu:
LuMaria Escreveu: Mas é um facto que isso nem me passa pela cabeça. Até porque essa é a Lei da vida.
Seria a lei da vida (natural) se o gato doméstico fosse uma espécie selvagem autóctone, fazendo parte do ecossistema sem a interferência de humanos. Mas não é! Trata-se de um animal alóctone que prolifera com ajuda humana, de um modo geral.
A lei da vida aplica-se a todas as espécies e com força ainda mais brutal quando resulta dos nossos erros. A lei da vida natural também deixa proliferar muitas espécies e acabar com outras sem ser necessária qualquer intervenção humana. Isto a meu ver claro.
fang Escreveu:
LuMaria Escreveu: Mas para mim o individuo é o que na cabeça aparece em primeiro lugar, ao contrário de um conservacionista em que a espécie está sempre em primeiro e o individúo em si não é nada de relevante muito menos no caso do gato que é prolifero.
Pois.. é esse o grande problema de muitos "amigos dos animais"... Pensa-se com o coração, mas não com a cabeça.
Não diria que é o grande problema de muitos “amigos dos animais” é um problema tipicamente humano. As pessoas tendem a manifestar “piedade” pelos que sofrem e que encontram no caminho. Não é à toa, que por exemplo em Inglaterra as associações de apoio à vida selvagem trabalhem em ligação com associações de apoio aos animais de carácter doméstico e de companhia.
fang Escreveu:Neste momento já se está a pensar ao nível do indivíduo para salvaguardar a espécie. Veja-se o caso do Lince ibérico em que cada indivíduo conta para a salvaguarda da espécie. E porquê? Porque enquanto espécie está confinada a já reduzidos indivíduos...
É normal que aqui se pense em indivíduo, pois se está para todos os efeitos praticamente extinto, cada um deles é precioso.
fang Escreveu:
LuMaria Escreveu:também não deixo de ficar perplexo com este comentário:
Kitten, o jardim é meu. É um espaço que me pertence. Portanto, abençoados gatos que me afuguentam a enorme quantidade de osgas e lagartixas que por lá aparecem, por aqui não estão nitidamente em vias de extinção. Até já dentro de casa, penduradas nos cortinados as apanhei.
Quer que as agarre e as entregue a si? Ou acha que o meu quintalito deve ser casa de toda a bicharada? Quem sabe e até as deixo apanhar sol nos cortinados será?
Que mal há nos meus velhos a correr atrás das lagartixas? Algum problema?
Não reconheço aqui a Lu a que estou habituado... sinceramente… :?
Então nós humanos ocupamos o espaço destas espécies ( cada vez mais e sem lhes pedir autorização) e ainda por cima as tentamos excluir completamente??
Porquê?? Fazem-lhe algum mal... causam-lhe algum transtorno?? Não estou a ver qual o problema... sinceramente...
Somos "donos" do espaço e só lá queremos quem nos convèm??
Onde disse eu que as queria excluir completamente? Sinceramente começo a ficar ligeiramente irritada com a história das sardaniscas. Não, não as quero dentro de casa, assumo, sou um monstro, não quero lagartixas penduradas nos cortinados. Cortem-me os pulsos!. Para o meu bem que morro de medo delas e é uma tourada para as agarrar e resistir à tentação de berrar e atirá-las para o mais longe possível de mim, e para o bem delas. Dentro de casa são presas fáceis para os meus gatos.
fang Escreveu:Não! Segundo a lei, o facto da propriedade ser privada (e isto só tem valor relativamente apenas entre humanos) não dá qualquer direito a exclusão de animais da fauna silvestre!!
O DL 316/89 refere isto, sujeitando a coimas:
Art. 4.°
1—Com vista à protecção das espécies da fauna inscritas no anexo II da Convenção, e salvo licença, a emitir nos termos do artigo 8.°, são proibidas:

a) A sua captura, detenção e abate intencionais;

b) A deterioração ou destruição intencional dos respectivos habitats;

c) A sua venda, detenção para venda, oferta e transporte para venda e exposição com fins comerciais.

d) A sua perturbação intencional, designadamente
durante o período de reprodução, de dependência e de hibernação
;
Ilibada! Não capturo. Não abato. Não as detenho ilegalmente. E ninguém me pode obrigar a deixá-las permanecer dentro de minha casa.
fang Escreveu:As espécies que referiu estão englobadas no anexo II desta legislação.

Epá... serei eu um ET que aceita como benesse cada vez que estes animais entram na minha casa, sendo controladores naturais, me evitam recorrer a pesticidas contra insectos, o que torna tudo mais natural e ecológico?
Infelizmente não tenho osgas assiduamente como visita em casa, mas quando entram, não as forço a sair, pelo contrário, estimulo-as a ficar. Em contrapartida tenho a adega cheia de osgas e dou graças por elas lá estarem.
Não, não é um ET. Mas serei eu um ET por agarrar nos animais e os colocar no quintal por não os querer dentro de casa?
Osgas tenho muitas. Principalmente desde que deixei 3 tijolos no quintal e elas aí construíram os seus ninhos. Parece um apartamento para osgas. Não retiro os tijolos, ficaram lá quando descobri que os animais gostaram deles. Como tenho igualmente comida e água para os pássaros. Dentro de casa?... Não obrigada. Tenho pavor delas. Principalmente das enormes osgas.
fang Escreveu:Isto choca-me enquanto defensor da biodiversidade e das nossas espécies nativas, mesmo que muitas delas apenas encontrem habitats artificializados... :?
Não sei se este comentário terá sido pelo "calor" da discussão, mas fiquei sinceramente desiludido...
Ficou desiludido por retirar as osgas e sardaniscas do interior da minha casa? Por os meus gatos correrem atrás delas? Fang, os meus velhos não as matam, correm atrás, dentro do que as idades ainda lhes permitem. Eu não as mato, remeto-as para o espaço exterior. OK. Sou uma desilusão. Ninguém é perfeito. E uma quantidade minimamente razoável é quanto me baste, não quero o quintal povoado de bicharada.
fang Escreveu:Ironia aparte, se a Lu está assim tão incomodada com as osgas e lagartixas, sempre pode mudar para outro planeta.... porque neste elas existem ainda (felizmente!!)
No entanto, e "contornando" a lei, sempre posso recolhe-las, pois aqui são sempre bem-vindas para diminuir o nº de melgas, moscas, mosquitos e afins...
Repito para quem quiser ouvir:

Não mato animais a não ser pulgas, carraças e algumas melgas e peço sempre perdão pelo acto.

Não me incomodam nada os animais no quintal, desde que não às centenas, até lhes deixei tijolos que sobraram de uma floreira.

Não os quero dentro de casa por 3 razões:
1. Tenho pavor delas. Tenho pavor delas. Tenho pavor delas!!!
2. O ambiente é inimigo. Tenho 2 gatos dentro de casa onde têm muito mais hipóteses de as apanhar. Meto os gatos na dispensa e abro a casa às osgas? Ou extermino já os meus próprios gatos?
3. Pulverizo a casa com Ecktokill e parece-me que não lhes é propício.

Não utilizo qualquer espécie de veneno, a não ser Advantage,Advantix, Pulvex e Ecktokill pelos motivos óbvios e nenhum deles tem em vista o extermínio das osgas e lagartixas.

Os gatos continuarão a correr atrás de alguma osga que vejam e eu continuarei a não conseguir perceber onde está o problema. Até porque parece que elas se ambientaram muito bem ao pequeno jardim e parece não terem grandes problemas com a existência dos gatos, apenas alguma precaução quando os sentem por lá.

Se quiserem vir salvar não sei muito bem do quê as minhas osgas estão à vontade envio morada por pm. Levam estas e voltam outras. É que parece que elas gostam do meu quintal. Mas que sabem elas?... são apenas osgas…

E para concluir, sim, já percebi que sou um monstro, parece que as osgas é que ainda não perceberam, dado que insistem em viver no meu quintal. Há duas que eu até conheço, e as desgraçadas não têm medo de mim, se elas soubessem que eu tenho medo delas, certamente conquistavam os cortinados , o que era uma treta e teria de apanhar uma valente bebedeira para ganhar coragem para agarrar aquelas criaturas enormes de olhos grandes.

Hoje quem vai ter pesadelos sou eu. Esta conversa das minhas sardas já me está a perturbar o bom senso e o direito a que todos nós temos de viver em paz e harmonia, incluindo euzinha própria! E é um feito ter medo delas e ainda me dar ao cuidado de arranjar coragem para pegar nelas e as colocar no quintal.

E nem sei para quê estar a explicar-me desta maneira, quando a consciência não me pesa de nadica e ninguém vai ler nada do que escrevi. Parece que só me querem mesmo é aborrecer! Parabéns, não é que conseguiram? Vou comer After Eights. Fiquei carente! E fazer bolinhas com os papeis e atirá-los à cabeça de todas as osgas que vir.

EDIT - Alguém por acaso sabe ou tem consciência do nº absurdo destes animais por aqui? Só para saber :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jul 17, 2009 2:53 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Já me fizeste rir com a parte final do teu post LuMaria.
E tenho a certeza que existem por este país fora milhares de LuMarias.
Que até reconhecem a utilidade da osga mas não as suportam. Por acaso cá em casa é o marido que tem um pavor igual ao da Lu. E é tarefa dificil, mesmo muito dificil , convencê-lo a simplesmente encaminhar alguma visitante que se atreva a entrar sem ser convidada.
Por isso digo, é muito dificil sensibilizar as pessoas para os "prejuizos" que um gato pode causar. É que a maioria vê isso como beneficio.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jul 17, 2009 3:05 pm

LuMaria

Dê nomes ás osgas e quando chegar a casa, conte-lhes o seu dia ou melhor ainda, leve uma tv para o quintal e ponha-as a ver o noticiario.
Acho que vão desaparecer.

Resumindo e baralhando, temos que continuar a esterilizar, esterilizar, esterilizar, colonias, como já fazemos e continuar a conscencializar donos de gatos "livres" que devem fazer o mesmo.
Assim como aquelas alminhas que os alimentam com massas e outras coisas assim mas não se preocupam com o aumento da população.
O nosso trabalho ainda está muito longe de estar acabado.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 17, 2009 10:32 pm

LuMaria Escreveu: E nem sei para quê estar a explicar-me desta maneira, quando a consciência não me pesa de nadica e ninguém vai ler nada do que escrevi. Parece que só me querem mesmo é aborrecer! Parabéns, não é que conseguiram?
A intenção não era aborrecer, mas sim fazer pensar...

Peço desculpa, pois desconhecia que a Lu tinha fobia a répteis...
Eu como não tenho fobia de qualquer tipo de animal (a não ser que seja um predador suficientemente grande para me devorar), por vezes esqueço-me que as fobias existem e que existem pessoas que as têm de facto.
Pelo que escreveu (e da maneira como escreveu), revi exactamente os argumentos da minha sogra para andar a matar à vassourada todas as osgas e lagartixas que encontra... e passei-me da "marmita". :|
Mas a intenção não era tirar o sono, nem causar pesadelos a ninguem... nem sequer compará-la com a minha sogra...

O facto de ter bastantes lagartixas e osgas no seu jardim é bom sinal.
Estas são das poucas espécies de répteis que se conseguiram adaptar a ambientes urbanos, logo se existe alimentação (artrópodes) e não existe concorrencia por parte de outras espécies, é normal que consigam uma população equivalente em número ao somatório das várias populações das variadas espécies que lá ocorreriam naturalmente.
Mas como as restantes espécies não ocorrem, elas ficam com a paparoca toda, que é o recurso essencial para o aumento populacional. :wink:
Deixe lá essa "bichesa" toda descansada no quintal (onde, creio que a fobia será menor...), porque se lá está, é porque não é demais. É porque têm condições a nivel de alimentação. Se a alimentação escassear, o seu nº irá reduzir naturalmente.
Se lhe vai reduzir o número, só vai fazer com que muitos artrópodes que servem de presa (sobretudo insectos generalistas e inconvenientes) se multipliquem, tornando-se, esses sim verdadeiras pragas.
Tenho pavor delas. Tenho pavor delas. Tenho pavor delas!!!
Eu acho que aqui está o verdadeiro problema...
Não há volta a dar a isto? Eu sei que por vezes as fobias são difíceis de explicar e controlar, mas já vi gente conseguir dar completamente a volta. ;) Lembre-se que é apenas psicológico.
Quem gosta de animais, por vezes consegue tudo!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 17, 2009 10:34 pm

lagutrop Escreveu:
Resumindo e baralhando, temos que continuar a esterilizar, esterilizar, esterilizar, colonias, como já fazemos e continuar a conscencializar donos de gatos "livres" que devem fazer o mesmo.
Assim como aquelas alminhas que os alimentam com massas e outras coisas assim mas não se preocupam com o aumento da população.
O nosso trabalho ainda está muito longe de estar acabado.
Exacto!
<p>Francisco Barros</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 20, 2009 5:18 pm

fang Escreveu:Eu acho que aqui está o verdadeiro problema...
Não há volta a dar a isto? Eu sei que por vezes as fobias são difíceis de explicar e controlar, mas já vi gente conseguir dar completamente a volta. ;) Lembre-se que é apenas psicológico.
Quem gosta de animais, por vezes consegue tudo!
Duvido que a minha grande empatia por animais me leve a manter a calma perante animais com mais de 4 patas ou que se contorçam que nem doidos. Um bichano que agora está aqui e 1 segundo depois ZAP está lá ao fundo... não cativa a minha vontade de lhe pôr a mão em cima. Mas não lhes faço mal, nem nada que se pareça. Os bicharocos estão bem e recomendam-se. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado jul 25, 2009 10:22 am

Bem, depois de 15 dias de férias (bem merecidas) e horas a ler as 10 páginas que não tinha lido, cá estou eu para fazer umas perguntas. Não sou loira mas tenho umas duvidas parvas. :oops:

1º-Porque é que não é "natural" que os gatos caçem?Os domésticos, aqueles com dono e comidinha a horas compreendo, mas os outros desgraçados se tiverem fome têm de se desenrascar com alguma coisa :o
O homem caça por prazer e os gatos é que são os "extreminadores implacaveis"?

2º-Se os cães também caçam gatos, galinhas, etc e também os há aos montes pelas ruas, porque é que só os gatos é que são "praga"?

3º- O que aconteceria às outras espécies como os ratos, se o número de gatos vadios diminuisse consideravelmente?

4º-Se as osgas da LuMaria podem caçar moscas porque é que os gatos não pode caçar osgas?
:o Afinal é o instinto de animal predador e não por maldade, e as osgas
não me parece que estejam em vias de extinção :!:

Agora a serio, tal como a Helena disse e muito bem, nós aqui na arca defendemos e aconcelhamos a 100% a esterelização/castração a toda agente. Confesso que não plas razões apresetadas pelo forista que abriu o tópico, emboras que essas mesmas razões me tenham deixado a pensar...
Compreendo que os gatos ajudem ao extreminio de certas espécies em determindos ambientes, mas tal como a Leo, acho que isso não acontece meios urbanos.
Su
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta set 09, 2009 1:15 am

Vou postar aqui apenas para retirar estas dúvidas:
Suzana1 Escreveu:Bem, depois de 15 dias de férias (bem merecidas) e horas a ler as 10 páginas que não tinha lido, cá estou eu para fazer umas perguntas. Não sou loira mas tenho umas duvidas parvas. :oops:

1º-Porque é que não é "natural" que os gatos caçem?Os domésticos, aqueles com dono e comidinha a horas compreendo, mas os outros desgraçados se tiverem fome têm de se desenrascar com alguma coisa :o
O homem caça por prazer e os gatos é que são os "extreminadores implacaveis"?
Porque como disse o fang, a naturalidade não está na essência do gato caçar, mas porque o gato é um animal exótico e que não pertence aos nossos habitats. E ao permitirmos que proliferem, estamos a condenar muitas espécies autóctones (nativas).

Os outros apenas têm que ser capturados, esterilizados e alguns deles vão para o gatil (à espera de serem adoptados) e outros poderão regressar à sua colónia, para que o impacte da retirada súbita do gato não provoque outros problemas.

O homem é um caso à parte e sim, somos a espécie exótica que mais estragos faz... Poluição, abate de florestas, introdução de espécies exóticas, etc.
Suzana1 Escreveu: 2º-Se os cães também caçam gatos, galinhas, etc e também os há aos montes pelas ruas, porque é que só os gatos é que são "praga"?
Ninguém disse que só os gatos é que são praga. Existem muitas mais nos nossos habitats: Tartaruga de faces rosadas, Rã de unhas africana (praga recente), matilhas de cães, colónias de gatos, tecelões, carpas, etc.

Leia este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=70943
Suzana1 Escreveu:3º- O que aconteceria às outras espécies como os ratos, se o número de gatos vadios diminuisse consideravelmente
Aumentavam a sua população (e isso não é necessariamente mau, pelo contrário) e os seus predadores naturais (como cobras e algumas rapinas) aumentariam a sua população também (devido à perda de concorrência e o aumento da população das suas presas). Existiria, por isso, um controlo natural desses animais, como vê não tem, obrigatoriamente, que ser feita pelos gatos (antes de os gatos domésticos colonizarem o nosso território, já estes predadores naturais existiam).
Suzana1 Escreveu:4º-Se as osgas da LuMaria podem caçar moscas porque é que os gatos não pode caçar osgas?
:o Afinal é o instinto de animal predador e não por maldade, e as osgas
não me parece que estejam em vias de extinção :!:
Veja a primeira frase do primeiro parágrafo da minha resposta à sua primeira questão (espero que estas coordenadas não sejam confusas :lol: ).

Se agora não estão em vias de extinção, podem um dia vir a estar... Muitos animais dos quais estão em vias de extinção no nosso planeta, começou-se por se dar essa mesma justificação ("não me parece que estejam em vias de extinção"). Devemos prevenir/preservar a espécie e não remediar depois do mal estar feito (uma vez que mesmo que se recupere, existe perda de variabilidade genética) ;)
Suzana1 Escreveu: Compreendo que os gatos ajudem ao extermínio de certas espécies em determindos ambientes, mas tal como a Leo, acho que isso não acontece meios urbanos.
Não se sabe se acontece ou não e eu não o afirmo peremptoriamente que sim, mas também recuso rejeitar totalmente.

Por isso acho que mais vale prevenir. Mas muitas zonas que achamos urbanas, não o são... Existem muitas zonas semi-rurais no limite das nossas cidades e essas zonas são muito sensíveis.

Para finalizar a minha participação (para sempre) neste tópico, apenas para justificar a o último parágrafo:

Mostro um caso aqui mesmo da Arca, que sendo numa zona semi-rural pode ser mais uma prova do descontrolo no que toca aos gatos e que pode trazer problemas:

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=24572

Por muito respeito que tenha à utilizadora em causa, ela não pode assegurar que consegue vigiar 30 gatos ao mesmo tempo e afirmar com convicção que eles não caçam.

E aqui acaba a minha participação neste tópico.

Cumprimentos
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Suzana1
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 10:13 am

Estou esclarecida em quase todos os aspectos! Ou seja ainda não percebi uma coisa, sempre ouvi dizer que está no instinto dos gatos caçar, e podemos concluir isso mesmo em nossa casa com os nossos gatos, eles adoram uma boa caçada a tudo o que mecha :lol: , mas o que o alunoBioGeo diz no seu post é o contrário, diz que não está na essência do gato caçar :o Então em que é que ficamos? :o
Su
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 11:00 am

Onde é que eu digo que não está na sua essência caçar? Se não estivesse, eles não provocariam (tal como outras espécies) graves problemas ecológicos... Não é natural eles caçarem nos nossos habitat's, uma vez que não pertencem à nossa fauna, mas infelizmente caçam.

Cumprimentos.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 11:25 am

carol26 Escreveu:De novo!!!!!!
Ressabiado é assim... não pára!!!
Mas pra quê dar troco?!!!
Que eu saiba não insultei ninguém, apenas acedi a responder a algumas perguntas que ficaram no ar.

Se não é essa a sua opinião, debata-a civilizadamente, mas abra outro tópico, porque pedi para este ser bloqueado.

Obrigado.

pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta set 09, 2009 11:31 am

AlunoBioGeo, quando aqui fala dos ratos e dos seus predadores naturais, refere-se a um ambiente rural, certo? É que em ambientes urbanos, não estou a ver nem cobras nem aves de rapina a controlar pragas de ratos... Eu até percebo as suas inquietações se falar em zonas rurais onde os gatos podem realmente ter um grande impacto, mas em zonas urbanas...
Filipa Costa
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 11:44 am

pendragon Escreveu: AlunoBioGeo, quando aqui fala dos ratos e dos seus predadores naturais, refere-se a um ambiente rural, certo? É que em ambientes urbanos, não estou a ver nem cobras nem aves de rapina a controlar pragas de ratos... Eu até percebo as suas inquietações se falar em zonas rurais onde os gatos podem realmente ter um grande impacto, mas em zonas urbanas...
Em zonas urbanas, os gatos foram necessários há uns séculos atrás, mas neste momento existem as desratizações periódicas obrigatórias feitas pelos agentes municipais e que, por vezes, provocam também a morte a gatos (tal como um user aqui afirmou, salvo erro o Native).

Como bem disse, em zonas urbanas o problema não é tão grave, mas existem animais autóctones em meios urbanos também, por isso não rejeito totalmente o impacto que sobre-populações de gatos e cães podem trazer. Uma sobre-população de um animal qualquer traz sempre problemas.

Existem cobras que se arriscam em meio urbano, assim como rapinas... Mas não são frequentes devido a todos os perigos que isso lhes acarreta.

E como acima indiquei, as zonas limítrofes das nossas cidades, são semi-rurais e essas mesmas zonas são muito sensíveis, com uma sobre-população de gatos nas cidades, existem indivíduos que vagueiam por essas zonas limítrofes, provocando problemas.

Este é o meu ponto de vista. E na verdade a minha opinião está em sintonia com o fang:

Suzana1
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 12:17 pm

AlunoBioGeo Escreveu: Porque como disse o fang, a naturalidade não está na essência do gato caçar, mas porque o gato é um animal exótico e que não pertence aos nossos habitats.
Se o gato não é um animal 100% domesticado e tem instintos de caçador é natural que caçe, ou não :o ? Desculpe estra a ser chata mas estou a tentar compreender o seu ponto de vista :wink:
Su
Bloqueado

Voltar para “Gatos”