marcha anormal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 13, 2003 1:16 pm

Olá a todos,

De há uns dias para cá que ando a reparar que a marcha da Shiva se alterou... primeiro muito subtilmente, ontem e hoje mais acentuada.
Quando em marcha, a Shiva parece manquear (mancar? Fiquei na duvida de como se diz :oops: ) da pata direita dianteira. Ela corre, salta e brinca normalmente e só se nota mesmo qando em marcha normal.
Já lhe vi as almofadas e os dedos das patas, e não parece ter nada (usei uma lupa e uma caneta de luz), nem sequer se queixou pelo que não parece ser nenhum grão ou vidro, pois se fosse ela dava sinal...
Apalpei-lhe a pata toda na sua extensão, dobrei, etc, e nada - nem um ganido de dor.
Por outro lado ela não deu nenhuma queda, nem se aleijou visivelmente com nada - sou sempre eu que a levo á rua e treinos, e em casa não tem nada que pudesse causar um acidente...

Como é lógico, vou hoje ao fim do dia com ela á vet tirar radiografias ás 2 patas dianteiras e fazer os exames necessários até se descobrir o que a está a afectar.

Entretanto gostava de saber se isto já aconteceu a algum de voces, isto é, a algum dos vossos cães.

É que já me disseram que em determinadas alturas do crescimento eles ficam meio desengonçados, mas como eu nunca me fio no que os chamados "espertalhões da esquina" dizem... (aparece-me com cada um :o )
De resto penso que a Shiva está óptima. Faz hoje 5 meses, pesa cerca de 20/25 Kg (ganha peso a um ritmo de cerca de 5 Kg por mes) , está bem porpocionada (há quem diga que tem rotts de 2 e 3 meses do tamanho dela...sinceramente ela a mim parece-me óptima!), é muito activa e temos aproveitado ao máximo o bom tempo para a levar a nadar - ela adora e é um excelente exercício.

Mas estou deveras preocupada com este mancar... e detesto este espaço de tempo (já sei que são poucas horas, mas mesmo assim) em que não sei o que se passa e não sei qual o tratamento a aplicar :evil:
Por isso, nada como partilhar esta experiência aqui no forum e ver se as horas passam mais depressa ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta ago 13, 2003 1:45 pm

Olá

Responder a este tópico é contrariar o princípio que se defende noutro tópico lançado pelo jcsousa. A nynf, no entanto, teve o cuidado de dizer que vai ainda hoje ao veterinário ver o que se passa e compreende-se que isto não passe de uma inquietação muito grande, perfeitamente compreensível.

Mandar palpites para o ar, isto admitindo que os nossos cães já mancaram, seria mesmo jogar na lotaria. Realmente, só através da consulta do veterinário se poderá chegar a alguma conclusão.

No entanto, contrariando o princípio, posso testemunhar que um dos meus cães já andou a mancar por duas vezes, tratando-se de uma tendinite que foi tratada com uns comprimidos anti-inflamatórios.
Mas atenção, isto pode não ter nada, absolutamente nada com o caso em questão.

Oxalá não seja nada de grave. Quando tiver notícias do veterimnário comunique-as. As melhoras da Shiva.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 13, 2003 2:16 pm

Obrigada Nel ;)
Eu vi o outro tópico, no qual nem participei pois está tudo dito.

É ridiculo as coisas que se lêm por aqui, e muito triste o que sucede a esses animais.

Daí ter sublinhado que Hoje ao fim da tarde já tenho consulta marcada na minha veterinária :lol:

Mas eu chego ao exagero (será??) de ir uma vez por mês com a Shiva á Vet para fazer um checkupzito ao seu crescimento...enfim, mais vale prevenir do que remediar, não é? ;)

O objectivo deste tópico é fazer com que o tempo passe mais depressa para mim,pois estou ansiosa que chegue a hora de saber porque razão ela manca e qual o tratamento veterinário para ela ficar boa :)

Por outro lado, e como a minha experiência com cães está longe de me satisfazer, fiquei curiosa sobre este assunto.
É comum? Acontece mais durante o crescimento ou não? Possiveis causas? Coisas a evitar? É um problema mais evidente nas raças grandes? etc etc
Isto tudo num tom muito genérico.
A última coisa que quero que me digam é "ahhh isso é de certeza blablabla e deve tomar xpto "

Farta de chicos espertos ando eu :o aparece-me mesmo com cada um que eu ás vezes até me passo e tenho que virar costas para não responder á bruta mesmo! É que dizem com cada barbaridade!!!
<p>&nbsp;</p>
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

quarta ago 13, 2003 2:17 pm

Uma vez aconteceu-me o mesmo estava eu e o meu marido na praia em Tróia com a nossa cadela, estávamos todos na brincadeira de repente e sem perceber porquê a minha cadela começou a coxear e não se aguentava em pé, quando a púnhamos de pé ela caia para o chão. Ficamos em pânico e ainda por cima estávamos bastante longe de casa pois moramos perto de Belas então lá tivemos que ir com a nossa lontra que só pesa 30Kg ao colo, fomos logo para o veterinário no entanto a viagem ainda demorou pelo menos 1.30h quando lá chegamos estava óptima aos saltos e a querer brincar até hoje não sabemos o que lhe aconteceu…

Jalis
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta ago 13, 2003 2:19 pm

Olá Nynf:

Parabéns pelos 5 mesinhos da Shiva :)

Já aconteceu uma coisa idêntica à Maga (mas já era mais do q adulta).
Foi num dia em q fomos à praia e ela, como de sempre não parou.
Qdo chegámos a casa...até evitava por a pata da frente no chão.
Nada que 1-2 dia com anti-inflamatórios não resolvesse.

Espero que fique tudo OK e q as notícias do vet sejam animadoras.

Bjs
XLÉPS :p
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta ago 13, 2003 2:24 pm

;) Ninf,
Só posso te desejar tudo de bom! E que ela se ponha boa e a "trotear" bem rapidamente!

Fazes o mais correcto, que é ir ao veterinário... por muito que tentemos ajudar, bem somos só nós... nada melhor que um veterinário!
Espero que digas depressa o que ela tem!
Sorri! Pensamento positivo!
:lol:
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta ago 13, 2003 5:35 pm

[quote=nynf]

Daí ter sublinhado que [b]Hoje ao fim da tarde já tenho consulta marcada na minha veterinária :lol: [/b]

Mas eu chego ao exagero (será??) de ir uma vez por mês com a Shiva á Vet para fazer um checkupzito ao seu crescimento...enfim, mais vale prevenir do que remediar, não é? ;)

[[b]Por outro lado, e como a minha experiência com cães está longe de me satisfazer, fiquei curiosa sobre este assunto. [/b]
É comum? Acontece mais durante o crescimento ou não? Possiveis causas? Coisas a evitar? É um problema mais evidente nas raças grandes? etc etc
Isto tudo num tom muito genérico.[/quote]

O nel disse tudo, aliás você mesma já tomou a decisão correcta, que é a de levar o bicho ao veterinário.
Pode ser tanta coisa... distensões, sub luxações, panosteite, displasia do cotovelo nalguma das suas formas, enfim... só o médico mesmo é que pode diagnosticar-lhe o que tem.
Sorte

José Carlos
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 13, 2003 8:03 pm

Acabámos de chegar da vet.
Depois de um exame minucioso e radiografia ao cotovelo e ombro chegou-se á conclusão que não se trata de uma forma precoce de displasia :D este era sem dúvida o meu maior medo.
Será provavelmente uma tendinite ligeira, pelo que vamos fazer um antiinflamatorio durante 5 dias e limitar o exercicio fisico ao essencial.
Depois voltamos lá e logo se vê se será necessário fazer algo mais.
De resto a Shiva está OK
:D
<p>&nbsp;</p>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta ago 13, 2003 8:16 pm

Ainda bem, Nynf,

Vai ser fácil reduzir o treino, este calor ajuda!
As melhoras rápidas!
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta ago 13, 2003 11:11 pm

[quote=nynf]
Acabámos de chegar da vet.
Depois de um exame minucioso e radiografia ao cotovelo e ombro chegou-se á conclusão que não se trata de uma forma precoce de displasia :D este era sem dúvida o meu maior medo.
Será provavelmente uma tendinite ligeira, pelo que vamos fazer um antiinflamatorio durante 5 dias e limitar o exercicio fisico ao essencial.
De resto a Shiva está OK
[/quote]

Ainda bem que não é nada de grave :) As melhoras da Shiva ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quinta ago 14, 2003 8:30 am

nynf Escreveu: Acabámos de chegar da vet.
De resto a Shiva está OK

:)

As melhoras da ferinha ;)

Bjs
ANIFI
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 12:12 pm
Localização: Kaiser (rottweiler ), 2 pássaros ( Romeu e Julieta )

quinta ago 14, 2003 9:14 am

Parabéns pelos 5 mesinhos da fera e ainda bem que não é nada de grave, as melhoras rápidas da Shiva !!
Ana
Responder

Voltar para “Cães”