Urgente|| me ajudem com meus periquitos bébes!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Periquita007
Membro
Registado: sexta jan 16, 2009 3:51 pm

sábado jul 18, 2009 9:41 am

Olá tenho uma casal de periquitos que teve a sua 2ª criação....o 1º nasceu dia 5 de julho depois o 2º dia 7 de julho e o ultimo dia 11 de julho...
Como estou de férias tenho muito tempo para eles , e gostava de criá-los á mão...
Mas não tenho incubadora...Será que posso criá los á mão na mesma?

Apartir dos 30 dias entao?
Mas como eles têm uma diferença de idade um pedacinho grande..
como vou tirar todos do ninho?... se o mais novo vai precisar de incubadora?» :( ..

Será que me podem ajudar...
Tenho muitas duvidas e gostava muito de saber de todo...

onde os ponho?

quanto leva a ceringa?

com quantos dias posso começar a dar de comer?

a mae e o pai deles podem já nao ter mais criação?

Enfim uma serie de perguntas ... :oops: já agora gostava de dizer que o mais velho o 1º tem 13 dias hoje..
o 2º mais velho tem 11 dias ...
o 3º tem 8 diaas..

por favor espero que me ajudem :cry:
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado jul 18, 2009 11:23 am

Com 30 dias já eles andam fora do ninho. O ideal para se criar à mão é antes deles abrirem os olhos para não terem medo nem rejeitarem comida, ou seja, entre uma a duas semanas de idade.

Quanto ao resto das suas dúvidas não posso ajudar com experiência própria porque nunca criei à mão.
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sábado jul 18, 2009 11:40 am

Boa tarde..
É normal que tenha muitas duvidas, visto que será a primeira vez que crias aves à mão, neste caso periquitos..eu vou tentar ajudar com a minha experiencia...

Eu ja criei vários periquitos à mão...mas no meu caso foi mesmo porque foram abandonados pelos progenitores. Criar uma ave à mão é uma experiencia única, bastante trabalhosa (dependendo da idade da cria) e que requer muita paciencia e gosto...

Eu pessoalmente nunca usei encubadora, porque quando tive de os criar ja tinham penas, mas ainda n tinham saido do ninho e foi numa altura de algum calor...

Mas este site explica muito bem a parte da criação manual...lei-a e se tiver alguma duvida que eu saiba esclarecer, estou ca para ajudar :wink:

http://periquitos.ptfreehosting.com/ind ... &Itemid=43
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sábado jul 18, 2009 11:48 am

Olá
Criar à mão além de complicado é bastante arriscado, ainda mais com periquitos, quanto mais pequena a espécie mais complicado é. Implica mantê-los a uma temperatura constante, com humidade suficiente, alimentá-los de 2 em 2 horas, inicialmente, dia e noite. Ter em atenção que não sejam alimentados antes de esvaziarem completamente o papo, para que não surjam fungos e, em 99% das vezes, morte. Uma boa papa, administrada segundo indicações, etc, etc. Depois existe o risco da papa ir parar aos pulmões e sufocam, ou seja, convinha que alguém te mostrasse como fazer, porque não é assim tão linear. Para ser sincera muito pouca gente se dá ao trabalho de criar periquitos à mão, principalmente pelo tamanho em causa. E criar, sem experiência alguma pode terminar em desgosto, se queres um conselho de quem já criou algumas aves à mão (nem sempre com final feliz), deixa que sejam criados pelos pais e depois domestica-os tu.

Eu, em pequena, sempre tive periquitos domesticados, e não foram criados à mão, não são como caturras, por exemplo, são sempre mais ariscos, mas isso tem a ver com a espécie e não com o serem ou não criados à mão. Além de que aves criadas pelos pais têm mais anticorpos e resistência do que aves criadas à mão. No entanto, caso queiras mesmo criar à mão, deita mãos à obra e pesquisa, existe muita informação sobre o assunto. Eu, pelo menos, penso que não basta vir a um fórum perguntar, existem um sem número de questões a ter em conta o que exige pesquisa da tua parte,em vários sites, incluíndo estrangeiros. Tudo começa por aí. De qualquer forma, eu aconselhava a deixar as primeiras duas semanas com os pais.

Boa sorte!
Cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado jul 18, 2009 12:25 pm

No caso de piriquitos, o minha opinião é que não é necessário criar à mão, basta ir acompanhando o crescimento no ninho e assim que ganham penas começar a retirar do ninho e dar mimo, andar com ele ao colo, fazer festinhas,etc (durante meia hora duas vezes por dia), será suficiente para que quando comecem a comer possas retirar e ir alimentando pela mão, mas já com as sementes que vai comendo sempre pela mão, 5 a 6 refeições diárias são suficientes( deves dar comida até querer e deixar mais uns minutos disponivel que ainda come mais umas sementes) e assim és na mesma a fonte de alimento e a relação cria-se. Este ritual de alimentares estas refeições todas não será durante muitos dias, será apenas até que voe para ti assim que chamas para dar comida, ao fim de uma semana já a vossa relação será muito proxima e já saberá bem voar para ti assim que chamas, apartir daí, deves deixar a comida no comedouro da gaiola e perceber quais as suas guloseimas favoritas que só comerá da tua mão na mesma e assim serás sempre a fonte de algo muito positivo, depois essas guloseimas poderão ser trocadas por comportamnetos que lhe ensines ou que faça e te agradem. o ideal será que escolhas um e lhe dês a esse toda a atenção e "domesticas" um de cada criação, pois um sozinho apegar-se-á muito mais a ti, dois ou mais juntam-se uns com os outros e não te ligam tanto, os piriquitos adoram mimar-se uns aos outros, deves mimá-lo o máximo possivel, dar-lhe festinhas na cabeça onde costumam gostar muito e interagir com ele o máximo possivel, depois na próxima criação já esse estará completamente domesticado e o próximo será mais fácil pois irá aprender com o primeiro e por aí adiante se quiseres ter um "bando domesticado".
Os piriquitos são muito sociáveis, muito faceis de domesticar e ensinar, espero que possas disfrutar de uma relação tão agradavel como costuma ser entre humanos e piriquitos amados.

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
Periquita007
Membro

sábado jul 18, 2009 9:30 pm

oLÁ .. obrigado pelas vossas respostas :) ..

Bom eu gostava de criar os periquitos á mão mas o risco de doenças e mortes é um pouco alto....Ainda por cima n tenho experiencia nenhuma.... :roll: ..
Tenho que concordar com vcs! :wink:

Já agora como falaram em domesticalos..
Como é isso de ir lá ao ninho algumas vezes quando forem maiorzinhos?
pa eles n terem tanto medo de mim-'?? :?

Isso resulta mesmo já tentem isso mas havia lá um machito que era arisco e picava-me e começava a piar alto sempre que abria o ninho... :?

POr isso nao sei como fazer....

Será que me podem ajudar de novo :roll:
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado jul 18, 2009 10:33 pm

Mas isso é normal, a primeira vez que lá mexeu é normal eles terem feito imenso barulho e terem-se mexido imenso, o ninho dele estava a ser invadido por algo completamente novo...
Continua a ir ao ninho e escolhe um deles para ser o domesticado, e faz como descrevi na resposta anterior, funciona. Quando começarem a ter penas podes ir dispondo umas sementes para "apressar" o desmame e assim mais cedo o retiras do ninho e alimentas tu de forma a construir uma relação mais forte com ele.
Atenção aos pais se eles se incomodam que andes la a mexer, os meus nao se importavam nada por isso eu fazia desta forma, se os teus nao gostarem podem rejeitar as crias e depois tens mesmo de as criar tu à mão, mas normalmente não se importam.
Periquita007
Membro

domingo jul 19, 2009 11:00 am

obrigado pelas vossas respostas!! :) ..

Se precisarem de ajuda e outro assunto com vosso periquito ..já sabem estarei ao vosso dispor :) :D
Responder

Voltar para “Aves”