sábado jul 18, 2009 11:48 am
Olá
Criar à mão além de complicado é bastante arriscado, ainda mais com periquitos, quanto mais pequena a espécie mais complicado é. Implica mantê-los a uma temperatura constante, com humidade suficiente, alimentá-los de 2 em 2 horas, inicialmente, dia e noite. Ter em atenção que não sejam alimentados antes de esvaziarem completamente o papo, para que não surjam fungos e, em 99% das vezes, morte. Uma boa papa, administrada segundo indicações, etc, etc. Depois existe o risco da papa ir parar aos pulmões e sufocam, ou seja, convinha que alguém te mostrasse como fazer, porque não é assim tão linear. Para ser sincera muito pouca gente se dá ao trabalho de criar periquitos à mão, principalmente pelo tamanho em causa. E criar, sem experiência alguma pode terminar em desgosto, se queres um conselho de quem já criou algumas aves à mão (nem sempre com final feliz), deixa que sejam criados pelos pais e depois domestica-os tu.
Eu, em pequena, sempre tive periquitos domesticados, e não foram criados à mão, não são como caturras, por exemplo, são sempre mais ariscos, mas isso tem a ver com a espécie e não com o serem ou não criados à mão. Além de que aves criadas pelos pais têm mais anticorpos e resistência do que aves criadas à mão. No entanto, caso queiras mesmo criar à mão, deita mãos à obra e pesquisa, existe muita informação sobre o assunto. Eu, pelo menos, penso que não basta vir a um fórum perguntar, existem um sem número de questões a ter em conta o que exige pesquisa da tua parte,em vários sites, incluíndo estrangeiros. Tudo começa por aí. De qualquer forma, eu aconselhava a deixar as primeiras duas semanas com os pais.
Boa sorte!
Cumprimentos