Ajudem Python ball que não come

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jul 17, 2009 7:07 pm

se ela estava desnutrida e deste um pinkie, não há muito para ela deitar fora, deve ter aproveitado tudo ;)
experimenta a forrar 3 lados do terrario, para ela não ter tanto espaço visual a controlar ou a temer ;) entretanto acho que deves continuar no force, mais vale isso do que ela ficar demasiado fraca, e já que o fazes com pinkies dá mais do que um de cada vez.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Domination
Membro Júnior
Registado: quarta mar 21, 2007 12:19 pm

sexta jul 17, 2009 7:14 pm

Native Escreveu:se ela estava desnutrida e deste um pinkie, não há muito para ela deitar fora, deve ter aproveitado tudo ;)
experimenta a forrar 3 lados do terrario, para ela não ter tanto espaço visual a controlar ou a temer ;) entretanto acho que deves continuar no force, mais vale isso do que ela ficar demasiado fraca, e já que o fazes com pinkies dá mais do que um de cada vez.
Vou forrar os lados do terrário como me disse.
*Hoje eu dei dois pinkies.
Não queria ter que forçar ela comer outra vez, pois é muito estresante, e de tanto forçar, tenho medo dela nunca mais querer comer por si propria.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta jul 17, 2009 7:54 pm

Boas. Com isso não tem muito que temer, até porque está a fazer isso até ela iniciar de novo o instincto de atacar a presa. Ela estava a comer morto ou vivo? (antes de a ter). Que tamanho e que rato? Por o rato inanimado no terrário, não deve apaixonar nenhuma regius. Tente aquecer bem o rato e com pinças, «dar-lhe um pouco de vida», tudo muito discreto para não a assustar, de forma a atrai-la. Se mesmo assim não conseguir, tente que ela abra a boca com o pinkie e engula sozinha...e na continuação do pinky, dê-lhe um primeiro pêlo ou um desmamado pequeno de rato.Deste modo, ela acaba por ingerir muito mais alimento de cada vez e ao final de algumas tentativas de alimentação, quando se sentir mais segura, poderá atacar sozinha o rato. Para isso, pode também fazer as aplicações que o Native recomendou. Fazer isto de 7/7 dias (mínimo) e ela pôe-se em forma.

Aqui a paciência tem que imperar. As regius são conhecidas por deixar de comer só porque sim e muito dificeis de passar a comer morto quando comiam vivo em bebes. Mas é possível :wink:
Quanto ao não ter defecado, se não come ou esta subnutrida, o seu metabolismo funciona no modo de poupança de energia e absorve quase tudo o que come, ainda para mais quando se fala de um pinky que deve ter umas 3g, quando ela deve comer 13g. A parte de não urinar, certifique-se de que a água é mudado com frequência e é de fácil acesso. Mas quase de certeza que ela tem urinado, o user não tem é notado (a urina poderá ser muito diferente de uma lampro).
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jul 17, 2009 7:59 pm

Uma coisa é force outra é assistir...o force é mesmo empurrar o rato, o assistir, é apenas abrir a boca colocar o rato e ela faz o resto, o segundo é menos violento.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
anasnake
Membro Veterano
Registado: terça mai 27, 2008 4:00 pm

sexta jul 17, 2009 8:48 pm

como disseram aqui o tamanho do rato é muito importante para o tamanho da cobra e claro que tem que se saber se ela comia morto ou vivo e forçe é muito desgastante há que ter muita paciencia nestes casos
Psynapse
Membro Veterano

sexta jul 17, 2009 8:53 pm

Exacto. Deve-se sempre tentar primeiro diminuir todos os factores potenciais de stress: luz, ruido, exposição do terrário, proximidade física, etc. Depois, diminuir o local, ou seja, tentar alimentar numa caixa mais pequena, ou até há quem diga, numa saco de cartão com furos. O passo seguinte será o assist feeding - ela abre a boca e engole sozinha, e o derradeiro: force feeding, em que é obrigada a engolir (mesmo neste há vários graus - o completo em que temos de a obrigar a engolir tudo, metade, ou quase nada). Isto nunca usando vivo como passo intermediário...E usando sempre ratos muito aquecidos.

Quanto pesa a cobra? É que a minha sugestão de peso das presas foi por achar a cobra pequena, mas pode ser muito diferente se o peso for bastante dispar daquele em que estou a pensar.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta jul 17, 2009 8:54 pm

Como o Native com a pouca quantidade de alimento ingerido, potencialmente pouca hidratada, e o facto de terem um metabolismo mais lento é normal que não tenha muito para defecar.

Utiliza o método que o Psy descreveu. Dá-lhe uma presa mais pequena e quando ela tiver chegado À parte das patas traseiras coloca a cabeça de uma presa ligeiramente maior dentro da boca que em principio "marchará" também.
Domination
Membro Júnior

sábado jul 18, 2009 12:09 am

Psynapse Escreveu:Boas. Com isso não tem muito que temer, até porque está a fazer isso até ela iniciar de novo o instincto de atacar a presa. Ela estava a comer morto ou vivo? (antes de a ter). Que tamanho e que rato? Por o rato inanimado no terrário, não deve apaixonar nenhuma regius. Tente aquecer bem o rato e com pinças, «dar-lhe um pouco de vida», tudo muito discreto para não a assustar, de forma a atrai-la. Se mesmo assim não conseguir, tente que ela abra a boca com o pinkie e engula sozinha...e na continuação do pinky, dê-lhe um primeiro pêlo ou um desmamado pequeno de rato.Deste modo, ela acaba por ingerir muito mais alimento de cada vez e ao final de algumas tentativas de alimentação, quando se sentir mais segura, poderá atacar sozinha o rato. Para isso, pode também fazer as aplicações que o Native recomendou. Fazer isto de 7/7 dias (mínimo) e ela pôe-se em forma.

Aqui a paciência tem que imperar. As regius são conhecidas por deixar de comer só porque sim e muito dificeis de passar a comer morto quando comiam vivo em bebes. Mas é possível :wink:
Quanto ao não ter defecado, se não come ou esta subnutrida, o seu metabolismo funciona no modo de poupança de energia e absorve quase tudo o que come, ainda para mais quando se fala de um pinky que deve ter umas 3g, quando ela deve comer 13g. A parte de não urinar, certifique-se de que a água é mudado com frequência e é de fácil acesso. Mas quase de certeza que ela tem urinado, o user não tem é notado (a urina poderá ser muito diferente de uma lampro).

Oi.
Bom, eu não sei bem ao certo se ela estava comendo antes de eu a te-la, pois achei meio estranho ganhar um animal de uma loja. * acho que se não tivesse nenhum problema, ele não teria me dado, e sim vendido.

O dono da loja me que me deu, falo que ela estava comendo Filhote de Frango, ou seja (pintinhos), logo na primeira alimentação que fui tentar fazer depois de duas semanas que deixei para abtuar com o novo lar, eu coloquei um pintinho vivo é deixei por umas 7 horas aproximadamente, eu percebi que ela estva com medo do pintinho, o pintinho subia em cima dela, e ela nada fazia.
Então tirei o pintinho é coloquei o rato, mais não tive sucesso.

Bom o primeiro rato, tinha cerca de uns 2 cm de comprimento, na verdade acho que era um primeiro pelo, pois já dava pra ver uns pelinhos.
Sempre que ofereço ratos as minhas cobras, são ratos ligeiramente aquecidos.

Já tentei dar vida ao rato, já passei o rato em frango, já furei o rato para sair um pouco de sangue, já deixei o rato passar a noite com ela, e mesmo fazendo tudo isso, ela não comeu por si-propria.

Abri a boca dela com o proprio rato, e deixei o rato na boca dela, mais ela não engoliu. Tive que empurrar o rato até a garganta dela, foi realmente estresante. Mais não vi outra escolha.
Bom ontem, eu dei dois ratos um pouco maior, acho que estava com uns 3 cm e já com bastante pelo. Mais tambem tive que empurra-los até a garganta, e mesmo assim ela estava a regurgitar, mas de tanto esforço acabou a engolir.

Bom, quanto a urina, acredito eu que não tenha urinado mesmo, eu nunca vi ela beber agua. E troco a agua dela todos os dias. As vasilhas de agua esta sim bem acessível, até porque tem duas vasilha.
E outra, o substrato de papel de cozinha esta limpo, não á marca de nada.

Quanto ao tamanho do terrário, é pequeno tem cerca de 35 x 25 cm, acho que este é um bom tanho para ela. Ela anda o dia todo pelo terrário normalmente.

Quanto ao local, ela esta em um local ligeiramente escuro, e calmo, não a ruidos, e nem muito movimento por perto.
O peso, eu não sei ao certo, mais desde quando ela chegou, percebi que esta a emagrecer.
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

sábado jul 18, 2009 11:07 am

Olá

Eu tambem tenho uma Python Ball, tem sensivelmente uns 2 meses de idade, tenho-a comigo há 3 semanas e comeu sempre.
Ora se tens a tua à 3 meses + os meses de idade dela, que sejam no maximo no total uns 5 meses de idade, um pinkie é demasiado pequeno, e isso pode não atrair a piton.

Para teres uma ideia, a minha é pequenina, +/- 40cm e pesa apenas 70gramos.
Sempre lhe dei ratos de laboratorio (mus musculos) já desmamados em torno das 16/18gr, mas ontem dei-lhe a 1ª Ratazana (Rattus Norvegicus) tambem desmamada e ela aceitou e tinha 24gr.

Procura dar-lhe um mus musculus nem que seja de primeiro pêlo.
A minha alimento com morto, mas aqueço bem com o secador do cabelo e depois com a pinça agito-o suavemente em frente a ela até ela o atacar (ontem demorou bastante a atacar mas no final fe-lo).

Podes ainda comprar uma balança de cozinha das digitais, pesas a piton e das-lhe um rato com 15%/20% do peso dela, agora resta saber se ela estava na loja habituada a comer morto ou vivo.
A minha comia vivo no loja e agora aceita morto, eu é que simulo como se ele estivesse vivo, sempre com movimentos suaves para ela nao se assustar.

Boa Sorte com a Piton, esperemos que comece a comer bem e bastante.

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
Psynapse
Membro Veterano

sábado jul 18, 2009 1:12 pm

Boas. Não se deve nunca deixar uma presa viva dentro do terrário com uma cobra, seja um pinto ou um roedor. A coisa pode correr ao contrário. Além disso, os ratos não devem estar ligeiramente aquecidos, mas sim quentes. Deixar o rato no terrário, se até agora não aceitou, então é porque deverá começar de outra forma. Tentar abanar o rato muito levemente sem a assustar antes de fazer force ou assist feeding e se não aceitar, aí sim, passarmos ao segundo passo. No assist tanto como no force, temos de dar uma presa não muito grande senão podemos causar um traumatismo na mucosa de tanto insistir (e aumentar o risco de regurgitação). O truque quando só querem engolir uma presa pequena, é mesmo induzir um force feeding com um pinky ou um primeiro pelo e quando estiver a acabar, darlhe algo maior, que o instinto da deglutição fará o resto e ela engole tudo (e o segundo engole sozinha, justificando o seu tamanho).

Tem mesmo de saber o que ela andava a comer, quanto tempo tem e pesá-la. Já agora, qual é a temperatura na zona quente? Atente também na frequência que está a alimentar.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jul 18, 2009 1:37 pm

A questão do "não beber água", acho difícil afirmar com certezas, pois elas bebem pouca água, isto falando na questão de nós conseguirmos avaliar se a taça da água tem menos água do que tinha no dia anterior, e elas por norma não bebem quando estamos a ver, bebem durante a noite quando está tudo escuro e em silêncio :wink: .

Edit: silêncio não que elas oiçam 8) , eu disse silêncio no sentido de estar tudo tranquilo, sem movimentos :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Domination
Membro Júnior

sábado jul 18, 2009 4:21 pm

Psynapse Escreveu:Boas. Não se deve nunca deixar uma presa viva dentro do terrário com uma cobra, seja um pinto ou um roedor. A coisa pode correr ao contrário. Além disso, os ratos não devem estar ligeiramente aquecidos, mas sim quentes. Deixar o rato no terrário, se até agora não aceitou, então é porque deverá começar de outra forma. Tentar abanar o rato muito levemente sem a assustar antes de fazer force ou assist feeding e se não aceitar, aí sim, passarmos ao segundo passo. No assist tanto como no force, temos de dar uma presa não muito grande senão podemos causar um traumatismo na mucosa de tanto insistir (e aumentar o risco de regurgitação). O truque quando só querem engolir uma presa pequena, é mesmo induzir um force feeding com um pinky ou um primeiro pelo e quando estiver a acabar, darlhe algo maior, que o instinto da deglutição fará o resto e ela engole tudo (e o segundo engole sozinha, justificando o seu tamanho).

Tem mesmo de saber o que ela andava a comer, quanto tempo tem e pesá-la. Já agora, qual é a temperatura na zona quente? Atente também na frequência que está a alimentar.
Bom, eu já tentei de tudo. Ja simulei que o rato estava vivo com a pinça, já deixei dentro do terrario de um dia para o outro, mesmo sabendo que não é aconselhavel, eu deixei um pinto vivo com ela para ver se ela comia. Mais nada deu certo. Então, fui obrigado a fazer o force. O primeiro force fiz com pinkys o sugundo force foi feito com dois deste da foto a baixo.

Imagem

Na loja de onde eu ganhei ela, o rapaz disse que ela estava a comer pintos. Mais eu não acredito que sejá verdade, pois ela já estava um pouco magra. Penso eu, que ela já não estava a comer desde que estava na loja.

A temperatura na zona quente esta em 28º e na fria 22º.

O prazo te tempo que dou para tentar alimenta-la, é de 5 dias. E o force estou fazendo de 1 em 1 mês.

O que vcs acha do tamanho do rato da foto? Esta bom deste tamanho?

Outra coisa, quando forço ela comer um rato, eu tenho que empurar o rato todo até a garganta, se eu deixo pela metade ela não engole.

Ela esta com a temperatura boa, tem agua limpa e fresca todos os dias, tem esconderijo, o tamano do terrario esta otimo pra ela, o lugar onde ela esta é tranquilo. Eu sinceramente nao sei qual o problema.

Já tentei dar ratos, pinto, rato com cheiro de frango, rato furado. Mais de nenhuma forma ela aceita.

Doente ela não parece estar, pois anda de um lado pro outro no terrário.
De quanto em quanto tempo eu devo fazer o force se caso ela não aceitar de nenhum outro jeito?
Última edição por Domination em sábado jul 18, 2009 4:36 pm, editado 1 vez no total.
Domination
Membro Júnior

sábado jul 18, 2009 4:24 pm

texuga Escreveu:A questão do "não beber água", acho difícil afirmar com certezas, pois elas bebem pouca água, isto falando na questão de nós conseguirmos avaliar se a taça da água tem menos água do que tinha no dia anterior, e elas por norma não bebem quando estamos a ver, bebem durante a noite quando está tudo escuro e em silêncio :wink: .

Edit: silêncio não que elas oiçam 8) , eu disse silêncio no sentido de estar tudo tranquilo, sem movimentos :wink:
Bom quando disse que ela não esta a beber agua, é porque eu ainda não vi nenhum sinal de urina no papel de cozinha. O papel esta sempre limpo.
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

sábado jul 18, 2009 6:49 pm

Boas

Como a piton não apresenta sintomas de doença, parece estável e normalissima, pode ser uma das birras que algumas teimam em ter de não comer.
Participo num forum espanhol (vivo em españa)onde ha uma secção só de Piton Bola e sucedem casos de 2,3,4 meses sem comer!!!
Quando trouxe a minha para casa, tinha ela 1 dia comigo, tentei dar-lhe um rato, obvio que não aceitou por não estar habituada ao terrario e estar stressada, pois o que fiz foi deixa-la 7 dias sem comer para que ganhasse apetite.

Se tiveres possibilidade de lhe dar alimento morto(descongelado) será sempre melhor pois os parasitas que possam existir no rato morrem, o unico problema é mesmo o de ficar dispendioso visto que se ela teima em não comer, esse rato tens que o deitar ao lixo e seguir tentando noutro dia.

Podes ainda dar-lhe um rato recem sacrificado, se ela rejeitar congelas e esperas 7 dias e das o mesmo rato já descongelado e aquecido.
Penso que podes esperar estes 7 dias pois ela ja teve force feeding então irá aguentar. Nestes 7 dias eu apenas ia ao terrario para lhe trocar a agua e verificar parametros, para evitar stress ao maximo. Ela acabará por ter fome, isso espero!

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
Psynapse
Membro Veterano

sábado jul 18, 2009 7:39 pm

Domination, tens as temperaturas um pouca baixas no terrário se a queres estimular a comer. A zona quente deverá estar a uns 30-31º, (28 é um pouco baixo para uma regius, ainda por cima quando não quer comer) e a zona fria deve estar aí pelos 24-25º, fazendo apenas uma descida da temperatura à noite para os 23º na zona fria, com uma humidade a 60% média. Se estes parâmetros não estiverem certos, é meio caminho andado para não comer, apesar de poderem não ser assim tão limitativos no caso das birras alimentares das regius (e doutras na minha experiência).

Como a alimentação tem sido um pouco «stressante», eu seguiria de 7/7 dias, induzindo-a comer o rato (esse primeiro pelo está bom para isso) e de seguida, quando ela estiver a acabar, dar-lhe um desmamado (aqueles do pêlo branco, o tamanho acima desse). Assim, de um momento stressante, estaríamos a alimentá-la com uma boa porção. Se ela por enquanto só engole com force feeding, então vai tentando muito discretamente levá-la a engolir sozinha: nas primeiras vezes, dás metade do rato pela goela e abanas um pouco o rato para a estimulares, se não resultar, empurras muito levemente e quando estiver a acabar (com as pernas de fora) dás logo outro que em princípio ela o engole sozinha. Gradualmente ela passará de um force feeding para um assist feeding (se tudo correr bem) e mais tarde para a alimentação normal. Pelo menos, esta é a minha experiência com lampropeltis que têm o inconveniente de terem uma boca bem mais pequena.
Com esse programa de alimentação, ela irá por-se em forma.

Depois de 3/4 dias de descanso, deverás manuseá-la para ela não associar sempre o contacto humano com stress, senão poderás ter futuramente uma cobra mais agressiva.

Para estas informações serem mais precisas, tens mesmo que pesá-la, verificar nas escamas ventrais e perto da boca (daquele freio por baixo do crânio) se tem parasitas e monitorizar o seu comportamento.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”