Macho ou Femea

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

papolas
Membro Júnior
Registado: segunda fev 24, 2003 4:58 am

sábado ago 09, 2003 3:37 am

Boa noite,
Quem me poderá esclarecer??
Tenho duas tartarugas aquáticas que foram compradas juntas á já alguns meses. Felizmente semnpre comeram bem, tem uma um aquario com umas dimensoes razoaveis que tem bastante água para nadarem e zona seca para apanharem sol. não costumam é tocar em alface ou maçã ou outros tipos de alimento alem dos camaroes e dos sticks habituais.
Tenho é facultado bons passeios pela casa toda onde elas exercitam as patas todas contentes.
Mas a minha duvida pouco tem a ver com esta introdução á vida e historia da Risquinha e Curvinha...
Gostaria de saber como posso descobrir o sexo de cada uma delas. É pelas carapaças e cauda??
se for macho e femea posso vir a ter uma supresa de encontrar ovos ou filhos num aquario normal??
As tartarugas aquaticas tambem hibernam?? se sim o que necessitam para isso acontecer??

Boas férias com os vossos animais!! :)
jon
Membro Júnior
Registado: sexta jun 20, 2003 7:00 am

sábado ago 09, 2003 7:05 am

Ola
Tu podes me dizer que especie tens, é que existe muitas especies de tartarugas aquaticas. assim podesmos ajudar.
Abraco
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado ago 09, 2003 9:26 am

Olá.....

pelo menos a Risquinhas é uma corcunda do mississipi, e se a Curvinha for também é mais fácil.

Pelo que a senhora da loja onde comprei a minha Tucha me ensinou, vês os desenhos por baixo da carapaça, ou seja na "barriga".

Macho - se tiver um pequeno rebordo na barriga e o centro todo pintado;

Fêmea - se tiver a caparaça toda pintada.

Pelo que vi também a Rsquinhas é pequena e é muito fácil de ver.

Como tens duas, viras e se tiverem as das a carapaça igual (com ou sem rebordo) são do mesmo sexo. :p

A Tuchá é fêmea e vou comprar um macho para oferecer á minha mãe.

Quanto á procriação, não aparecem filhos sem ovos, portanto :p
Deves ter um lago grande (elas vão crescer imenso! devagar, mas vão!) com areia de construção nas margens para fazerem o ninho.

Para mais pormenores sobre criação, tenta contactar um forense que acho que tem ou já teve ovos.

Boa sorte! :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado ago 09, 2003 12:34 pm

Olá

Em principio pelo tamanho da cauda percebe-se se é macho ou fêmea, o macho tem uma cauda muito mais comprida. Mas se ainda forem pequenas pode ser difícil de distinguir.

Quanto a elas procriarem, até pode ser que venham a por ovos, mas dificilmente em casa consegues ter condições favoráveis para que dos ovos nasçam tartarugas. Para isso terias de ter uma zona com areia que permitisse à tartaruga enterrar os ovos e terias de ter condições de calor favoráveis a que eles se desenvolvam.

Eu tenho duas tartarugas grandes de faces rosadas, um macho e uma fêmea e nunca acasalaram.
Os de uma amiga minha puseram ovos, na água, e quando ela viu os ovos tentou conservá-los no calor etc mas não nasceu nada...

Para além disso, as tartarugas são espécies protegidas e se não estou em erro caso ponham ovos deves entregar esses ovos a um organismo de protecçao das espécies (desculpa mas não sei qual é) paraque els cuidem deles e nesse caso pode ser que nasçam.

Beijokas
kathleen
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado ago 09, 2003 2:47 pm

sportinguista Escreveu: Olá.....

Pelo que a senhora da loja onde comprei a minha Tucha me ensinou, vês os desenhos por baixo da carapaça, ou seja na "barriga".

Não vás por aí.

Qualquer dono de lojas de animais inventam essas maneiras de ver o sexo das tartarugas, mas nenhuma delas está correcta. Nenhum homem que vende animais quer passar por ignorante quando lhe fazem perguntas certo?

o sexo das tartarugas só se vê quando estas já são grandinhas. com esse tamanho (minúsculas) é impossível de saber.
Mas quando elas crescerem, aí sim, podes ver pelo tamanho das unhas (maiores no macho que nas fêmeas), pela posição da cloaca (o rabinho por assim dizer ;) ) em relação à carapaça, que se n me engano está mais longe no macho (n tenho certeza absoluta).

O kroz agora dava-me jeito... :D
sportinguista
Membro Veterano

sábado ago 09, 2003 11:48 pm

Lady_girl Escreveu:

Não vás por aí.

Qualquer dono de lojas de animais inventam essas maneiras de ver o sexo das tartarugas, mas nenhuma delas está correcta. Nenhum homem que vende animais quer passar por ignorante quando lhe fazem perguntas certo?

o sexo das tartarugas só se vê quando estas já são grandinhas. com esse tamanho (minúsculas) é impossível de saber.
Mas quando elas crescerem, aí sim, podes ver pelo tamanho das unhas (maiores no macho que nas fêmeas), pela posição da cloaca (o rabinho por assim dizer ;) ) em relação à carapaça, que se n me engano está mais longe no macho (n tenho certeza absoluta).

mas eu vi, e eram bastante diferentes...

não há maneira de saber em pequenas? eu gostava de ter um casal, pois tenho um quintal grande e daqui a uns anos espero ter as condições todas reunidas para ter crias.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo ago 10, 2003 11:53 am

Olá

Em pequenas é difícil perceber se é um macho e uma fêmea. Reuinir condições para que tenham filhotes é bastante complicado com o nosso clima, mas pode ser que consigas.

beijokas
kathleen
Lady_girl
Membro Veterano

domingo ago 10, 2003 3:29 pm

sportinguista Escreveu:
Lady_girl Escreveu:

Não vás por aí.

mas eu vi, e eram bastante diferentes...

não há maneira de saber em pequenas? eu gostava de ter um casal, pois tenho um quintal grande e daqui a uns anos espero ter as condições todas reunidas para ter crias.
claro...elas são sempre bastante diferentes! A mim já me disseram que se via nos desenhos das carapaças, na intensidade da cor dos olhos...a verdade, é se eu fosse por aí...tinha tudo machos, o que n é verdade, elas cresceram, e eu agora já lhes defini o sexo!

não há maneira de ver o sexo das tartarugas quando elas são pequenas. Se queres ter a certeza que compras uma fêmea, o melhor é comprá-la já adulta (além de reduzir as probabilidades de a tartaruga vir debilitada).

Há à venda (embora em poucos lugares) tartarugas já adultas. É óbvio que são mais caras...mas o que gastavas em alimentação até ela ficar grande acho que era mais...por isso...não ficarias a perder!

E também é verdade o que a kathelen, é muito difícil fazer com que as tartarugas se reproduzam...mas nunca se sabe...como diz o ditado...quem não arrisca, não petisca! ;)
papolas
Membro Júnior

segunda ago 11, 2003 1:47 am

Boa noite
obrigado pelas vossos esclarecimentos e disponibilidade.
realmente parece ainda ser cedo para poder distinguir o sexo entre elas visto ainda serem pequenas (apesar de uma delas já estar maior que a outra).
a procriação não é o meu objectivo, eu só perguntei para saber se podia acontecer e se podia ter alguma supresa de manhã.
já agora aproveito para colocar mais uma duvida: ontem e hoje tenho visto a risquinha a coçar a ponta do nariz com as patas dianteiras com bastante frequencia e deu-me a impressão que fazia um barulho diferente a respirar. o que será? por que se coça tanto?
Vocês costumam deix~-las a passear pela casa com muita frequencia? as tartarugas aquaticas preferem sempre?

obrigado
Kathleen
Membro Veterano

segunda ago 11, 2003 10:20 am

Olá

Se ela está a emitir um som do nariz provavelmente está constipada. Se lhe comprar umas gotas próprias que se vendem em lojas de animais e lhe der depressa isso passa rapidamente. Pode também ir ao vet para se certificar se tiver um na sua zona.

As minhas não passeiam pela casa, tenho medo de algum tipo de contaminação e sempre que as ponho no chão as grandes ficam assustadas, as pequenas parece que têm pilhas e ninguém as para e tenho medo que se metam debaixo de um móvel.

beijokas
Kathleen
sportinguista
Membro Veterano

segunda ago 11, 2003 10:40 am

eu deixo a Tucha passear na "hortinha" da minha mãe, sempre sob o meu atento olhar, pois ela move-se muito depressa e "desaparece" no meio do castanho da terra.

depois fica zangada comigo, porque ponho-a de novo no aquário! :D
papolas
Membro Júnior

terça ago 12, 2003 1:40 am

oi
ela hoje parece andar melhor, tenho receio de ser por andarem no chao em contacto com o pó, mas devo arranjar as tais gotas para elas.
eu costumo deixa-las a passear pela sala com as portas fechadas. mas a dada altura algem abre uma porta e passado um pouco lá andamos pela casa toda á procura delas. pensamos q andam de vagar mas é num instante q se poem nos quartos, cozinha ou marquise.
parecem lebres...

Boas férias :lol:
Kathleen
Membro Veterano

terça ago 12, 2003 9:10 am

Olá

Elas são eximias em desaparecer. Quando era mais nova tive uns vizinhos cuja tartaruga um dia saiu do aquário e ninguém a encontrava. Afastaram os móveis todos e nada dela. passado dois dias vinha ela feliz da vida a sair de dentro de um buzio gigante que eles tinham na sala. Ficou com fome e apareceu para comer ;)

Outra vez foram dar com ela no meio do bico do fogão com um tacho no bico e o bico ligado e ela não teve nada :o , uma outra vez saiu do aquário e caiu do 5º andar e não lhe aconteceu nada. Aquela tartaruga devia ter uma costela de gato e andava a testar a questão das sete vidas ;)

Eu não gosto que elas andem onde possa haver pó. para além disso desde que tenho a gata tenho mais receio que contactem por causa da transmissão de doenças. Não se esqueçam depois de pegarem nelas lavem sempre muito bem as mãos.

Beijokas
kathleen
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta ago 13, 2003 11:11 pm

Lady_girl Escreveu: O kroz agora dava-me jeito... :D
Estive de férias... lamento mas já estou comprometido... :)
Lady_girl
Membro Veterano

quinta ago 14, 2003 9:34 pm

KROZ Escreveu:
Lady_girl Escreveu: O kroz agora dava-me jeito... :D
Estive de férias... lamento mas já estou comprometido... :)
:D :D :D :D :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”