Dois gatos em casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder

Os gatos são sempre totalmente independentes ou ocasionalmente criam laços extremos com os donos?

Votação encerrada em domingo ago 24, 2003 9:20 am

Não, nunca
2
11%
Sim, sempre
16
89%

Total de votos: 18
sacred
Registado: quinta ago 14, 2003 8:57 am

quinta ago 14, 2003 9:20 am

Preciso de alguns concelhos.
Tenho uma gata com seis anos que sempre esteve habituada a ser a dona de todo o "território" lá em casa, uma vez que nunca teve companheiros da mesma raça. Há dois dias encontrei uma gatinha abandonada (com cerca de 3 meses), mas agora tenho receio que a mais velha não aceite a mais nova. No primeiro dia não as "apresentei" porque achei melhor que a mais pequena se habituasse ao novo lar; deixei-a por isso numa só divisão para que encontrasse esconderijos e se sentisse mais segura (o que aconteceu mais rapido do que eu esperava, uma vez que já se encontra perfeitamente ambientada!!!). Ontem, tentei então um primeiro contacto mas a coisa não correu como eu esperava. A mais velha não foi muito afável. No entanto, e com medo que houvesse problemas, trouxe a mais nova para a cozinha dentro de uma transportadora (fechada) e deixei que a mais velha cheirasse e explorasse a nova companheira. A princípio bufou (como é óbvio), mas passado cerca de 5 minutos virou-lhe as costas e caminho lenta e prudentemente para um dos cantos da cozinha onde está a sua caminha. Posso interpretar isto como uma possibilidade de aceitação futura? O que posso fazer para que a mais velha aceite a mais nova sem problemas? Demorará muito tempo até que a situação normalize?

Agradeço auxílio urgente

Muitos miaus

Sacred
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta ago 14, 2003 9:42 am

Olá

Antes de tudo muito bem vindo aqui ao forum, espero que apareça com frequência.

Em relação á sondagem, eu antes de ter a Amélia achava que os gatos eram independentes, só conheciam a casa e não o dono e não ligavam a ninguém. Agora digo que isso não passam de mitos, os gatos conhecem os donos sim e já vi que no caso da Amélia, a casa em si não lhe faz diferença. facilmente se adpta a outra contando que uma das pessoas que ela conhece esteja presente.

Quanto ao seu problema, do que tenho ouvido a sua gata mais velha vai acabar por aceitar a outra. Uma coisa que pode fazer é tentar colocar algo com o cheiro da pequenina junto da mais velha para que ela se vá ambientando.
Aos poucos tente deixá-las juntas para ver o que acontece e vai ver que em pouco tempo se tornam amigas. As bufadelas iniciais são normais de acontecer. Veja se as unhas estão aparadas para não haver consequências graves e esteja presente nos primeiros contactos.
Uma outra coisa que aqui tem sido sugerido é deixar a pequena numa divisão da casa com a porta fechada de forma a que a mais velha a possa ir cheirando pela porta.

depois conte como correu tudo e boa sorte,
beijokas
kathleen
ros
Membro Júnior
Registado: quarta abr 24, 2002 10:21 am

quinta ago 14, 2003 9:54 am

Bom dia!
Benvindo!
Pela experiência que tenho, não lhe poderei dar grande opinião porque a minha gata teve que aceitar 2 companheiros em alturas diferentes e não reagiu muito bem, mas aceitou. Ou seja, demorou alguns dias, com bufadelas e distância, mas ela ainda era pequena. A experiência que tenho com ela crescida é diferente. O meu gato Tomás tem 5 anos como a Mimi, só que a Mimi é mais desconfiada e ele mais "paxola",vai daí que cada vez que o Tomás vai sózinho ao Vet. e volta, ela não lhe fala durante umas horas. Não lhe fala e bufa-lhe quando ele se aproxima. Depois é um prazer ver os dois tão amigos. No seu caso, tenho quase a certeza que a nova "inquilina" vai vencer a "dona" da casa, pelo atrevimento, audácia que já demonstrou, não é? Não creio que a mais velha lhe faça mal até porque já tem noção da fragilidade da mais nova ao contrário da outra, que deve achar que tudo é dela. Digo isto, porque uma vizinha ficou com uma gatinha pequenita (com +ou- 6 semanas) e um dia resolveu mostrar-ma. A gata (Migalhas) entrou na minha casa e passou pelos meus gatos com um á vontade, que eles ficaram tão pasmados que nem reagiram. A Migalhas andou pela casa toda, cheirou, brincou, comeu e os meus gatos, nada! Sabe o que aconteceu quando foi embora? A Mimi aproximou-se do Tomás, deu-lhe uma sapatada e uma bufadela, como quem diz que ele é o gato da casa e não fez nada. Acredite que se eu tivesse que ficar com a Migalhas, eles iriam aceitar, com relutância nos 1ºs dias, mas depois não teriam qualquer problema. Penso que é o que vai acontecer consigo. Não deixe é de fazer miminhos á gatinha mais velha, para que não tenha cíumes. Nestas situações, os gatos são como as crianças. Precisam de toda a atenção para mostrar quem tem mais direitos.
Boa sorte!
Fique bem!
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quinta ago 14, 2003 9:57 am

Bem vinda ao forum

Entrei vai fazer um ano no mundo dos gatos, tambem os achava independentes e que não ligavam aos donos ... hoje penso de forma oposta ...Tenho neste momento 5 gatos ...

A minha 1ª foi a Maga, gatinha doce mas como ficava muitas horas sozinha resolvi arranjar companhia ... veio o Sebastião ... 3 dias de bufadelas ... dois dias de cheirações e a paixão absoluta para o resto da vida ... são inseparaveis ao ponto dela quando era mais pequenino (hoje pesa 5.200 Kg) mamar nas maminha dela e ela adorava ...

Foram vindo os outros e só os separo ate serem vistos pelo vet e dar o OK ... a partir daí ... deixo-os gerir os espaços (corto com muito cuidado as unhas) ...
Os pequeninos se se sentirem ameaçados escondem-se e depois estabelecem-se as hierarquias entre eles com uma certeza ... A GATA PREDOMINANTE DA CASA SOU EU !!!

Espero ter ajudado pois ja passei por esses receios ...

Jokas
ChinaBlue
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta ago 14, 2003 10:00 am

Olá!
Bem, eu só tenho uma gata, que está comigo desde que a encontrei com poucos dias... De qualquer modo existem vários gatos na vizinhança e ela dá-se melhor com uns do que com outros! Até os deixa entrar e comer da comida dela. Mas às vezes também se arrufam! Talvez a melhor sugestão seja mesmo a da Kathleen: estar presente nos primeiros contactos, dar-lhes atenção e mimos em igual medida... Brincar com as duas ao mesmo tempo...
Boa sorte!
Desejo que tudo corra o melhor possível!

Quanto à sondagem, penso que não é tão linear quanto o sempre ou o nunca! A Bê tem naturalmente uma maneira de estar comigo que não tem com mais ninguém mas isso não significa que esteja dependente de mim. Por outro lado também não é completamente independente porque me procura, quer a minha atenção e sente-se mais segura quando estou por perto, nomeadamente quando vai à rua, vai olhando para ver se estou ali. Mas depois desaparece e fica completamente dependente de si própria! Por isso acho que há um misto na relação com o dono, de independência/dependência, que apenas se define no género de relação e liberdade que se lhes dá. Este ano passei pela primeira vez uma semana sem ela. Preocupada mas alegre, ia sabendo que andava tristinha mas depois já se deixava escovar pela minha mãe, ocupava o tempo nos quintais "à caça" de lagartixas e afins mas mimos e colo, só mesmo comigo... :roll:
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta ago 14, 2003 10:10 am

Olá
A minha experiência não foi nada posisitva. Tenho a Luna com 3 anos. Resolvi arranjar-lhe companhia, pois chorava na minha ausencia (os miaus ouviam-se no prédio todo).
Levei um bébé para lhe fazer companhia e tive 3 dias de inferno!! Só queria bater no bébé, não dormi durante esses 3 dias.
Acabei por entregar o gato à amiga que mo tinha dado e que lhe arranjou outro Dono.
Mas a solidão da Luna continuou. Várias pessoas aqui no forum e outras que conheço que têm muitos gatos, disseram-me para tentar de novo e todos tinham a mesma técnica:

Fechei o novo bébé, numa só divisão da casa, coloquei uma caixa a travar a porta, de modo a que se vissem, mas não houvesse agressão.
Claro que quando estava em casa, tinha-as juntas. A Luna esteve 3 dias no sofá com uma depressão (não se mexeu durante 3 dias, juro!).
Um dia cheguei a casa e fui soltar o bébé e reparei que a Luna puxava a porta para eu abri-lo... Depois, de repente, olho para elas e estão abraçadas uma à outra aos beijinhos :) :)
Adoptou-a. :lol:
Agora não se adoram, mas suportam-se, comem do mesmo prato (ao mesmo tempo).

E o melhor de tudo é que a Luna nunca mais chorou com solidão... :)

Jinhos
Beta

p.s.: agora vem aí o 3º gato e vamos começar tudo de novo :lol: :lol:
marilena
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2003 9:42 am

quinta ago 14, 2003 2:06 pm

Bem vinda Sacred.

Durante 6 ou 7 anos tive só uma gata, a Fofa, por várias vezes tentei arranjar outro para lhe fazer companhia mas o meu marido não ia nessa.
Um dia para evitar que um colega pusesse a gata dele na rua fiquei com ela, quando a levei para casa a Fofa bufou-lhe forte e feio, alojei a nova inquilina na casa de banho e elas cheiravam-se por baixo da porta e bufavam uma á outra. Passados uns dias, quando estava em casa, abria a porta e deixava-a explorar a casa, as bufadelas foram reduzindo até ao dia que resolveram dormir as duas no mesmo sítio. A partir daí para onde ia uma ia a outra, inclusivamente queriam o colo do meu marido ao mesmo tempo.
Com um pouquinho de tempo, duas doses de paciência e muito ... muito amor, vai ver que a sua gatinha vai adoptar um novo membro com muita facilidade.

Boa sorte

Marilena
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta ago 14, 2003 6:12 pm

Olá,

Foi tudo dito, para a adaptação tem que ter paciência e fazer o que atrás disseram. Agora só mais uma coisa, já levou a bebé ao vet? Ela foi apanhada na rua não foi? Leve-a ao vet antes de a misturar com a residente pois poderá trazer alguma doença e contagiar a 1ª. O Vet também lhe falará da oportunidade das vacinas e desparasitações.

Boa sorte e felicidades

Mai-Mai
Responder

Voltar para “Gatos”