Cortiça para terrario? Sim ou Não?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

segunda jul 20, 2009 1:09 am

Olá amigos,

Venho colocar uma questão simples.

Tenho um pedaço grande de cortiça, este tipo de material pode ser utilizado como adereço num terrario para uma snake? (veio de um terrario onde tinha uma Falsa Coral).

Já o coloquei no forno a 200º por 20min, mas antes de o usar, prefiro que alguem me diga que não é toxico para a snake.

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las...
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

segunda jul 20, 2009 2:28 am

Tóxico não é, só se desaconselha a usar esse material para repteis que tenham garras afiadas, pois desfaz-se facilmente.

Mas queres usar como background?

Se for para ela simplesmente trepar desaconselho, pois a cortiça é bastante porosa, se ela vai la defecar, não vais conseguir limpar em condições e tornasse propicio ao desenvolvimento de bactérias e fungos.

Cumps

<strong />
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jul 20, 2009 8:57 am

A cortiça pode ser usada sem qualquer problema desde que devidamente previamente "limpa e esterilizada". Regra geral deixo alguns dias dentro de água saturada com sal (e depois doce), e depois uns 20minutinhos para dentro do forno.

É muito utilizada para tocas e para fazer backgrounds mas convém ser muito bem limpa de x em x tempo.
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

segunda jul 20, 2009 11:56 am

Boas

Ela iria ter duas funções, toca e auxilio a muda da pele da snake, para alem de enfeite.
Vou utilizar e lavar com frequencia afim de evitar fungos e bacterias, se bem que a minha snake tem o habito de defecar dentro da toca :?

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

segunda jul 20, 2009 12:23 pm

tenho 4 tocas feitas de cortiça virgem, e é uma maravilha para a muda
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

segunda jul 20, 2009 4:50 pm

Realmente existem vários tipos de cortiça, eu tenho aqui em casa um pedaço, que pertencia a um quadro, mas é mesmo muito porosa, mas há uma cortiça tipo as das rolhas das garrafas de vinho que apresentam uma boa impermeabilidade.

<strong />
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jul 20, 2009 5:21 pm

Eu tambem uso esconderijos de cortiça natural, apenas tirada dos nós dar arvore a fazer de toca o aspecto é bonito e para a muda é bom.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

segunda jul 20, 2009 5:25 pm

O pedaço de cortiça que tenho é cortiça virgem, e hoje vi numa loja de animais um pedaço a venda com as mesmas dimensões +/- e cistava quase 9€ :o

Já as cortiças tratadas, com tratamentos de impermeabilização, julgo nao serem adquadas pois devem levar resinas e etc...o que pode ser toxico para o reptil.

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
chelonia
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 6:23 pm

eu como moro ao lado dum pequeno chaparral é facil, vou lá apanhar, meto no forno durante uns largos minutos e voilá :wink:
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

segunda jul 20, 2009 6:37 pm

chelonia Escreveu:eu como moro ao lado dum pequeno chaparral é facil, vou lá apanhar, meto no forno durante uns largos minutos e voilá :wink:
E acredita que poupas umas coroas valentes, isso, troncos de videira e algumas pedras. Quem tem a possibilidade de os apanhar no seu habitat natural é um felizardo.

Cumps
chelonia
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 6:45 pm

videiras encontro apenas novas, ainda nao tive pachorra de ir roubar lool, ou isso ou tenho de abrir os olhos pa ver se encontro uma vinha abandonada, normalmente é aí que se encontra os melhores
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

segunda jul 20, 2009 6:53 pm

Pois, videiras abandonadas é porreiro, estão secas e sem dono, logo podes escolher a vontade.
Hoje consegui uma cana de bambu, vou tentar inventar ali algo no terrario para a snake fazer umas escaladas 8)

Cumps
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

segunda ago 17, 2009 8:12 pm

eu tenho um dragão de agua, como tal, o terrario é bastante humido, contudo para evitar que o animal bata com o focinho contra o vidro, tou a pensar em pôr cortiça encostada ao vidro de modo a que ele não se raspe sempre contra as paredes do terrario.
acham que será seguro fazer isto ou a cortiça é incompativel com a humidade?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”