Cuidado com as guloseimas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta ago 14, 2003 4:14 pm

Olá

Este tema já aqui foi tratado bastantes vezes. O que me tenta trazê-lo à baila novamente não é o de repisar o que foi dito, mas o facto de invariavelmente “ouvir dizer” que além da ração dão carne ou outra comida qualquer, por exemplo uma vez por semana, a título de guloseima ou como forma de querer agradar ao cão.
Parece-me que está provado que nunca se deve variar a comida do cão. Esta foi desde sempre a opinião do meu veterinário e, pela experiência que tenho ao longo de quatro anos com os meus cães, confirmo isso sem margem para dúvidas. O organismo do cão é diferente do nosso e, exactamente ao contrário dos humanos, que devem variar a sua alimentação, o cão não suporta essas mudanças de dieta, que normalmente se manifestam através de diarreia e de gases mal cheirosos, podendo a médio ou longo prazo provocar doenças graves.
Embora estes sintomas se manifestem mais nuns cães do que noutros, o mal vai-se acumulando. Dos meus três cães, o Guga é o barómetro. É uma autêntica flor de estufa. Basta comer uma daquelas guloseimas próprias para cães para ficar meio avariado. O Fozzy por exemplo nunca dá sinais de si. Mas eu tenho um amigo que também come e bebe tudo e mais alguma coisa e nunca aquela alminha teve uma indigestão, que raiva e que inveja. Pois, mas agora que já não tem nem trinta nem quarenta começa a rebentar pelas costuras...

Esta longa lenga-lenga vem a propósito da grande leviandade com que muita gente varia de ração e dá outra comida para o cão não enjoar e, coitadinho, para não comer sempre aquela porcaria da ração.
Eu adoro os meus cães como toda a gente sabe. Mas uma forma de lhes expressar esse afecto é não os prejudicar com comidas, pelas quais eles se lambem todos, mas que são extremamente prejudiciais, especialmente se forem dadas sem critério e sem moderação.

Isto das guloseimas tem muito que se lhe diga. Tem a ver com a sua constituição (ingredientes). Sendo tão do agrado deles, não serão uns venenozinhos? Foi sempre uma dúvida minha. Qual a altura certa de os presentear? Dá-se-lhes só quando se portam bem? Ou quando nos agrada que eles tenha prazer?
Bom, acho que já são questões a mais.

Dois tópicos antigos sobre guloseimas para quem quiser ver:

Gulodices
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... as&start=0

Ossos e guloseimas
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... s&start=15
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quinta ago 14, 2003 4:30 pm

Olá Nel
Pois é as famosas guloseimas, acho bem retratar-se novamente este tema , pois há temas que nunca é demais repetir , até porque à sempre caras novas a aparecer aqui pelo fórum.

Bom quanto à minha experiência pessoal, a gulosiema preferida da Missy é o pão, ela devora pão.
Assim que ouve o barulho da caixa do pão a ser aberta aí vem ela feita louca ...
:o :o :o :o

Depois por vezes dou-lhe fruta, adora maças e bananas.

Quanto aos biscoitos normalmente dou-lhe com o intuito de recompensa. Por exemplo após a escovagem , tem direito a um osso de couro , ou daqueles de fluor.

Mas tem razão quando diz que os hánito alimetares deles não devem ser subitamente alterados.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta ago 14, 2003 5:13 pm

Eu já dou muitas guloseimas nos treinos por isso evito dar em outras ocasiões. Só mesmo quando ele se porta bem em determinadas circunstâncias. De resto, diáriamente dou-lhe fruto e algo próximo da barf somente como complemento e como guloseimas "naturais".
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta ago 14, 2003 6:47 pm

Eu dou quase diariamente uma guloseima ao meu (se é que se pode chamar de guloseima)... São geralmente uns palitos prensados com flúor, às vezes um ossito Rask ou um osso de couro prensado!
Existe outra guloseima que ele gosta muito que não sou eu que lhe dou; é ele que apanha..... Ameixas pretas que caem pelo quintal e que ele faz questão de comer e deixar os caroços todos num só sítio! :lol: :lol:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta ago 14, 2003 7:02 pm

Jcachorro, isso é espetacular!
Nem te dá trabalho!

Eu à minha fui aconselhada pelo veterinário a não mudar de ração, mas como ela tinha alguns problemas de intestinos ele, nessa altura, indicou-me para lhe fazer frango com arroz. Sabes que depois disso, já depois de estar curada, foi um problema com a ração. Chega a passar 48 horas sem comer, mas não mudei, por vezes ponho um fio de azeite ( ele também me aconselhou para o pêlo) ou misturo arroz só cozido em água.
E ela vai comendo...
Ele também aconselhou fruta como "doce", mas naõ exagerar em todo o tipo de fruta. Ontém alguém referiu que dava bananas para energia, e o veterinário disse-me que bananas podem ser prejudiciais. Nem sei em que ficamos mas preferi seguir o vet.

Agora o que eu tenho reparado é que maior parte dos ossos para os dentes, o denta rask, o flix e agora uns novos da Bayer são alimentos complementares (o da Bayer até funciona como substituidor de refeição no caso do cão precisar de fazer dieta). A minha dúvida é se damos um por dia não deveriamos reduzir a ração de forma a não estarmos a dar alimento em excesso?
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta ago 14, 2003 7:10 pm

sea Escreveu: Agora o que eu tenho reparado é que maior parte dos ossos para os dentes, o denta rask, o flix e agora uns novos da Bayer são alimentos complementares (o da Bayer até funciona como substituidor de refeição no caso do cão precisar de fazer dieta). A minha dúvida é se damos um por dia não deveriamos reduzir a ração de forma a não estarmos a dar alimento em excesso?
Pois...realmente essa questão faz todo o sentido, no entanto eu já faço isto há bastante tempo e ele tem estado sempre com o peso bastante regular e equilibrado.
Nunca lhe dou mais do que um denta rask ou dos tais palitos.... Até aqui não tenho tido problemas.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quinta ago 14, 2003 8:22 pm

A guloseima favorita do Guzzi é o canto duro das torradas e os talos de alface, assim sempre que comemos torradas ou alface é dia de guloseima.
Ossos para roer só dou os de couro e na minha presença pois já não é a 1ª vez que ele consegue arrancar pedaços grandes e fica a masca-los correndo o risco de se engasgar.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta ago 14, 2003 8:25 pm

[quote=KROZ]
Eu já dou muitas guloseimas nos treinos por isso evito dar em outras ocasiões. Só mesmo quando ele se porta bem em determinadas circunstâncias.
[/quote]

Plenamente de acordo

José Carlos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta ago 14, 2003 8:33 pm

jcachorro Escreveu: Existe outra guloseima que ele gosta muito que não sou eu que lhe dou; é ele que apanha..... Ameixas pretas que caem pelo quintal e que ele faz questão de comer e deixar os caroços todos num só sítio! :lol: :lol:
Eu conheço um whippet, o Tristão, que por acaso é irmão dos meus, que come azeitonas e deixa os caroços. :lol:

Os meus nunca comeram fruta. Nunca os habituei e agora já é tarde. Não gostam.
Eu evito dar-lhes as goluseimas que se vendem nas lojas. Claro que eles gostam, mas é exactamente por isso que eu desconfio. No entanto, foram desde sempre habituados a comerem daqueles palitos feitos de um aglomerado de uma mistela qualquer. Dou só metade a cada um à chegada a casa depois da última ida à rua. Vão logo direitos à gaveta onde tenho isso guardado. É uma rotina.

Outra coisa que lhes dou com mais frequência, embora em muito pouca quantidade, é queijo. O Guga, principalmente este, é maluquinho por queijo. Evito dar-lhes pela quantidade enorme de sal que os queijos normalmente têm. O queijo fresco ou o requeijão é muito mais recomendável.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

domingo ago 17, 2003 11:29 pm

O Sniff come tudo!
Mal ouve barulho na cozinha é vê-lo a vir ter conosco para ver se "cai" alguma coisa...
Ele é pão, é maçã (é tão engraçado a comer parece pastilha elática!), é melancia, é fiambre, é lamber os iogurtes, é lamber os paus do gelado, é qualquer coisa que se mastigue!
Então se escorrega qualquer coisa para chão derrapa para ir apanhar! Irra que gula!
As guloseimas, acho que já experimentou quase todas! Os pauzinhos verdes, os dentarask diários, os de menta (por causa do bafo :o ), em forma de osso, em forma de croquete, as titinhas, os rolinhos com sabor a galinha, eu sei lá...
Eu sei que bem não lhe deve fazer, mas paciência! Agora por causa da destartarização, reduzimos bastante, e tem só à disposição o osso grande prensado, que o vet diz que faz bem às gengivas, de resto é o habitual, só a ração!

Fiquem bem,
Ana
Responder

Voltar para “Cães”