A sua Fofa é mesmo uma São Bernado...?
Parece-me que não... no máximo é arraçada de São Bernardo de pelo curto... não? E é "pequenina" em comparação a um São Bernardo! Mas é linda mesmo, uma verdadeira fofa
Boa sorte...
Moderador: mcerqueira
n3ka Escreveu:Uma à parte:
A sua Fofa é mesmo uma São Bernado...?![]()
Parece-me que não... no máximo é arraçada de São Bernardo de pelo curto... não? E é "pequenina" em comparação a um São Bernardo! Mas é linda mesmo, uma verdadeira fofa![]()
Boa sorte...
O Paulo disse tudoPauloC1 Escreveu:Você obviamente. Compete ao dono assegurar-se que o cão não pode aceder ao exterior da casa e provocar danos em pessoas ou animais. Velhota, adulto ou criança, o risco da cadela ser 'provocada' existe sempre, o que não pode existir é o risco dos seu caes agredirem gente no exterior. Imagine que era uma criança a 'provocar' a cadela e um dia era agredida por ela no exterior da sua casa...vai-me dizer que a culpa era do miúdo?!
Digo-lhe mais...tao só essa senhor decida apresentar queixa e você terá problemas. O primeiro desde logo é que a sua cadela será classificada aos olhos da Lei como perigosa, o que o obrigará a cumprir uma serie de obrigações complementares.
Não sei se percebi...PCSV Escreveu: ela não foge para a rua o caso passou-se sempre com ela dentro do portão
que talvez seja pequeno (tem 1.40cm) para o tamanho dela
Sim foi isso que eu percebi... o cão mordeu estando ele dentro do portão... e a senhora em frente ao mesmo...fang Escreveu:Não sei se percebi...PCSV Escreveu: ela não foge para a rua o caso passou-se sempre com ela dentro do portão
Ela mordeu pessoas na rua, estando dentro do portão?
Como faz?? Estica-se para fora?
Pois, curioso...fang Escreveu:Não sei se percebi...PCSV Escreveu: ela não foge para a rua o caso passou-se sempre com ela dentro do portão
Ela mordeu pessoas na rua, estando dentro do portão?
Como faz?? Estica-se para fora?
Uma pessoa lendo esta citação, depreende que a cadela saltou o portão para fora e atacou (pelo menos foi a ideia que me deu), isto tendo em conta a possível dificuldade em morder o ombro da vítima, dentro do mesmo.PCSV Escreveu:...até que um dia uma senhora já de certa idade decide dar-lhe com a sua bengala tendo isto acontecido mais que uma vez pelo que sei, a cadela (fofa) chateada ou melhor "Enraivecida" na seguinte vez em que a dita senhora decide acertar com a bengala a fofa salta e ataca no seu ombro esquerdo tendo deixado uma boa ferida como podem imaginar quem terá culpa neste caso eu por deixar a cadela ir para o portão ou a "velha" que lhe deu com a bengala???
Uma pessoa lendo esta citação, depreende que a cadela saltou o portão para fora e atacou (pelo menos foi a ideia que me deu), isto tendo em conta a possível dificuldade em morder o ombro da vítima, dentro do mesmo.PCSV Escreveu:...até que um dia uma senhora já de certa idade decide dar-lhe com a sua bengala tendo isto acontecido mais que uma vez pelo que sei, a cadela (fofa) chateada ou melhor "Enraivecida" na seguinte vez em que a dita senhora decide acertar com a bengala a fofa salta e ataca no seu ombro esquerdo tendo deixado uma boa ferida como podem imaginar quem terá culpa neste caso eu por deixar a cadela ir para o portão ou a "velha" que lhe deu com a bengala???
pois não escrevi da melhor forma mas já entendeu é o que conta.Sendo assim e se há um aviso no portão a dizer "cuidado com o cão", a coisa muda de figura, não?
Desculpa Paulo mas nisto não concordo contigo. Depois de ler com atenção o que o PCSV contou, posso dizer que um ex-colega meu passou por uma situação igualzinha.PauloC1 Escreveu:Até podia ter uma longa metragem filmada da velhota a dar com a bengala na cadela e 3000 testemunhas a jurar a pés juntos que a senhora fazia aquilo, que aos olhos da Lei (e aos meus) não deixava de ser culpado.Quanto ao "ter culpa" você está em desvantagem pois provar que a tal senhora provocou não vai ser fácil( a não ser que tenha provas realmente), já o ataque a senhor basta mostrar as marcas dos dente
Pois, mas aqui tenho dúvidas.EUROPWOLF Escreveu:Fiquei sem perceber se saltou o muro para a rua e mordeu a sra lá, ou se mordeu de dentro da propriedade a sra que se encontrava na rua? Em qualquer caso, a culpa é sua
O aviso por norma destina-se a avisar da presença do animal na propriedade, e não que o animal seja capaz de morder às pessoas quando elas estão na via pública.CasadelMar Escreveu:Pois, mas aqui tenho dúvidas.EUROPWOLF Escreveu:Fiquei sem perceber se saltou o muro para a rua e mordeu a sra lá, ou se mordeu de dentro da propriedade a sra que se encontrava na rua? Em qualquer caso, a culpa é sua
Se há um aviso no portão a dizer "cuidado com o cão" e se a pessoa em causa ignorou esse aviso, fico a pensar se seja mesmo assim
Abraços
alguem sabe qual o decreto lei que regula esta historia toda?é que nem sempre as pessoas têm razao..mas a lei deve estar mais do lado das pessoas que dos animais..EUROPWOLF Escreveu: O aviso por norma destina-se a avisar da presença do animal na propriedade, e não que o animal seja capaz de morder às pessoas quando elas estão na via pública.
Se a sra tiver metido o braço dentro da propriedade aí sim o sinal pode valer para alguma coisa em tribunal. Agora, estando a sra na rua, e o animal tendo conseguido alcançá-la, a culpa é da dona do cão por não ter condições de segurança na propriedade onde se encontra a cadela.