seguinte caso!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

segunda jul 20, 2009 9:10 pm

Uma à parte:

A sua Fofa é mesmo uma São Bernado...? :|

Parece-me que não... no máximo é arraçada de São Bernardo de pelo curto... não? E é "pequenina" em comparação a um São Bernardo! Mas é linda mesmo, uma verdadeira fofa :D

Boa sorte... :wink:
<p>Cumprimentos</p>
PCSV
Membro Veterano
Registado: domingo jul 05, 2009 9:38 pm

segunda jul 20, 2009 9:12 pm

n3ka Escreveu:Uma à parte:

A sua Fofa é mesmo uma São Bernado...? :|

Parece-me que não... no máximo é arraçada de São Bernardo de pelo curto... não? E é "pequenina" em comparação a um São Bernardo! Mas é linda mesmo, uma verdadeira fofa :D

Boa sorte... :wink:

e eu referi que era raçada de são bernardo
n3ka
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 9:13 pm

Ups não li o da devo ter lido só raça... :oops:
<p>Cumprimentos</p>
n3ka
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 9:16 pm

Na mesma não se escreve raçada... mas sim arraçada :mrgreen:

(não leve a mal a "correcção")
<p>Cumprimentos</p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda jul 20, 2009 9:25 pm

PauloC1 Escreveu:Você obviamente. Compete ao dono assegurar-se que o cão não pode aceder ao exterior da casa e provocar danos em pessoas ou animais. Velhota, adulto ou criança, o risco da cadela ser 'provocada' existe sempre, o que não pode existir é o risco dos seu caes agredirem gente no exterior. Imagine que era uma criança a 'provocar' a cadela e um dia era agredida por ela no exterior da sua casa...vai-me dizer que a culpa era do miúdo?!
Digo-lhe mais...tao só essa senhor decida apresentar queixa e você terá problemas. O primeiro desde logo é que a sua cadela será classificada aos olhos da Lei como perigosa, o que o obrigará a cumprir uma serie de obrigações complementares.
O Paulo disse tudo ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda jul 20, 2009 9:28 pm

PCSV Escreveu: ela não foge para a rua o caso passou-se sempre com ela dentro do portão
que talvez seja pequeno (tem 1.40cm) para o tamanho dela
Não sei se percebi...

Ela mordeu pessoas na rua, estando dentro do portão?
Como faz?? Estica-se para fora?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
n3ka
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 9:31 pm

fang Escreveu:
PCSV Escreveu: ela não foge para a rua o caso passou-se sempre com ela dentro do portão
Não sei se percebi...

Sim foi isso que eu percebi... o cão mordeu estando ele dentro do portão... e a senhora em frente ao mesmo...

Já aconteceu isso a um cão do meu avô... tomou-se as devidas providencias e vedamos o sitio em que o cão conseguia "aceder "com os dentes" :oops: à rua!
<p>Cumprimentos</p>
PCSV
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 9:39 pm

sim ela esticou se e mordeu.

e o portão já vai mudar vai ser mais alto.
e a fofa vai ter umas aulas num tratador amigo meu para mudar de atitude.
CasadelMar
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 9:50 pm

fang Escreveu:
Não sei se percebi...

Pois, curioso...
PCSV Escreveu:...até que um dia uma senhora já de certa idade decide dar-lhe com a sua bengala tendo isto acontecido mais que uma vez pelo que sei, a cadela (fofa) chateada ou melhor "Enraivecida" na seguinte vez em que a dita senhora decide acertar com a bengala a fofa salta e ataca no seu ombro esquerdo tendo deixado uma boa ferida como podem imaginar quem terá culpa neste caso eu por deixar a cadela ir para o portão ou a "velha" que lhe deu com a bengala???
Uma pessoa lendo esta citação, depreende que a cadela saltou o portão para fora e atacou (pelo menos foi a ideia que me deu), isto tendo em conta a possível dificuldade em morder o ombro da vítima, dentro do mesmo.

Sendo assim e se há um aviso no portão a dizer "cuidado com o cão", a coisa muda de figura, não? :?
PCSV
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 10:02 pm

PCSV Escreveu:...até que um dia uma senhora já de certa idade decide dar-lhe com a sua bengala tendo isto acontecido mais que uma vez pelo que sei, a cadela (fofa) chateada ou melhor "Enraivecida" na seguinte vez em que a dita senhora decide acertar com a bengala a fofa salta e ataca no seu ombro esquerdo tendo deixado uma boa ferida como podem imaginar quem terá culpa neste caso eu por deixar a cadela ir para o portão ou a "velha" que lhe deu com a bengala???
Uma pessoa lendo esta citação, depreende que a cadela saltou o portão para fora e atacou (pelo menos foi a ideia que me deu), isto tendo em conta a possível dificuldade em morder o ombro da vítima, dentro do mesmo.
Sendo assim e se há um aviso no portão a dizer "cuidado com o cão", a coisa muda de figura, não? :?
pois não escrevi da melhor forma mas já entendeu é o que conta.

:oops:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda jul 20, 2009 10:56 pm

PauloC1 Escreveu:
Quanto ao "ter culpa" você está em desvantagem pois provar que a tal senhora provocou não vai ser fácil( a não ser que tenha provas realmente), já o ataque a senhor basta mostrar as marcas dos dente
Até podia ter uma longa metragem filmada da velhota a dar com a bengala na cadela e 3000 testemunhas a jurar a pés juntos que a senhora fazia aquilo, que aos olhos da Lei (e aos meus) não deixava de ser culpado.
Desculpa Paulo mas nisto não concordo contigo. Depois de ler com atenção o que o PCSV contou, posso dizer que um ex-colega meu passou por uma situação igualzinha.

Ele começou a notar que o cão, um pastor alemão, se estava a tornar agressivo com os passantes, coisa que não era costume dele. E muito especialmente com um certo velhote.

Pôs-se à espreita e comprovou uma situação igual à descrita pelo PCSV. E foi ele próprio que foi fazer queixa à polícia, e foi o velhote quem levou um raspanete das autoridades.

Só que o mal está feito... para o cão. E agora o PCSV, tal como o meu ex-colega, ficou com um problema nas mãos. De modo que vai ter de evitar que o cão chegue à vedação, e uma consulta a um treinador não será má ideia.
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

segunda jul 20, 2009 11:19 pm

Como já foi referido, por mais que seja provocada, a sua cadela não deve morder ninguém fora da sua propriedade, e mesmo dentro, já se sabe como funcionam as coisas em Portugal...

Fiquei sem perceber se saltou o muro para a rua e mordeu a sra lá, ou se mordeu de dentro da propriedade a sra que se encontrava na rua? Em qualquer caso, a culpa é sua, por não ter condições de alojamento que não permitam que tal aconteça.

Sempre que possível não a deixe com acesso a uma zona virada para a rua (pelo menos enquanto está sozinha), porque existe sempre risco de provocações de idiotas que lá passam, e mais dia menos dia vai acontecer outra dentada.
Para o bem da sua cadela e das outras pessoas, verifique se a altura dos muros e do portão é suficiente, e se possível coloque-a noutra zona. Procure também um bom treinador.
CasadelMar
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 11:28 pm

EUROPWOLF Escreveu:Fiquei sem perceber se saltou o muro para a rua e mordeu a sra lá, ou se mordeu de dentro da propriedade a sra que se encontrava na rua? Em qualquer caso, a culpa é sua
Pois, mas aqui tenho dúvidas.
Se há um aviso no portão a dizer "cuidado com o cão" e se a pessoa em causa ignorou esse aviso, fico a pensar se seja mesmo assim ;)

Abraços
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

segunda jul 20, 2009 11:45 pm

CasadelMar Escreveu:
EUROPWOLF Escreveu:Fiquei sem perceber se saltou o muro para a rua e mordeu a sra lá, ou se mordeu de dentro da propriedade a sra que se encontrava na rua? Em qualquer caso, a culpa é sua
Pois, mas aqui tenho dúvidas.
Se há um aviso no portão a dizer "cuidado com o cão" e se a pessoa em causa ignorou esse aviso, fico a pensar se seja mesmo assim ;)

Abraços
O aviso por norma destina-se a avisar da presença do animal na propriedade, e não que o animal seja capaz de morder às pessoas quando elas estão na via pública.
Se a sra tiver metido o braço dentro da propriedade aí sim o sinal pode valer para alguma coisa em tribunal. Agora, estando a sra na rua, e o animal tendo conseguido alcançá-la, a culpa é da dona do cão por não ter condições de segurança na propriedade onde se encontra a cadela.
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

terça jul 21, 2009 9:36 am

EUROPWOLF Escreveu: O aviso por norma destina-se a avisar da presença do animal na propriedade, e não que o animal seja capaz de morder às pessoas quando elas estão na via pública.
Se a sra tiver metido o braço dentro da propriedade aí sim o sinal pode valer para alguma coisa em tribunal. Agora, estando a sra na rua, e o animal tendo conseguido alcançá-la, a culpa é da dona do cão por não ter condições de segurança na propriedade onde se encontra a cadela.
alguem sabe qual o decreto lei que regula esta historia toda?é que nem sempre as pessoas têm razao..mas a lei deve estar mais do lado das pessoas que dos animais..
Responder

Voltar para “Cães”