O que é que o CPC fez acerca dos cães "perigosos" ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta ago 15, 2003 9:37 am

Notem que isto não é uma provocação, mas uma pergunta.

A polémica dos cães ditos perigosos já dura há mais de 3 anos. Até hoje vi toda a gente a opinar, desde toureiros, veterinários bêbados, criadores de Pits que acrditam o cão existir para a luta, reportagens de bairros degradados, dados interessantes sobre a capacidade de mastigar aço temperado e parvoíces

No meio disto o CPC, uma entidade que a par dos clubes de raça tem uma obrigação em dar uma palvra sobre o assunto está estranhamente apagado nos meios de comunicação social.

como é isto possivel ? No meu entender era uma forma de mostrar vitalidade...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta ago 15, 2003 11:37 am

O CPC anda muito ocupado a organizar concursos de beleza. Aliás, pouco mais que isso faz. Ah sim, ocupa-se dos registos, já me esquecia.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sexta ago 15, 2003 12:54 pm

Se alguma coisa fizeram não é do conhecimento do público.Na ausência de informação depreendemos que nada foi feito por isso caso exista motivos que possa alterar esta ideia então caberia ao CPC publicitá-la para que todos conhecessemos quais as iniciativas tomadas.Mas mesmo as iniciativas políticas sobre o assunto e que várias vezes têm sido discutidas aqui no Fórum nunca as vi enunciadas pelo CPC nem na sua página na net.
Enfim se calhar justificava-se uma reorientação na filosofia e objectivos do CPC.

Saudações
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

sexta ago 15, 2003 1:03 pm

Kroz leu-me completamente a lingua eu penso da mesma maneira! Concorsus, beleza, registos etc...etc...etc... :?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 15, 2003 1:26 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 8:48 pm, editado 1 vez no total.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta ago 15, 2003 1:51 pm

Voltando atrás, eu não veja grande coisa feita.Aliás, quando nem sequer são capazes de fazer cumprir os seus próprios regulamentos nas exposições.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta ago 15, 2003 2:22 pm

Olá

Aquando do projecto de lei do PS , passei pelo CPC (a fzer o papel de melga), perguntei na secretaria qual era a posição do CPC, por acaso estava a srª presidenta e a breve troca de palavras foi esclarecedora, toda (pelo menos aparentemente) iniciativa legislativa passava ao lado do CPC, o que até pode ser natural já que esta entidade não está, naturalmente, vocacionada para legislar, mas como entidade que supreentende a canicultura em Portugal não estar minimamente disposta a fazer oposição ou pelo menos agitar os seus associados para mobilizá-los para contribuírem a fazer frente contra as aberrações que acabaram por ter força de lei.
Parece-me que numa sociedade civil e democrática as entidades responsáveis pelos diversos interesses não podem deixar de serem consultados e estes devem discutir e defender as posições dos, neste caso, seus associados.
Após 30 anos , ainda não conseguimos ter um pensamento e uma atitude democrática no nosso quotidiano.

Assim o CPC deve ter uma opinião sobre o assunto e deve naturalmente partilhá-la não só com os seus associados mas com toda sociedade.
Um abra&ccedil;o
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta ago 15, 2003 2:39 pm

Acho que após tantos anos a ilustre direcção ainda não leu os próprios estatutos, a alínea abaixo do artigo segundo :

f) Defender os interesses gerais e comuns dos cinófilos, canicultores e criadores perante as entidades públicas portuguesas;

Mais explícito só com uma cacetada na testa.
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

sexta ago 15, 2003 3:44 pm

Força Vasco, cacetada neles. É bonito ser-se membro do CPC, mas trabalho que é bonito... "tá queto ó preto! Nã quisto de bulir dá trabalho e os politicos coitadinhos já têm problemas que cheguem"
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sexta ago 15, 2003 8:49 pm

mas quando é para pagar a inscriçao no cpc eles tao là pra receber e tem muitas raças visadas que estao inscritas no cpc(penso eu que todas menos o pitbul).
podia escrever mais mas ja todos sabemos como é...

abraço

nelson
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta ago 15, 2003 9:59 pm

Então o CPC nem sequer organiza a maioria dos concursos de beleza... ainda faz menos do que eu pensava :) Agora parece que vai organizar anualmente uma taça de portugal de agility. Sempre faz alguma coisa :)
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sexta ago 15, 2003 10:10 pm

Olá gary
A questão não é o CPC estar vocacionado para legislar , para isso já lá temos muitos e a quem bem pagamos , mas sim como organização representativa da sociedade civil em determinada matéria deveria ser consultada no que respeita a leis que atinjam essa matéria.Todavia é evidente que o poder político consulta quem é reconhecido como representante da sociedade civil sobre determinado ãmbito, será que o CPC será representante ? Ou sendo-o ,fez para que o poder político o reconheça nesse aspecto ? Isto é como tudo, quem quer vai e quem não quer manda. Se estão á espera que sejam os políticos a tomar a iniciativa de os promover a entidade representativa bem podem ir esperando sentados.
Do meu ponto de vista o CPC deveria assumir-se como um parceiro fundamental no que diz respeito á cinofilia que fosse reconhecido e obrigatóriamente consultado. Mas para isso terá que inverter em muito a sua actuação de apenas aceitar registos e promover algumas exposições. A defesa da cinofilia é muito mais do que isso e enquanto o CPC não perceber e actuar conforme, lógicamente pouco reconhecimento terá.

Aquilo que a Sealords diz tem algum fundamento.No fundo seria dotar o CPC de capacidade de pressão política.Nos EUA o lobby é uma instituição reconhecida como tal.Em Portugal não, embora todos o façam.Porém só teria efeito essa transformação desde que associada se verificasse uma alteração nos objectivos e actuação do CPC. caso contrário mudam-se as pessoas mas ..................

Não quero deixar de diuzer que as minhas opiniões são como simples interessado na cinofilia e como espectador dos acontecimentos. Não faço parte do CPC nem tenciono vir a fazer.

Saudações
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sábado ago 16, 2003 1:29 am

E os Clubes de Raça?Não deviam (também eles) actuarem mais???

Sobre a oposição! Será que fariam alguma coisa?.....se como experiência e provas flagrantes, temos toda a nossa própria democracia de SÓ PROMESSAS???

Eu conheço perfeitamente, quase toda a oposição, o que me fez optar pela certeza!

Bye
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado ago 16, 2003 9:32 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 8:50 pm, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado ago 16, 2003 4:18 pm

E voltamos ao assunto da organização...
Que não cai do ceú !

Quem se organiza têm poder.
Há 2 possíveis perspectivas do CPC - uma é a actual.
(Um clube de amigos que organizam umas coisas e dão o seu aval a outras e cuja principal função é meramente burocrática (registos).Isto sem ofensa que eu não conheço o CPC por dentro)

Outra é a de uma entidade dinâmica, com objectivos e políticas bem definidas, empenhado na defesa desses objectivos, capaz de dinamizar e promover os tais lobbies !

Ora não se faz uma organização sentado nas cadeirinhas...
Responder

Voltar para “Cães”