Ponho está mensagem no fórum para esclarecer uma dúvida: porque é que os caçadores, após a época da caça, abandonam os seus cães?
Infelizmente, já recolhi duas vítimas deste lindo costume e não sei o que posso fazer para as ajudar...
Fim da época da caça: adeus cão...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
- Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L
Olá!!
Quando acaba a epoca da caça muita gente vira-se para os cães e dizem já não preciso mais de ti por isso rua!!
E é desta forma e de mais outras que existem muitos animais abandonados mas graças a algumas pessoas que têm um bom coração, estas pegam nos cães e levam-nos para casa até arranjarem dono para o animal!!
A estas pessoas mando-lhes um forte abraço ou um beijinho!
Adeus fiquem bem

Quando acaba a epoca da caça muita gente vira-se para os cães e dizem já não preciso mais de ti por isso rua!!
E é desta forma e de mais outras que existem muitos animais abandonados mas graças a algumas pessoas que têm um bom coração, estas pegam nos cães e levam-nos para casa até arranjarem dono para o animal!!
A estas pessoas mando-lhes um forte abraço ou um beijinho!
Adeus fiquem bem

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
olá. não tenho vindo muitas vezes á arca, por isso é que só agora é que vi a tua msg. podes e deves denunciar esses caçadores á SPA ou qualquer outra lsociedade protetora de aniams. Há multas bastante elevada para quem abandona ou maltrata animais. A maior razão porque estes caçadores abandonam os seus cães é porque eles não prestam para a caça. Ou porque teem medo, ou são muito brincalhpoes, ou não gostam de entregar aquilo que apanham, aos seus donos. As razões ( ou desculpas esfarrapadas são imensas!!) Claro que se for um cão de raça a história já não é bem assim. Pode ser sempre utilizado para reprodução. O meu tio tinha um cão rafeiro que podia ser muito bom para a caça, se não fugisse com os animais abatidos. Tambbem tinhas uma cadela que acda vez que ia para a caça passava o tempo todo a morder lhes os calcanhares. Mas no entanto nunca os abandonou. No minimo arranjava donos para eles. Acho que era isto que os caçadores deviam fazer.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
A SPA não pode fazer nada, mas concerteza te indica alguém com essa capacidade. Se não me engano a associação animal trata disso.ladyxzeus Escreveu: Já agora, esclareçam-me será que posso denunciar à SPA os caçadores responsáveis que abandonaram cães? | São todos meus vizinhos... ?
Se não me engano à uma associação, que quando denunciada a situação, ela actua e tenta encontrar indícios de que a situação é verdadeira.
Acho que deves actuar, muitos cães vão sofrer com o abandono, e assim, ao menos esses não faziam mais nada...ou então sofriam uma coima bem pesada.
Se calhar, se colocares esta questão no fórum dos cães, eles dizem-te precisamente qual a associação e como deves proceder.
Acho que deves seguir em frente...Se nunca actuarmos essas bestas continuarão a fazer das suas!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Acho que a mensagem que escreves-te tem um teor errado.
Geralmente os caçadores não abandonam os seus cães, pelo menos os que eu conheço, devo estar cheia de sorte!
Um cão bom cão de caça demora algum tempo a treinar e não é nada proveitoso abandona-los todos os anos.
Quando e como é eles voltavam a adquiri-los?
Já treinados? Ainda ficavam mais caros!
Se calhar esses ao pé de ti, e outros, agem incorrectamente, mas não são todos, não deves generalizar essa situação.
Não sou caçadora, nem tenho vocação para tal, também não os estou a defender, mas é incorrecta a forma como colocas-te a situação.
Por muito errada que te pareça a forma como abandonam os animais- que é, é desanimal abandonar um animal- não digas que são todos...
A polícia será quem eu chamaria em primeiro lugar, se existem leis, quem melhor para as por em práctica. Mas como provar que os cães eram desses srs.? Se não tiverem registo ou não tiverem chip é difícil.
só se os vizinhos servirem de testemunha.
Geralmente os caçadores não abandonam os seus cães, pelo menos os que eu conheço, devo estar cheia de sorte!
Um cão bom cão de caça demora algum tempo a treinar e não é nada proveitoso abandona-los todos os anos.
Já treinados? Ainda ficavam mais caros!
Se calhar esses ao pé de ti, e outros, agem incorrectamente, mas não são todos, não deves generalizar essa situação.
Não sou caçadora, nem tenho vocação para tal, também não os estou a defender, mas é incorrecta a forma como colocas-te a situação.
Por muito errada que te pareça a forma como abandonam os animais- que é, é desanimal abandonar um animal- não digas que são todos...
A polícia será quem eu chamaria em primeiro lugar, se existem leis, quem melhor para as por em práctica. Mas como provar que os cães eram desses srs.? Se não tiverem registo ou não tiverem chip é difícil.
só se os vizinhos servirem de testemunha.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Que sorte você tem...Geralmente os caçadores não abandonam os seus cães, pelo menos os que eu conheço, devo estar cheia de sorte!

Pelo que sei os BONS cães de caça não são abandonados. Isto só acontece com aqueles que não são bem treinados. (Não têm paciência para ops treinar... é o que se vê)
No entanto, para os caçadores, é muito fácil arranjar um novo cão. Podem pedir aos vizinhos (há poucas cadelas esterilizadas na aldeia) ou apanhar cães da rua. Uma vez um dos meus vizinhos ofereceu-me 25 euros por um dos meus cães, para o treinar para a caça...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Oi,
Venho confirmar o que aqui já foi dito, os caçadores arranjam sempre cães de caça, treinados ou não.
Todos os meus cães (4) foram "adquiridos" da rua, deixados por caçadores. Um até tinha um tiro numa perna!!!
Os caçadores têm meios de arranjar animais, houve uma vez um que me pediu para alugar o meu cão para caçar!!!
Escusado será dizer que me deitei no chão a rir da cara dele
Quando se tem provas ou testemunhas deve-se sempre denunciar quem os abandona, se todos o fizessem, as pessoas pensavam duas vezes antes de abandonar os amigos de 4 patas!!
Beijocas
Filipa
Venho confirmar o que aqui já foi dito, os caçadores arranjam sempre cães de caça, treinados ou não.
Todos os meus cães (4) foram "adquiridos" da rua, deixados por caçadores. Um até tinha um tiro numa perna!!!

Os caçadores têm meios de arranjar animais, houve uma vez um que me pediu para alugar o meu cão para caçar!!!

Escusado será dizer que me deitei no chão a rir da cara dele

Quando se tem provas ou testemunhas deve-se sempre denunciar quem os abandona, se todos o fizessem, as pessoas pensavam duas vezes antes de abandonar os amigos de 4 patas!!
Beijocas
Filipa
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
Infelizmente, nem todos os caçadores utilizam cães propriamente treinados para a caça, basicamente, na maioria, qualquer cão que lhes pareça que tenha bom faro serve, não digo isto por dizer, digo-o porque conheço uma pessoa, víuvo de uma tia minha que é caçador, possuia um perdigueiro que mantinha, não sei se já o abandonou mas, não me admirava nada visto que é um indíduo sem escrúpulos com o qual eu me recuso a falar ou sequer sentar-me à mesma mesa, a maior parte dos caçadores são pessoas básicas, sem consciência do que andam a fazer e por esse motivo devem ser punidos sempre que atentarem contra a lei ou os direitos dos animais (que fazem parte da lei), não tenho a mínima pena, por mim podiam todos morar na mesma ilha isolada sem qualquer tipo de vida sem ser os próprios.
Mas há muitos cães que são bem tratados pelos caçadores, ainda há uns dias um velhote me veio pedir para eu lhe emprestar o meu cão para caçar. Claro que recusei na hora mas por outras razões. Não emprestei porque tenho medo que lhe aconteça alguma coisa, que o roubem, já muitas pessoas mo pediram em troca de dinheiro ou de cachorrinhos porque sabem que é um excelente caçador, ele era vadio e eu adoptei-o mas ás vezes deixo-o sair para matar saudades da liberdade e ele caça, por isso não me admiro que o roubem! Não sou contra a caça, no entanto a caça (e a pesca) por desportivismo tiram-me do sério, eu como carne e apesar de não ser caçadora, ou filha de caçadores, acho que não tem mal algum caçar para comer.
Cumprimentos a todos,
Marta
Cumprimentos a todos,
Marta
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Há uma grande diferença entre caçadores a sério e os "caçarretas" (que é como lhes chamam no Alentejo.
Ao caçarreta qualquer cão serve para caçar.
Quando não são bons caçadores (às vezes porque são já velhos), largam-se.
Os caçarretas também são conhecidos pelo número de "acidentes" mortais que pontuam a sua actividade.
Em todas as época de caça há vários mortos humanos, causados pelo "amor ao desporto" destas criaturas...
Já sem falar dos não humanos (que não vêm nos jornais) - cavalos, gatos, vacas, etc.
Os caçadores (actividade que eu não aprovo, mas por razões de família, conheço) tem bons cães de raça (perdigueiros, teckel, labradores, cockers, etc), treinados para a caça e vêm-nos como um investimento na caça, tal qual como a arma, etc.
Não os abandonam e tratam-nos bem (como objectos de uso, mas bem).
A grande maioria dos caçadores portugueses são do primeiro grupo.
Que caçar é dispendioso.
Na verdade, é um luxo a que relativamente poucos se podem entregar.
Não se entenda, com esta intervenção, que defendo a caça...
Mas há caçarretas e caçadores ! O mal dos cães são os animais com aspecto humano do regime livre.
É o que eu acho.
Os caçarretas também são conhecidos pelo número de "acidentes" mortais que pontuam a sua actividade.
Em todas as época de caça há vários mortos humanos, causados pelo "amor ao desporto" destas criaturas...
Já sem falar dos não humanos (que não vêm nos jornais) - cavalos, gatos, vacas, etc.
Os caçadores (actividade que eu não aprovo, mas por razões de família, conheço) tem bons cães de raça (perdigueiros, teckel, labradores, cockers, etc), treinados para a caça e vêm-nos como um investimento na caça, tal qual como a arma, etc.
Que caçar é dispendioso.
Mas há caçarretas e caçadores ! O mal dos cães são os animais com aspecto humano do regime livre.
É o que eu acho.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Está tudo dito...especialmenteaisd Escreveu: Há uma grande diferença entre caçadores a sério e os "caçarretas" (que é como lhes chamam no Alentejo.
Que caçar é dispendioso.
É o que eu acho.
"O mal dos cães são os animais com aspecto humano do regime livre"

O mal dos cães, gatos, etc...incluindo nós humanos!

Bjs