chinchilas macho e fêmea

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
piii
Registado: terça jul 21, 2009 8:56 pm

terça jul 21, 2009 10:05 pm

Acabei de me juntar à comunidade Arca de Noé Vivapets e resolvi iniciar um tópico porque tenho dúvidas acerca de uma decisão recente e pode haver alguém com "experiência" no assunto ou que apenas saiba. Eu juntei uma chinchila macho a uma fêmea mas estou com receio de que algo aconteça durante algum parto (até porque acabam por procriar ainda muitas vezes ao longo da sua vida). Ou até que isso ponha em risco os tantos anos de vida que eu a planeio ter a meu lado.
Talvez seja bom separá-los de vez em quando na altura do cio ou se realmente não faz mal absolutamente nenhum e estou apenas a complicar as coisas.

Alguem me poderia ajudar?
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

terça jul 21, 2009 10:21 pm

olá Bem Vindo à Arca!!

As chinchilas têm em média 2 a 3 crias por parto podendo chegar ás 6 crias e logo após o parto(nas próximas 36 horas) a femea está preparada de novo para ser "coberta" pelo macho, ou seja, entra logo no cio de novo, pelo que é aconselhavel separar desde logo o macho da femea. Isto porque estar a "saturar" a femea deste modo trás bastantes implicações na sua saude nomeadamente no que diz respeito á esperança de vida que tende a diminuir.
Pelo que estou informado a média é de 2 partos por ano isto se separar o macho da femea após o seu primeiro parto!
Lembre-se que se deseja fazer crianças destes lindos animais o melhor é mesmo informar se o mais possível não só pela arca mas também noutras locais da web.

Boa Sorte
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
piii
Registado: terça jul 21, 2009 8:56 pm

quarta jul 22, 2009 9:43 pm

Sim, eu sou muito cuidadosa com este tipo de coisas e vou informar-me o mais que posso (aliás, já estou a fazê-lo) para que sempre que isso acontecer, tudo corra da melhor maneira!
Obrigada :D
Responder

Voltar para “Exóticos”