Dúvida e urgente!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
TurtleLover
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

quarta jul 22, 2009 7:29 pm

Boa tarde a todos!
Bem é o seguinte, a minha Manchinha (tartaruga de faces rosadas) apanhou uma pneumonia! Ela está num lago e eu suponho que tenha sido por causa destas mudanças de temperatura e vento que ela apanhou isto! :cry:
Detectei os sintomas mais frequentes da pneumonia: ruído a respirar, não consegue boiar direita, passava mais tempo na parte seca e uma ligeira perda de apetite.
Vi isto no sábado e hoje levei-a ao vet e o meu medo confirmou-se,tem mesmo uma pneumonia. O vet limitou-se a dar-lhe um antibiótico que agora tem de ser dado de 3 em 3 dias, mas não me soube dizer quais as condições que agora deveria de ser mantida. Pela leitura de outros tópicos aqui da Arca diziam que devia-se de manter a tartaruga com água quente, com um nível de água só até cobrir a carapaça, separar de outras tartarugas e pouco mais... Eu fiz isto,agora a minha dúvida é se efectivamente, poderei fazer algo mais para manter a minha tartaruga o melhor possível!! :(

Cumprimentos*
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

quarta jul 22, 2009 7:33 pm

Como é que um Vet detecta uma pneumonia numa tartaruga e depois não sabe informar acerca das condições em que o animal deve ser mantido?? :o :o

eu passo-me!!

Ps: desculpe em não a saber ajudar
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

quarta jul 22, 2009 7:38 pm

a isso agua a 28ºC, aquaga numa altura em que a tartaruga consiga por fora a cabeça e respirar facilment e sim seprala, po-la num sitio onde nao tenha correntes de ar, calmo e onde nao andem a fazer muito barulho.
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
TurtleLover
Membro Veterano
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

quarta jul 22, 2009 7:55 pm

pedrorafael6 escreveu:
Como é que um Vet detecta uma pneumonia numa tartaruga e depois não sabe informar acerca das condições em que o animal deve ser mantido?? :o :o
Na verdade ele não deve de ter detectado, eu "sugeri" que uma possibilidade poderia ser uma pneumonia (e disse isto com base em várias coisas que já li e na identificação dos sintomas), o vet apenas lhe deu o antibiótico... :x
O que eu noto é que ela mantém a cabeça durante muito tempo debaixo de água e fecha os olhos e eu tenho medo que ela morra afogada ou sei lá!! :o :o Isto pode parecer uma estupidez, onde é que já e viu uma tartaruga morrer afogada mas é que eu acho mesmo muito estranho, e sinceramente a tartaruga é muito especial para mim porque já a tenho comigo desde que me conheço. :cry:
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

quarta jul 22, 2009 8:03 pm

isso de tar com os olhos fechados dentro de agua pode ser uma conjutivite associada à pneumonia
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

quarta jul 22, 2009 8:20 pm

Ou pode tar apenas a durmir! Tem calma que tdo s vai resolver cm a tua tartaruguita! Ela ja esta medicada nao ja? Agr mete-la nas condiçoes k ja foram referidas e vai tomando conta dela e tdo vai correr bem :) Tenta tb nao mexer mto nela ta? Deixa-la sossegadinha agora é o melhor para ela nao se stresar e tar calminha.
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

quarta jul 22, 2009 9:12 pm

Lamento imenso que a tartaruga esteja doente :(

Num programa tipo BBC vi que uns biologos marinhos apanharam uma tartaruga que não boiava em condiçoes nem conseguia mergulhar, mantendo-se sempre a tona.
O que a tartaruga tinha era gas na cavidade da carapaça ou algo do genero, e eles tiveram que sugar todo o ar com uma seringa.

Não significa que a tua Turtle sofra do mesmo problema, so divulgo isto porque foi o que vi, e toda a info nunca é demais.

Espero que se recupere rapidamente.

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

quarta jul 22, 2009 9:28 pm

Estar de olhos fechados e de cabeça baixada, pode apenas significar que está a dormir! mantêm-a nas condições em que a tens agora e vais ver que fica tudo bem, elas são muito resistentes! Se o nível da água estiver correcto (apenas a cobrir a tarta), quando ela quiser respirar põe a cabeça de fora!
Já agora, és tu que lhe estás a dar o antibiótico? É intravenoso?
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
TurtleLover
Membro Veterano

quarta jul 22, 2009 9:44 pm

Malva escreveu:
isso de tar com os olhos fechados dentro de agua pode ser uma conjutivite associada à pneumonia
Eu também já me lembrei disso mas ela não tem os olhos inchados e quando ela está com os olhos fechados é quando está paradinha, não vai contra o vidro e nem parece doida a nadar (o estado dela também não lhe permite isso).

Zeuzito escreveu:
Num programa tipo BBC vi que uns biologos marinhos apanharam uma tartaruga que não boiava em condiçoes nem conseguia mergulhar, mantendo-se sempre a tona.
O que a tartaruga tinha era gas na cavidade da carapaça ou algo do genero, e eles tiveram que sugar todo o ar com uma seringa.
Mas a Manchinha consegue mergulhar e quando disse boiar direito, era que não ficava simétrica a boiar, o lado direito dela afundava mais e segundo o que já li, isso significa que é o pulmão direito que está afectado e fica mais pesado, daí esse lado afundar mais.

Manuescrito escreveu:
Já agora, és tu que lhe estás a dar o antibiótico? É intravenoso?
Não o antibiótico é intramuscular e como é óbvio,eu não tenho a capacidade de lhe dar o antibiótico porque tenho medo de a magoar! :( O vet deu-lhe na pata direita de trás...

Outra dúvida importante, se ela se recusar a comer, o que deverei fazer assim de imediato? :o

Obrigada desde já a todos pelos conselhos, são bastante úteis*
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta jul 22, 2009 10:33 pm

Não há muito mais a fazer para além de tudo o que já foi aqui dito.

Se percebi bem é um animal adulto. Se estiver bem nutrido e saudável no passado (leia-se, antes da doença), então em principio vai recuperar sem problemas.

Se ainda não perdeu o apetite por completo então também não há muito que preocupar pois em principio as coisas irão mudar para melhor, tendo o estado mais grave já sido atingido (esperamos nós).

Boa sorte!
TurtleLover
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 11:29 am

Hoje logo de manhãzinha fui ver a minha Manchinha e ela estava ao pé do termostato e assim que me viu ficou um bocadinho mais irrequieta. Dei-lhe sticks e ela comeu, mas foram pouquinhos! :|
Também reparei que faz mais barulho a respirar mas eu estou esperançosa que seja o antibiótico a fazer efeito, ou seja, que ela já esteja a limpar o seu sistema respiratório e a expelir a "expectoração". :wink:

Obrigada a todos* :)
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

sexta jul 24, 2009 7:37 pm

Entao cmo ta a tua tartaruguita? Ja esta melhor? Vai dando noticias :)
TurtleLover
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 12:10 pm

Sim a minha tartaruga está melhorzita, já recuperou o seu apetite voraz e a sua energia habitual! :D Mas ainda continua a fazer barulho quando respira e ainda não boia muito direita, mas também ainda só tomou a primeira dose do antibiótico... Acho que fui mesmo a tempo com ela ao vet afim de evitar males maiores! :lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”