Arrependimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jul 22, 2009 11:56 am

Ice_Cube Escreveu:O arrpendimento e que provavelmente nao voltaria a fazer as coisas da mesma maneira. A cadela nao tem medo de mim, mas tenho medo que ela ainda nao tenha esquecido o erro que eu cometi.
O meu cão viveu 14 anos. Levou palmadas , confesso,ralhetes, nãos vigorosos e tudo o que mais foi preciso para o educar.
Na hora da despedida posso assegurar-lhe que não vi ressentimentos, nem vislumbres de se lembrar disso. Tudo o mais que havia era muito maior e em muito mais quantidade....
Por isso quase que lhe posso assegurar que a esta altura a sua cadela já esqueceu e vai continuar a esquecer cada vez que você tiver que a chamar à razão.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta jul 22, 2009 11:58 am

Ice_Cube Escreveu:O arrpendimento e que provavelmente nao voltaria a fazer as coisas da mesma maneira. A cadela nao tem medo de mim, mas tenho medo que ela ainda nao tenha esquecido o erro que eu cometi.
Na minha opinião, está a preocupar-se demais com os erros passados. Os cães não reagem como os humanos, basta ver como adoram todo e qualquer dono, mesmo que ele os torture e os espanque até os deixar cobertos de feridas, esfomeados até ao osso, etc. São animais com uma capacidade de amor inexcedível e incapazes de guardar ressentimentos. E se ela não mostra sinais de medo perante si é porque não conserva nenhuma má recordação do seu trato.

Deixe-se disso e vá em frente, é o meu conselho. Até porque esse arrependimento descabido só vai fazê-lo amimar demasiado a cadela, o que pode, isso sim, ter consequênicas graves sobre o comportamento dela.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quarta jul 22, 2009 6:17 pm

c_saraiva Escreveu:
Ice_Cube Escreveu:
EUROPWOLF Escreveu:Das atitudes mais cobardes que se pode ter para com um animal. A vida corre mal e descarrega-se no pobre animal, já que este não pode responder à altura.

A palmada no momento certo e quando apenas estritamente necessário, é uma coisa, agora pelo que foi relatado não me parece que tenha sido o caso.

O seu arrependimento de nada serve, e a cadela certamente não o esqueceu, e tanto pode ficar com esse medo/trauma, como pode não ter ficado.

Para quem falou em autoridade ou lá o que foi, pois bem, supostamente os membros com autoridade devem ter comportamentos estáveis, ser equilibrados, e tomarem medidas proporcionais ao acto. Coisa que creio que não se passou aqui.
O melhor que tem a fazer agora é informar-se correctamente de como se educa um cão.
Depois de ter um pouco de experiencia tambem nao creio que bater seja a atitude correcta. Mas, ou eu nao me expressei bem, ou nao entendeste nada daquilo que eu expliquei. Eu so bati na cadela quando ela me roia as coisas. Mas dava uma palmada, nao lhe batia descontroladamente. Nao creio que ela tenha ficado traumatizada porque ela brinca comigo, dorme comigo. E tomar medidas proporcionais... Ela roeu me livros de trabalho, telemoveis e tenis. Nao digo que tomei a atitude correcta. Faria as coisas de outra maneira hoje, mas tambem nao andava a bater na cadela por coisas do genero ladrar ou saltar para cima das pessoas.
Então não sei porque o arrependimento :roll:
Concordo com o que foi dito pelo utilizador c_saraiva.

Eu interpretei aquilo que você escreveu no seu primeiro post, o que li e entendi foi que você bateu na cadela porque andava a passar por uma má fase na sua vida (isto não é justificação, tal como foi apresentada, para ter batido na cadela), o que fez também pensar na falta de comportamento estável da pessoa com “autoridade” para com a cadela.

Roer um objecto que não deve, que custe 1 ou 2€, ou roer um objecto de 100 ou 200€ deve ter correcção igual no comportamento, e não apanhar pancada porque roeu um livro caro em vez de algo barato. Não pode não pode, e o “castigo” não devia varia consoante o valor monetário do objecto, até porque a cadela não o consegue perceber não é?
Ainda falando da proporcionalidade, não me parece que roer objectos, como qualquer cão que não tenha tido educação é capaz de fazer, seja merecedor de levar “palmadas”, mas enfim…

Quanto ao traumatizada, também já foi referido por alguém que existem cães que são tratados de muito pior modo e não é por isso que deixam de gostar dos donos.

Se está assim tão arrependido e quer agir do modo mais correcto, pode começar por deixar de humanizá-la, e recorra a um profissional para o ensinar como se comportar com a sua cadela.
109876543210
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm

quarta jul 22, 2009 6:29 pm

Ice_Cube Escreveu:Mas o que e que eu posso tentar fazer para a ajuda la a esquecer isso, ou pelo menos, torna la mais feliz possivel? E obvio que nunca mais bati nela. ela ta comigo a 2 anos e eu so bati nela os 2 primeiros meses, quando ela me roia tudo, e nao era todos os dias, so quando ela roia as minhas coisas. Agora o que posso fazer para corrigir esse erro?
Perceba uma coisa: NÃO É UM ERRO!
Fez bem, se foi para a educação dela é claro que fez bem. Se não tivesse feito isso o que acha que ela faria agora? Sem educação alguma nesta altura você já teria a casa toda destruída! 8)
Ela está feliz de certeza, se não gostasse de si não brincava consigo nem nada :wink:
Cumprimentos! :)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jul 22, 2009 6:36 pm

EUROPWOLF Escreveu:
Roer um objecto que não deve, que custe 1 ou 2€, ou roer um objecto de 100 ou 200€ deve ter correcção igual no comportamento, e não apanhar pancada porque roeu um livro caro em vez de algo barato. Não pode não pode, e o “castigo” não devia varia consoante o valor monetário do objecto, até porque a cadela não o consegue perceber não é?
Ainda falando da proporcionalidade, não me parece que roer objectos, como qualquer cão que não tenha tido educação é capaz de fazer, seja merecedor de levar “palmadas”, mas enfim…

Quanto ao traumatizada, também já foi referido por alguém que existem cães que são tratados de muito pior modo e não é por isso que deixam de gostar dos donos.

Se está assim tão arrependido e quer agir do modo mais correcto, pode começar por deixar de humanizá-la, e recorra a um profissional para o ensinar como se comportar com a sua cadela.
Xi! Então não é que tenho que concordar com o EUROPWOLF ? :o
O erro muitas vezes está nisso mesmo. Acharmos que os nossos cães têm que saber o valor das coisas. E se o cão estragar uma "ninharia" temos tendencia para não ligar ou fechar os olhos e passar à frente. Mas se estraga algo que nos é "caro" aí já não temos a mesma atitude. O cão assim não entende, simplesmente não tem a mesma percepção que nós.
O meu conselho é antes de se arrepender por ralhar ou bater, seja coerente e consistente nos seus métodos de educação. Vai ver que vai deixar de ter pelo que se arrepender... :wink:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jul 22, 2009 11:55 pm

109876543210 Escreveu:Perceba uma coisa: NÃO É UM ERRO!
Fez bem, se foi para a educação dela é claro que fez bem. Se não tivesse feito isso o que acha que ela faria agora? Sem educação alguma nesta altura você já teria a casa toda destruída! 8)
Ela está feliz de certeza, se não gostasse de si não brincava consigo nem nada :wink:
Perceba uma coisa: É UM ERRO!
Fez mal, se foi para a educação dela é claro que fez mal. Se não tivesse feito isso o que acha que ela faria agora? (não faz a minima ideia) Com este tipo de educação tem sorte em não ter a casa toda destruida!
Ela estaria feliz, se procura-se maneiras construtivas de educar e percebesse poruqe é que ela faz isso, e lhe desse uma alternativa (estimulação mental). Concerteza que gosta de si, embora preferisse que não lhe batesse para lhe explicar qualquer coisa.

(ISTO SERVE PARA MOSTRAR QUE AQUI OU EM QUALQUER LADO NUNCA EXISTE SÓ UM LADO OU UMA MANEIRA DE VER A MESMA COISA ... SE QUER SABER SE O SEU CÃO PRECISA DE MAIS ALGUMA COISA OU UMA PALMADA QUANDO DESTROI ALGUMA COISA CHEGA, LEIA, INFORME-SE, FAÇA POR ISSO ... ESTE FORUM NÃO É SUFICIENTE!!
doglover80
Membro Veterano

quarta jul 22, 2009 11:57 pm

nicasxi Escreveu:Xi! Então não é que tenho que concordar com o EUROPWOLF ? :o
O erro muitas vezes está nisso mesmo. Acharmos que os nossos cães têm que saber o valor das coisas. E se o cão estragar uma "ninharia" temos tendencia para não ligar ou fechar os olhos e passar à frente. Mas se estraga algo que nos é "caro" aí já não temos a mesma atitude. O cão assim não entende, simplesmente não tem a mesma percepção que nós.
O meu conselho é antes de se arrepender por ralhar ou bater, seja coerente e consistente nos seus métodos de educação. Vai ver que vai deixar de ter pelo que se arrepender... :wink:
Claro que ter isto em mente ajuda e muito!!
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jul 23, 2009 6:31 pm

Muita palmada naqueles queixos apanharam os meus cães! Muito sonoro "não", muito ralhete, muita correção na trela.

E adoram-me, porque sabem quem manda e sentem-se perfeitamente seguros.

Claro que gritar histericamente e repetir o mesmo comando 50 vezes, nao adianta nada. Mas uma palmada nos queixos sem força especial ajuda muitíssimo. :D
doglover80
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 9:56 pm

WaterMonitor Escreveu:Muita palmada naqueles queixos apanharam os meus cães! Muito sonoro "não", muito ralhete, muita correção na trela.

Claro que gritar histericamente e repetir o mesmo comando 50 vezes, nao adianta nada. Mas uma palmada nos queixos sem força especial ajuda muitíssimo. :D
Também deve ter levado palmadas nos queixos dos seus pais e gosta deles ... embora não gostasse das palmadas .... mas era o preço a pagar pelo seu afecto e por isso tinha de ser ... não precisa de palmadas ... precisa-se por vezes de inteligência
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jul 24, 2009 1:34 am

doglover80 Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Muita palmada naqueles queixos apanharam os meus cães! Muito sonoro "não", muito ralhete, muita correção na trela.

Também deve ter levado palmadas nos queixos dos seus pais e gosta deles ... embora não gostasse das palmadas .... mas era o preço a pagar pelo seu afecto e por isso tinha de ser ... não precisa de palmadas ... precisa-se por vezes de inteligência
E o facto de não gostar das palmadas fazia com que não voltasse a repetir a acção que o fez apanhar as palmadas :wink:

Eu tambem sou contra as palmadas, acho que palmadas servem para os primatas, quando se opta por sujeitar o cão a uma punição fisica deve-se usar (quando seja possivel de se efectuar) o conhecido metodo de agarrar pelo cachaço e dar uma abanadela, só e apenas quando o cachorro for apanhado em flagrante delito, e sempre com coerencia, não é ignorar porque roeu a revista de 2,5€ e fazer um chinfrim porque roeu os sapatos Prada de 1500€...
doglover80
Membro Veterano

sexta jul 24, 2009 7:02 am

c_saraiva Escreveu:
doglover80 Escreveu:

E o facto de não gostar das palmadas fazia com que não voltasse a repetir a acção que o fez apanhar as palmadas :wink:
Sim é um facto ... em termos de treino resulta ... mas agora dizer que ele não se importa é mentira ... procure mas é outras maneiras, era bom para si enquanto dono e para o cão.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta jul 24, 2009 9:32 am

Estou sinceramente farta de ler:

1. Ah e tal, deve-se aplicar palmadas.
2. Ah e tal, nunca se devem aplicar palmadas.
3. Ah e tal, agarra-se o cachorro pelo cachaço e sacode-se.

Oh meus senhores, se tivessem nascido numa quinta e observado o comportamento das cadelas e das gatas com os seus filhotes, verificariam que:

1. Tanto as cadelas como as gatas, quando um filhote se porta mal, ameaçam-nos com um som baixo e zangado, com a dizer um "não" assertivo.
2. Tanto as cadelas como as gatas, se o filhote insiste na asneira, levantam a pata e dão-lhes uma palmada.
3. Tanto as cadelas como as gatas só pegam os filhotes pelo cachaço, sem sacudir, para os mudar de lugar.

Pegar pelo cachaço e sacudir tem, no mundo canino e felino, o propósito já muito agressivo de matar, ou pelo menos causar sérios danos fisicos.

Não se deve humanizar os animais, isso é ponto acente. Mas se queremos comunicar com eles, se não os humanizamos temos nós de nos animalizar um pouco. Quaso contrário não há comunicação possível.

Agora tirem vocês as vossas próprias conclusões.

E não se esqueçam que, como em tudo na vida, "nem 8 nem 80".
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

sexta jul 24, 2009 10:16 am

c_saraiva Escreveu:
doglover80 Escreveu:

Eu tambem sou contra as palmadas, acho que palmadas servem para os primatas, quando se opta por sujeitar o cão a uma punição fisica deve-se usar (quando seja possivel de se efectuar) o conhecido metodo de agarrar pelo cachaço e dar uma abanadela, só e apenas quando o cachorro for apanhado em flagrante delito, e sempre com coerencia, não é ignorar porque roeu a revista de 2,5€ e fazer um chinfrim porque roeu os sapatos Prada de 1500€...
bem..estou impressionada..o c_ saraiva que nao me grama nem coberta de ouro tem a mesma opiniao que eu defendi num topico que ele bem sabe..nao as palmadas...ou qualquer tipo de violencia!!!

ao ler aqui alguns comentarios parece-me que anda pái muito homem violento..cuidado com isso..depois descarregam onde nao devem..no cao, na mulher, nos filhos...enfim...

o meu caozito mais novo no outro dia roeu-me os cabos do home cinema...batemos? demos algum safanao? nao..e porquê? a culpa foi nossa...ficou sem supervisao na sala numa altura que como sabemos os dentes incomodam..logo roi tudo o que aparece a frente!

e aos que dizem que educaram com palmadas e safanoes e correcçoes...e os caes os adoram..bem o meu FOx tambem me adora, consigo andar com ele na rua, consigo ter qualquer convivio social com ele comportadinho e nao levou com nada disso!
doglover80
Membro Veterano

sexta jul 24, 2009 10:34 am

Musky Escreveu:Estou sinceramente farta de ler:

1. Ah e tal, deve-se aplicar palmadas.
2. Ah e tal, nunca se devem aplicar palmadas.
3. Ah e tal, agarra-se o cachorro pelo cachaço e sacode-se.

Oh meus senhores, se tivessem nascido numa quinta e observado o comportamento das cadelas e das gatas com os seus filhotes, verificariam que:

1. Tanto as cadelas como as gatas, quando um filhote se porta mal, ameaçam-nos com um som baixo e zangado, com a dizer um "não" assertivo.
2. Tanto as cadelas como as gatas, se o filhote insiste na asneira, levantam a pata e dão-lhes uma palmada.
3. Tanto as cadelas como as gatas só pegam os filhotes pelo cachaço, sem sacudir, para os mudar de lugar.

Pegar pelo cachaço e sacudir tem, no mundo canino e felino, o propósito já muito agressivo de matar, ou pelo menos causar sérios danos fisicos.

Não se deve humanizar os animais, isso é ponto acente. Mas se queremos comunicar com eles, se não os humanizamos temos nós de nos animalizar um pouco. Quaso contrário não há comunicação possível.

Agora tirem vocês as vossas próprias conclusões.

E não se esqueçam que, como em tudo na vida, "nem 8 nem 80".
Opiniões...

Como diz o Dr Ian Dunbar existem três espécies que são muito facilmente agrediveis ... voltam sempre ao agressor numa atitude de culpa por ter desencadeado a agressão ... os cães, os cavalos e as pessoas.

Acho que a palmada é um reflexo da ignorância do dono em relação ao que pode fazer para mudar o comportamento do cão, esta é a minha opinião, deparam-se com uma situação onde se sentem frustrados e que não entendem porque é que o cão faz isso e dão a palmada.

A palmada pode ser usada no treino/educação e resulta mas o seu uso advem da uma interpretação errada da palavra "punição" pelas pessoas e mesmo bem interpretada a palmada é desnecessária se tivermos conhecimentos necessários.

Uma punição é: "um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado."

Portanto a definição não fala de palmadas, dor, desconforto... fala de aversivo ... ok podem ser essas coisas ... mas diz também que basta a retirada de um estimulo positivo ... logo quando se lê que se deve punir o cão podemos interpretar que devemos retirar-lhe uma coisa que ele gosta para extinguir esse comportamento ... certo!? :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta jul 24, 2009 11:00 am

Em primeiro lugar o Dr. Dunbar deve ser uma pessoa muito alheada do meio envolvente, ou então não sabia o que mais inventar para escrever qualquer coisita que provocasse polémica.

Isto porque fazer tal afirmação metendo no mesmo saco cães, cavalos e humanos é mesmo só para rir! E eu até pagava para ver esse Dr. demonstrar-me essa doutrina em campo (desde que eu estivesse do lado de fora da cerca, claro!). :lol:

Retirar ao cão etc..... funciona com algumas coisas, é certo. Mas se o cão gostar de arranhar a porta da rua (isto é um exemplo) e eu lhe retirar o seu brinquedo favorito, será que ele vai perceber a conexão? Duvido. Claro que posso sempre retirar a porta da rua... certo? :P

Doglover, desculpe-me a ironia, mas nem todas as dores de cabeça se curam com aspirina. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”