o meu snoopy marca-me o território em casa - AJUDEM-ME

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
ninaaa
Membro Júnior
Registado: segunda ago 07, 2006 3:43 pm

quarta jul 22, 2009 12:01 am

o meu snoopy, um yorkshire, tem um ano e 3 meses e nunca mais pára de me marcar o território em casa. ja tentei as palmadas e os ralhos, vet diz que não funciona e não acha que a operação seja a solução. Disse para eu aplicar a táctica da indiferença e recompensá-lo sempre k ele fizer no sitio certo. tenho uma caniche de 7 anos mas nunca o aceitou muito bem; tenho um quintalinho onde eles fazem os xixis e agora tenho aumentado as idas à rua. Li aqui que depois da operação esta mania passa o que contraria a opinião do meu vet; é uma operação simples? é muito cara? tem anestesia local? MAS PREFERIA NÃO o castrar - ele sabe que faz mal, mas continua a fazer, para meu desespero. Se eu continuar com esta táctica de indiferença e recompensa será que ele vai mudar de comportamento? Entretanto, comecei a espalhar pimenta preta pela casa pois li algures que eles n gostam do cheiro. POR FAVOR AJUDEM-ME!!!! Preciso de umas dicas, conselhos e opiniões. Sinto-me mto triste; gosto mto dele mas n consigo conviver com esta situação, detesto o xixi dentro de casa:((((
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 24, 2009 8:21 am

Castração já. Não acredito que o seu vet ache que não é solução. é precisamente onde a castração tem mais efeito...

O que o canito faz nada tem a ver com xixis e com o sítio certo. É marcação devido à maturidade sexual, é querer deixar a sua marca no seu território para sinalizar a sua presença a cadelas e outros cães. Pode dar as palmadas e repreensões que quiser que não vai resolver nada.

A castração é uma operação muito simples e rápida. Sob anestesia o vet abre o escroto, retira os testículos, sutura e pronto. Leva aí uns 15 minutos. Num cão pequeno como um Yorkie não deve ser nenhuma fortuna, fale com o seu veterinário.

Se não quiser castrar, olhe habitue-se, porque isso não vai passar, ainda para mais com uma fêmea em casa... :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta jul 24, 2009 12:51 pm

Não vai ser a bater que vai lá.

Alguns animais, depois de terem começado a marcar, que depois sejam castrados, continuam a marcar, apesar de serem uma minoria.
Na maioria dos casos costuma resultar.

A operação é simples, o preço varia consoante o peso do animal e de veterinário para veterinário. Como qualquer operação, também tem riscos.

Se não consegue conviver com essa situação, deveria ter pensado nisso antes de ter optado por ter um macho.
ninaaa
Membro Júnior

sábado jul 25, 2009 12:55 am

sim, já tenho a operação do snoopy marcada para a próxima semana; consultei vários vets, quer a nivel de preços, quer a nivel de opiniões e é engraçado que mesmo trabalhando no mesmo sitio, as opiniões diferiam: normalmente os homens (sendo vets ou enfermeiros) acharam que era mais comportamental e que a castração podia não resolver o caso, as mulheres (vets ou enfermeiras) acharam que tem muito a ver com a testoterona e que até o facto de ele ladrar muito na rua para os outros cães, a ruidos estranhos, vassouras, carrinhos de bebés (apesar de não ser mau e de nunca ter mordido ainda) tb tem a ver um pouco com o sistema hormonal.

Sim, tb me disseram que na grande maioria dos casos resolve a situação, apesar de ser algo gradual, devido à instabilidade inicial de alguma testoterona, e que sendo um cão ainda mto jovem deve resultar com ele, sendo depois uma questão de reeducação e paciência, pois não vão operar o cérebro do animal, ou seja, há uma parte comportamental que deve ser depois trabalhada.

Sinceramente, confesso a minha ignorância: sabia da marcação de território dos gatos, mas dos cães não; de qualquer modo não estou arrependida por ter tido um macho - era o ke eu keria e tenho muita fé e esperança que vá resultar com o meu snoopinho; acredito até, que quando ele acalmar, a nina o aceite melhor, pois ela já está operada e não suporta as investidas dele.

Agradeço muito as vossas respostas porque era isto que ontem e hoje eu precisava de ouvir (neste caso, de ler) - marquei a operação ontem e andava a martirizar-me com problemas de consciência, tendo chegado hoje a pôr a hipótese de cancelar a operação. Depois, as pessoas amigas, que neste caso não têm sequer animais diziam-me : coitadinho, eu não faria isso. Apenas uma, que tem 3 gatos, me disse ke era a solução, pois o gato dela fazia em tudo o ke era sitio, foi operado com um ano e tal e hoje está perfeitinho no que toca a xixis.
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

sábado jul 25, 2009 1:02 am

Ainda bem que se decidiu pela castração, :wink: por todas as razões e veja uma dessas razões...

já há muitos a pedirem ajuda.. :(

Veja este video de um resgate recente, Fev de 2009

http://www.youtube.com/watch?v=60LiJE-C ... re=channel

Felicidades com o seu Yorkie :wink:

(Uma apaixonada por Yorkies, especialmente pelos abandonados)
EUROPWOLF
Membro

sábado jul 25, 2009 11:21 am

Que corra tudo bem com a operação e com a sua recuperação.

Pelo seu último post, fiquei com a noção que tem aí um animal com alguns problemas comportamentais. Aconselhava-a a recorrer a alguém com conhecimentos na área, e a não ser mais uma dona como as outras que por terem cães desta raça e outras pequenas pensam que não faz mal os seus cães serem mal comportados.
Se puder, recorra a um profissional para a ajudar a resolver esses problemas.

Outra coisa que alguns vets dizem, mas que na realidade as coisas não são assim, a castração não é sinónimo de alteração de maus comportamentos nos cães. Para isso, o melhor mesmo é recorrer a alguém com formação em comportamento animal.
ninaaa
Membro Júnior

segunda jul 27, 2009 11:55 pm

a operação do snoopinho foi hoje , correu bem e segundo palavras dele:

" já tou em casa, mas tou com a moca. De manhãzinha, a mamã antes de me entregar àquela enfermeira giraça, segredou-me 'coração de leão' e eu segui tudo à risca - o meu coração não parou, fui um autêntico leão, mas não mordi a ninguém, muito pelo contrário - durante a tarde à medida que ia acordando, não resisti a dar umas beijokas à tal enfermeira, como ela depois contou à mamã. Pudera! Tiraram-me os tintins, mas não me tiraram o bom gosto!!!! parece que a nina hoje se divertiu à grande e à francesa - aproveitou aqui a ausência do man, para andar a jogar à bola (coisa em que eu sempre interfiro) e para dar um passeio dos antigos (quando estou presente, ela nem quer ir à rua!) Mulheres!!!! Vá-se lá entender!!!! bah....."

Sim, o snoopy está a revelar comportamentos desajustados - mas foi algo muito progressivo desde há uns 3 meses a esta parte, coisa que só me dei realmente conta há umas semanas atrás, pois foi muito gradual. Ladra muito a outros cães pois quer cheirá-los à força, ladra a carrinhos de bebé, vassouras das senhoras da câmara, bicicletas, etc A nina, a caniche de 7 anos, que adorava ir à rua, agora foge quando digo a palavra RUA, pois para ela é um stress ir com o snoopy. Andei a ler algumas coisas na net e parece que tem a ver com o domínio sobre os outros e meio ambiente, mais do que a agressividade, e tb para chamar a atenção sobre si; acho que tenho que lhe fazer ver ( sem bater, porque as palmadas de nada serviram até aqui, a não ser para assustar a nina, que é o oposto dele e nunca o aceitou bem) quem é que manda e tenho que me impor mais - quando era bebé ele tinha medo de ir à rua; era tão minusculo que todas as atenções racaíam sobre si e é muito possessivo no ke toca a mim e à nininha.

Bom, lá terei ke criar outro tópico.......... estava a evitar gastar uns aéreos em consultas de comportamento, mas se tiver que ser, será!!!!

haja saúde.

quanto ao video que estava incluído numa das respostas que me eram dirigidas, não consegui ver - há coisas, especialmente que tenham a ver com crueldade com animais, não consigo mesmo ver, mas obrigada na mesma, a intenção é que conta :))))))))))))))))
ninaaa
Membro Júnior

segunda jul 27, 2009 11:55 pm

a operação do snoopinho foi hoje , correu bem e segundo palavras dele:

" já tou em casa, mas tou com a moca. De manhãzinha, a mamã antes de me entregar àquela enfermeira giraça, segredou-me 'coração de leão' e eu segui tudo à risca - o meu coração não parou, fui um autêntico leão, mas não mordi a ninguém, muito pelo contrário - durante a tarde à medida que ia acordando, não resisti a dar umas beijokas à tal enfermeira, como ela depois contou à mamã. Pudera! Tiraram-me os tintins, mas não me tiraram o bom gosto!!!! parece que a nina hoje se divertiu à grande e à francesa - aproveitou aqui a ausência do man, para andar a jogar à bola (coisa em que eu sempre interfiro) e para dar um passeio dos antigos (quando estou presente, ela nem quer ir à rua!) Mulheres!!!! Vá-se lá entender!!!! bah....."

Sim, o snoopy está a revelar comportamentos desajustados - mas foi algo muito progressivo desde há uns 3 meses a esta parte, coisa que só me dei realmente conta há umas semanas atrás, pois foi muito gradual. Ladra muito a outros cães pois quer cheirá-los à força, ladra a carrinhos de bebé, vassouras das senhoras da câmara, bicicletas, etc A nina, a caniche de 7 anos, que adorava ir à rua, agora foge quando digo a palavra RUA, pois para ela é um stress ir com o snoopy. Andei a ler algumas coisas na net e parece que tem a ver com o domínio sobre os outros e meio ambiente, mais do que a agressividade, e tb para chamar a atenção sobre si; acho que tenho que lhe fazer ver ( sem bater, porque as palmadas de nada serviram até aqui, a não ser para assustar a nina, que é o oposto dele e nunca o aceitou bem) quem é que manda e tenho que me impor mais - quando era bebé ele tinha medo de ir à rua; era tão minusculo que todas as atenções racaíam sobre si e é muito possessivo no ke toca a mim e à nininha.

Bom, lá terei ke criar outro tópico.......... estava a evitar gastar uns aéreos em consultas de comportamento, mas se tiver que ser, será!!!!

haja saúde.

quanto ao video que estava incluído numa das respostas que me eram dirigidas, não consegui ver - há coisas, especialmente que tenham a ver com crueldade com animais, não consigo mesmo ver, mas obrigada na mesma, a intenção é que conta :))))))))))))))))
EUROPWOLF
Membro

terça jul 28, 2009 12:16 am

Ainda bem que correu tudo bem.
Continuação de boa recuperação.

Em relação ao comportamento, não se deixe levar pelas opiniões extremistas da dominância. Há pessoas que sabem e conhecem bem o assunto da dominância, mas 99,9% das que fala de dominância falam só disparates, e atribuem dominância a tudo e mais alguma coisa.
O seu relato está um pouco confuso, em parte parece tratar-se de um probelma, noutra parte de outro, etc.
O melhor que tem a fazer mesmo, é depois de recuperado a 100% da cirurgia, recorrer a um bom profissional, mais que não seja, apenas para que o seu cão possa ser avaliado e você receber umas dicas de quem realmente tenha formação no assunto. Vai ver, que só isso, vai ajudá-la muito mais, que qualquer opinião que receba via internet.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”