c_saraiva Escreveu:Ice_Cube Escreveu:EUROPWOLF Escreveu:Das atitudes mais cobardes que se pode ter para com um animal. A vida corre mal e descarrega-se no pobre animal, já que este não pode responder à altura.
A palmada no momento certo e quando apenas estritamente necessário, é uma coisa, agora pelo que foi relatado não me parece que tenha sido o caso.
O seu arrependimento de nada serve, e a cadela certamente não o esqueceu, e tanto pode ficar com esse medo/trauma, como pode não ter ficado.
Para quem falou em autoridade ou lá o que foi, pois bem, supostamente os membros com autoridade devem ter comportamentos estáveis, ser equilibrados, e tomarem medidas proporcionais ao acto. Coisa que creio que não se passou aqui.
O melhor que tem a fazer agora é informar-se correctamente de como se educa um cão.
Depois de ter um pouco de experiencia tambem nao creio que bater seja a atitude correcta. Mas, ou eu nao me expressei bem, ou nao entendeste nada daquilo que eu expliquei. Eu so bati na cadela quando ela me roia as coisas. Mas dava uma palmada, nao lhe batia descontroladamente. Nao creio que ela tenha ficado traumatizada porque ela brinca comigo, dorme comigo. E tomar medidas proporcionais... Ela roeu me livros de trabalho, telemoveis e tenis. Nao digo que tomei a atitude correcta. Faria as coisas de outra maneira hoje, mas tambem nao andava a bater na cadela por coisas do genero ladrar ou saltar para cima das pessoas.
Então não sei porque o arrependimento

Concordo com o que foi dito pelo utilizador c_saraiva.
Eu interpretei aquilo que você escreveu no seu primeiro post, o que li e entendi foi que você bateu na cadela porque andava a passar por uma má fase na sua vida (isto não é justificação, tal como foi apresentada, para ter batido na cadela), o que fez também pensar na falta de comportamento estável da pessoa com “autoridade” para com a cadela.
Roer um objecto que não deve, que custe 1 ou 2€, ou roer um objecto de 100 ou 200€ deve ter correcção igual no comportamento, e não apanhar pancada porque roeu um livro caro em vez de algo barato. Não pode não pode, e o “castigo” não devia varia consoante o valor monetário do objecto, até porque a cadela não o consegue perceber não é?
Ainda falando da proporcionalidade, não me parece que roer objectos, como qualquer cão que não tenha tido educação é capaz de fazer, seja merecedor de levar “palmadas”, mas enfim…
Quanto ao traumatizada, também já foi referido por alguém que existem cães que são tratados de muito pior modo e não é por isso que deixam de gostar dos donos.
Se está assim tão arrependido e quer agir do modo mais correcto, pode começar por deixar de humanizá-la, e recorra a um profissional para o ensinar como se comportar com a sua cadela.