Família de Acolhimento Temporário

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

MariaCaxuxa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 10:24 pm
Localização: Kerida, Nieta, Linda, Chico, Pitocas, Mustaffa e Mussulo

quarta jul 22, 2009 8:14 pm

Exactamente.

Eu como faço parte das FAT pobres, tenho que pensar doutra maneira :)
Mas quando posso pagar, pago :)
E elas até que têm tido sorte, como eu fiz anos na Segunda-feira, fui comprar uns franguinhos assados aqui para a malta. Ora que contentes que elas ficaram. A menina que tenho em FAT, a ITI é super protectora com o pedaço dela. Não quer comer, mas põe o pedacinho de frango que lhe pertence num local e fica ali deitada o tempo todo para ninguém lhe mexer :)
Esta noite dormiu toda a noite no chão à beira da ração de frango. Acho-lhe um piadão :)
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
quarta jul 22, 2009 8:20 pm

dinodane Escreveu:Mas eu não escrevi para vocês concordarem comigo. :wink:

Eu dei a minha opinião sobre o que, para mim, é ser FAT. Vocês terão a vossa.
sim, mas acho engraçado e saudavel num forum de discussao, explicar o porque das nossas opinioes. :lol: senao, os topicos nao passavam de dois grupos, os que acham x e os que acham y :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 22, 2009 8:37 pm

Certíssimo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta jul 22, 2009 11:33 pm

Para mim ser FAT significa acolher temporariamente e sem interesses monetários, um animal em risco com vista a proporcionar um local em segurança, com alimentação, cuidados vet e carinho até a sua adopção.

As questões relacionadas com cuidados veterinários, alimentação, divulgação, adoptantes devem ser esclarecidas quando a pessoa recebe o animal. Cabe ou não à FAT tirar fotografias, divulgação (temos algumas que divulgam, outras que aguardam que nós tratemos de tudo), falar com o adoptante (temos fats que fazem questão de conhecer, outras deixam tudo nas nossas mãos) e levar ao vet. Em caso de urgência, sintomas, dúvidas relacionadas com a saúde do animal etc é obrigação da FAT conduzir imediatamente ao veterinário e/ou informar a associação ou responsável. É igualmente da responsabilidade da FAT administrar a medicação prescrita pelo veterinário.

Não vejo qualquer problema, especialmente quando se trata de associações a associação assegurar cuidados vet e alimentação se a pessoa não tem possibilidades ou tem dificuldade em o fazer. Afinal de contas está a ter disponibilidade para dedicar o seu tempo e oferece a sua casa ao bichinho já dando uma preciosa ajuda. Já existe tanta dificuldade em conseguir fats, que hoje em dia haver alguém disposto a acolher um animal na sua casa é de agradecer, pois muita gente gosta muito e ajuda e faz ou diz que faz, mas este género de ajuda concreta que pode salvar tantas vidas é rara encontrar.

No entanto sempre que possível, quando a FAT tem possibilidades de arcar com as despesas concordo que o faça, libertando a associação para outras despesas que são sempre muitas. Mas acho de bom tom, quando a associação tem ofertas de ração pegar num saquinho e distribuir pelas fats, mesmo que não aceitem cai bem. Vou fazer isso com alguma ração de gato que recebemos recentemente (é raro recebermos de gato, normalmente as pessoas dão mais para cão).

Quanto à despedida dos 4 patas para o novo lar, custa, e quanto mais tempo passa mais custa. A mim os adultos custa-me mais quando vão embora do que os bebés, crio mais laços com os crescidos. Bebés que vieram muito pequeninos e foram amamentados também custam ou em perigo de vida. Há sempre aqueles que nos marcam mais por um motivo ou outro.

Eu costumo ter esta máxima, uso muito esta frase quando explico o que é ser fat "é preciso gostar muito de animais, mas saber deixá-los ir". Fui fat de 4 cães adultos quando morava com os meus pais e muitos gatos e gatinhos sempre um de cada vez. Isto durante um ano. Tenho a minha casa há alguns meses onde a regra de um de cada vez já não se aplica e sou FAT de gatos e gatinhos a tempo inteiro, já que os meus animais 1 cão e 2 gatas ficaram com os meus pais nem fazia sentido de outra forma. Não tenciono adoptar nenhum. Tenho resistido sempre à tentação. Prefiro ter disponibilidade total do que ocupar um lugar permanentemente. Há pouco tempo o meu namorado falou várias vezes em ficarmos com um gatinho que ele gostou muito. Para mim isso não fazia qualquer sentido, além de não querer adoptar muito menos iria ficar com um bebé bonito com todas as chances de adopção. A ficar com algum seria um adulto ou idoso ou com alguma deficiência que fosse ficando, mas sem nunca desistir da divulgação. Felizmente o meu namorado mudou de ideias embora tenha feito umas birrinhas do tipo "sempre um entra e sai, entra e sai e nunca temos nenhum nosso" ou "quando já estamos afeiçoados aos bichos é quando eles vão embora", mas caiu em si felizmente.

Acho que nem todas as pessoas têm perfil para FAT, se adoptam óptimo para o bichinho e têm todo o direito disso quando avisam com antecedência (excepto é chato quando uma pessoa farta-se de divulgar e surge um dono e depois é que diz que não quer que o animal vá) mas ao agir assim e ficar com um e com outro o objectivo de ser FAT não está a ser alcançado, pois adoptando deixa-se de se ter a tal disponibilidade necessária.

Bem já chega de paleio foi só para deixar a minha opinião
:wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
NewMoon
Membro
Registado: terça jul 21, 2009 2:24 pm

quarta jul 22, 2009 11:59 pm

.....lol, so tu para me fazeres rir a esta hora.....uma fera em pincher.....lolol....tens mas é um dobermann, lolol....
MariaCaxuxa
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 9:02 am

Gostei muito do seu post elsasmc :)

Essa também é a minha opinião acerca do que é ser FAT. Nem sempre se pode arcar com as despesas, especialmente se já temos despesas com os nossos, como é o meu caso. Em relação a comida, também nunca pedi, se tenho de dar de comer às minhas duas meninas, posso dar a mais uma :)

O cãozinho que mais me marcou até hoje foi o Mincho, que já muita gente conhece neste fórum. Foi o que ficou comigo mais tempo e custou mais a deixar. Ainda não tem dono, mas foi para a Alemanha. Não era muito fácil de cuidar, só fazia asneiras :) Mas era um amor de cãozinho, sempre pronto para a brincadeira e super meu amigo.

Nunca fiquei com nenhum cão dos quais fui FAT e nunca fui FAT de gatos. Sempre adoptei directamente sem fazer experiências.
MariaCaxuxa
Membro Veterano

sexta jul 24, 2009 8:25 pm

Então e histórias de bichinhos que acolhemos e que nos fazem 30 por uma linha?
Alguém tem algo a contar? Mesmo que seja dos próprios.
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta jul 24, 2009 9:02 pm

Fui FAT o ano passado para pós operatório de uma cadela de rua, a Bonnie. Era a mãe dela que ainda temos para adopção, ela e 2 irmãs todas nascidas na rua, pretas e brancas, que eram alimentadas por uma senhora que vive numa roulote e adora animais. Vive sem condições nenhumas e os cães dormiam todos na roulote com ela.

Um doce de cadela, muito meiguinha, andava super bem de trela. Ficou no meu pátio que tem uma parte coberta, assim como no terraço. A Bonnie quando veio para fazer o jejum foi explorar tudo e foi para cima do telhado do meu sotão que é baixinho e fiquei passada a vê-la num sítio tão alto. Pensei eu que tinha sido uma experiência e ela não se meteria em mais aventuras. Mas por vias das dúvidas arranjei um palete de madeira antes das escadas para ela não subir e por duas noites ficou no pátio em baixo e para o terraço só com vigilância.

Na noite depois de ter vindo da clínica aprontou das boas.
Passa-se que a minha casa está numa ponta e depois tenho apenas um vizinho ao lado, sendo que o telhado do vizinho está pouco acima do meu terraço. Durante a noite a Bonnie andou em cima do telhado do vizinho e conseguiu fugir! Eram 6 da manhã e o meu pai tinha ido ao wc e lembrou-se de ver dela, a palete estava caída, chamou-me vá de procurar a Bonnie e nada. Para terem uma ideia, o meu terraço é alto, aliás vivo descansada da vida pois as minhas gatas não conseguem descer à rua, têm o terraço por conta delas e o telhado do vizinho, pois o telhado da casa a seguir fica afastado.

A Bonnie recém operada e com o cone na cabeça tinha desaparecido. O meu terraço equivale a um primeiro andar, o telhado do vizinho é ainda mais alto. Primeiro fui tocar ao vizinho pois ela podia ter caído para o quintal dele, mas não e ele resmungou que tinha ouvido as telahs a mexerem e disse que a tinha visto na rua (fiquei passada como não me avisou ele sabia que a cadela estava comigo). Eu em pânico andei pelas redondezas primeiro e nada. Imprimi umas fotos e perguntei a quem vi embora fosse cedo se alguém tinha visto e nada. Depois fui procurar um pouco mais longe de casa e nada. Chorava e estava super preocupada, não só pela fuga mas como ela poderia estar pela queda, e com os pontos. Fui então à D. Alice da roulote, a cerca de 3 ou 4 kms da minha casa e lá estava a Bonnie deitada com ela lá dentro. Disse que tinha chegado há um bocado. Enquanto eu procurei nas redondezas a Bonnie fez esse percurso recém operada e com o cone na cabeça direitinha ao local que sempre conheceu. Trouxe-a de novo para se ver como estava (óptima) e acabar o pós op em sossego (certifiquei-me que mais nada acontecia) até que foi para uma associação em Espanha e passado uns tempos foi adoptada.

Aqui está a Bonnie

Imagem
Imagem
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
NewMoon
Membro
Registado: terça jul 21, 2009 2:24 pm

sexta jul 24, 2009 9:04 pm

...ó tenho tanto para contar, e fotos para pôr, mas não sei fazer isso....era engraçado colocar as fotos e contar as historias......
elsasmc
Membro Veterano

sexta jul 24, 2009 9:04 pm

Ah moral da história, nunca entendi como ela conseguiu saltar de uma altura daquelas tão grande e sem se magoar. note-se que nem as minhas gatas vão para a rua! Eu ainda perguntei à Bonnie várias vezes como ela fez e donde saltou mas ela nunca me quis dizer :wink: É daqueles mistério que ficam. E vá lá que as minhas gatas não aprenderam lol
</p>
MariaCaxuxa
Membro Veterano

sexta jul 24, 2009 9:11 pm

lolololololol
dão-nos cabo da cabeça :)

Newmoon, mande-me as fotos por email eu coloco com números e você conta a história das fotos :)

OK?
MariaCaxuxa
Membro Veterano

sexta jul 24, 2009 9:24 pm

Histrias de fugas de cães que tive em FAT não há. Mas da Kerida, que é minha, são às paletes.
Um dia fez-me andar desde as 2h da tarde até à meia noite atrás dela. Eu já nem sabia se havia de rir, de chorar, de rezar para que ela voltasse, de a apanhar e dar-lhe duas palmadas naquele rabiosque... Foi um susto valente, ainda por cima porque ela andava a fazer malabarismos no meio da estrada. Tivemos uma sorte danada.

De outra vez foi passear com ela, o Mincho, a Nieta e a Iti para a beira do rio. Ora enquanto se passeou tudo muito bem, na hora de entrar para o carro, a madame foge a 7 pés. Eu meti os outros no carro, fui deixá-los em casa, foi ao mercado comprar frango assado a ver se a atraía e voltei lá. Pois tive azar que ela não quis saber do frango, só queria saber de correr na areia.

Eu então vinha-me embora, só que, quando ela não via o carro andava desesperada à minha procura. Queria passear, mas não queria que a deixasse sozinha. Eu então fui mázinha, fui andando de carro devagarinho desde o rio até casa, ainda são p'raí 3km, e ela veio a correr atrás feita maluca :)

Mesmo assim não quis entrar, eu estacionei e fui para casa. Só a apanhei à 1:30 da manhã porque estava uma noite fria e ela estava toda encolhida a tremer no jardim do vizinho. Já não tive coragem de lhe dar as 2 valentes palmadas que ela merecia. Peguei nela ao colo, levei para casa, meti na cama e cobri-a com uma mantinha.

é mesmo doidinha :)

Cá está a minha maluca :)

Imagem
CatiaC
Membro Júnior
Registado: sexta jul 10, 2009 4:19 pm

sábado jul 25, 2009 9:25 am

Ando á tempos para me propor a ser fat de algum animal que precise mas tem me faltado sempre a coragem para arriscar...

Tenho medo, porque moro num apartamento pequeno T1, e já tenho um cão comigo (Lucho), tenho medo que o Lucho e o outro cão/cadela que fosse lá para casa não se dessem bem e acabassem por se magoar, não estou o dia todo em casa, passo 4 horas de manha fora e mais 2 á tarde, tenho medo de acontecer alguma urgência e não saber bem como lidar com um animal que não é meu, já para não falar na despedida quando fosse adoptado...

Enfim...
MariaCaxuxa
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 9:39 am

Eu entendo. Se não tem espaço e tem receio, o melhor mesmo é não receber mais nenhum. Mas pode sempre fazer uma experiência nas férias ou num fim de semana. Eles com o tempo lá se vão entendendo :)
CatiaC
Membro Júnior
Registado: sexta jul 10, 2009 4:19 pm

sábado jul 25, 2009 10:07 am

MariaCaxuxa Escreveu:Eu entendo. Se não tem espaço e tem receio, o melhor mesmo é não receber mais nenhum. Mas pode sempre fazer uma experiência nas férias ou num fim de semana. Eles com o tempo lá se vão entendendo :)
A questão do espaço é importante, obviamente não poderia acolher qualquer tipo de cão.

Tenho muito receio mesmo que não dê certo e que tenha que "devolver" o animal, por outro lado gostaria de poder ajudar, dar um lar a um animal até que encontrasse uma familia... :?
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”