Tartarugas e cuidados

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

OR1ON
Membro Júnior
Registado: sábado jul 25, 2009 11:33 am

sábado jul 25, 2009 11:40 am

Boa tarde,
Recentemente ofereceram-me uma tartaruga, naqueles tipicos aquários com palmeira, mas tive a tentar-me informar, e vi que isso não é um bom habitat para ela.

O problema é que não sei bem onde e o que comprar.
Quero comprar algo decente, pensei fazer em casa mas penso que não iria dar bom resultado, visto que se calhar nem material tenho para cortar, montar, etc, nem talvez jeito.

Então é assim, gostaria que me indicassem lojas ou algo do género assim como o que devo comprar.

Queria comprar um aquaterrário grandito para mais tarde não ter problemas, aconselham algum?

Existe já montados com o equipamento todo necessário? ou convém comprar ás peças?

Filtros, luz, limpeza, comida, etc, aconselham marcas?

Queria algo agradável para a tartaruga mas também para quem a vê (sim porque não quero que ninguem lhe toque para bem da saúde dela) ...

Conselhos serão aceites.
Deparem-se que agradeço que não me digam que é preciso comprar um filtro, porque isso já estou minimamente informado, preciso é que me informem de qual devo comprar e se quiserem justificar melhor, é mais isso que aprendo.

Orçamento para comprar todas as condiçoes? 100€ / 150€ chegam? :s

cumprimentos.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado jul 25, 2009 12:00 pm

2 caixas de arrumações que podes arranjar na típica loja do chinês ou no IK*A ou onde quizeres. O tamanho vai depender do tamanho da tartargua.
Metes uma em baixo para encheres com água e a outra mais pequena por cima para fazer de zona seca. Com 20€ ou à volta disso deves arranjar as 2 caixas (senão mais barato)

1 termostato dos que se usam nos aquários (á volta de uns 10€)

1 lampada que emita radiação UVB 5.0 (as da exo-terra são as que se vêm mais, mas podes comprar qualquer uma, desde que emita UVB a 5%)
À volta de 15€/20€

Boa alimentação... uns euritos.

Filtro se quizeres, arranja um qualquer, mas certefica-te que tem poder de filtragem de cerca de 10x mais que a parte aquática, para efectivamente te servir para alguma coisa...
Pode ser externo ou interno, é a gosto, mas claro que externos é melhor.
O filtro o preço já varia muito, depende do que comprares.

Sem filtro por 50€ tens boas condições para ela...
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

sábado jul 25, 2009 1:03 pm

Boas o Nham ja respondeu, mas deixo aqui uma foto de como tenho a minha, comprei as caixas de arrumaçao no chines e com uma rebarbadora cortei o plastico para fazer a rampa (usei a tampa da caixa mais pequena)

http://img.photobucket.com/albums/v453/ ... G_0294.jpg

Quanto a alimentaçao aconcelho a ir ao continente pelo que tenho lido aqui ha la uns sticks (granulado) de uma marca que é a melhor do mercado, nao sei quanto custa no continente mas a minha na loja de animais foi 11€ e qualquercoisa. Eu sinceramente so gastei dinheiro com isso porque vou dando algumas coisas que tenho ca em casa, como por exemplo cenoura, uva e afins. Vê esta caresheet para teres uma ideia do que alimentar, mas quando tiveres a tua tarta aconcelh a pesquisar caresheets dela. http://arcadenoe.sapo.pt/race.php?id=330

O filtro.. eu tenho um de 300Litros, externo e costou 51euros funciona bem e deixa a agua limpinha (mas a caixa de arrumaçao que tenho é de 50Litros.)

Ja agora o que acham da casa da piri? 8)

---Edit---
PS.: Acho que com esse orçamento consegues comprar umas coisas porreiras mas ve varias lojas de animais que os preços variam ;)
Se conseguires e melhor investires numa caixa de 120Litros assim ja te dura por mais tempo (mas nao sei se isto tb se aplica caso sejam elas bebes)
OR1ON
Membro Júnior

sábado jul 25, 2009 1:13 pm

Eu gosto das coisinhas arrumadas e bonitinhas. Acho que preferia investir 100€ num aquaterrario que ter 2 caixas de arrumaçoes, são ideias minhas, não quer dizer que isso fique mal.

Quanto ao filtro tenho pesquisado e existe muito tipo de filtros, internos, externos, biiologicos, mas ninguém me disse o que é mais aconselhado.
Ianarosh
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 1:19 pm

O nham disse, os externos sao os melhores e mais faceis de limpar tb, ve ai o meu a parte preta sai e fica essa caixa dps e so passar por agua e limpar bem as coisas (dizem que nao se deve limpar com agua da torneira mas e o que faço pq nunca percebi o pq de n limpar com agua da torneira).

Quanto ao como filtrar o mais comum e deve ser o basico e ter uma esponja, ceramica e carvao activado. O meu filtro ja vinha com a esponja e a ceramica (que e onde normalmente as lojas se esticam). Tambem deves de limpar o filtro de 3 em 3 dias :D

Pois mas um aquario ficava-te bem mais caro e se leres os topicos por aqui e melhor ter o aquario simples porque, e acredita, elas fazem muito coco :P E mais facil de limpar.
Ate quando eu puz a toca la dentro a qualidade da agua deteriorou um pouco porque algumas porcarias ficam atras da toca por isso de vez em quando uso o filtro para aspirar as porcarias.
NhamNham
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 1:48 pm

Concordo contigo OR10N.
Eu também gosto de ter terrários/aquaterrários ou o que for, bonitos e com boa apresentação. Bons para o animal que lá vive e para os nossos olhos.

Que tamanho tem a tartaruga?
Se for cria, eu não a colocaria já em aquários gigantescos, cada coisa a seu tempo.

Se já for um juvenil, podes preparar já as coisas para um terrário defenitivo.

Como disse em cima, concordo com a tua ideia, mas ter algo assim bonito, para uma tartaruga, fica caro. Se estiveres disposto a isso, tudo bem. Acho que fazes muito bem se tiveres capacidade para tal.

Não tens hipotese de ter no futuro um lago? (caso tenhas jardim ou assim)
Caso a resposta seja, "não", então o melhor é arranjares o maior aquário que conseguires. E como já disse, um aquário em vidro, de grandes dimensões... não fica barato.

Se tiveres jeito para bricolage podes tentar fazer um tu. Talvez fique mais barato e compense, talvez não. É pesquisares preços e nas tuas "habilidades"...

Dentro desse áquario, que deve ser, (digo mais uma vez) o maior possivel, podes comprar ou fazer tu uma plataforma, para a zona seca. Isso já vem da tua imaginação.

Lembra-te também que quanto maior for o aquário, mais potente terá de ser o filtro e por consequencia, mais caro.

Os filtros externos são por norma melhores que os internos, além de que é menos uma coisa a atrapalhar dentro do aquário.

@Ianarosh
Parece-me funcional. Falta a UVB e o termostato como já deves saber. De resto, acho que tem o tudo o que precisa para viver bem.
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado jul 25, 2009 2:08 pm

Dá uma vista de olhos por este tópico... Pode ser que te dê alguma ideia! :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

Nos hipermercados consegues encontrar aquários baratos, sem teres de recorrer a caixas. Há Kits que já trazem quase tudo: filtro, calha para lâmpada e termostato! Trás uma lâmpada, mas não imite UVA/B! Tens de comprar posteriormente a plataforma e a lâmpada! Quando veres que o filtro já não tem capacidade para filtrar a porcaria toda que a tartaruga faz, compras um externo! Não vejo necessidade de comprar já um externo, sendo uma tartaruga pequenina e somente uma! Mas isto é a minha opinião... :wink:
Ianarosh
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 2:44 pm

Por acaso no filtro, pessoalmente, acho que mais vale comprar um bom ja e dentro do orçamento com a maior capacidade de litros por hora porque se por acaso agora for um aquario mais pequeno o filtro vai limpar melhor a agua e pelo menos nao e preciso mudar tantas vezes tb desta forma ja nao tem de investir duas vezes num filtro mas isto digo eu xD

SIm nham falta a luz e o termo, a luz amanha compro nao tinha o dinheiro disponivel -_- lol ja agora ve no meu topic lampadas o que achas como ja referi muitas vezes isto e tudo novo para mim :lol: ainda fui ao chines ver se tinha la candeiros e quanto custa mas alem de nao terem daqueles com pescoço de pato eram 8 € entao vou optar por fazer inicialmente vai ser mesmo so uma base para por a lampada mais para a frente arranja-se outra coisa melhor (e o termoestato que agora nao posso comprar por falta de fundos)

Eu tenho jeito se quizeres posso fazer o aquario o.O
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado jul 25, 2009 3:23 pm

Mas se no Kit vem logo um filtro não vejo necessidade de estar logo a gastar mais dinheiro... Não é comprar um filtro interno à parte! É claro que se for para gastar dinheiro num filtro mais vale comprar logo um bom! :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jul 25, 2009 5:46 pm

O nham disse, os externos sao os melhores e mais faceis de limpar tb, ve ai o meu a parte preta sai e fica essa caixa dps e so passar por agua e limpar bem as coisas (dizem que nao se deve limpar com agua da torneira mas e o que faço pq nunca percebi o pq de n limpar com agua da torneira).
É simples. As bactérias que fazem o ciclo do azoto e são parte integrante do ciclo de filtragem da água vivem nas matérias filtrantes que se tiram para lavar. Se as lavares com água da torneira muitas morrem. Há que lavar o filtro com a água que se retira do aquário ou aquaterrário.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ianarosh
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 6:21 pm

dinodane Escreveu:
É simples. As bactérias que fazem o ciclo do azoto e são parte integrante do ciclo de filtragem da água vivem nas matérias filtrantes que se tiram para lavar. Se as lavares com água da torneira muitas morrem. Há que lavar o filtro com a água que se retira do aquário ou aquaterrário.

Cumprimentos.
Ah ok compreendi agora, vou começar a usar a agua do aquario entao, obrigado dinodane :D
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

sábado jul 25, 2009 6:27 pm

Tamebm nao sabia =|

Sempre lavei o meu com agua da torneira...
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
OR1ON
Membro Júnior

sábado jul 25, 2009 8:55 pm

Caros colegas, que me disseram se não tinha espaço lá fora para quando for maior... a resposta é "TENHO" ... A minha parte exterior é composta basicamente com um quintal onde tem Galinhas vedadas com rede e mais uns 100m^2 ou 200m^2 composta com árvores de fruto... Agora o se não é: "quando ela for maior vai viver lá para fora?" se sim, vai ter algum problema com os bicharocos que existem lá fora? (como devem perceber sou mesmo muito estupido no que toca a estas coisas) ...

Sugerem que compre algo de que tamanho para começar para a tartaruga? Ela é novinha, tem pouco tempo de vida, mas já deve ter os seus 5cm ...

De resto obrigado pelos esclarecimentos.
Ianarosh
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 9:08 pm

Ela provavelmente vai comer os bicharocos mais pequenos :P
mas nao te posso ajudar nas tuas questoes so mesmo apra dizer que nao es estupido, e normal nao saber muito a cerca de tartarugas ate porque sempre foi aquele bicho que os pessoal achava a uns anos atras que ter naquelas tartarugeiras com a arvorezinha chegava xD

Eu tb so ultimamente e que me informei devidamente sobre elas, sempre gostei mas nunca tive uma e nao sabia nada ate que a piri me caiu no colo 8)

Se fores seguindo os topicos e lendo os artigos daqui da arca vais ver que o teu conhecimento vai aumentar :D
NhamNham
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 9:16 pm

Teres espaço exterior é muito bom.
Tens algum lago? ou capacidade para fazer um?

Para já é cedo, mas... se fosse eu. Arranjava-lhe um aquário grandito que lhe iria servir até atingir o tamanho adulto ou até ser um "juvenil velho" se é que me entendes.

Depois de atingir esse tamanho passaria-a para o exterior.

Bicharocos tipo insectos são petisco. O que pode causar problemas são cães e gatos e esses não podem ter acesso a ela para evitar acidentes.

Exterior é opção muito boa para quando for adulta e resistente a nível de sistema imunitário, ter capacidade para hibernar, etc.

Para já tens de arranjar um espaço interior, mas se tiveres a opção do lago para mais tarde, então não precisas de um aquário TÃO grande como o recomendaria caso não tivesses esse espaço.
Isso porque quando o aquário ficar pequenito, significa que já ta com bom tamanho para ir para lá para fora...

Fiz-me entender? :roll:
Última edição por NhamNham em sábado jul 25, 2009 9:18 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”