sitiodosanimais Escreveu:LucNun Escreveu:A experiência diz-me que nunca se deve confiar nas desparasitações que os criadores dizem que dão, por muito boa que seja a conta em que os tenhamos.
Esta saída nem parece sua

Mas é, produto de uma certa preguiça que me levou a ser curta na explicação.
Explico melhor agora: todos nós, os que temos mais experiência nestas coisas, sabemos como os parasitas podem ser difíceis de erradicar, sobretudo as ténias. Se um inexperiente se encosta à afirmação do criador, que tanto pode ser consciencioso como pode ser um mero reprodutor, de que desparasitou o cachorro e depois não reforça as desparasitações iniciais, já se sabe que bicho sofrerá... Além disso, também sabemos, os experientes, que há umas marcas de desparasitante mais eficazes do que outras e que há algumas cuja fórmula não abrange os parasitas da família das ténias, por exemplo. E quantos donos, novatos ou experientes, se lembram de perguntar que desparasitante foi usado?
Portanto, mantenho a afirmação, embora noutros moldes: as desparasitações efectuadas antes podem ter sido feitas ou não, não sabemos, por isso devemos atirá-las para trás das costas e prosseguir sempre com uma desparasitação de confiança e de reforço.
Eu sei que habitualmente recebo animais que vêm da rua e, portanto, em más condições, mas acho que sempre que se adopta (ou compra) um cão se deve seguir três passos incontornáveis: primeiro, inspecção da limpeza e higienização; segundo, desparasitação interna e externa; terceiro, consulta ao veterinário, para confirmar as condições de saúde do cão ou do cachorro.