Venho pela primeira vez aqui ao forum dos peixes esclarecer umas dúvidas, espero que me possam ajudar

1º - nunca tive nenhum deles... portanto sou completamente ignorante neste aspecto
2º - pelo que vi no fórum, a venda de cágados é ilegal (coisa que nem fazia a mínima ideia)... portanto... as tartarugas adaptam-se ao exterior, certo? posso te-las no tanque (com uma rampa para entrarem e saírem) e andarem a passear à vontade ora fora ou dentro...
3º- em relação à hibernação... elas hibernam no nosso país ou não é suficientemente frio? tenho receio de as ter no exterior precisamente porque não sei se vou conseguir controlar estes factores... sobretudo o facto de poderem fugir e nunca mais as ver

4º- No caso das tartarugas se adaptarem, podem partilhar a "mansão" com as carpas?
5º- alimentação: as carpas são alimentadas todos os dias como se estivessem em casa ou acabam por se alimentar de limos, etc que se formem nas paredes dos tanques? é uma pergunta um pouco parva mas não faço ideia... sempre vi carpas nas fontes etc, mas nunca vi ninguém a alimentá-las (e não há informação aqui no forum). E as tartarugas?
Obrigada
(peço desculpa pelo "testamento")