Carpas e cágados

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sábado jul 25, 2009 9:09 pm

Ola a todos

Venho pela primeira vez aqui ao forum dos peixes esclarecer umas dúvidas, espero que me possam ajudar :D Bom, vou construir na minha casa um tanque à "antiga" e estava a pensar acrescentar-lhe além de plantas alguns animais :lol: carpas e cágados. Agora...

1º - nunca tive nenhum deles... portanto sou completamente ignorante neste aspecto

2º - pelo que vi no fórum, a venda de cágados é ilegal (coisa que nem fazia a mínima ideia)... portanto... as tartarugas adaptam-se ao exterior, certo? posso te-las no tanque (com uma rampa para entrarem e saírem) e andarem a passear à vontade ora fora ou dentro...

3º- em relação à hibernação... elas hibernam no nosso país ou não é suficientemente frio? tenho receio de as ter no exterior precisamente porque não sei se vou conseguir controlar estes factores... sobretudo o facto de poderem fugir e nunca mais as ver :lol: (ou elas adaptam-se a um sitio e não fogem?)

4º- No caso das tartarugas se adaptarem, podem partilhar a "mansão" com as carpas?

5º- alimentação: as carpas são alimentadas todos os dias como se estivessem em casa ou acabam por se alimentar de limos, etc que se formem nas paredes dos tanques? é uma pergunta um pouco parva mas não faço ideia... sempre vi carpas nas fontes etc, mas nunca vi ninguém a alimentá-las (e não há informação aqui no forum). E as tartarugas?

Obrigada

(peço desculpa pelo "testamento") :wink:
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado jul 25, 2009 9:41 pm

Primeiro o mais importante, qual é a capacidade(volume em litros ou medidas cxlxa) do tanque?
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

sábado jul 25, 2009 10:49 pm

Os cagádos sim são ilegais, tartarugas para o exterior não te sei te dizer as mais adquadas mas quando tiverem o tamanho adquado e se forem bem alimentadas podem hibernar sem problemas. Quanto às carpas, quando as tartarugas forem adultas vão pelo menos tentar come-las.
<p><strong>
</strong></p>
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

domingo jul 26, 2009 12:26 pm

qualquer graptemys e pseudemys que se vendem nas lojas aí com uns 3 anos ja duram na boa o ano inteiro no exterior, mas atenção, 3 anos de bons cuidados, elas com 3 anos devem ter mais de 20 cm(em media salvo erro)
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
LiveToRock
Membro

domingo jul 26, 2009 2:31 pm

Primeiro o mais importante, qual é a capacidade(volume em litros ou medidas cxlxa) do tanque?
Bom ainda não tenho medidas exactas porque ainda não decidi bem o sitio do tanque, mas deve ter mais ou menos 3x4 metros ou qualquer coisa do género e aí um metro e meio de altura.
Quanto às carpas, quando as tartarugas forem adultas vão pelo menos tentar come-las.
as tartarugas vão tentar comer as carpas!? :lol:
Então é capaz de não ser muito boa ideia juntá-las...

Vou decidir então apenas por umas. Assim sendo, se optar pelas tartarugas, só as posso por no exterior quando forem adultas, certo? :D

obrigada a todos
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo jul 26, 2009 4:20 pm

Com 3 anos, como referiu o chelonia. Antes não devem hibernar pois são muito pequenas.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo jul 26, 2009 6:47 pm

Atenção, Tartarugas com 3 anos e um bom crescimento. As minhas têm 3 anos, vieram para mim com 2 anos com uma dificiencia óssea e medem cerca de 8/9cm. Mais vale guiares-te pela medida do que pela idade.
<p><strong>
</strong></p>
LiveToRock
Membro

domingo jul 26, 2009 9:51 pm

Ok.

Muito obrigada a todos :D
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jul 27, 2009 12:22 pm

2º - ... a venda de cágados é ilegal (coisa que nem fazia a mínima ideia)... portanto... as tartarugas adaptam-se ao exterior, certo?...

Resposta: Não é ilegal existem exemplares legais, mas não são aqueles que vês na natureza. O mais importante é que teves utilizar tartarugas pois estes ultimos são seres aquaticos.

3º- em relação à hibernação... elas hibernam no nosso país ou não é suficientemente frio? ...

Resposta: Já foi dada. Acrescento que deste bem alimentadas irá correr tudo bem.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Aquapet
Membro Veterano

segunda jul 27, 2009 12:23 pm

4º- No caso das tartarugas se adaptarem, podem partilhar a "mansão" com as carpas?

Resposta: Sim deste que as carpas possuam espaço para fugirem e o volume de agua suficiente para diluir a acidez da uira das tartarugas.

5º- alimentação: as carpas são alimentadas todos os dias como se estivessem em casa ou acabam por se alimentar de limos, etc que se formem nas paredes dos tanques?

Resposta: Convem alimentar artificialmente, mas sobrevivem com o que encontram.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 27, 2009 1:13 pm

Resposta: Não é ilegal existem exemplares legais, mas não são aqueles que vês na natureza. O mais importante é que teves utilizar tartarugas pois estes ultimos são seres aquaticos.
Perdão Aquapet, mas o animal conhecido por cágado Mauremys leprosa é de posse ilegal em todo o país e não existem excepções, ou seja exemplares legais, por se tratar de um animal da nossa fauna em risco.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Aquapet
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 11:57 am

Não tens de pedir desculpa. Realmente todos os animais da nossa fauna são de posse ilegal.
Na minha mensagem deixei ficar o termo cagado em vez de substituir por tartaruga terreste. E existem várias tartarugas terrestes de posse legal.

nota: obrigado pela chamada de atenção
Responder

Voltar para “Peixes”